Formação para quê e para quem?

      Corre a opinião nos tribunais e nos serviços do Ministério Público de que as sucessivas ações de formação promovidas pela Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) são uma perda de tempo.


      Essa opinião, provinda de muitos Oficiais de Justiça, não se mostra contrariada por quase ninguém.


      O desânimo é de tal ordem que facilmente se propaga, mais rápido que o vírus gripal e com consequências mais permanentes do que as passageiras infeções respiratórias.


      Até ao próximo dia 22 de janeiro estão abertas as inscrições para a frequência das ações de formação, organizadas pela DGAJ para este ano 2024.


      O nível de inscrições voluntárias é baixíssimo, levando a Administração a posteriores inscrições forçadas.


      Os Oficiais de Justiça sempre reivindicaram mais e melhor formação, no entanto, antes disso, reivindicam uma carreira digna e com futuro. Não perspetivando futuro, os Oficiais de Justiça desistem.


      Perante o projeto de Estatuto apresentado pelo Governo, os Oficiais de Justiça pensam que aqueles que irão ficar na carreira inferior não precisam de se esforçar para nada, porque a estagnação da carreira não implica que percam tempo com qualquer tipo de aprendizagem, a não ser o básico, uma vez que isso não lhes irá proporcionar melhor futuro.


      Quanto aos outros, os que passarão automaticamente à carreira superior, também exprimem o mesmo sentimento, uma vez que os poucos e melhores lugares acabarão por ser ocupados por convite, sentindo ser suficiente a transição para a carreira superior, sem mais esforço.


      Por isto, mas não só, os Oficiais de Justiça vão desistindo do esforço, sentimento e desejo que antes tinham, querendo engrandecer-se como melhores profissionais.


      “Para aquilo que me pagam e que querem continuar a pagar, que estudem eles!”, dizem, “Agora é só o essencial à espera das 5.” – é este o estado de espírito em que o Governo transformou milhares de homens e mulheres que todos os dias suportam o Serviço Nacional de Justiça.


      A DGAJ publicitou a abertura das inscrições para as ações de formação dizendo assim:


     «A partir de hoje, todos os interessados poderão inscrever-se diretamente através do Portal da Formação nas ações de formação que também constam do Plano de Formação que já se encontra disponível na área do Centro de Formação.»


      E termina a DGAJ a informação com o seguinte apelo:


      «Contamos com a sua participação!»


      Pois contam, mas os poucos que se inscrevem apenas o fazem para fugir do stresse do serviço diário, beneficiando de alguns dias de pausa na correria do serviço, mal pago e desfalcado de pessoal.


      Ainda ontem mesmo, a Maria F., uma Oficial de Justiça indignada, refletia sobre este assunto e escrevia-nos manifestando a sua opinião de que os sindicatos deveriam convocar uma greve à formação, porque, como disse, “o MJ considera que as nossas funções são básicas, ou melhor, paga-nos como tal.”


      A Maria F. alegava ainda o seguinte:


      «A PSP e a GNR estão em luta, sem tréguas, a pedir condições equiparadas a PJ, indiferentes ao Governo sem governo. A AT e a Segurança Social vão premiar ainda mais os seus trabalhadores. Os Oficiais de Registo estão a receber prémios chorudos para desempenharem as funções que todos nós sabemos quais são. Os médicos querem que lhe sejam pagas dignamente as horas extraordinárias que são obrigados a fazer – e estão reguladas. Os professores exigem atualizações, melhores condições, etc. Os colegas Oficiais de Justiça dos juízos do Trabalho assistem todos os dias à justiça a ser aplicada a todas as entidades patronais que não cumprem com a Lei do Trabalho. Os Oficiais de Justiça têm salários equiparados a profissões básicas, meramente administrativas, sem qualquer complexidade e fazem e fizeram milhares de horas extraordinárias, muitas vezes sob coação.»


      Infelizmente é este o espírito reinante e a Maria F. conclui assim: «Greve porque a nossa compensação monetária, aos olhos do MJ, é mais do que suficiente para as funções que desempenhamos.»


