A chama periclitante ao fundo do túnel

      Hoje é feriado municipal em 14 municípios do país e os municípios são estes: Aljustrel, Alvaiázere, Amares, Cascais, Estarreja, Ferreira do Zêzere, Lisboa, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Vale de Cambra, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Famalicão, Vila Real e Vila Verde.


       O Supercalendário do Oficial de Justiça tem identificados todos os feriados municipais, regionais e nacionais e, caso ainda não o tenha descido, obtenha-o acedendo à seguinte hiperligação: “Calendário OJ 2024”.


      Amanhã, sexta-feira, já não há greve na parte da manhã, por ter sido desconvocada pelo SFJ, mantendo-se a greve de todas as tardes do SOJ. Nos destaques permanentes na nossa página, antes do artigo diário, encontra a listagem das greves ativas sempre atualizadas e, neste momento, só lá estão duas inscritas como ativas:


      –(1)– A greve do SOJ de todas as tardes, das 13H30 às 24H00 e
      –(2)– A greve do SFJ da hora de almoço (das 12H30 às 13H30) e depois das 17H00.


      Nenhuma destas greves têm serviços mínimos e ambas estão decretadas por tempo indeterminado.


      Os Oficiais de Justiça esperam que o SOJ reponha as greves das manhãs, porque precisam de voltar a ter a força que o SFJ lhes retirou e o presidente do SOJ já fez declarações à comunicação social nas quais não descartava essa hipótese.


      Perante a possibilidade do SOJ vir a decretar as greves das manhãs, muitos Oficiais de Justiça mostraram satisfação pela ideia, manifestando desejo para que tal aconteça o mais depressa possível, ainda antes da próxima reunião do SOJ com o MJ/Governo, sugerindo, e aqui damos nota disso, de que o aviso prévio deveria ser emitido imediatamente para ser remetido também à ministra da Justiça e aos demais elementos do Governo presentes nas reuniões, repondo a força que foi retirada aos Oficiais de Justiça, força essa que nunca antes tinham tido nesta dimensão que tanto apavorou o Governo.


      Uma vez que a ministra da Justiça se encontra no estrangeiro por estes dias, é perfeitamente possível voltar a ativar a greve para as manhãs, com os mesmo serviços mínimos anteriores nos mesmos dias, pois já antes assim foi aceite pelos colégios arbitrais, embora sem a dependência limitadora da necessidade das diligências agendadas.


      Os Oficiais de Justiça que manifestaram opinião sobre este assunto da reposição das greves das manhãs, consideram que essa seria uma boa forma de retomar a negociação para o robustecimento do já acordado com o SFJ.


      Ou seja, apesar de os Oficiais de Justiça estarem de mãos atadas com o “contrato” que o SFJ assinou com o MJ, não sentindo agora o Governo nenhuma pressão, nem necessidade, para negociar seja lá mais o que for, por considerar que o “contrato” satisfaz cerca de 90% dos Oficiais de Justiça, ainda assim, apesar dessa enorme dificuldade, a impossibilidade absoluta ainda não está confirmada.


      Não há luz ao fundo do túnel, há apenas uma ténue chama periclitante de um fósforo, mas, enquanto não se apagar, há chama.


      Isto não significa que se encete nenhuma “guerra” de opiniões clubísticas, significa apenas que se faça o trabalho expectável para o qual os associados pagam quotas, independentemente do resultado que se venha a alcançar. O que é preciso é tentar, não desistir e não defraudar ninguém.


      A este propósito publicou o SOJ uma nota, subscrita pelo seu presidente Carlos Almeida, na qual diz o seguinte:


      «Por estarmos a viver um momento difícil, e complexo, o SOJ apela a todos os Oficiais de Justiça, para que se afaste alguma "animosidade", nomeadamente nos comentários, entre colegas.


      Todos sabemos, pelo menos os que querem, o que aconteceu. Mas agora há que agir (muitos colegas têm-no feito), e preparar "armas" para o difícil combate, contra as más propostas que nos foram apresentadas. O SOJ vai voltar a reunir com o Ministério da Justiça, para continuar a negociar a matéria do suplemento.


      De recordar que o SOJ afirmou, e mantém, após a primeira reunião com a Senhora Ministra da Justiça, que não nos interessam os rostos, interessam-nos mais as políticas. Quando são más, como aquelas que nos são apresentadas, temos de as combater.


      Assim, se reitera o apelo para que nos concentremos em fortalecer a luta, para que se alcancem os resultados pelos quais temos lutado. Bem hajam a todos!»


FosforoSentado2.jpg


      Fonte: “SOJ-Info-FB”.

Comentários

  1. Obrigado SOJ

    Não aceitar migalhas
    As policias não aceitam 300€ mês e SFJ aceitou 30€ ??

    Vergonha

    ResponderEliminar
  2. Rei dos Oficiais de Justiça13/6/24 08:54

    Bom dia caros formandos bem-vindos a mais uma aula.
    Aula n. 8

    Quais são as entidades e as carreiras da função pública que recebem mais suplementos?
    As forças de segurança e as forças armadas são as entidades onde o Estado mais gasta em suplementos, seguidas da direção geral e dos institutos públicos – juntos, concentram 90% da despesa do Estado.

    Dentro destas categorias, é a PSP quem reúne mais encargos com complementos salariais (representando 17% da despesa). Segue-se a Autoridade Tributária e Aduaneira, o Exército, a GNR e a Marinha. Juntas concentram mais de 54% dos encargos do Estado com subsídios salariais.

    As carreiras que mais suplementos recebem, em termos de subsídio, são os oficiais e os sargentos das forças armadas, seguidos dos guardas da GNR, dos praças das forças armadas, dos médicos, dos diplomatas e dos guardas prisionais. Os oficiais e sargentos das forças armadas representam, em conjunto, mais de 15% da despesa total em suplementos. Os dados da secretaria de Estado da Administração Pública, no entanto, não discriminam em termos de número absoluto dos suplementos recebidos por cada ramo da função pública.

    Antes de iniciarmos venho alertar que tenham cuidado com o nosso inimigo professor que anda desesperado para descredibilizar as aulas mas não fundamenta com a lei... é mentiroso

    ResponderEliminar
  3. Para já um maior equilíbrio entre os 2 sindicatos poderia ser importante na mesa das negociações!

    Agora, temos é de ter um calendário, que se quer curto, de negociações, começando o novo estatuto pelo reforço salarial, e progredindo para outras matérias!

    Como estamos com anos e anos de atraso desse "novo" estatuto, as reuniões devem ser semanais, eventualmente bi-semanais, a fim de acabar de vez com o fadinho...

    ResponderEliminar
  4. Rei dos Oficiais de Justiça13/6/24 09:19

    Caros formandos hoje vamos ter duas aulas.

    Aula n9

    Suplementos


    Ao analisarmos o artigo n. 88 do oficial de justiça estamos perante um único artigo com .

    Assim convido a todos a consultarem o estatuto dos guardas prisionais, da PSP dos magistrados.

    Iram verificar que todos têm cerca de vários artigos com os mais diversos suplementos.

    Ou seja como afirmou a ministra da justiça o suplemento tem que ser integrado no estatuto a par do que acontece com as outras classes, seja a 12 meses ou 14.

    TPC- será que os sindicatos não têm conhecimentos jurídicos para entender isso?

    ResponderEliminar
  5. A chama já se apagou quando foi feito o acordo com o sindicato que representa cerca de 90% dos oficiais de justiça.
    Tal como a greve aos atos foi calmamente negociada e abafada com esse mesmo sindicato.
    O SOJ nesta fase não tem forma de dar a volta ao que já está feito.
    Mesmo que marque greves, as mesmas terão uma adesão pouco significativa, devido ao menor numero de associados.

    ResponderEliminar
  6. Aula de cultura popular para o auto intitulado líder ou rei dos licenciado, aka “o iletrado”

    Como hoje é dia de Santos Populares deixo uma pérola da nossa cultura popular para o inefável líder dos anónimos

    “Uma mosca sem valor
    pousa com a mesma alegria
    na careca de um doutor
    como em qualquer porcaria.”― António Aleixo

    E um conselho de quem anda há muito tempo a lecionar: pode usar textos da imprensa como suporte a uma aula, mas nesse caso convém ter atenção a alguns detalhes:
    - não usar como fonte a primeira coisa que lhe aparece no Google
    - citar a origem do texto
    - acrescentar algo da sua lavra
    - não citar partes descontextualizadas, incompletas ou sem interesse


    TPC: Enquanto arruma processos no arquivo, recitar em voz alta: eu nem para mim sei, quanto mais para dar aulas

    ResponderEliminar
  7. O Chefe do líder13/6/24 09:41

    Jà arrumaste os processos do arquivo ?

    ResponderEliminar
  8. eheheh

    ao menos descontração no meio de tanta miséria que assola os OJS

    força

    ResponderEliminar

  9. Equilíbrio só agora?

    Um acorda na véspera de véspera e está feito.

    Não saímos disto há décadas.
    Contratem o tipo do STOP tal como os professores.

    Tristeza de carreira.

    ResponderEliminar

  10. O importante é não parar a luta, não desarmar.

    E esses 90% será que são mesmo 90%?

    Pois é! serão mesmo?

    ResponderEliminar
  11. As greves nao são realizadas pelos associados. Andamos anos nisto, sem aprender nunca. As greves são feitas por todos, sejam associados de um, de outro ou de nehum sindicato.

    ResponderEliminar
  12. Muito bem !!

    Isto é que é uma aula !!

    De saber ser e de saber estar.

    ResponderEliminar
  13. Ora aí estão duas boas perguntas.
    Os oficiais de justiça que não pertencem a nenhum sindicato e os sindicalizados no SOJ, representam só 10%? Tenho bastantes dúvidas, mas alguém com conhecimento de causa, que se pronuncie indicando números concretos.
    Tenho a certeza que há por aqui alguém que pertence à "cúpula" dos dois sindicatos, e que nos pode responder a esta dúvida, informando o número de sindicalizados há data atual.

    ResponderEliminar
  14. Mas isto agora tem de ser fidelidade às diretivas dos sindicatos quanto a fazer greve?
    Eu nao sou sindicalizado em nenhum dos dois e faço as greves que me parecem justificadas seja lá qual for o sindicato. Era o que havia de faltar receber ordens sindicais. Nem sindicatos nem partidos políticos.

    ResponderEliminar
  15. O SFJ é mesmo um sindicato do sistema. Existe para controlar o descontentamento, sempre fiel à linha governamental.
    Nao gosta de afrontar o poder seja que partido for.
    Ao menor sinal de pressão vimos o que acontece, o sacrificio dos direitos dos oficiais de justiça.
    Quanto ao SOJ ainda não sei se será muito diferente mas é certo que tem as suas linhas vermelhas também impostas pelo poder.
    As coisas são assim e sempre foram, o poder de reivindicar depende de quanto o poder esta disposto a dar.

    ResponderEliminar
  16. O Professor13/6/24 11:34

    Aula de cultura popular para o auto proclamado rei dos licenciado, aka “o iletrado”

    Quando um palhaço se muda para um palácio, o palhaço não se converte num rei. O palácio é que se converte num circo (provérbio turco).

    TPC: Traduzir para português correto a frase: «Iram verificar que todos têm cerca de vários artigos».
    Mas só depois de arrumar os processos no arquivo.

    ResponderEliminar
  17. Já sabem da última novidade?!

    ResponderEliminar
  18. Concretize por favor!

    ResponderEliminar
  19. Já soube. Não fiquei nada supreendido.

    ResponderEliminar
  20. Exactamente. Foi o que eu disse aqui.
    Não me surpreendeu nada, acho que já estávamos todos à espera.

    ResponderEliminar
  21. Será que o Marçal pediu a demissão?!!

    ResponderEliminar
  22. Última novidade?!!

    Essa é nova!

    Há duas semanas que sei disso!

    ResponderEliminar
  23. Isso o quê?

    ResponderEliminar
  24. É preciso encontrar e por em práticas novas formas de luta!

    A discussão do estatuto não vai ser fácil e existem fronteiras que não podem ser ultrapassadas.

    As novas admissões até podem ter novas regras mas estas (regras) não se podem aplicar a vínculos anteriores.

    É bom começar de imediato a fazer um caminho que tem que ser feito!






    ResponderEliminar
  25. Muito se fala do Marçal, mas e os que estiveram na reunião, pois a foto tem muitos para lá do Marçal, esses não são também responsáveis?
    Parece que querem estar entre os pingos da chuva, mas devem também sair, se tiverem vergonha.

    ResponderEliminar
  26. Sim, não foi só o Marçal, os que lhe estão mais próximos e participaram também devem sair.

    ResponderEliminar
  27. Já há colegas à espera do disparate do Rei e da Lição subsequente...
    É quase uma "cena" de culto....

    Abraço

    FF

    ResponderEliminar
  28. Tony Beirão13/6/24 14:55

    Mas com tanta greve nos últimos anos, as mesmas tornaram-se banais e sem importância para a população em geral.
    Nos últimos tempos, as únicas duas greves que fizeram mossa, foi a dos atos e a das manhãs do SFJ que, por diversas vezes deu noticias sobre os oficiais de justiça.
    Estas rapidamente foram resolvidas de uma forma brilhante pelo governo.
    E já agora, podiam dar números sobre a greve das tardes, qual o seu verdadeiro impacto.
    Aqui onde trabalho (Algarve) nem se nota.

    ResponderEliminar
  29. O Chefe do líder13/6/24 15:09

    Enquanto ele não arrumar os processos do arquivo não pode vir aqui dizer mais parvoíces.

    ResponderEliminar
  30. Calma que O CHEGA está a chegar para resolver a situação!

    ResponderEliminar
  31. Ai sim, que acordo fez com o seu amor PS desta vez?
    Socialismo e Nacional Socialismo juntos, só pode dar caca.

    ResponderEliminar
  32. Caca por caca

    Chega

    ResponderEliminar
  33. Na senda das lições do nosso venerando Rei, deixo-vos aqui um pequeno excerto de um concurso público por mobilidade para a carreira de assistente técnico do IRN que saiu no DR no dia de ontem (12.06):

    "Acresce à remuneração base o suplemento remuneratório de abono para falhas, no valor de 86,29 € (cf. n.º 9 da Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro, na sua redação atual), a todos os trabalhadores que façam atendimento, recebam e manuseiam verbas."

    Bom estudo e até amanhã.

    ResponderEliminar
  34. Assistente técnico a ultrapassar os ojs

    E Continua SFJ atrás de migalhas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário