Foi uma boa jornada de luta

      As concentrações de Oficiais de Justiça de ontem foram um sucesso em termos da grande adesão que tiveram em todas as cinco cidades, embora, como é óbvio, em umas com mais Oficiais de Justiça do que em outras.


      A seguir deixamos muitas fotografias ilustrativas das concentrações e, a final, ainda alguns vídeos.


      Queremos realçar dois ou três aspetos que caracterizaram esta iniciativa:


      Desde logo o rigor das autoridades policiais do Porto, tal como já aqui anunciamos, que não permitiram a concentração dos Oficiais de Justiça mesmo em frente ao Palácio da Justiça, porque a lei de facto assim determina em relação a edifícios de órgãos de soberania, pelo tiveram de se afastar cerca de 100 metros, para o outro lado da rua, nada que desmotivasse os Oficiais de Justiça que ali se concentraram. Em frente ao Palácio concentraram-se meia-dúzia de polícias, a tomar conta. Curiosamente esta imposição e rigor não ocorreu junto de outros tribunais, como em Faro, Ponta Delgada ou Funchal, cujas concentrações foram igualmente comunicadas e decorreram junto aos locais que, afinal, são os locais de trabalho dos manifestantes.


      Também como aqui anunciamos, quando se soube que os professores fariam uma marcha no mesmo dia e que tal marcha terminaria na Assembleia da República, na mesma tarde em que a concentração dos Oficiais de Justiça se realizava, essa coincidência acabou, como pressagiámos, por não ser um contratempo, mas uma vantagem. A máquina dos professores está muito mais oleada e houve uma grande solidariedade dos professores para com os Oficiais de Justiça, e vice-versa, partilhando o espaço e mesmo os meios sonoros dos professores que, curiosamente, até detinham um elemento feminino com um bom disfarce de deusa romana da justiça, com quem os Oficiais de Justiça gostaram de tirar algumas fotos.


      Por fim, queremos realçar ainda a ação individual espontânea de um Oficial de Justiça que decidiu prolongar a sua manifestação defronte à Assembleia da República, ali permanecendo em vigília noturna. Dias antes comprou uma tenda de campismo e acabou por ali montar a tenda para passar a noite. Acabou acompanhado por outros Oficiais de Justiça e até por um agente da PSP. A noite foi longa e o sono faltou.


      Estiveram presentes representantes dos dois sindicatos nas concentrações e em Lisboa esteve presente o presidente do SOJ que fez uma breve intervenção através da aparelhagem sonora emprestada pelos professores.


      Os Oficiais de Justiça detêm, no seu seio, gente assim, inconformada e com muita vontade de agir, intervindo para provocar mudança. No entanto, esta “gente assim” é uma minoria. Num universo de quase 7500 Oficiais de Justiça, a soma de todos os participantes nas cinco cidades não chegou sequer aos mil Oficiais de Justiça, pelo que é óbvia que a dimensão desta e de outras mobilizações, afinal, estão perfeitamente alinhadas e justificam as reivindicações conquistadas.


      Passemos agora às imagens e aos vídeos das concentrações.


LISBOA – Imagens da concentração junto à Assembleia da República


17FEV2024-Lisboa1.jpg


17FEV2024-Lisboa2.jpg


17FEV2024-Lisboa3.jpg


17FEV2024-Lisboa4.jpg


17FEV2024-Lisboa5.jpg


17FEV2024-Lisboa6.jpg


17FEV2024-Lisboa7.jpg


17FEV2024-Lisboa8.jpg


17FEV2024-Lisboa9.jpg


17FEV2024-Lisboa10.jpg


17FEV2024-Lisboa11.jpg


17FEV2024-Lisboa11A.jpg


AÇORES – Imagens da concentração junto ao Tribunal de Ponta Delgada


17FEV2024-Acores1.jpg


17FEV2024-Acores2.jpg


FARO – Imagens da concentração junto ao Tribunal de Faro


17FEV2024-Faro.jpg


MADEIRA – Imagens da concentração junto ao Tribunal do Funchal


17FEV2024-Madeira1.jpg


17FEV2024-Madeira2.jpg


17FEV2024-Madeira4.jpg


PORTO – Imagens da concentração no jardim em frente ao Palácio da Justiça do Porto


17FEV2024-Porto1.jpg


17FEV2024-Porto2.jpg


17FEV2024-Porto4.jpg


17FEV2024-Porto5.jpg


17FEV2024-Porto6.jpg


17FEV2024-Porto7.jpg


17FEV2024-Porto8.jpg


17FEV2024-Porto9.jpg


LISBOA – Vigília com uma tenda junto à Assembleia da República


17FEV2024-Lisboa12.jpg


17FEV2024-Lisboa13.jpg


17FEV2024-Lisboa14.jpg


17FEV2024-Lisboa15.jpg


17FEV2024-Lisboa16.jpg


17FEV2024-Lisboa17.jpg


17FEV2024-Lisboa18.jpg


17FEV2024-Lisboa19.jpg


17FEV2024-Lisboa20.jpg


17FEV2024-Lisboa21.jpg


Seguem 10 vídeos gravados em Lisboa e no Porto











Comentários

  1. Menos de 1000, muito menos... o que é revelador do grande problema dos Oficiais de Justiça. Uma classe maioritariamente desinteressada de lutar. Há mais presenças quando é para ir ao circo. Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Como se pode agora constatar, a culpa não é dos sindicatos, mas sim de uma classe subserviente e acomodada.

    ResponderEliminar
  3. E não venham agora argumentar que se houvesse transporte pago a adesão seria massiva. É uma falácia. Viu-se bem o que aconteceu no plenário de Santarém, com tudo pago e nem chegaram a mil.
    Também tenho outro reparo: Os mais jovens são dos que se interessam menos. O que não deixa de ser estranho.

    ResponderEliminar

  4. É um bom começo.

    Pena não se fazer assim, quando há audiências com arguidos de colarinho branco, de peixe graúdo.
    Aí sim dava visibilidade.

    Porque será que sindicatos não incentivam e não aparecem nessas ocasiões de mais mediatismo??

    ResponderEliminar
  5. Tem toda a razão! E também para haver mais repercussão deveria o oj que montou a tenda permanecer lá uma semana. Bem sei que não é fácil, mas seria um caso a combinar entre dois oj de Lisboa. Fica a ideia. Faziam companhia um ao outro. Nada de greves de fome.

    ResponderEliminar
  6. E ir dormir a casa. Bastaria o dia para chamar a atenção dos meios de comunicação.

    ResponderEliminar
  7. Manifestação dos quase-aposentados.

    ResponderEliminar
  8. Muito bem !!
    Os frágeis fios que ainda seguram isto tudo, ainda se aguentam todos os dias por causa destes profissionais.

    Estes mesmos fios vão-lhes entretanto, dilacerando a pele das mãos, do corpo e da alma.

    E no entanto, estoicamemnte, lá vão resistindo.

    E outras classes vão-se encarregando de fazer exatamente o contrário, destruindo a credibilidade da instituição, a própria democracia e liberdade dos cidadãos, com tempos de prisão inexplicáveis e guerras e guerrilhas da vaidade, numa realidade que nos reporta a Tom Wolfe, investigações para as TV´s mal conduzidas e mal planeadas e por aí fora.

    Fala-se muito de brio e empenho devido. Mas estas palavras vêm do alto de salários de 4 e 5 mil euros (e mais). Os recentes acontecimentos são prova inequívoca de que nos devemos questionar sobre se realmente são valores justos, estes salários.

    ResponderEliminar
  9. Qual é o sentido de uma manifestação com um governo em gestão e uma AR dissolvida?
    Até se torna ridículo para toda a classe.
    Façam isso com um Governo em funções e, aí sim, estarei na primeira linha

    ResponderEliminar
  10. Mas os sindicatos não apoiaram? Até marcaram presença para as câmaras de televisão. O problema é o descrédito que se vive e também muito comodismo.

    ResponderEliminar
  11. Manifestação dos que têm dois dedos de testa, ganhos com o tempo, pois quando eram novatos eram tão ignorantes quanto são os de agora, embora sem as manias e ares de superioridade atuais

    ResponderEliminar
  12. Claro que sim. Façam isto quando estiver melhor tempo e lá estarei. Façam isto quando vierem as andorinhas e lá estarei. Façam isto quando não estiver de diarreia e lá estarei

    ResponderEliminar
  13. O Lider dos Folhetos Sindicais18/2/24 13:37

    Por falar em diarreia, aqueles folhetos do SFJ servem para que ?

    Nem para limpar o traseiro, pela imagem colocada, não havia nada visualmente mais apelativo ...

    Parece um documento saido dos anos 90 feito no saudoso News, ....

    Porra nem um folheto em condições são capazes de fazer

    ResponderEliminar
  14. Não foi o SFJ a fazer. Foram OJ amadores nestas lides sindicais e fizeram o melhor que sabiam e bem melhor do que aqueles que não fizeram nada

    ResponderEliminar
  15. Realmente dá que pensar..
    São a elite das elites neste país e dão com cada barracada que se tivessem um pingo de honestidade intelectual, metiam a viola no saco e desapareciam..

    Nós últimos tempos tenho constatado que está nova casta de magistrados é muito fraquinha...
    Se for preciso puxam dos galões para passar à frente numa fila de um supermercado...
    Sabem os códigos de trás para a frente mas depois falta "aquilo"....

    Curiosamente, vejo muito disso nos "novos" colegas...
    Muita preparação, muito estudo, muito conhecimento mas depois bem espremido não saí muito sumo....

    ResponderEliminar
  16. Antes de se fazer figuras ridículas, é melhor informar-se....
    Pelo menos estão a lutar...
    Ganharam alguma coisa?
    Talvez não, mas estão a lutar e juntaram centenas de colegas.
    Sempre é melhor que ficar em casa a debitar lugares comuns...

    ResponderEliminar
  17. Eu volto aqui a lembrar,
    860,00€ de salario bruto inicial para oficiais de justiça.
    900,00€ limpos só de suplemento de casa para juizes.
    Até 700,00€ subsidio de risco para a PJ.
    A chain is as strong as its weakest link.
    Quando a corrente rebentar vai ser para todos.

    ResponderEliminar
  18. Os novos magistrados são fracos. Os novos OJ são fracos. Ainda bem que V. Exa. existe nos tribunais.

    ResponderEliminar
  19. É entrar numa dessas carreiras.

    ResponderEliminar
  20. Isso não é resposta!

    ResponderEliminar
  21. Mas comparar carreiras que nada têm a ver, é pergunta… certo.

    ResponderEliminar
  22. Ou melhor, afirmação (não se vá perder em pormenores).

    ResponderEliminar
  23. Hoje não que joga o Sporting

    ResponderEliminar
  24. Será que sao eles que têm ares de superioridade ou os restantes que têm complexos de inferioridade.
    Se é para generalizar temos que ponderar de que lado está o problema.

    ResponderEliminar
  25. tb concordo, daquela casta aprimorada já não há muitos exemplares.😁

    ResponderEliminar

Enviar um comentário