      Pese embora o desânimo e as manifestações que reivindicam um tipo de greve ou de boicote às ações de formação, não podemos deixar de expor a nossa posição divergente. As ações de formação não são meras arbitrariedades da Administração, é a lei que as impõe, e a lei impõem-nas em muitas mais horas do que aquelas que normalmente os Oficiais de Justiça frequentam. A formação dos trabalhadores não serve apenas para beneficiar o serviço, bem pelo contrário, essencialmente serve para beneficiar o trabalhador no desempenho do seu serviço, permitindo-lhe desempenhar as suas tarefas de uma forma mais eficaz, mais simples e rápida, poupando-lhe complexidades desnecessárias e trabalho inútil, quando na posse dos conhecimentos adequados para as ferramentas disponíveis.


      Fica o retrato da situação, a imagem do estado de espírito dos Oficiais de Justiça e o tipo de reação que pretendem encetar.


      A Administração e os sindicatos têm de ter este conhecimento e desenvolver ações concretas para a melhoria da carreira no sentido de ainda se poder tentar inverter a destruição da carreira.


      É evidente que não basta com apelar às inscrições, é necessário bem mais do que isso para recuperar a confiança e o interesse dos Oficiais de Justiça.


FormacaoTeclado.jpg


      Fonte: “DGAJ info”.

Comentários

  1. Para os que entendem que a formação não nos valoriza, tentem ir a uma entrevista de emprego fora desta realidade.
    E quando vos perguntarem sobre o que fazem, respondam que fazem julgamentos, conta, e cumprem despachos e atendem público.
    Depois, vejam a cara do recrutador e aguardem sentados pelo telefonema a dizer que foram recrutados.

    Isto, se o recrutador não vos perguntar: "e não sabe nem faz mais nada?"

    A especificidade desta profissão é tanta, que a experiência obtida aqui não vale simplesmente nada lá fora. Nada mesmo!

    Ora, sem qualquer outra formação que aporte algum valor ás competências de cada um...

    ResponderEliminar
  2. Fala por ti.

    ResponderEliminar
  3. Fala por ti.

    ResponderEliminar
  4. Deves ter cá um CV...
    Então, porque aqui andas ainda?
    Queres ver que sonhavas ter esta profissão quando eras criança !!!??

    ResponderEliminar
  5. Deves ter cá um CV...
    Então, porque aqui andas ainda?
    Queres ver que sonhavas ter esta profissão quando eras criança !!!??

    ResponderEliminar
  6. O/A senhor/a deve ter apanhado muito sol nessa cabeça.
    Passe pela farmácia parece que precisa.

    ResponderEliminar
  7. Inscrevam-se!!

    Se não a UE não envia os milhões que estão destinados para a formação.

    Façam lá esse jeitinho e inscrevam-se!

    ResponderEliminar
  8. Estás formações valem ZERO para a nossa vida "civil".

    Não valem absolutamente nada fora dos tribunais.

    Se querem pessoal bem formado, capacitado e altamente qualificado paguem em conformidade!!


    ResponderEliminar
  9. Não me inscrevo em nenhuma!


    E se me inscreverem compulsivamente vou lá só marcar presença!

    ResponderEliminar
  10. As formações são uma seca, e com a desmotivação dos oficiais de justiça ainda mais desmotivante fica, acho que devemos fazer como os policias uma vigília e devíamos todos colocar baixa por 1 mês.

    ResponderEliminar
  11. Está o dinheirinho..... está o trabalhinho.
    Bom ano.

    ResponderEliminar
  12. Corria o ano de 2011, naquele tempo eramos governados por um senhor com nome de filósofo, mas que descasava profundamente das suas virtudes, e começa a ser visível a triste sina deste país, com os mais jovens, qualificados, a terem de fugir para o estrangeiro frustrados com as expetativas de vida.

    No Coliseu dos Recreios cantavam assim os "Deolinda":

    E fico a pensar: que mundo tão parvo
    onde para ser escravo é preciso estudar.

    Sou da geração "casinha-dos-pais",
    Se já tenho tudo, p´ra quê querer mais?
    Que parva que eu sou!

    (...)

    Sou da geração "vou-queixar-me-p´ra-quê?"
    Há alguém bem pior do que eu na tv.
    Que parva que eu sou!

    Sou da geração "eu-já-não-posso-mais-que-esta-situação-dura-há-tempo-demais!"
    E parva não sou!


    Logo de seguida veio a troika e, sem dinheiro no bolso, preso às amarras do acordo, o convite generalizado a emigrar.

    Hoje, volvidos 13 anos e quase 9 de governação com o PS, já desprendidos das amarras do acordo da troika do qual se saiu com muito sacrifício, mais até do que aquele que era necessário, uma boa parte dos jovens continua a fugir - o assunto faz capa de notícia nos jornais.

    E nós, na justiça, continuamos assim ...

    ResponderEliminar
  13. Vamos lá ver, a tutela insiste em manter os tribunais com falta de pessoal e sabe muito bem que mais de metade dos funcionários está perto e já ultrapassou a idade dos 60 anos. estão á espera de quê? Que essa gente se inscreva em força em ações de formação? Por isso não querem negociar a aposentação diferenciada, devem estar a pensar em prolongar a vida de trabalho até aos 70.
    Assim, ainda temos muita vida de trabalho pela frente e tempo para umas ações de formação.
    Tenho 61 e 35 de serviço, quero é que me deixem em paz. Já dei muito a isto.
    Metam mas é gente nova e ai sim, valorizem a carreira como deve ser.

    ResponderEliminar
  14. Querem bifinhos do lombo ao preço da bifana de porco ...


    ResponderEliminar
  15. já estás reformado e não sabes que fazer.
    faz-te à vida

    ResponderEliminar
  16. Somos todos "parvos" e "otários" ...

    Ontem mesmo, no Parlamento, foi aprovado o aumento das ajudas de custa para os senhores deputados - sem debate (na generalidade ou na especialidade) e com o acordo de todos os partidos (facto singular) - com efeitos retroagidos a agosto de 2023.

    Apressaram-se pois a coisa meche com o bolso de todos os que por estes dias se andam a digladiar por um lugar ... onde a palavra ganha descrédito, se perde a ética, e se banaliza a mentira que comumente se aceita nas campanhas de lavagem cerebral que já proliferam como diabos à solta.

    Não digo que não tivesse de ser feito, mas convenhamos que quando o assunto respeita ao bolso dos que decidem ou ao saco onde mechem "todos se apressam num consenso generalizado para que nada lhes fuja da mão"!

    É sabido que a ânsia pelo poder corrompe as pessoas!

    Que parvos ... que otários ... que somos!

    ResponderEliminar
  17. Formações ridículas que só servem de tachos a um certo grupinho de oficiais de justiça que nunca trabalharam na vida !

    ResponderEliminar
  18. ... sim, assim, a precisar de sangue fresco, de pessoas qualificadas, que sejam também bem remuneradas, que possam ter família, casa própria e vida social!

    ... mas não, preferimos mantermo-nos na mesma situação, a marinar, como os sapos numa panela posta ao lume até atingirmos o ponto de ebulição e nos darmos conta que morremos para a vida quando podíamos ter saltado fora da panela antes desta começar a ferver ...

    ResponderEliminar
  19. Sou da geração "eu-já-não-posso-mais-que-esta-situação-dura-há-tempo-demais!"
    E parvo não sou!

    ResponderEliminar
  20. Olhe que pode estar a violar os deveres plasmados na LGTFP.

    Aconselho a leitura rápida do art.º 73.º n.º 1 al. e) e n.ºs 7, 12 - Deveres, e do art.º 72.º n.º 2 - Direitos.

    Se não fizer a inscrição pode se sujeitar, de forma gratuita e sem justificação, a medida disciplinar que pode ser aplicada por Juiz Presidente ou MMP Coordenador, dentro dos limites dos respetivos poderes.

    Aconselho a inscrição nas ações presenciais e/ou nas de maior abrangência - como seja o Excel (pois sempre aprofunda os conhecimentos pessoais para a sua vida particular).

    O resto é letra ...

    ResponderEliminar
  21. Olhe que pode estar a violar os deveres plasmados na LGTFP.

    Aconselho a leitura rápida do art.º 73.º n.º 1 al. e) e n.ºs 7, 12 - Deveres, e do art.º 72.º n.º 2 - Direitos.

    Se não fizer a inscrição pode se sujeitar, de forma gratuita e sem justificação, a medida disciplinar que pode ser aplicada por Juiz Presidente ou MMP Coordenador, dentro dos limites dos respetivos poderes.

