A Greve Geral de Todos os Oficiais de Justiça

      Tal como havíamos anunciado, designadamente no artigo aqui publicado no dia 06ABR, o Sindicato dos Funcionários de Justiça (SFJ) ainda não havia anunciado publicamente o seu apoio à greve decretada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) mas iria fazê-lo e ontem acabou por o fazer com uma breve nota informativa na sua página onde consta o seguinte:


      «Encontra-se decretada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) uma greve que decorrerá entre 12 e 16 de Abril em protesto contra “o não pagamento de horas suplementares” e o “trabalho forçado/escravo”.


      As lutas dos oficiais de justiça são justas e justificadas em face do comportamento do MJ, pelo que todos devem lutar e aderir à greve.»


      E na sua página do Facebook, o SFJ colocou a mesma mensagem mas num formato diferente com uma pequena imagem animada, conforme abaixo consta da imagem que ilustra este artigo.


      Assim, com esta última declaração do SFJ, se dúvidas ainda restassem, por parte de alguns Oficiais de Justiça, quanto à vontade do SFJ e a atitude que os seus associados deveriam ter para com esta greve, tais eventuais dúvidas ficaram dissipadas.


      O SFJ considera, também, que “as lutas dos Oficiais de Justiça são justas”, portanto, esta greve decretada para a próxima semana é uma greve justa para todos os Oficiais de Justiça e diz ainda o SFJ que é justificada “em face do comportamento do MJ”.


      Ora, como se tem vindo a verificar nos últimos anos, já desde 2015, o Governo liderado por António Costa e em que é ministra da Justiça Francisca van Dunem, tem votado os Oficiais de Justiça a um desprezo desprezível, não só não tratando de nada dos seus assuntos, como os enganado sistematicamente com promessas e ainda desrespeitando as Leis da Assembleia da República, por dois anos consecutivos. E isto não é normal.


      O “comportamento do MJ” que, diz-nos o senso comum e o SFJ, justifica esta greve, é um comportamento que até já pode deixar de se considerar como sendo de mero desleixo para considerar que é um comportamento propositado e premeditado, uma vez que não é compreensível que gente responsável tenha tal atitude.


      Assim, conclui o SFJ, que “em face do comportamento do MJ”, “todos devem lutar e aderir à greve”; isto é, como temos vindo a anunciar, esta é uma Greve Geral de Todos os Oficiais de Justiça e quando se diz Todos quer-se dizer isso mesmo: Todos os Oficiais de Justiça, independentemente das funções que desempenhem e estejam sindicalizados ou não, num ou noutro sindicato ou em nenhum; Todos é todos mesmo e Geral é também isso mesmo: geral.


Greve-12a16ABR2021.jpg


      A Greve Geral de Todos os Oficiais de Justiça começa no próximo dia 12ABR-SEG e termina no dia 16ABR-SEX.


      Agora que cessou a suspensão dos prazos e das diligências, os Oficiais de Justiça devem suspender a sua atividade ao longo de toda a próxima semana, suspendendo também – desde já – toda a atividade e manifestações de opiniões diversas contra esta greve. O momento não é de análises, deduções, considerações e desconsiderações mas de concentração total no êxito desta ação; desta oportunidade. Haverá tempo para mais mas para já há que concentrar a atenção nesta oportunidade.


Greve-Carregando=Faltam3dias.jpg


      Fontes: “SFJ-Sítio” e “SFJ-Facebook

Comentários

  1. Anónimo8/4/21 13:04

    A DGAJ ainda não emitiu qualquer nota sobre os serviços mínimos?!...

    Estará a aguardar a decisão do Tribunal Arbitral?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/4/21 13:33

      Claro. A DGAJ não tem competência para fixar/impor serviços mínimos. Quando os COMUNICA não são sua decisão, apenas comunica a decisão do tribunal arbitral.

      Eliminar
  2. Anónimo8/4/21 14:24

    Só faço greve quando forem publicados e/ou conhecidos os números da adesão à última!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/4/21 14:40

      Que converseta.


      Lute Homem, Lute!

      Não tão só exista, amedrontado.

      Greve, já, pelo pagamento das horas de trabalho gratuito para além das naturalmente dadas em dever de permanência.

      P. s.

      Aquelas dadas em situações em que o Juiz agenda, com antecedência, sim, com antecedência e, portanto, sem qualquer assertividade, as 12.30h para depoimento Cível ou 17.15h para inquirição de testemunha.

      Eliminar
    2. Anónimo8/4/21 14:52

      Meu caro aí sim mas essa já há muito está decretada

      Eliminar
    3. Anónimo8/4/21 14:53

      De acordo

      Eliminar
    4. Anónimo8/4/21 15:05

      Caríssimo,

      Junte à "outra", esta.

      Greve, já.

      Eliminar
    5. Anónimo8/4/21 17:15

      "P. s.

      Aquelas dadas em situações em que o Juiz agenda, com antecedência, sim, com antecedência e, portanto, sem qualquer assertividade, as 12.30h para depoimento Cível ou 17.15h para inquirição de testemunha."

      Seja cível, crime, com ou sem preso. NADA FEITO.

      Das 12:30 às 13:30 e a partir das 17:00 o Sr. Juiz que marcou que faça como bem lhe aprouver.

      Os funcionários estão nesses períodos em greve sem serviços mínimos. Logo, nem a chamada farão!

      Eliminar
  3. Anónimo8/4/21 16:04



    "O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) convocou um plenário de trabalhadores para sexta-feira, às 13:00, no Campus de Justiça, em Lisboa, indica em comunicado hoje divulgado."

    "O plenário está marcado para começar uma hora e meia antes do início da leitura da decisão instrutória da Operação Marquês, que decorrerá também no Campus de Justiça, em Lisboa."

    ALELUIA!!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/4/21 17:02

      Do norte vai alguém?

      Há transporte?

      Existem interessados em participar nesse plenário.

      Eliminar
    2. Anónimo8/4/21 18:56

      Brilhante iniciativa.

      Um plenário de trabalhadores no Campus de Justiça, em Lisboa, antes da leitura da decisão instrutória.



      Eliminar
  4. Anónimo8/4/21 17:41

    Quanto ao Conselho de Ministros valores mais urgentes se alevantam, tais como:

    - 5. Foi aprovada uma resolução com medidas preparatórias para a Jornada Mundial da Juventude 2023.

    É criado um grupo de projeto que irá assegurar o acompanhamento, em termos operacionais, dos trabalhos de preparação e organização do evento, sendo ainda determinada a desocupação das parcelas necessárias à sua realização e estabelecido um calendário gradual para a relocalização definitiva do Complexo Logístico rodoferroviário da Bobadela. Esta área será reconvertida com vista à requalificação urbanística e valorização ambiental e ecológica da zona ribeirinha de Loures, de maneira a privilegiar a fruição do espaço público na relação entre o rio Tejo e o território adjacente."

    Vicissitudes... é isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/4/21 19:45

      A oligarquia no seu máximo explendor. Dito de outra forma, na atualidade, "ditadura democrática".

      Eliminar
    2. Anónimo8/4/21 19:46

      Ressalvo supra "esplendor".

      Eliminar
  5. Anónimo8/4/21 18:52

    Excelente notícia.

    Os grupos parlamentares começaram a interessar-se por este "circuito legislativo", que se está a transformar numa "super maratona" sem fim à vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/4/21 19:35

      Não lhes vá aparecer um

      Pré Aviso de Greve Aleatória aos cadernos eleitorais!

      Eliminar
    2. Anónimo8/4/21 19:37

      Greve, já.


      e


      Greve, depois, então.

      Eliminar
  6. Anónimo8/4/21 19:43

    É já na próxima 2ª feira que vamos saber se a classe dos Oficiais de Justiça é constituída por papagaios ou leões. Esta é a última oportunidade que temos para derrubar este elefante branco que ignora a A.R. o P.R. ou seja, a vontade popular fazendo deste País uma Republica onde não existe o Estado de Direito e onde as decisões são tomadas de forma totalitária à revelia de um Estado democrático. Envergonho-me por viver num País onde não existe democracia, já que temos um Governo que não obedece às Leis aprovadas pela A.R. e promulgadas pelo P.R. Façamos a nossa parte. Lutemos como lutaram os verdadeiros democratas antes de 25-04-1974, porque já há razões de sobra para o fazer. Vou esperar para ver de que fibra são feitos estes O.J. que tanto gostam de opinar, agora que chegou o momento em que têm de provar o que valem, mas no campo de batalha.Vão lutar ou meter o rabinho entre as pernas e renderem-se? É o que vou ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/4/21 19:48

      Só há uma resposta digna!

      Eliminar
    2. Anónimo8/4/21 20:05

      E qual é?

      Eliminar
    3. Anónimo8/4/21 21:02

      "E depois do adeus" de Paulo de Carvalho!

      Eliminar
    4. Anónimo8/4/21 21:44

      Acredito que sim. Espero que não chegue ao Grandola Vila Morena. Mas penso que tudo vai continuar na mesma e os papagaios vão continuar por aqui.Sem tropas não se faz um exercito e nós não temos tropas. Só compreende isto quem anda aqui há mais de 15, 20 anos. Isto vai ser um grande teste à malta nova. Luta ou rendição. Acredito mais na 2ª hipótese.
      Vamos ter de esperar pelas próximas eleições legislativas.

      Eliminar
    5. Anónimo8/4/21 22:55

      Concordo, em parte. Mas considero que o problema é estrutural. A sociedade está em redondancia, aguardando, constantemente, os ciclos eleitorais, naturalmente vazios de conteúdo.

      Já a movimentação civica dos cidadãos, modelo nórdico, talvez não fosse má. Contudo, veja-se o posicionamento de Portugal na esfera mundial quanto ao grau de corrupção, favorecimento e ganhos ilicitos na esfera política. Não será para este século.

      Eliminar

Enviar um comentário