A Luta dos Oficiais de Justiça não acabou mas acaba de começar

      Dado o pontapé de saída na luta dos Oficiais de Justiça, que ninguém pense que o assunto se encerra com estes três dias de Greve Geral; esta greve não acaba aqui, pelo contrário, acaba de começar.


      Este mês de outubro começa assim com esta Greve Geral dos Oficiais de Justiça mas continua com mais greves.


      O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) anunciou, para além do apoio inequívoco à greve do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), que este mês de outubro será um mês de “endurecimento da luta”.


      Na sua informação sindical de 25SET, o SFJ afirmava o seguinte:


      «Assim, e como já referimos na anterior Nota – Negociações / Greves de 20.09, face ao (des)tratamento que o Governo tem dado aos Oficiais de Justiça –, o SFJ entende que teremos de endurecer a luta. Para que fique bem claro, daremos início a um processo de luta duro e longo (Greve), a iniciar no mês de outubro.»


      Portanto, o SFJ dará “início a um processo de luta duro e longo” que passará por greves e afirma “para que fique bem claro”, assim procederá.


      Entretanto, convém não esquecer que se mantém válida até 21-12-2020 a greve decretada pelo SOJ ao trabalho fora das horas normais de expediente e das secretarias, isto é, entre as 12H30 e as 13H30, hora esta para a qual não foram fixados serviços mínimos, e após as 17H00, durante toda a noite até às 09H00 do dia seguinte, período este que, no entanto, foi atacado com uns espantosos serviços mínimos.


      Ou seja, recapitulando, em cada 24 horas, apenas não há disponibilidade permanente, se se invocar a greve do SOJ, entre as 12H30 e as 13H30, havendo disponibilidade permanente obrigatória para s demais 23 horas de cada dia.


      Esta greve, que começou no dia 22JAN mantém-se válida até 21DEZ.


      Quanto à outra greve semelhante, decretada pelo SFJ em 1999, como bem se recordarão, aqui anunciamos, em 24SET, a sua invalidação, vindo o SFJ anunciar no dia seguinte o mesmo mas acrescentando o seu desacordo e anunciando que iria “recorrer às instâncias nacionais e internacionais” reagindo contra tal invalidação. No entanto, mantém-se inválida, pelo que os Oficiais de Justiça já não a podem invocar, tendo apenas como alternativa a referida greve do SOJ até ao dia 21DEZ próximo.


      Como usar esta greve do SOJ?


      Os Oficiais de Justiça que queiram invocar esta greve, basta com que se declarem em greve às 12H30, sem prejuízo de anunciar tal propósito um pouco antes da hora caso estejam em alguma diligência. De notar que não há serviços mínimos para esta hora de almoço, pelo que se estiverem em alguma diligência urgente, a mesma ficará interrompida sem qualquer problema ou eventualmente continuará com outro Oficial de Justiça que não adira à greve.


      Esta greve também não tem necessariamente que começar às 12H30 em ponto; pode começar em qualquer momento desse período. Se um Oficial de Justiça pretender invocar a greve às 13H00, não há nenhum inconveniente e pode ausentar-se do serviço informando que está em grreve; mesmo do serviço urgente.


      Já após as 17H00, existem serviços mínimos decretados até às 09H00 do dia seguinte, mas para aquelas diligências urgentes que se iniciem antes das 17H00.


      Todos os dias centenas de Oficiais de Justiça passam a sua hora de almoço nas salas de audiências por todo o país e em processos que nem sequer são urgentes, pelo que esta greve pode ter um impacto relevante se for permanentemente invocada e por todos utilizada, com a vantagem de não importar perda salarial.


      Entretanto, aguarda-se o anunciado endurecimento da luta para este mês de outubro já em curso, conforme anunciado pelo SFJ.


AvioesDePapel-UmSaltaFora.jpg


      Fontes: “SFJ-Info-25SET” e Artigo-OJ-24SET: “A Greve decretada em 1999 pelo SFJ já não é válida”.

Comentários

  1. Corre a informação "à boca pequena" que aos dirigentes sindicais, não lhes é descontado no vencimento os dias em que há greve. O motivo será o facto de nestes dias eles estarem no ativo, pois têm de estar nas sedes dos sindicatos ou então em manifs, ou seja, estão a trabalhar.
    Não sei se será verdade, mas, nem que fosse por solidariedade com os associados isto não deveria acontecer. Penso que os dirigentes dos sindicatos deveriam vir dar uma explicação. Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for verdade é um escândalo.

      Eliminar
    2. Também já ouvi esse comentário. Penso que estarão numa situação de comissão de serviço e por isso não são abrangidos, pois são "sindicalistas" e não of. Justiça. De qualquer maneira não fica bem.

      Eliminar
    3. O POLVO, está instalado na justiça. Os gabinetes estão preocupados com a contestação que se perspectiva.

      Eliminar
  2. A propósito da integração do suplemento no vencimento, alguém sabe se aquela célebre cassete com a gravação da reunião com a Sra. Ministra já apareceu ou está disponível? Obrigado e cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  3. Penso que se até ao dia 15 o ministério nada disser, deveriam ser anunciadas formas de luta FORTES, com reuniões sindicais presenciais preparatórias.
    Não nós podemos voltar a deixar dormir.

    ResponderEliminar
  4. Uma forma de luta é apresentar um pré-aviso de greve ao marting e turismo judiciário que a Senhora Ministra da Justiça e sua equipa têm vindo a fazer nos últimos anos.
    Os Oficiais de Justiça, como forma de protesto, deviam entrar em greve em todos os locais em que a Senhora Ministra e Secretário de Estado se deslocarem em visita ou para inaugurações, e apenas durante o período que estes estiverem presentes nessas instalações.

    Vamos por um ponto final ao marting e turismo judiciário em prol de uma verdadeira justiça.
    Justiça para quem nela trabalha, a lei é para cumprir!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ideia.

      Eliminar

    2. A MELHOR IDEIA DOS ÚLTIMOS TEMPOS!!!

      Eliminar
  5. É preciso estar atento aos comentários aqui colocados dos gabinetes do ministério da justiça. Os polícias ainda se recordam o que aconteceu nas lutas sindicais aqui a uns anos atrás, houve até lugares atribuídos a pessoas para os serviços secretos, promovendo assim o polvo que agora se instalou na justiça. Está tudo na net, façam as pesquisas e entenderão alguns comentários que aqui visam acabar com a contestação. Comecem a pesquisar e vejam as ligações... Há que combater o polvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É facil. Demonstre-se que os comentários são falsos. Alguns destes comentários, nunca tinha ouvido, por isso seria pertinente saber-se se é verdade.

      Eliminar
  6. Há previsão de novo movimento?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário