Casos COVID nos tribunais sobem quase 40% no último mês

      No âmbito desta segunda vaga da pandemia da doença COVID19, iniciou recentemente a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) a iniciativa de divulgar mensalmente os casos confirmados e recuperados nos tribunais de primeira instância.


      No início de setembro aqui divulgamos os números até esse momento, com o artigo publicado a 02SET2020.


      No dia de ontem, a DGAJ divulgou o número atual de casos confirmados e estes ascendem – desde o início da pandemia – a 44 situações de infeção com o novo coronavírus.


      Este número de 44 casos totais abarca todos os casos ocorridos nos tribunais de primeira instância com todo o pessoal: Oficiais de Justiça, demais Funcionários Judiciais, magistrados, pessoal de segurança e de limpeza e ainda intervenientes pontuais em diligências.


      Quer isto dizer que os 44 casos contados até ao momento dizem respeito a todos os que frequentam os tribunais e serviços do Ministério Público, excluindo-se os tribunais superiores.


      No mês passado, a DGAJ divulgou os mesmos casos contados apontando então para um total de 28 casos; também desde o início da pandemia.


      Assim, podemos concluir que só no último mês houve um aumento de 16 casos. Esta subida representa quase 40% dos casos desde sempre.


      Estamos, portanto, perante uma enorme subida de casos neste último mês e esta subida está em perfeita sintonia com a grande subida de casos em todo o país.


      Apesar dos tribunais serem locais onde as regras de segurança são observadas com algum rigor, constata-se que, no entanto, o escrupuloso cumprimento está a ser cada vez mais desleixado.


      Não são apenas os Oficiais de Justiça que vão descurando os cuidados consigo próprios mas vão também descurando o cuidado com os demais. Não é raro ver-se os intervenientes processuais em diligências sem manterem o distanciamento uns dos outros, à vista dos Oficiais de Justiça, não apenas dos que passam mas até dos que fazem as chamadas para as diligências e sem que chamem a atenção desses intervenientes. O problema não é deles; é de todos.


      Os números batem recordes diários, fora e dentro dos tribunais, pelo que, agora, mais do que nunca, os cuidados devem ser reforçados.


      A DGAJ aponta que, neste momento, subsistem, de entre os Oficiais de Justiça e magistrados infetados, seis casos em recuperação.


Covid19+.jpg


      Fontes: “DGAJ-Info-OUT” e “DGAJ-Info-SET”.

Comentários

  1. Faltam 54 dias úteis para o fim do ano.
    Integração dos 10 por cento - nada,
    Regime de aposentação diferenciado - nada,
    Reuniões com o ministério - nada,
    SFJ- nada
    MISÉRIA DE VIDA

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. sfj - deve estar em teletrabalho

      Eliminar
    2. Porque que se pensa que teletrabalho é sinónimo de telemanguelice?

      Eliminar

    3. Depende das profissões... um calceteiro em teletrabalho?

      Eliminar
  2. Gostava de ser informado do resultado da queixa apresentada pelo SOJ à Provedoria da Justiça - Processo Q-6458/19.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Informação Sindical - SFJ

    "... ENDURECIMENTO DA LUTA

    Assim, e como já referimos na anterior Nota - Negociações / Greves de 20.09, face ao (des)tratamento que o Governo tem dado aos Oficiais de Justiça, o SFJ entende que teremos de endurecer a luta.

    Para que fique bem claro, daremos início a um processo de luta duro e longo (Greve), a iniciar no mês de outubro.

    ESTAMOS JUNTOS!"...

    Espero que sim!...

    ResponderEliminar
  4. Hoje fui visitado
    Pelo doutor ---- -----
    Ao fim de 21 horas
    De internamento
    Ah, foi tudo tão frio
    Tão a medo
    tão a despachar
    em que o fundamental
    era a máscara que faltava
    e foi uma conversa de rostos enviesados
    e se tossisse
    deveria ser para o recto do cotovelo

    A gente precisa de desabafar
    De contar o passado
    Que pode ser útil
    Mas
    Para eles é fútil
    E a dor sobre o coração
    Que em tempos mereceu atenção
    do Professor ¬¬¬--- e que passou
    hoje levou carimbo de ansiedade
    e lá se foram os cinco minutos de atenção

    Mas rematamos com
    O nosso obrigado
    E como é diferente
    Quando se fala
    Do Marcelo
    Do Jesus
    Etc e tal

    Eu quero acreditar
    Com toda a minha gana
    O meu poder
    A minha fé
    Que um dia hei-de vencer
    Esse minúsculo ser
    Que veio lá de bem longe
    E todo o mundo tornou seu

    Esse atrevido
    Espalhador do mal
    Da dor
    Do sofrimento
    Da ansiedade
    Do medo
    Do distanciamento social

    Esse atrevido
    Que veio clandestinamente
    Nos nossos aviões ou barcos
    Ou pelo vento
    E veio ter à minha rua
    À minha casa
    À casa de cada um de nós
    E entrou clandestinamente
    Maldosamente
    E veio separar famílias
    Trazer o luto
    E isolamento
    E sem escrúpulos para o fazer

    Eu vou acreditar
    Mas não vou esquecer
    A tosse forte, sonora , irritante
    Os suores frios ou quentes
    A falta de ar
    O não saber quando
    Se é uma etapa ou mesmo o fim

    Eu vou acreditar
    E não esquecer
    Todos os agentes da saúde
    Deste meu país e do mundo
    E cito todos
    Mas relevo as mulheres da limpeza
    Que andam embrulhadinhas
    E todas tão certinhas
    Que eu não sei se é a Maria ou José
    A cuidar de nós
    E a desafiar esse gajo indecente
    E para todos o meu obrigado

    Passei uma noite horrível e pelas duas vieram dois anjos
    Um homem e uma mulher, pela voz
    E ajudaram-me a sofrer menos
    E ao mesmo tempo veio a inspiração para este poema
    Que é o meu agradecimento

    Eu posso estar doente
    Mas eu não sou mau
    E não perdoo esse farsante
    E contem comigo
    E vamos uns com tinta e outros com mocas
    Marcar esses seres e esmaga-los
    E eu estou na linha da frente

    Sou um Homem de afetos
    De sentimentos
    E gosto de jornais de notícias
    E saber o que fazem os nossos maiores
    Em telejornais tais
    Mas o meu espaço é limitado
    Estar só por enquanto e tal
    E não sei se é apenas uma etapa
    Ou o final

    Eu quero acreditar
    Que vou vencer
    Que vamos vencer
    Que o mundo vai vencer
    E quando daqui sair
    Se eu sair
    Eu vou comer
    Empanturrar-me
    E apanhar uma piela
    E ser mais amigo
    Tolerante
    Ser racional
    E comprar um vestido de baile
    Para minha Maria
    E dar-lhe um beijo
    De verdade
    E dançar (que eu não sei)
    E festejar em Maio
    O Carnaval

    Eu quero acreditar
    E não vou chorar

    Escrito à 7:23 de domingo--/--/2020
    Com gana
    Eu que tenho uma cãibra de escrivão


    Assinatura legível em manuscrito encontrado entre os poucos haveres que o autor tinha na sua posse aquando do seu falecimento e cuja destruição foi ordena da e não executada pela sua filha que pediu a sua divulgação junto do pessoal da instituição de saúde.

    Aos tombados e aos que querem honrá-los.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário