A réstia de luz

      Sob o título “Reforçar as greves a partir do dia 28-06-2024”, publicou o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) na sua página uma informação, através da qual anuncia a greve das manhãs que se vai iniciar a 28JUN, para reforço da greve das tardes.


      Já aqui abordamos um par de vezes aquele que era um dos apelos dos Oficiais de Justiça ao SOJ, para a reposição das greves das manhãs como medida imprescindível para a pressão necessária sobre o Governo.


      Depois do SFJ ter desistido do trunfo das greves, aquando da assinatura do contrato de rendição dos Oficiais de Justiça, obrigando-os a aceitar os termos estabelecidos da rendição e desistência que o Governo impôs, nos seus precisos limites, chamando-lhe “acordo”.


      A reposição do SOJ, no entanto, é parcial, estando a faltar ainda os demais dias da semana, mesmo que sobre eles viessem a recair serviços mínimos, como é perfeitamente previsível, mas, independentemente da eficácia, há sempre o caráter simbólico que, só por si, tem o seu peso. Por outro lado, o anúncio em separado dos restantes dias, pode ser uma estratégia comunicacional interessante, pelo que se fica a aguardar.


      A nota sindical do SOJ diz assim:


      «Anunciou o Governo, com pompa e circunstância, a assinatura de um acordo com os Funcionários Judiciais afirmando ao País, de forma pouco rigorosa, que tal acordo colocaria termo a “18 meses consecutivos de conflito social”.


      Desde logo esclarecer que as razões desse conflito social se mantêm, pois o Governo nada apresentou, de significativo, para que a situação socioprofissional dos Oficiais de Justiça ou das suas condições de trabalho se alterasse.


      Por outro lado, se o Governo reconhece, e fá-lo, que o conflito decorre há 18 meses, então sabe que foi o Sindicato dos Oficiais de Justiça, que não assinou o acordo, pelo menos ainda, quem tem garantido, com responsabilidade e coerência, a luta que vem sendo travada pelos Oficiais de Justiça.


      De salientar, ainda, que a resolução do conflito é simples e basta ao Governo cumprir com o que defendeu o Partido que suporta o Governo, PSD, em anterior legislatura, ou cumprir o Programa Eleitoral apresentado aos portugueses.


      Não o tendo feito, até ao momento, os Oficiais de Justiça, assumindo as suas responsabilidades, como o fazem invariavelmente, vão reforçar a luta, entrando em Greve, a partir do próximo dia 28 de junho, às quartas e sextas-feiras, entre as 09:00 e as 12:30 horas, por tempo indeterminado, até que as suas reivindicações estejam asseguradas.


      Exigem ao Governo que cumpra os seus deveres e obrigações constitucionais, em prol da realização do Estado de Direito Democrático.


      Reivindicam, nesta ação de luta:


      .1. A revisão da Tabela Salarial anexa ao Estatuto dos Oficiais de Justiça;


      .2. A inclusão no vencimento do suplemento de recuperação processual, com efeitos a 1 de janeiro de 2021, ou seja, o pagamento do valor mensal nas 14 prestações anuais;


      .3. A inclusão da carreira dos Oficiais de Justiça no DL n.º 4/2017 de 6 de janeiro;


      .4. A Abertura de procedimento para promoção e acesso a todas as categorias cujos lugares se encontrem vagos: Escrivão e Técnico de Justiça Adjunto, Escrivão de Direito, Técnico de Justiça Principal e Secretário de Justiça;


      .5. A Abertura de concurso de Ingresso para a carreira de Oficial de Justiça.


      Assim, os Oficiais de Justiça – profissionais que também fazem parte do Órgão de Soberania “os tribunais” (artigo 218.º n.º 3 da CRP) –, na defesa da carreira e do Estado de Direito Democrático, vão entrar em greve, durante as manhãs de quartas e sextas-feiras, das 09h00 até às 12h30, a partir do dia 28 de junho e por tempo indeterminado.»


      No cimo da nossa página estão atualizadas as 3 greves ativas neste momento, já com os dados relativos a esta greve das manhãs, embora só se venha a iniciar na próxima semana e na última sexta-feira do mês em curso.


      Depois da capitulação, renasce agora uma réstia de esperança aos Oficiais de Justiça e é só uma réstia porque o fardo assinado não é leve.


RestiaLuz.jpg


      Fonte: "Info-SOJ".

Comentários

  1. E assim se faz caminho!

    Vamos lá SOJ!

    ResponderEliminar
  2. SOJ

    Ao menos é clarissimo a passar a mensagem.

    Ao menos não deixa cair por terra a luta de mais de 20 anos, a troco de migalhas.

    Vergonha acordarem em nome de todos receber-30 ou 40€ a mais, quando policias não aceitam 300€.

    Nojo acordo.


    ResponderEliminar
  3. Essa dos 30 vs 300 euros avisei-a aqui múltiplas vezes por semana, duas semana antes do acordo!

    Imperdoável!

    Só à conta disso poderíamos ter mais 300 euros mensais no bolso - São 4200 euros anuais!

    Não gosto de utilizar o termo traição, mas muitos aqui já o fizeram, e o sentimento é esse mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Os sindicatos estão vendidos..... e mais não digo.

    ResponderEliminar
  5. Eu só sei que estudei, tirei o curso em Aveiro e toda a vida me preparei para ser chefe e contava ser agora chefe já no próximo movimento.

    Ter a minha secção e os meus funcionários era o sonho de uma vida.

    Como disse ontem com estas ezitacões sobre o estatuto vejo a minha vida andar para traz.

    O acordo do sindicato vai ser rasgado e sem efeito e as negociações do estatuto vão ficar mais uma vez adiadas sabe se lá até quando.

    Vivemos todos neste impace sem sabermos o que o futuro nos vai trazer.

    Sinto me desiludido com tudo isto e preocupado e começo a perder a paciência com tanta coisa que por aqui se escreve sem saber se à ou não à novo estatuto brevemente.

    ResponderEliminar
  6. Sniper da Sé18/6/24 09:45

    Como podemos ver a maior preocupação do SFJ é organizar um passeio e tentar enganar os oficiais de justiça que ainda andam com umas palas, mas vamos ver como vai terminar esta fábula do SFJ.

    ResponderEliminar
  7. "Meus funcionários"....?!!!

    ResponderEliminar
  8. "Eu só sei que estudei..." - mas não foste às aulas de português...
    "ezitações???"
    "andar para traz???"
    "impace???"
    "à ou não à???"
    Que vergonha de OJ.

    ResponderEliminar
  9. O King não falha, está sempre presente.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia.

    Não querendo destoar muito dos comentários que por aqui são feitos, mas pretendendo ser mais incisivo sobre o que pessoalmente me afeta não percebo porque é que não se fala dos desbloqueios das promoções e da reestruturação dos serviços.

    Como é que é possível que quase 50% das chefias se encontrem em regime de substituição.

    Desculpem se sou egoísta mas não gosto de hipocrisias e não percebo como é que pessoas, como eu, que me propus aos cursos de Escrivão de Direito, TJ Principal e Secretário, e em todos eles aprovado com notação de relevo - superior a 16 valores - só porque tinha um par de anos na categoria preterido por colegas que nem sequer se propuseram a tais concursos por não quererem assumir maiores responsabilidades que agora, em regime de substituição, assumem de forma desprendida e sem qualquer preparação.

    Não consigo nem posso conviver com estra injustiça em que o mérito não é premiado e só se respeitam as carecas, os dentes amarelos e cabelos brancos. Sem dúvidas que os mais velhos exigem respeito, a sua experiência (a boa e também a má) deve ser tida em conta mas não assim, de forma desmesurada em que parece beneficiar quem deixa passar os anos, assim se mais.

    Será que não vêm que é preciso gente bem preparada nas funções de dirigentes? Ou será que impera aquela velha máxima: perdeu-se um mau trabalhador e ganhou-se um bom mandador!

    Não posso compactuar com esta forma de fazer carreira - ou de não a fazer - em que as amizades favorece uns e a competência desagrada muitos outros.

    É PRECISO UMA REFORMA URGENTE DO ESTATUTO E DOS NOSSOS SERVIÇOS.

    SERÁ QUE SÃO - SOMOS - TODOS CEGOS...

    ResponderEliminar
  11. Quando quem nos representa toma decisões, ou faz acordos, contra os seus representados, o que acontece?

    Imaginem, que eu tenho um gestor de negócios a quem digo para, por exemplo, comprar x número de ações de uma empresa.

    Ele, ao abrigo da representação, não faz o que lhe digo e toma outras opções que se tornam desastrosas, ou até simplesmente na acata o que lhe foi dito, com tudo o que daí pode ocorrer!...

    O que é que configura este comportamento?
    Qual é a sua responsabilidade cível e/ou criminal?

    E se foram os sindicatos? O que muda? Se é que muda!...

    Eu penso que nada muda, a responsabilidade é a mesma, mas ... e o que vocês pensam?





    ResponderEliminar
  12. O André Ventura dos oficiais de justiça!

    ResponderEliminar
  13. Quantas greves (dias de greve) declarou o presidente do SOJ à DGAJ para efeitos de desconto no vencimento, em solidariedade com os colegas que as fazem/fizeram??????

    E já agora o presidente do SFJ.

    Interessante saber, não?

    Ou é só mandar os outros fazer SACRIFÍCIOS?

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente com o colega. Aliás, acrescento ainda, que na minha opinião, para ser Escrivão de Direito, para além do curso de escrivão, deveria ser obrigatório testes psicotécnicos e de liderança. Temos pessoas em lugar de chefia que até podem saber muito, mas depois não sabem transmitir o conhecimento, ser assertivos nas orientações e não têm jeito nenhum para lidar com pessoas.

    ResponderEliminar
  15. Quem vai pagar?

    ResponderEliminar
  16. Mas não há ninguém do SFJ que apresente a demissão?

    ResponderEliminar

  17. Acabaram-se as greves. Vamos para convívios!

    Está tudo bem...


    ResponderEliminar
  18. Os policias não querem saber quem paga.

    O prometido é devido e não desarmam.

    O sr Costa se não fizesse a bosta que fez ao aumentar a PJ e o SIS, nada disso acontecia.

    Aumentou-os e irou-se a agora acho muito bem que os outros também queiram!

    Governantes da treta.

    E nós é não desarmar também!

    SOJ
    Não desiludas quem se filiou agora.

    Força!


    ResponderEliminar
  19. Como eu o entendo colega colega.
    Sonho com um lugar de chefia desde o dia que entrei.
    Quando entrei prometi á minha mãe que chegaria a chefe antes dos 32 anos de idade.
    Estou quase a fazer 35 e não saímos disto.
    Greves e mais greves e não avançamos.
    É o desânimo total

    ResponderEliminar
  20. comentário das 9.35 - deixe de enganar as pessoas. aposto como não andou na universidade de aveiro e o tipo de texto só serve para denegrir as capacidades de tais Colegas. Que infeliz classe. Deve ser um chico(a) esperto(a) mas com uma frustração e complexo de índole variada que só deve de estar à espera de uma qualquer "promoção" baseada na antiguidade.

    ResponderEliminar
  21. Pois...todo este impasse dá jeito a muita gente.

    ResponderEliminar
  22. Você não é de Aveiro, é um mentiroso desestabilizador que só quer pôr uns contra uns outros.
    Faz o comentário e a seguir critica.
    Não se deixem levar por esta mentira pegada.
    Logo se percebe pelo discurso.
    Mentiroso e covarde.

    ResponderEliminar
  23. Compreendo a justeza das coisa,

    mas isso de se prometer à mãe ser chefe tem muito que se lhe diga.

    enfim

    ResponderEliminar
  24. E verticalidade para isso?!!!!!

    ResponderEliminar


  25. Paguem o que devem e coloquem o pessoal no escalão devido.

    Ladroagem!
    O dinheiro devia estar a render juros do lado de cá e não do lado do devedor!

    ResponderEliminar
  26. Deixe-se disso, vamos para a guerra!

    ResponderEliminar
  27. Mas será que ninguém leva isto à Comunicação Social?

    Que o MJ deve milhares a milhares de funcionários e não paga?!

    ResponderEliminar
  28. Cambada de invejosos
    Vocês devem ter a quarta classe tirada á noite e vem para aqui por em causa quem andou na universidade de Aveiro a queimar as pestanas
    Tenhão juizinho.

    ResponderEliminar


  29. Verdade!

    Chamem a comunicação social.

    A falta de comunicação é gritante, apesar de o SOJ
    me parecer mais assertivo e clarificador de ideias.

    ResponderEliminar
  30. Não deve ter consciência da ilicitude do que escreve

    ResponderEliminar
  31. Tem toda a razão como diz o povo
    Para trabalhar todos servem...
    Mas para tre um crgo de chefia tem de se ter determinada cataractericas ...que infelizmente muitas pessoas que tem essa função não possuem

    ResponderEliminar
  32. EXACTAMENTE !

    ResponderEliminar
  33. EXACTAMENTE !

    ResponderEliminar
  34. Colega já fiz essa pergunta aqui milhentas vezes e a resposta - que julgo ter sido de gente próxima dos visados - foi a de que é precisamente nessas alturas que mais se trabalha nos sindicatos (...?!), em que se exige maior disponibilidade e se vivem os maiores constrangimentos.

    Resumindo - não descontaram qualquer dia por motivo de greve é o que eu suspeito (e peço desculpa se não é verdade).

    Os carneiros - que somos todos nós - somos uns verdadeiros otários!

    Um dia destes nasce uma iniciativa paralela à dos sindicatos - que se pautam por atuações infecundas - e paralisam os serviços com aquela intensidade e vigor que interessa a todos menos àqueles, aos sindicatos.

    Só um cego é que não vê o quão premente é a revisão dos Estatutos, da nossa carreira.

    Com a falsa ideia de que ninguém fica para trás estamos TODOS, TODOS, TODOS a ficar MUITO para ATRASADOS.

    Deixemo-nos de viver com a ilusão de que pode haver melhorias salariais sem revisão do estatuto, de que podemos ter salários equiparados a salários de Técnicos Superiores, de grau 3 de complexidade, sem ser acompanhado de maior exigência técnica.

    A diferenciação sempre existiu e sempre continuará a existir! Eu nunca vi nenhum problema em quem possui maiores qualificações e competências, pelo contrário vi sempre uma oportunidade de melhorar o funcionamento dos serviços e de crescimento pessoal e profissional.

    É PRECISO DEFENDER ESSA VALORIZAÇÃO E ESSA DIFERENCIAÇÃO





    ResponderEliminar
  35. A Justiça - concretamente os Tribunais - geridos ou dirigidos por magistrados, tendo na tutela o mesmo acompanhamento, dão uma péssima imagem.

    Horas que não são pagas, períodos de descanso que não são respeitados, conteúdo funcional na "galheta", pressão (ou até mesmo assédio) nos locais de trabalho, com comportamentos indignos para quem dá tudo de si, não há tempo para a formação obrigatória (quando no privado se obriga a 70 horas em período de laboração à custa do empregador), enfim é uma vergonha.

    E quem se presta a assumir estas funções, de dirigentes, sem ter condições (leia-se sem lhes darem os necessários recursos) presta-se a um mau exemplo e contribui sobremaneira para o agudizar das situações.

    É urgente a revisão dos Estatutos, é urgente a revisão da carreira

    Estou farto de que nos seja servido sempre o "bitoque" do costume, precisamos de Chefs que cozinhem outro prato, de melhor degustação e não precisa de ser muito caro, apenas com um custo razoável! Será que não há ninguém no MJ capaz de elaborar um projeto que sirva a todos ? Será que são todos habilidosos com as receitas da "Bymbi" e nada mais conseguem elaborar.

    Se não forem capazes disso então é melhor pedir o divórcio outra vez e desta feita sem perdas de tempo!

    ResponderEliminar
  36. Andam todos desprendidos, desligados mesmo, da realidade.

    Todos falam com ligeireza e de forma pouco informada por aqui, e eu sou uma dessas pessoas, mas apenas porque não nos falam com verdade e não nos respeitam.

    Os sindicatos não estão a ser sérios connosco!

    Todos sabemos, por esta altura, que não podemos ficar num limbo, parados no tempo, à espera que alguém dê solução aos nossos problemas.

    Se nem todos nós podemos ser chefes - e eu convivo muito bem com isso - porque é que nos queremos enganar a nós próprios com a lenga lenga de que ninguém fica para trás quando a final ficamos todos muito atrasados em relação a outras carreiras.

    Se há funções de maior exigência então que sejam providos nessas funções os mais qualificados - não percebo porque é que isso aflige muitos colegas - e a quem viu gorada a expetativa de carreira que seja compensado (por exemplo, em termos de escalões).

    Os quadros dos tribunais têm de ser revistos - e isso é um imperativo absoluto - sob pena de sermos inundados por um lodo pantanoso de onde dificilmente se conseguiremos sair.

    Acabem-se com a diferenciação de carreira - judicial e MP - e em seu lugar que se atente e respeita a afinidade e a especialidade (não percebo porque é que não pode haver uma distribuição mais equitativa entre o judicial e o MP, nomeadamente na área criminal, ou até de fam. e menores).

    Conheço locais de trabalho em que os colegas do judicial têm serviço para uma manhã e no MP nem tempo para almoçar quase têm sem que ninguém repare nisso.

    Deixemo-nos de tretas e aceitemos as mudanças que se impõem.

    Não nos deixemos iludir pelas ideias destes dirigentes sindicalistas que se fizeram sem darem provas de mérito apenas tiveram o engenho de nos conseguir ludibriar e nos fazer sócios de uma vida bem boa e muito diferente da vida do oficial de justiça comum.

    Pela mudança já!

    ResponderEliminar
  37. Ok, caro colega, aceita-se o exemplo, mas também há exemplos de Secretárias Judiciais afundadas!

    Não é só o MP, pois não ?!!

    E essa de trabalhar apenas de manhã, só se for no interior, despovoado!...

    Atenção aos exemplos, é que, sabe, eu trabalho no Judicial e trabalho não me falta!

    Respeito por todos, por igual!

    ResponderEliminar
  38. Suplemento do presente mês = 0 €

    ResponderEliminar
  39. Se não és o King disfarçado, imitas muito bem a linguagem de um ignorante mal educado e arrogante. Vai-te catar!

    ResponderEliminar
  40. Ate ja estou surdo...18/6/24 16:55

    Tem calma. so custa os primeiros 30 anos...

    Mais um que quer é mandar... Ainda não li nenhum a informar que queria trabalhar...

    ResponderEliminar
  41. Ate ja estou surdo...18/6/24 16:58

    Antes uma boa refeição numa tasca, que um daqueles gourmets em que se paga um balúrdio e comida que se veja... nada,

    Das uma trinca e ja foi.

    ResponderEliminar
  42. Hesitações!!! Aprenda!

    ResponderEliminar
  43. "Meus funcionários" ....???
    Há grande doutor da tre...e nem escrever sabe.

    Se houvesse dinheiro para pagar como deve ser, isso é que era.Fartar-se de trabalhar e tão poucos!
    Para mandar e pouco fazer já há muitos.
    Dispensam-se. Bem rasgado deve ser mesmo isso, rasgado dr.🤔

    ResponderEliminar
  44. Eu acompanho os pensamentos do meu culega. Afinal, andámos no mesmo corso de aveiro.

    ResponderEliminar
  45. Vão pagar em Julho com retroactivos de junho.
    Só espero que inclua o subsídio de férias

    ResponderEliminar
  46. Isso é i que todos esperavam, mas não, o SFJ desistiu dos subsídios

    ResponderEliminar
  47. Fogo, é só professores de portoguês aqui

    ResponderEliminar
  48. Que horror, mas todos querem ser chefes!? Para quê? Para mandar nos outros, para não fazerem nada, pelo estatuto. Só pessoal frustrado.

    ResponderEliminar
  49. Não é necessário inventar nada.
    Exijam uma igualdade de tratamento com aquela que os funcionários do registo e notariado tiveram na revisão do seu estatuto.
    Todos sem exceção transitaram para o grau 3 de complexidade. Alguns deles com apenas 4 anos de escolaridade!...

    ResponderEliminar
  50. lol...meus funcionários, estamos em que seculo???

    ResponderEliminar

Enviar um comentário