    Aconselho a inscrição nas ações presenciais e/ou nas de maior abrangência - como seja o Excel (pois sempre aprofunda os conhecimentos pessoais para a sua vida particular).

    O resto é letra ...

    ResponderEliminar
  22. Olhe que pode estar a violar os deveres plasmados na LGTFP.

    Aconselho a leitura rápida do art.º 73.º n.º 1 al. e) e n.ºs 7, 12 - Deveres, e do art.º 72.º n.º 2 - Direitos.

    Se não fizer a inscrição pode se sujeitar, de forma gratuita e sem justificação, a medida disciplinar que pode ser aplicada por Juiz Presidente ou MMP Coordenador, dentro dos limites dos respetivos poderes.

    Aconselho a inscrição nas ações presenciais e/ou nas de maior abrangência - como seja o Excel (pois sempre aprofunda os conhecimentos pessoais para a sua vida particular).

    O resto é letra ...

    ResponderEliminar
  23. Você é que tem uma letra!

    Formação para avozinhos! Deixam os OJ em paz!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Sim, baixa por um mês, por já possuímos o atestado de malucos r em trabalhar na ... dos tribunais!

    Doentes da cabeça e entregues à guarda das magistraturas ... os tutores desta gente pouco sã que se comporta como bebés ... berram e estraboucham para fazer ... cócó!

    ResponderEliminar
  25. e sempre a acreditar nos mesmos ...naqueles que nos faltaram ao prometido (o ano passado era o ano dos oficiais de justiça e como já se foi, foi-se também com ele a oportunidade) ...

    Mudança, precisa-se !

    ResponderEliminar
  26. Já me tinha esquecido que os "avozinhos" sabem tudo, mais até que os licenciados (e eu não o sou), precisam lá de explicações ...!?

    Olhe, aos velhinhos já se permite dizerem e fazerem tudo, estão, muitos deles, num processo de demência do qual não se dão conta!

    ResponderEliminar
  27. Dizer, porque me esqueci, que aos novos, por outro lado, toleram-se-lhes as parvoíces!

    ResponderEliminar
  28. E os 10%, que há muito estão em letra de lei (lei morta) ... nicles batatóides ...

    ResponderEliminar
  29. Na altura própria - a de fazer a cruz - é preciso crucificar quem nos mantém numa peregrinação pela inclusão dos 10% há um quarto de século ...!

    ResponderEliminar
  30. ... a pensar: que mundo tão parvo onde para ser escravo é preciso estudar.

    ResponderEliminar
  31. ... em modo leasing ... para quando tiverem os quilómetros gastos se trocarem ... por zero quilómetros ...

    os jovens não são otários, preferem emigrar a uma vida de escravos!

    ResponderEliminar
  32. Não tenho dúvida de que a carreira tem de ter técnicos superiores e outros que o não são, de acordo com a sua formação académica e todos os que o não sejam devem poder fazer formação adequada para o vir a ser. Também os que tenham muitos anos de serviço, isso deve ser tido em conta para a respetiva correspondência. As ações de formação deviam fazer parte do sistema de avaliação de todos correspondendo-lhes uma pontuação. Tudo devidamente pensado e integrando o novo estatuto.

    ResponderEliminar
  33. Engano crasso.

    Cabe ao COJ exclusivamente essa função.

    Essa figuras podem, sim, reportar irregularidades, como é seu dever.

    ResponderEliminar

  34. A maioria das acções de formação - desde há muitos anos - só servem para sacar dinheiro a Bruxelas.

    O resto, são tretas!

    ResponderEliminar
  35. Veja o art.º 101.º, n.º 1, al. k) da LOSJ - quanto ao MPC Coordenador

    Veja o art.º 94.º, n.º 1, al. c) da LOSJ- quanto ao J Presidente

    ResponderEliminar
  36. Ora, palavras tão sábias, essas as que disse ...

    ResponderEliminar
  37. Assim mesmo ...

    ResponderEliminar

  38. Tal dinheirito... tal trabalhito...!

    ResponderEliminar
  39. INE confirma inflação anual de 4,3% em 2023.

    Lá se foi, mais uma vez, o poder de compra dos funcionários públicos!

    Ano, após ano, tem sido assim!...

    Este Socialismo de Caviar,
    dá-nos com uma mão e tira-nos com as duas.


    ResponderEliminar
  40. Mais um que nem quererá formação nem está informado pelo que escreveu. A inflação não é só cá, aumentou em toda a Europa e daí o BCE ter aumentado os juros desde há muitos meses porque acha que é a soluçāo .
    Açőes de formação:
    Todas nunca serão de demais, mas há uma que gostei especialmente de ver que não foi esquecida e tem o tema de " Escrita Eficaz ". -

    ResponderEliminar
  41. Desejo que a publicação de hoje tenha um imenso alcance e que os oficiais de justiça se consciencializem que se as formações fossem algo bom não nós, elas não nos eram dadas!!

    ResponderEliminar
  42. *e fossem algo bom para nós

    ResponderEliminar
  43. Vão ocorrer promoções em 2024. Inscrevam-se na formação.

    Primeiro prémio, uma cenoura 🥕 por serem tão burros!

    Segundo prémio, um presunto do formador por lhe darem justificação para ganhar o que ganha em ajudas de custo.

    É só artistas e gente estranha nos tribunais.

    Maus colegas, ambiente laboral pérfido.

    Fruto, grande parte, de "Velhos do Restelo" a mais.

    ResponderEliminar
  44. É sexta feira!

    Lá vou eu mais a parceira para o Onlyfans dar umas para voyeur's e ter prazer dobrado.

    O do êxtase e o dos €€€.

    Experimentem!

    Comprem máscaras no chinês.

    A dar o litro em part-time 2800€/ mês.

    Está bom para Oficial de Justiça.

    P.s.
    Com algemas ao barulho rende mais €€€.

    Tivemos uma noite com toga rendeu 650€ em 6000 visualizações.

    ResponderEliminar
  45. Mais um supostamente informado que não sabe ler dados.
    Expresso:
    "
    ECONOMIA

    Governo espanhol sugere aumento de 3,5% aos funcionários públicos
    O Ministério das Finanças espanhol irá propor um aumento de 3,5% para 2023 aos funcionários públicos na reunião que irá realizar esta quarta-feira com os sindicatos. Em Portugal, António Costa sinalizou uma subida de 2%..."

    A inflação em Espanha em 2023 foi de 3,1%.

    A inflação não foi só cá, foi generalizada, mas com valores diferentes nos diversos países.

    Mas os aumentos salariais também variaram nos diversos países, para alguns foram superiores a taxa de inflação, para outros, como nós, foram inferiores a taxa de inflação.

    ResponderEliminar
  46. Não preciso que nenhum sindicato decrete greve à formação, eu próprio já a faço há bastante tempo. A última a que fui foi-me imposta pela dgaj e só há terceira convocatória e sob ameaça é que lá pus os pés. Não sinto qualquer motivação nem estímulo para frequentar seja o que for. Das 9 às 17 cumpro exemplarmente o meu trabalho porque, pese embora seja mal pago é para isso que me pagam, mas o meu nivel de demissão silênciosa já é tal que não quero saber de absolutamente mais nada.

    ResponderEliminar
  47. Disse tudo!

    Deve ser essa a nossa atitude!!

    ResponderEliminar
  48. Eu já me inscrevi. Acho que consolidar conhecimentos é sempre uma mais valia, principalmente onde temos mais dificuldades.
    Aplica-se a todas as áreas e esta não é, nem deve ser uma excepção.

    ResponderEliminar
  49. Cada vez me convenço mais que os oficiais de justiça são quase todos uns kalimeros.
    Sempre a lamentarem-se.
    Já experimentaram tomar uma atitude RADICAL:
    trabalhar das 9h00 às 12h30, das 13h30 às 17h00.

    Eu sei que é uma proposta RADICAL, mas se não nos dermos ao respeito, ninguém nos respeitará.

    Fiquem com este pensamento como se fosse uma semente lançada à terra, pode ser que germine.

    ResponderEliminar

  50. Parece que é altamente contraditório.
    Por um lado exigem aos básicos (somos tratados com tal) profundos conhecimentos técnicos e depois as compensações são iguais ao pessoal que exerce funções sem qualquer complexidade.
    Algo está errado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário