Pelas Páginas do Facebook do SOJ e do SFJ

      O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) publicou ontem uma informação na sua página do Facebook em que aborda as condições de acesso ao concurso que está em curso para a admissão de novos 400 Oficiais de Justiça.


      A seguir se reproduz a referida comunicação:


      «Muito se tem falado sobre os ingressos, nomeadamente os requisitos habilitacionais. Essa é, tal como outras, uma matéria que nos preocupa e sobre a qual estamos sempre a trabalhar, muitas vezes de forma invisível, com o rigor e sentido de responsabilidade que nos caracteriza.


      Por exemplo, quando em 2008 os Técnicos Superior de Justiça se deslocaram à Assembleia da República, essa deslocação foi precedida de um trabalho de “formiguinha”, quase invisível, realizado pelo SOJ.


      A generalidade dos que aí estiveram é hoje Oficial de Justiça. Contudo, mesmo entre esses – sessenta e três –, só uma minoria (re)conhece o trabalho realizado pelo SOJ. Um trabalho realizado sem alardes nem bandeiras, de forma discreta, afastado das objetivas, mas firme na defesa da classe dos Oficiais de Justiça.


      Passaram-se quase 9 anos e praticamente já ninguém recorda. Todavia, quando hoje se fala na defesa do Estatuto, alguns sem qualquer legitimidade, importa recordar o passado. O SOJ nunca desistiu de defender e valorizar a classe que representa.


      Foi, e é, também na defesa e valorização da classe que temos acompanhado, desde a primeira hora, os Cursos de Técnico de Serviços Jurídicos, nomeadamente nas PAP, garantindo a excelência dessa formação.


      A realidade não é estática e estamos todos os dias, de forma discreta mas consistente, a trabalhar em prol da valorização e dignificação dos Oficiais de Justiça.


      O Aviso e o projeto de movimento estão a ser acompanhados… com sentido de responsabilidade.»


      A imagem que segue também foi divulgada pelo SOJ, com o mesmo comunicado, e nela se veem estudantes universitários na escadaria da Assembleia da República.


AR-EscadariaComEstudantesAveiroTSJ(DivulgSOJ).jpg


      Já na página do Facebook do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) nada consta sobre o ingresso mas na última publicação que ali consta, na qual se divulgam os resultados da votação na eleição dos 4 vogais do COJ (resultados aqui divulgados e apreciados no passado sábado, dia 28JAN), consta um comentário de um delegado sindical do SFJ, no qual pode ler-se assim:


      «É de salientar o aumento, quase para o dobro, dos votos em branco e nulos sendo que quase 20% não é uma percentagem a menosprezar. Tudo vai mal no que aos Oficiais de Justiça diz respeito e não vejo que o SFJ possa liderar uma mudança capaz de voltar a colocar os Oficiais de Justiça no devido lugar. Se não houver coesão, discussão de ideias, apresentação de propostas concretas saídas da base e que reflitam os problemas concretos e a realidade do dia-a-dia dos tribunais, temo o início de um longo e complicado processo do qual não sairemos bem».


Facebook-SFJ-27JAN2017.jpg

Comentários

  1. Anónimo1/2/17 18:49

    Moral da historia??O que o Soj vai fazer perante o atropelo do estatuto??vai impugnar o mesmo?? Isto é demagogia a mai, e pouca acção, com esta explicação fiquei na mesma ninguem percebe o que vão fazer????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/2/17 14:26

      Calma.

      " O Aviso e o projeto de movimento estão a ser acompanhados… com sentido de responsabilidade

      Como é referido no post não há comentários nos sítios oficiais dos sindicatos, portanto, devem estar a aguardar pela publicação da lista dos admitidos e excluídos para agirem...com responsabilidade.

      Nesse momento ficará tudo mais claro.

      Como formiguinhas, há muitas ( mas cigarras ainda há mais) e nem todas reclamam que lhes agradeçam por cumprirem a sua função, atendendo a outros desenvolvimentos em curso nos RH da DGAJ, superiormente impulsionados, creio, a confirmarem-se, preparo-me para ovacionar de pé, até que os mesmos me doam, os que tem como objetivo o aumento da transparência no relacionamento da administração com os seus "colaboradores" de todas as carreiras.

      In casu, veremos se é a partir desta que se deixa de usar o próximo concurso para retificar as injustiças cometidas nos anteriores.

      Eliminar
    2. Anónimo3/2/17 22:50

      A posição do sindicato dos Funcionários Judiciais não tem suporte legal, andam a especular que apenas existe 59 candidatos Pepac para concorrer, pois apenas se estão a referir aos pepacs que acabaram durante este ano, quando na realidade os concursos PEPAC nos tribunais, já existem desde de 2010/2011, em média estagiaram cerca de 200/300 pessoas por ano..não existe em qualquer parte do anuncio do concurso, que existe um limite á validade do estágio como o referido sindicato alega, isso é falso. afirmam existir apenas 59 candidatos do pepac com que lógica??Aguardem pela lista de admitidos e veremos, agora vem dizer que os pepacs que não acabaram deviam concorrer, se fosse por essa ordem de raciocínio porque não esperamos pela conclusão dos licenciados de novos pepacs que vão surgir nos próximos anos, e assim sucessivamente? As regras dos concursos tem que ser transparentes para toda a gente. Qual será a analise do SOJ ou de alguem com conhecimentos na matéria?

      Eliminar
    3. Não é verdade que todos os anos tenham entrado 200/300 pessoas com estágios PEPAC, como dizes. Basta procurares na internet e descobres que só houve ainda 3 edições de estágios PEPAC, sendo que a última foi lançada em 2015.

      Eliminar

Enviar um comentário