Cada vez há mais, mais próximos da reforma pela idade

      “No último ano, a idade média da Função Pública aumentou quase quatro anos face a 2011 e o número de trabalhadores com 65 anos ou mais atingiu o nível mais alto desta série estatística.


      As Administrações Públicas estão cada vez mais envelhecidas. No último ano, a idade média estimada para o total dos trabalhadores do Estado subiu quase quatro anos para 47,4 anos, quando comparada com o final de 2011. Estes dados constam do Boletim Estatístico do Emprego Público (BOEP) publicado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), no passado mês de junho. Segundo este relatório, o número de funcionários públicos com 65 anos ou mais e, portanto, à beira da reforma, atingiu, no ano passado, os 16.203, o nível mais elevado desde o início da série estatística.


      No final de 2018, o emprego nas Administrações Públicas situava-se nos 683.591 postos de trabalho, valor que reflete um recuo de 6,1% face ao final de 2011 (ou seja, menos 44.194 postos de trabalho). Em comparação ao período homólogo, registou-se, contudo, uma subida de 2,1% (ou seja, 14.270 postos de trabalho), evolução para a qual “contribuiu essencialmente o subsetor da Administração Central, o qual representa 75,6% do emprego” do Estado, nota a DGAEP.


      Numa análise mais focada no perfil etário da Função Pública, é importante notar que, a 31 de dezembro de 2018, 32,7% dos trabalhadores (223.629) tinha entre 45 e 54 anos e 28,8% tinha idades (196.953) superiores aos 54 anos. Deste último grupo, 16.203 trabalhadores tinham 65 anos ou mais, valor que compara com os 5.111 verificados no final de 2011 e representa o número mais elevado de toda esta série estatística. Ou seja, há cada vez mais funcionários públicos à beira da reforma, já que a idade legal de acesso à pensão está fixada, atualmente, nos 66 anos e cinco meses.


      No segundo semestre do último ano e face ao final de 2015, regista-se ainda uma quebra acentuada do número de trabalhadores entre os 25 anos e os 34 anos e um aumento do número de trabalhadores nas faixa etárias superiores aos 55 anos, o que reflete “essencialmente o reduzido número de novas admissões nas Administrações Públicas, particularmente entre 2012 e 2015”.


      De notar, por outro lado, que em todos os subsetores das administrações públicas a idade média é superior à da população ativa (43,3 anos), com especial foco nos Fundos da Segurança Social (51 anos) e na Administração Local (48,9 anos).


      “Todos os subsetores das Administrações Públicas apresentam um índice de juventude inferior a 100, isto é, o número de trabalhadores com menos de 40 anos é inferior ao número de trabalhadores com 40 e mais anos de idade, situação que se tem vindo a agravar desde 2011″, salienta-se ainda no boletim. Assim, diz a DGAEP, no final de 2018, por cada 100 trabalhadores na Administração Local com mais de 40 anos, apenas havia 21,3 trabalhadores com menos de 40 anos de idade.”


Grafico-EvolucaoFuncPubCom65ouMaisAnos.jpg


      Fonte: artigo da publicação “Eco”.

Comentários

  1. Estatísticas e mais estatísticas.
    Servem para alguma coisa?
    Sim, servem para encher relatórios.
    Servem para ajudar a tomar decisões, seguir rumos?
    Sim, mas só às vezes.

    ResponderEliminar
  2. A média de idade dos Oficiais de Justiça ultrapassa, em muito, a
    média estimada para o total dos trabalhadores do Estado, estimando-se mais ou menos nos 51 anos de idade.
    Cada vez mais perto da bengala e do andarilho.
    Está na altura de consignar nos estatutos, a dispensa de realização de serviço externo, de todos os oficiais de justiça com mais de 50 anos, que o requeiram!

    ResponderEliminar

  3. Nesta página, em 27-2-2020, foi noticiado o seguinte:

    "Quinta-feira, 27.02.20
    O Estatuto está em fase de Trabalhos Internos
    Esta última terça-feira, dia 25FEV, o secretário de Estado da Justiça, Mário Belo Morgado, publicava no Twitter a seguinte informação:

    «No Ministério da Justiça estão em curso e em fase adiantada os trabalhos internos tendentes à revisão do estatuto dos oficiais de justiça. Seguir-se-á de imediato a negociação com as estruturas sindicais...»

    Acontece que o imediato se transformou num "Segredo de Estado"!...

    Será que o Senhor Secretário de Estado se entusiasmou com a forma de comunicar de Donald Trump na página do twitter?!...

    Um imediato eterno!...

    ResponderEliminar
  4. Terá levado uma reprimenda? Não se pode falar claro, só alto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário