As promoções a Secretário de Justiça e a inconstitucionalidade

      Publicou ontem o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) uma informação sindical relativa a reunião tida com a Administração-Geral da Justiça.


      Essa reunião tinha como objetivo apurar da posição do SFJ “no que concerne à eventual execução da sentença proferida pelo Tribunal Constitucional no âmbito dos Autos de Recurso n.º 815/19 (vindos do Processo n.º 1718/18.7BELSB do TAC de Lisboa)”, isto é, sobre as promoções a Secretário de Justiça.


      “O SFJ mencionou que, relativamente à aplicação do Artigo 41.º do EFJ, Graduação para acesso « N = (2 x PA + CS + A)/4 », havia, em reunião ocorrida em 2015, alertado o Governo e a DGAJ que, atendendo ao facto de já em anterior procedimento ter sido suscitada a sua conformidade legal, deveria aproveitar-se a alteração pontual do EFJ que a DGAJ pretendeu realizar (redução de movimentos de OJ), para sanar eventuais inconstitucionalidades e vícios de violação de lei por erro sobre os pressupostos de facto e vício de violação de lei por erro de direito, sendo que tal alteração deveria ser feita sem que fosse retirado aos eventuais interessados no procedimento o direito a concorrer.”


      “Tendo em consideração que se encontravam/encontram em pleito Oficiais de Justiça que dirimiam questões antagónicas, relativamente à interpretação da graduação para acesso, efetuada pelo anterior diretor-geral, o SFJ prestou apoio jurídico, através do seu Departamento Jurídico, como não poderia deixar de ser, a todas os sócios/partes.”


      Conclui a informação sindical, como é típico das comunicações sindicais do SFJ, comunicando o que diz este Sindicato e não o que dizem os interlocutores. As reuniões com o SFJ parecem sempre exposições e não reuniões.


      Se a reunião serve apenas para o SFJ transmitir e nada receber, então por que é que não enviam um e-mail expondo, transmitindo, em vez de perder tempo em reuniões?


      Termina da seguinte forma a informação sindical:


      “Assim, e nesta reunião, o SFJ informou a Srª. Diretora-Geral de que a melhor solução será a abertura das vagas necessárias para a categoria de secretário de justiça (e consequente aumento do número de lugares nos quadros), até porque existem tribunais/núcleos em número mais do que suficiente em que tal se justifica, para assim dar plena execução ao acórdão do Tribunal Constitucional.”


      E o que é que disse a DGAJ? Nada! Apenas ouviu.


      Ora, ou isso não foi uma reunião ou isto não é uma informação.


      O que os Oficiais de Justiça querem saber é mais do que isso, é mais do que a posição do SFJ, é o que lhes reserva o futuro e, ainda que de forma indiciária ou sintética ou até informando que sobre a reserva total de pronúncia, a posição da DGAJ/Governo, seja ela qual for, mesmo que vazia, mesmo que todos mudos tenham estado, apenas a ouvir; deveria ser transmitida essa informação; deveria ser transmitido algo em vez deste nada.


CarecaOlhaParaCima.jpg


      Fonte: “SFJ-Info-22JUN2021”.

Comentários

  1. Nada de novo! apenas anormalidades dum ministério

    ResponderEliminar
  2. Entretanto hoje recebo um email do SFJ que começa assim:

    "O caminho para a Luz inicia-se a com a maior caminhada daqueles que se sentem na escuridão, ignorância e injustiçados… Os Funcionários Judiciais.
    Vai ser a caminha que nos levará pelo deserto até à terra prometida... O combate pela Justiça e Valorização… O Nosso Estatuto- com Suplemento Justo e Aposentação!
    É altura de fazer de darmos as mãos, levantarmos bandeiras, tratarmo-nos como família e de nos lançarmos à estrada! Somos uma classe que conhece as agruras do deserto!!! A ele temos sido submetidos, através de crises, a chuvas, e “tempestades de areia” a enfrentar. Mas não há outra forma de passar da escravidão à liberdade e reconhecimento, senão fazendo esta travessia.
    A alegria da Luta é só para corajosos! Vamos então abrir Caminho para a Luz e ingressar nesta bela viagem até Santarém... "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi a luiissssss !!!!!

      Eliminar
    2. Eleluia!!

      Praise the Lord!!!

      Eliminar
    3. Aleluia meu irmão 🙏

      Eliminar
    4. : Nã...! O plenário deveria ter sido agendado para ...Santiago

      Eliminar
    5. 😅😅

      Eliminar
    6. É mau demais 😅😅

      Eliminar
  3. O plenário vai ter um efeito útil que nem quero imaginar



    Já estou a imaginar aquelas dezenas de tristes com as bandeirinhas e com as t-shirts pretas ...



    Vai ser só rir ...

    ResponderEliminar
  4. "Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo.
    Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construír

    Salgueiro Maia"

    ResponderEliminar
  5. A Senhora queria referir-se que existem situações em gabinetes Ministeriais, incluindo o seu, em que há mais motoristas do que dirigidos (Ministros e Secretários de Estado)!...

    ResponderEliminar
  6. Internem já o SFJ.
    My lord..

    ResponderEliminar
  7. Ouvi dizer que o Carlos Almeida tb foi ouvido sobre a questão em apreço. Estranho, digo eu, o SOJ nada diz quanto à sua posição. Nem dá conhecimento público e fundamentado sobre as suas iniciativas processuais. Oh Sr. "Oficial de Justiça", indague sobre tais temas e informe criticamente todos os leitores deste espaço. Obviamente, assim considere conveniente.

    ResponderEliminar
  8. "... a melhor solução será a abertura das vagas necessárias para a categoria de secretário de justiça (e consequente aumento do número de lugares nos quadros), até porque existem tribunais/núcleos em número mais do que suficiente em que tal se justifica, para assim dar plena execução ao acórdão do Tribunal Constitucional.”"


    Então é isto que os Sindicatos têm de fazer para as vagas de Escrivão Adjunto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Senhor Colega, concordo. Mas gostaria de saber qual a posição do SOJ sobre a matéria do artigo e as razões fundamentadas para iniciativas processuais na ação administrativa em apreço. Será pedir muito?

      Eliminar
    2. Que a luz do gabinete de coimbra o ilumine, já que o da informática o deixou com pesadelos...

      Eliminar
    3. Concordo, Colega! Mas será pedir muito quando se quer saber sobre a posição do SOJ sob a questão em apreço, bem como sobre iniciativas processuais na ação administrativa em causa por parte do SOJ? Queremos transparência? Apresentem-na!

      Eliminar
    4. Fait divers são o que são e não me atingem! Desculpe a desilusão! Volte-se ao essencial...qual a posição do carlos almeida, desculpe, soj?

      Eliminar
    5. A audição dos sindicatos antecipadamente ao trânsito em julgado do processo administrativo, só pode visar conseguir um acordo que seja benéfico para ambas as partes do processo.
      No final haverá quem esteja com a consciência tranquila porque apenas usufruiu de uma prerrogativa legal, ou usou dos normais mecanismos de reação para fazer valer os seus direitos, mas sobrarao aqueles que devem ponderar se a cretinice e desonestidade compensou o pouco que ainda irao beneficiar com o que atingiram.

      Eliminar
    6. Sim, e as vagas para adjunto????????????????????? ninguém diz nada??? haverá movimento extraordinário ou nada farão?

      Eliminar
  9. "Ouvi dizer que o Carlos Almeida tb foi ouvido sobre a questão em apreço. Estranho, digo eu, o SOJ nada diz quanto à sua posição. Nem dá conhecimento público e fundamentado sobre as suas iniciativas processuais. Oh Sr. "Oficial de Justiça", indague sobre tais temas e informe criticamente todos os leitores deste espaço. Obviamente, assim considere conveniente."...

    ResponderEliminar
  10. Mesmo sabendo que daqui a pouco tempo nao passarão de técnicos superiores a esgatanharem-se por um dos poucos lugares de coordenador de unidade ou principal, fazem questão de bater no ceguinho com esta ação, só pela esperança vã de conseguir lixar alguém.
    O que vale é que o inferno é grande.
    Enfim....os caes ladram e a caravana passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fait diver! Oh Sr. "Oficial de Justiça", diga algo, se aprouver por conveniente.

      Eliminar

Enviar um comentário