O Simulacro e os Simulacros

      Divulgou a DGAJ na sua página a realização de simulacros em edifícios de tribunais. Apesar do título indiciar que tem havido simulacros de situações de emergência nos tribunais, a verdade é que o título: “DGAJ realiza simulacros em edifícios dos Tribunais” se refere apenas a um simulacro realizado no passado mês de dezembro no Palácio da Justiça da Guarda. Portanto, o título deveria ser “realizou simulacro”.


      No entanto, o plural refere-se a um desejo e programa futuro, pois é objetivo dessa mesma Direção-Geral levar a cabo mais simulacros e, para esse efeito, estão já a ser preparados os edifícios que vão ser objeto desses simulacros para que, obviamente, corram bem.


      Os simulacros não serão realizados em todos os edifícios nem em edifícios selecionados de forma aleatória, mas em edifícios concretos, previamente escolhidos e preparados para o efeito.


      Diz assim a DGAJ:


      «É objetivo da Direção-Geral da Administração da Justiça realizar simulacros nos vários edifícios onde se encontram a funcionar os Tribunais. Neste âmbito, está em curso um projeto-piloto desencadeado pela DGAJ tendo-se já realizado, em dezembro 2021, um simulacro no Palácio da Justiça da Guarda.


      Através da situação simulada, avaliou-se o desempenho e operacionalidade dos recursos físicos do edifício bem como os meios humanos que integram a Equipa de Segurança do mesmo.


      Foi colocado em prática o plano de emergência contido nas MAP (Medidas de Autoproteção), com vista à sua adequação à realidade e à preparação das respostas mais eficazes perante situações reais de perturbação.


      A prática de simulacros revela-se muito importante no desempenho das pessoas quando confrontadas com uma situação de emergência pois permite testar e criar rotinas de comportamento dos trabalhadores face a situações de emergência. Por isso, divulgar e aprofundar uma cultura de proteção e segurança é uma prioridade desta Direção-Geral no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho.»


      Há quem diga que seria interessante realizar simulacros desde já em todos os edifícios e sem qualquer aviso prévio e, por outro lado, há quem diga que o melhor é mesmo preparar os edifícios para que os simulacros tenham êxito e, dessa forma, obtenham a atenção necessária por parte de todos os trabalhadores, pois caso contrário, sem essa preparação e seleção, seriam motivo de anedotas que se repetiriam durante anos.


SimulacroTJGuardaDEZ2021.jpg


      Fonte: “DGAJ”.

Comentários

  1. Deixem-se de simulacros e gastem o dinheiro para reforçar estruturas e fundações, porque se cair tudo os simulacros não servem para nada.

    ResponderEliminar
  2. Vão mas é levar processos no Despacho!

    Simulacros!!!

    A justiça é uma casa a arder e estes justos vêm com simulações.

    Façam mas é a concretização das promoções em Abril!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário