Mão-de-obra Barata para os Tribunais

     Em setembro próximo os tribunais esperam a entrada de novos 600 elementos mas em outubro entrarão mais cerca de 400 estagiários do programa PEPAC. Isto é, a habitual mão-de-obra barata que vai desenrascar os tribunais durante um ano.


     Foi ontem publicada em Diário da República a Portaria 198/2015 de 06JUL que veio estabelecer o número máximo de estagiários a selecionar anualmente para o Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC), de acordo com a DL. 18/2010 de 19MAR.


     Esta Portaria veio agora fixar o número de estagiários por cada entidade promotora, de acordo com as áreas de formação académica, ao mesmo tempo que define as condições de acesso e os termos da execução, calendarizando ainda certas fases do procedimento, designadamente, os prazos para apresentação das candidaturas e a data de início dos estágios.


     Assim, o número de estagiários do programa PEPAC para iniciar ainda este ano de 2015, e ainda antes das eleições legislativas, é de 1437.


     As candidaturas decorrem no prazo de 10 dias úteis a contar da entrada em vigor da Portaria, isto é, a contar de hoje (07JUL2015).


     As listas dos candidatos serão divulgadas no sítio PEPAC (veja ligação permanente na coluna aqui à direita na coluna com a designação de "Ligações de Interesse") no dia 21 de setembro e os estágios iniciar-se-ão a partir do dia 01 de outubro.


     No diploma publicado no Diário da República ao qual pode aceder aqui através da seguinte hiperligação: "DR-Portaria", pode verificar a tabela anexa contendo a descrição das entidades, localidades (distrito) e os números de vagas.


     No que se refere à Justiça, por conta do Ministério da Justiça ficam pouco mais de 400 estagiários e até se indicam as comarcas onde podem realizar estágio.


     As vagas por Comarca são as seguintes: Aveiro 21; Beja 10; Braga 18; Bragança 5; Castelo Branco 7; Coimbra 11; Évora 8; Faro 35; Guarda 3; Leiria 20; Lisboa 137; Portalegre 6; Porto 42; Santarém 9; Setúbal 18; Viana do Castelo 8, Vila Real 3; Viseu 2 e nas ilhas existem vagas por ilha: em São Miguel 16; Faial 1; Pico 1; Terceira 3 e na Madeira 7.


EstagiariosPEPAC-1.jpg

Comentários

  1. Bom dia. Tendo em conta estas vagas, então e os candidatos aprovados no concurso? Será que não vamos ficar prejudicados?
    42 vagas para o Porto? Será que também vão existir tantas vagas no Norte para nós? Espero bem que sim, porque senão vai ser muito injusto e vão haver muitas reclamações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/15 13:50

      O que é que uma coisa tem a haver com a outra??

      Eliminar
    2. Anónimo7/7/15 13:52

      óbvio que tem... se preencjerem tantas vagas podem não haver tantas para nós nos sitios pretendidos

      Eliminar
    3. Tem a ver que eles têm 10 dias para se inscreverem e já têm vagas indicadas e nós não fazemos ideia de quantas vagas vão haver, vamos concorrer no escuro. Então e se eu quero ir para o Porto e calho em Lisboa, enquanto que um estagiário PEPAC entra no Porto à minha frente? Não acho justo...

      Eliminar
    4. Anónimo7/7/15 15:22

      Parem de ser problemáticos e mesquinhos este tipo de vagas nada tem a haver com quem vai preencher os quadros como funcionário publico, as vagas nunca serão limitadas pelos estagiários, agora se forem um pouco inteligentes poderão começar a entender que se existe essas vagas para estagiários é um bom indicador...para onde vão surgir vagas efetivas para os candidatos concorrerem.

      Eliminar
    5. Já cá não está quem falou. Acho que estamos todos um pouco ansiosos, pois andamos nisto das incertezas desde que abriu o concurso em Janeiro, vamos a meio do ano (quase) e a única coisa certa é a nossa nota no exame. Mas espero que esteja certo(a) e que realmente sejamos nós a exagerar...Espero que também abram vagas no Norte para nós!

      Eliminar
    6. Anónimo7/7/15 16:38

      É bom que abram, pois daqui a um ano estes estagiários já lá não estão e depois como é? Eu preciso duma vaga no Norte e não é apenas por um ano. Mas tenho esperança que abram ainda mais para nós. Amanhã muitos já recebem a carta e vamos ver o que diz.

      Eliminar
  2. E pq é que o estágio Pepac pede Licenciados em Direito, tendo em conta que tal licenciatura foi motivo de exclusão para o último concurso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Direito e outros". Como deve ou deveria saber, os estágios PEPAC têm duração de 1 ano, o estagiário não vai ficar com qualquer vínculo ao tribunal. Isto não é um concurso de ingresso, o qual exige a licenciatura em TSJ ou curso de serviços juridicos, conforme regulamento, não tem nada a ver...é um estágio na função pública, simples!

      Eliminar
  3. Anónimo7/7/15 16:39

    O certo é que também acho estranho eles saberem tudo logo no primeiro comunicado, e nós meio ano depois nada sabemos.

    ResponderEliminar
  4. Cá para mim o PEPEC vai compensar as vagas do nosso concurso logo estas vagas devem significar que para nós não vão existir nesses lugares ou a existir serão muito reduzidas e para compensar vão mandar estagiários para lá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/15 18:30

      Tenham calma, até porque eles só entram em Outubro... portanto tem que haver mais vagas nesses locais para nós.

      Eliminar
    2. Anónimo7/7/15 22:21

      Lol...então pelo teu raciocínio, não vai existir vagas nem em Lisboa nem no porto??Achas mesmo que isso é possível.

      Eliminar
  5. Anónimo7/7/15 21:45

    Alguém já recebeu a notificação da DGAJ? Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/7/15 02:08

    Penso que em vez de verem os estagios como "tira lugares" devem ver com uma estatística aproximada dos lugares a abrir.. Como? Por percentagem! Assim: se em 400 Lisboa encaixa 137 então em 600 fica com 200(+/-); se Braga encaixa 30 então fica com 45 dos 600.. Com algumas exceções na minha óptica será assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/7/15 10:18

      Sim também há essa hipótese e espero que seja a correcta

      Eliminar
    2. Anónimo8/7/15 10:24

      Esta é a única analise lógica...deixem lá os desgraçados dos estagiários, em Paz. não esqueçam que tb já foram estagiários, e bem sabem que uma coisa não tem a haver com outra..agora dizerem que vai haver uma revolução se não forem colocados em determinado sitio....voces devem pensar que tem muito poder..onde forem colocados, é onde vão e calam a boca e mais nada..se não não entram tão simples quanto isso.

      Eliminar
    3. Anónimo8/7/15 11:00

      Mas quem é que atacou os estagiários? Fique sabendo que acho muito bem abrirem os PEPAC, e que isso só nos vai ajudar futuramente, se bem que acho que era mais viável abrirem mais vagas para os quadros do que estarem sempre a abrir PEPAC´s pois passado um ano que já estão prontos para trabalhar e já sabem tudo têm que ir embora, e depois vem outros tantos aprender, isso por um lado atrasa quem lá está que para além de nos ensinarem a nós tem mais 400 para ensinar, mas estes depois saem.
      O que foi aqui falado foi que nós ainda não sabemos de nada e eles já, e isto não é uma critica aos estagiários. Aprenda a ler porque o português tem que se ler com atenção

      Eliminar
    4. Olhe e falar em condições? Não lhe deram educação? Você deve ser algum(a) frustrado(a) de direito ou solicitadoria ou então é um daqueles OJ rezingões, sempre contra e com dor de cotovelo da malta nova que vai entrar! Que eu saiba ninguém aqui tem alguma coisa contra os estagiários, eles que entrem, nada contra! Toda a gente tem o direito de reclamar, se produz efeitos ou não é uma coisa, mas garanto-lhe que se os candidatos que estiveram desde Janeiro a esforçar-se e a estudar para o exame, forem colocados onde não querem porque os estagiários vão ocupar muitos dos seus lugares, pode ter a certeza que não vamos ficar calados.
      Mas espero que conforme foi mencionado nos comentários supra, haja igual % de vagas para os candidatos, acredito que sim e de facto é o que tem mais lógica. Agora há aqui pessoas que deviam ter mais calminha e mais respeito a falar! Estamos 6 meses na ansiedade, sem saber o nosso futuro e claro que temos medo do que vai acontecer, portanto um bocadinho mais de compreensão!

      Eliminar
    5. Anónimo8/7/15 11:10

      espanta-me a educação e falta de carácter de algumas pessoas, vá lá concorrer aos PEPAC e deixe-nos em Paz. E não se esqueça que é mais justo nós ficarmos onde queremos porque ficaremos sempre, e vocês ficam apenas 1 ano, depois desse ano que ocupa os vossos lugares? Menos...

      Eliminar
    6. Anónimo8/7/15 14:44

      Ainda ninguém recebeu a carta?

      Eliminar
    7. Não, ninguém! E cheira-me que a DGAJ vai esperar pelo fim do prazo, dia 9 (amanhã) e só depois é que vai começar a remeter as cartas.

      Eliminar
    8. Anónimo8/7/15 15:07

      eles disseram que enviaram ontem

      Eliminar
    9. Anónimo9/7/15 02:07

      Gosto de ver esta gente que até bem pouco tempo andavam desempregados...ou em empregos precários, que andavam com a crista baixa, e agora acham-se com muito poder..só porque estão em vias de se tornarem oficiais de justiça. Já pensão que são importantes, e poderosos, que vão reclamar por tudo e por nada..tomem juízo, vocês no meio jurídico para já não são ninguém, mas alguém quer saber das vossas opiniões? vão reclamar e tal, e somos os maiores...vão mudar muita coisa vão.Humildade procura-se....agora a fazerem confusão por tudo e por nada...os vossos namorados ou maridos que vos aturem....pois já não há paciência.

      Eliminar
    10. E eu realmente gosto de ver pessoas como você, sem educação nem respeito nenhum, sem qualquer tipo de argumentos válidos, pessoas como você movidas pela inveja e dor de cotovelo que não podem ver a felicidade dos outros. Eu gostava que me esclarecesse em que medida é que os candidatos se acham com poder ou com falta de humildade. Humildade já foi mais que demonstrada aqui, que eu saiba quem se andou aqui a queixar foram os atuais OJ, secalhar até foi você quem sabe, que acham que ganham ordenados miseráveis...nós sim, estamos habituados a trabalhos precários como diz, ou muitos de nós estávamos desempregados e sabemos dar valor à vida, já pessoas como você são o "asco" que se vê! Chama-se reclamar dos nossos direitos, não se chama poder, mas leia um dicionário talvez lhe ajude! P.S. se não quer saber das nossas opiniões porque perde tanto tempo em lê-las e em vir aqui comentar! Somos mesmo importantes ;)

      Eliminar
  7. Anónimo9/7/15 10:18

    Já alguém recebeu a notificação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não! Relaxem, quando alguém receber vai saber-se logo!

      Eliminar
  8. Anónimo9/7/15 15:42

    Alguém já recebeu a notificação? Mandei um mail para a DGAJ na segunda feira e nem se deram ao trabalho de me responder!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pele milionésima vez: NÃO! Claro que não responderam, se fossem a responder a todos os emails e chamadas não faziam mais nada da vida. Relaxa, ainda não é esta semana que vamos receber, só para a semana e quando alguém receber avisa, escusam de andar sempre a perguntar. Quanto mais pensam nisso pior é, pensem noutras coisas...

      Eliminar
  9. Olá.
    Alguem sabe onde se arranja um torrent do citius ?
    Era pa treinar um pouco nas férias! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/15 23:58

      essa pergunta nem tem resposta possivel! na serrelharia não ha? enfim...

      Eliminar
  10. eu já recebi carta e outros colegas também!!!!!

    ResponderEliminar
  11. não correio normal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És de onde?

      Eliminar
    2. Miranda do Douro. Disseram na DGAJ que só quem vai entrar é que recebe a notificação com o número mecanográfico

      Eliminar
    3. acho que isso não é verdade!!!todos os candidatos aprovados irão receber!!!

      Eliminar
    4. sim na informação da DGAJ todos iriam receber.

      Eliminar
    5. Foi o que eu disse, só quem vai entrar é que recebe a notificação. Assim, recebem os 600!

      Eliminar
    6. Mas não foram aprovados 650 candidatos no total? Estes últimos 50 já não recebem?

      Eliminar
  12. Respostas
    1. E agora? Acham que vai demorar muito para sabermos onde entramos?

      Eliminar
    2. Essas informações não vêm na carta?

      Eliminar
    3. não, a carta nada diz de especial, a não ser o número para fazer a inscrição!!!

      Eliminar
    4. Estranho. Pensava que a carta teria informação mais detalhada acerca dos próximos procedimentos.
      Aliás, cheguei a enviar um e-mail à DGAJ a questioná-los sobre os prazos de todo este processo e a resposta que recebi foi que na carta que seria enviada aos candidatos aprovados estaria toda essa informação completar.
      Afinal... Não percebo!

      Eliminar
    5. mas não...apenas de importante o número, mesmo!!!!

      Eliminar
    6. Mas o número é importantíssimo! Vai ser nosso o resto da vida! Até o vamos decorar!!

      Eliminar
    7. O número é o mais importante, na verdade. Só esperava que a carta tivesse informação relevante acerca dos próximos passos a dar.

      Eliminar
    8. pois :-( mas ainda não a recebeu???

      Eliminar
    9. Não, até ao momento não recebi. Tenho esperança que esteja já na caixa do correio mas só vou saber ao final do dia.
      Por isso perguntei de onde era, para tentar perceber se havia alguma relação entre as cidades e o recebimento da carta.

      Eliminar
    10. Os próximos passos sairão em DR. Este numero serve para nos inscrever-mos , dirigindo-nos a um tribunal para esse efeito

      Eliminar
    11. Ou seja, depois de todos receberem as cartas ainda teremos de aguardar (novamente) pela publicação dos próximos procedimentos em DR. Certo?
      Está a andar realmente devagar tudo isto.

      Eliminar
    12. Isso mesmo, isso vem na carta, mas espero que para a semana já digam algo.

      Eliminar
    13. Não está a andar devagar....estão apenas a cumprir a Lei, caso não o fizessem ia sempre existir chicos espertos para impugnar a legalidade do concurso.Então não é que existiu uma série de sobredotados que até reclamaram da nota do exame...ridiculo

      Eliminar
    14. Sim, tem toda a razão. Há prazos e trâmites legais que tem de ser cumpridos. Apenas acho que devíamos ter mais informação acerca dos procedimentos e prazos que serão seguidos.
      Em relação às reclamações, é um direito que os candidatos tinham. Concordando nós, ou não, com a sua utilização.

      Eliminar
  13. Isto é referente ao concurso anterior, certo?
    A linha de procedimentos deverá ser praticamente a mesma, calculo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Tb calculo k sim. 'Tá quase. Bom fim de semana

      Eliminar
  14. Ok. Depois vou sacar.
    Obrigadão !

    ResponderEliminar
  15. Tásse bem!
    Essa aplicação parece ser deveras interessante !
    Fica fine....... ho boss ! =)

    ResponderEliminar
  16. Não. É uma carta de correio simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ho enganei-me. Não era para responder aqui.

      Eliminar
  17. Mão de obra barata, que se pode qualificar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário