A velha e (in)falível estratégia do medo

      A propósito do desencanto dos Oficiais de Justiça que têm levado a uma sangria de desvinculações de associados do SFJ, depois de conhecido o “acordo” que este sindicato assinou com o Ministério da Justiça, no dia de ontem, o SFJ acaba de lançar mão de uma habitual estratégia para segurar e captar associados, que consiste no habitual lançamento de minuta ou formulário para recolha de informação, alegando o propósito de uma eventual propositura de ação para que a DGAJ pague também aos demais Oficiais de Justiça não contemplados na sentença relativa ao período probatório.


      Trata-se de alimentar o medo dos Oficiais de Justiça pelas causas que muitos não dominam.


      Ora, a sentença completa este mês de junho um ano inteiro após o seu trânsito em julgado, ou seja, para que se compreenda perfeitamente, a sentença transitou em junho do ano passado, pelo que este súbito interesse em salvaguardar os demais associados não elencados na sentença mostra-se muito conveniente, mas por outros motivos que não propriamente a concreta defesa dos interesses desses demais associados, agora, um ano depois.


      De todos modos, a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) já afirmou publicamente, em nota publicada na sua página oficial, e, bem assim, em nota posterior que aborda o mesmo assunto e em nada contraria a nota anterior, coincidindo ainda com as respostas dadas às interpelações de muitos Oficiais de Justiça, que, após o tratamento da situação dos cerca de 500 Oficiais de Justiça listados na sentença passaria a tratar dos demais Oficiais de Justiça.


      Não há nenhum problema com os demais Oficiais de Justiça, não listados na sentença; não carecem de nenhuma nova ação, a não ser que a DGAJ viesse agora dizer o contrário daquilo que já disse, isto é, que, afinal, já não vai pagar mais nada a ninguém, porque mudou de ideias, porque sim.


      Ora, não se vislumbrando nenhum motivo para que a DGAJ altere a sua postura, bem pelo contrário, nunca a invertendo ao longo deste último ano, a única coisa que há a pedir à entidade administrativa é que seja mais célere na apreciação da situação de cada Oficial de Justiça.


      É apenas uma questão de celeridade da DGAJ, sendo completamente inútil recorrer novamente ao tribunal para que daqui a alguns anos, talvez 14, haja uma nova sentença, tal como sucedeu com esta da ação intentada em 2009.


      Por outro lado, já foram pedidos aos Oficiais de Justiça no ano passado, diversos elementos para este mesmo fim, aquando da divulgação da nota sindical de 15 de setembro de 2023. Já nessa altura se anunciava a tal ação que, afinal, pelo que se vê, 9 meses volvidos ainda não deu à luz.


      De todos modos, o que ontem veio o SFJ apresentar é uma minuta dirigida à DGAJ subscrita por cada um. Ou seja, trata-se de um pedido individual dirigido à DGAJ para que esta faça o que já disse que ia fazer.


      Mas alguém pensa que a DGAJ só irá apreciar os casos das minutas recebidas e não todos os casos?


      Veja as fontes que indicamos abaixo, entre elas o comunicado da DGAJ de 17JUL2023 que se mantém válido, nunca tendo sido comunicada qualquer inversão do propósito ali mencionado. Portanto, todos os Oficiais de Justiça serão abrangidos pela apreciação do seu tempo no período probatório e tal tempo contará para a reconstituição dos escalões. Aliás, outra coisa não seria de esperar, uma vez que todos os Oficiais de Justiça entrados a partir de 2006 já viram o seu período probatório contar para os escalões, pelo que seria disparatado que houvesse hoje nova dualidade de critérios.


      Assim, resta aos Oficiais de Justiça a sua habitual imensa paciência e apenas reivindicar à DGAJ maior celeridade e maior afetação de recursos humanos à tramitação e resolução deste assunto, uma vez que vem sendo causa de alguma ansiedade no seio da classe, pelo desconhecimento, pela demora (um ano inteiro!) e pelos anúncios sucessivos de um sindicato que inflige medo aos seus associados, mas não só.


      Mas se há quem pague para ter medo e constantemente ser assustado, outros há que mesmo não pagando se assustam em igual medida. Evidentemente que o medo é extensível a todos os Oficiais de Justiça e não apenas aos associados do SFJ.


      A este propósito também ontem o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) se pronunciou, em face da generalização do medo.


      Na nota sindical de ontem o SOJ não só confirma o que acima dissemos, relativamente à assunção da DGAJ de que ninguém deixará de ver a sua situação analisada, como acrescenta ainda, vejam bem, que esta mesma garantia já foi expressa aos sindicatos, sendo compromisso que a DGAJ assumiu também com os sindicatos, o que leva o SOJ a dizer que “desconhece as razões que estão na base da informação” que causou o medo.


      Acreditamos que o SOJ bem sabe as razões, embora não o admita, e que a dita “informação” não é mais do que “desinformação”.


      Prossegue a nota informativa do SOJ assim:


      «Será que o que se pretende é que a DGAJ não cumpra? Quem ganha se a DGAJ não cumprir? Desde logo, perdem os Oficiais de Justiça pois teriam de esperar, anos, por uma nova decisão.


      Assim, e sem prejuízo do Gabinete Jurídico do SOJ intervir, caso se mostre necessário, em representação de todos os Oficiais de Justiça, para que os efeitos da decisão proferida nesse processo sejam extensivos a todos, sempre diremos que, contactada a DGAJ, na pessoa do Senhor Subdiretor-Geral da DGAJ, Dr. Jorge Tavares, uma vez que a Senhora Diretora-Geral, Dra. Ana Cáceres, se encontra de férias, fomos informados de que a DGAJ vai cumprir com o assumido e está a analisar todos os processos, para que todos os que se encontram em situação similar, estejam ou não no processo, sejam abrangidos pela decisão.


      Concluindo: Contactada, por este Sindicato, a DGAJ, e isso mesmo garantiu, vai cumprir com o que ficou estabelecido.»


      Portanto, dito isto, os Oficiais de Justiça, todos, em relação à reconstituição da carreira pela consideração do tempo como Provisórios, não precisam de fazer nada nem ter qualquer receio de que possam ser excluídos. Nunca a DGAJ disse que essa possibilidade existia, desde sempre mantendo o englobamento de todos, sejam filiados num ou noutro sindicato ou em nenhum e isso mesmo o disse no comunicado que divulgou e reiterou mais tarde, e isso mesmo também disse aos sindicatos em reuniões e isso mesmo acaba de dizer ainda ontem o subdiretor-geral por interpelação do SOJ.


      Há estratégias que, no passado, iam surtindo efeito, pela falta de informação generalizada, mas nos dias que correm a realidade é outra e os Oficiais de Justiça já não andam tão de olhos fechados como antes andavam.


ExpressaoMedo2.jpg


      Fontes: “SFJ-Info-15SET2023”, “SFJ-Info-11JUN2024”, “Comunicado da DGAJ de 17JUL2023 sobre a abrangência a todos os Oficiais de Justiça” e “Nota Informativa do SOJ de 11JUN2024”.

Comentários

  1. Obrigado a este blogue.
    Transparente e sério.
    A bem dis ojs.

    Muita força.

    ResponderEliminar
  2. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 08:26

    Eu bem digo caros formandos, existe estratégias para descredibilizar os vários suplementos, subsídios que tenho publicado e que estão fundamentados na lei.

    A estratégia é a mesma.

    ResponderEliminar
  3. É por estes e por outras que hoje vou mudar de sindicato. Estava a pensar desistir, mas não, vou inscrever-me no sindicato do oficiais de justiça.
    O tempo do medo já passou e eu nunca pensei que o meu atual sindicato fizesse estas coisas.

    ResponderEliminar
  4. Vergonha! Vergonha! Vergonha!

    Não é só Marçal que se deve demitir, quem é pessoa de bem, quem tem vergonha na cara, e pertence à estrutura desse sindicato, também deve sair!

    E de fininho, tantos são os tiros no pé!

    ResponderEliminar
  5. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 09:17

    Aula n 7

    Subsídio de disponibilidade

    Dl 545/99 de 14 de dezembro artigo 26

    Subsídio de disponibilidade

    1- O trabalhador terá direito a um subsídio diário, no mon- tante de 4,25 €, que visa compensar a disponibilidade do trabalhador para assegurar a prestação de trabalho fora do horário de trabalho, mediante chamada.


    Então os desgraçados dos nossos colegas que trabalham no JIC, nos ministérios públicos, nas secções de violência doméstica, porque não recebem isto??

    TPC - analisar se os o.j. tem direito a este subsídio?

    Bom estudo e um bom dia

    ResponderEliminar
  6. por esse montante fica tu disponivel, pá

    ResponderEliminar
  7. Ai ai, já estás a inventar.
    Quer o texto transcrito, quer esse valor, não estao previstos em lado nenhum nesses termos.
    Queres ganhar credibilidade tens que ser rigoroso.
    Em 7 suplementos, duas calinadas.
    Já quanto ao suplemento / abono para falhas, convém fazeres tu o TPC e confirmar se algum OJ o recebe atualmente.

    ResponderEliminar
  8. Se o Rei fosse nosso presidente as coisas piavam fininho!!

    ResponderEliminar
  9. Medida desesperada de estancar a hemorragia, (leia-se debandada).

    Oficiais de Justiça começam finalmente a perceber que um sindicato que representa várias classes, acaba inevitavelmente por entrar em conflito de ideias e ações, favorecendo uns em detrimento de outros.

    Têm sido mais os prejuízos que têm causado à classe, que os benefícios, desde há mais de 25 anos.

    Não me revejo neste acordo humilhante, vergonhoso e com manifestos interesses ocultos !!

    ResponderEliminar
  10. O professor12/6/24 10:14

    Aula de direito para o iletrado líder

    Sumário: Compreender o sentido e o alcance das leis

    Uma das primeiras coisas que um jurista (mesmo iletrado) deve saber é que a primeira regra de interpretação ou leitura de uma lei visa determinar o seu sentido e o seu alcance.
    O sentido consiste em determinar qual o significado, o que a norma pretende dizer ao intérprete. Apurar o seu alcance significa que dever determinar-se quem são os destinatários para os quais a norma foi estatuída.

    O Decreto-Lei n.º 545/99, de 14 de Dezembro organiza a composição e funcionamento da secretaria e dos serviços de apoio do Tribunal Constitucional, e o artigo citado pelo formando auto intitulado líder, rei (ou qualquer outro título grandiloquente só vislumbrado pelo próprio) não diz nada do que foi afirmado na publicação.



    TPC: Ir ao Google pesquisar Decreto-Lei n.º 545/99 e ler todas as páginas que sejam apresentados como resultado da busca. Mas só depois de juntar os papéis do dia e fazer o correio lambendo os envelopes.

    ResponderEliminar
  11. O professor12/6/24 10:19

    Aula de português para o iletrado líder:

    Sumário: Saber conjugar o verbo existir

    O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (estratégias). Por este motivo, a frase correta será existem estratégias.

    TPC: Enquanto junta os papéis do dia anterior, recitar a primeira estrofe d' Os Lusíadas.

    ResponderEliminar
  12. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 10:49

    Artigo 26.º - Suplemento



    1 — O pessoal que exerça funções no Tribunal Constitucional, com excepção do referido no n.º 3, tem direito a um suplemento mensal de disponibilidade permanente correspondente a 20% da sua remuneração base.
    2 — O suplemento referido no número anterior é considerado para efeitos dos subsídios de férias e de Natal e está sujeito ao desconto de quota para aposentação.
    3 — O regime previsto no n.º 1 não se aplica aos oficiais de justiça, ao pessoal dirigente e ao pessoal dos Gabinetes.

    Bem já que querem brincar com a lei pimba tomem aq
    Ui transcrevo o que diz o artigo..

    Vou fazer um desenho isto foi um exemplo do que os juízes recebem que ainda é mais....ou seja 20 por cento do salário...

    ResponderEliminar
  13. Andam por aqui muita gente a distrair-nos do que é importante!

    Dão conversa ao "Rei" e metem mais uma ou outra piada, e esquecem-se de que com esta "diversão" a maldade que nos foi feita acaba diluída.

    O que é importante é que as nossas justa e razoáveis pretensões foram na semana passada postas em causa.

    É disso que temos de falar, e temos de falar até haver uma explicação, até encontrarmos os motivos e os responsáveis.

    ResponderEliminar
  14. Não há esclarecimentos nenhuns a aguardar, nem há responsáveis a identificar. Tudo está esclarecido e identificado. Não vale a pena perder mais tempo com isto. Infelizmente as coisas são o que são, não vale a pena desejar diferente.

    ResponderEliminar
  15. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 11:06

    O professorzeco eu não me revejo na forma de escrita das elites que discriminam o povo, e os mais diversos povos de lingua oficial portuguesa.

    Por tal me recuso a escrever dessa forma elitista, se quisesse poderia o fazer...

    Eu inspiro me em poetas que a muito não cumprem a ortografia da forma como foi transmitida...eu sou mais Conan Osíris, misturado com Sam the kid, intercalado com Bocage, misturado com Sofia de Mello Breyner...

    Por tal a tua correção a mim não se aplica..pois não me revejo nessa linguagem que faz relembrar os tempos de escravatura....

    ResponderEliminar
  16. Anónimo 9h55m:

    Olhe que não.Estamos na Justiça, temos de ser justos e verdadeiros, nāo indo em "carneiradas".
    Não, não têm sido mais os prejuízos que os benefícios causados e trazidos respetivamente, à classe. Há toda uma história que se conhece e a criação do suplemento vem dessa história. Na altura, secretamente quase, foi obtido esse ganho sem outros profissionais públicos saberem. Foi discreto esse acordo.
    Quanto ao último parágrafo a grande parte dos of.justiça está de acordo e não se revê neste acordo humilhante, vergonhoso, uma esmola aos pobrezinhos🤔

    ResponderEliminar
  17. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 11:35

    Então despertar mentes...informar que existe pelo menos 7 suplementos que poderiam ser integrados no vencimento é distrair???

    Parece me mais que é despertar...

    Tem que ter vergonha pois passaram 20 anos a lutar pelo aumento de 1
    suplemento.
    Que haja coragem para admitir a falta de estratégia na luta e que fomos ultrapassados..

    ResponderEliminar
  18. Sindicato e tutela sempre se habituaram a ter carneiros obedientes, e com este acordo mais uma vez pensaram que após a surpresa inicial os carneiros vão voltar calmamente ás suas pastagens e vidinha normal.
    Nota-se algum nervosismo junto destas entidades visto que os dias passam e a polémica e os protestos não acalmam. Algo se passa entre os carneiros que alterou o seu comportamento resignado a que estamos habituados.
    A tutela e sindicato não compreenderam que os oficiais de justiça chegaram ao limite da paciencia.

    ResponderEliminar
  19. King Kong, is that you?

    ResponderEliminar
  20. Para quem há uns tempos queria negociar tudo, negando qualquer ideia de ir, aos poucos, obtendo ganhos, a mudança de paradigma e postura negocial deixa-me desconfiado e inclusivamente assustado com o que se anda a cozinhar...

    Terá sido a mudança de governo?

    Serão pressões internas de um qualquer grupo "especial" dentro do SFJ que quer dar o salto relativamente aos seus pares, com a alteração do estatuto?

    O que levou a esta mudança radical, defendendo agora o que o SOJ tem defendido há anos, no que toca ao suplemento e ao paradigma negocial de ir, paulatinamente, obtendo ganhos sem grandes concessões?





    ResponderEliminar
  21. Querem ver que agora a DGAJ são "pessoas" de bem??!?!? Palhaçada.

    ResponderEliminar
  22. Eu já não posso pedir a demissão do SFJ porque deixem de ser associado, mas se o fosso exigia a demissão da direção desse sindicato!

    Mais uma coisa, não pelo facto de não ser associado desse sindicato que deixo de me sentir prejudicado pelo mesmo, porque como OJ fui objetivamente prejudicado.

    Ainda outra coisa, a debandada do SFJ continua, e ainda hoje uma outra colega disse ir aderir ao SOJ.

    Temos que ser consequentes comos nossos sentimentos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Palhaçada mesmo!

    Gente que nos destrata há 20 anos

    ResponderEliminar


  24. SOJ

    A esperança está em ti.

    Não deixes cair o que pediste, pelo menos os 25% de suplemento e a integração reportada a 2021 em 14 meses.

    Afinal já aprovada em duas Leis de Estado.

    Para começar

    SOJ força

    ResponderEliminar

  25. Mais um golpe baixo do sfj.

    Não bastava estar mandatado para uma coisa e fazer outra?!!

    Ter a classe a lutar por algo concreto e assinar acordo diferente?!!

    Tenham vergonha!

    Demitam-se!

    ResponderEliminar
  26. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 13:27

    Eu não me revejo na sua forma de escrita formatada e esclavagista...por tal nunca escreverei da forma elitista que vossa exc. apregoa.


    Eu sou mais do povo...

    ResponderEliminar
  27. Nãh, eles estão agarradinhos ao poleiro!

    E depois, o que iam eles fazer?!!!!

    ResponderEliminar
  28. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 13:31

    Está na altura do soj revelar quantos associados tem..

    E quantos após o roubo do sfj se associaram.

    ResponderEliminar
  29. Passo por aqui para lembrar que os 13,5% só vão vigorar até ao final do ano.

    E para lembrar também que os 1235 euros que anunciaram como salário de entrada já incluem os 13,5% que, como acima se disse, só vai vigorar até ao fim do corrente ano.

    ResponderEliminar
  30. E aproveitar para marcar um congresso/assembleia, ou quiçá eleições para os seus órgãos..

    ResponderEliminar
  31. caro articulista, era desnecessário a eliminação de um comentário que em nada é ofensivo a pessoas ou entidades, só levanta a questão de saber o funcionamento de uma estrutura sindical.

    ResponderEliminar
  32. Este acordo parece mesmo ter sido negociado por amadores.
    Fez do SFJ um sindicato amador e sem experiencia.
    Se a ministra tinha assim tanta pressa em encerrar a negociação com um acordo, o SFJ deveria ter pressionado um pouco mais e assim acabava-mos por ter conseguido os 14 meses e a integração. Acredito que havia margem no ministério para chegar a isso, afinal em termos de montante no orçamento do ministério continuam a ser migalhas.
    Foi má vontade e tambem seguir uma linha já decidida para esta classe.

    ResponderEliminar
  33. 1.000€ limpos

    ordenado minimo qual é?

    ResponderEliminar
  34. Longa vida ao Rei

    ResponderEliminar

  35. SOJ

    aguardamos que batas o pé pelo que disseste e
    caso não sejamos atendidos, arques greves para as manhãs
    também

    SOJ, boa altura para marcares atua posição e captar mais associados.

    ResponderEliminar
  36. Procure no Google!

    ResponderEliminar
  37. não se reivindica a recuperação de tempo de serviço? ou é só para alguns?

    ResponderEliminar
  38. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 14:54

    Não e não estou a inventar, basta consultar o Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 45, 8/12/2022.

    O seja o acordo que as águas da serra da estrela e o sintap fizeram.

    Ou seja temos. Aqui um exemplo de um acordo feito entre um sindicato e uma empresa pública do cu de Judas, onde celebram um acordo com os mais diversos suplementos...e esta hem??

    Por tal a minha informação é rigorosa e verdadeira, eu não pretendi dar o exemplo dos juízes do constitucional apenas porque não estamos no mesmo patamar...

    Por tal bom estudo.

    ResponderEliminar
  39. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 14:55

    Não e não estou a inventar, basta consultar o Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 45, 8/12/2022.

    O seja o acordo que as águas da serra da estrela e o sintap fizeram.

    Ou seja temos. Aqui um exemplo de um acordo feito entre um sindicato e uma empresa pública do cu de Judas, onde celebram um acordo com os mais diversos suplementos...e esta hem??

    Por tal a minha informação é rigorosa e verdadeira, eu não pretendi dar o exemplo dos juízes do constitucional apenas porque não estamos no mesmo patamar...

    Por tal bom estudo.

    ResponderEliminar
  40. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 15:00

    Podia mesmo apostar, se eu for para líder de um sindicato é mesmo para arrebentar com isto tudo acabou o politicamente correto..

    É mesmo para ser preso...

    ResponderEliminar
  41. Rei dos Oficiais de Justiça12/6/24 15:30

    O professorZinho, esqueceste-te de ver o artigo 26 do dl 545/99.

    Aqui todos são testemunhas, convido a todos a verem este artigo para ver se está certo ou não .

    Caros colegas o desespero é tanto que mesmo com a lei e artigos eles negam a verdade .

    Basta carregar nas teclas do computador e ver que tal suplemento existe....

    ResponderEliminar
  42. Sim, era desnecessário, se todo o conteúdo correspondesse apenas, e tão-só, a uma manifestação de opinião, mas, infelizmente, quando tal opinião contém, também, alguma expressão injuriosa ou difamatória sobre alguém, ainda que tal expressão se resuma a duas das 200 palavras usadas, essas duas, não podendo ser extraídas, obrigam à supressão integral do comentário.
    Pode sempre expor a sua opinião abstendo-se de introduzir apreciações pessoais sobre quem quer que seja, tal como verifica em todos os comentários não suprimidos. Caso veja algum que não cumpre estes requisitos é só uma questão de tempo, pois acabará suprimido em momentos.

    ResponderEliminar
  43. Agora termos a discussão do ESTATUTO brevemente.

    A "comadres" já se entendem, já acredito que este governo dure o suficiente para cumprir o ESTATUTO até ao final do ano.

    Quando o pessoal acabar de cuspir ódio para o ar, depois vai ser outra época de progresso dos OJ.

    Espero bem que este Governo tenha senso para os problemas do pessoal

    ResponderEliminar
  44. Carlos Coito12/6/24 18:27

    O cognone deste rei é "o cagalhão ignorante".
    Cú de Judas foi de onde tu saíste, certamente, daí o cognome.
    Águas Serra da Estrela é uma empresa pública composta por capitais próprios de três municípios, sedeada em Seia e tem filiais em Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital, que são cidades, pequenas é certo, mas que ficam no sopé da Serra da Estrela, que só é a montanha mais alta de portugal continental, seu ignorante.

    ResponderEliminar
  45. Este governo ja mostrou como negoceia com os sindicatos. Portanto vamos ter um estatuto minimo e o rebaixamento da classe.
    Não vejo junto dos oficiais de justiça espirito de união para encetar uma luta dura pelos seus direitos e por um estatuto condigno.
    Não queria ser pessimista mas nesta altura temos tudo contra nós. Governo, sindicato a dar tiros nos pés, falta de apoio de outros agentes da justiça como os juizes e acima de tudo a nossa falta de atitude.

    ResponderEliminar
  46. Está enganado, nós, OJ, vamos lutar o que for necessário para um estatuto digno deste milénio (já com 24 anos) e para um verdadeiro reforço salarial!

    Com ou sem sindicatos!

    ResponderEliminar
  47. Meus amigos, tenhamos calma. As negociações para o estatuto, aumentos salariais e suplementos vem aí.
    O que todos nós temos que exigir aos sindicatos, enquanto nossos representantes, de sindicalizados e não sindicalizados, é que nos informem, com pormenor, logo no dia a seguir as reuniões
    Isso é que era transparência por parte dos sindicatos e interesses de todos nós.
    Façamos pedidos escritos aos sindicatos nesse sentido
    Eu irei fazer para os dois. Por favor, façam o mesmo
    Ajam e, por agora, deixemo-nos de lamúrias

    ResponderEliminar
  48. Informação posterior já nós temos, quando o assunto já é irremediável, a informação e i pedido de autorização aos sócios, para alterar o que está autorizado, ten de ser antes, não depois

    ResponderEliminar
  49. Muita coisa mudou com a atual Ministra da Justiça.

    Pelo menos é ela que tem estado presente na mesa das reuniões com os sindicatos.

    Pôs termo ao socialismo de "caviar"!...

    A anterior, considerava-nos "gente menor" e nunca se disponibilizou a estar presente no processo negocial.

    Tenham os nossos dirigentes sindicais "a arte e o engenho" para nos representar e algo vai mudar!...

    Das dirigentes da DGAJ já nada podemos esperar.

    Foram elas, que nos últimos, anos foram as interlocutoras com o Ministério da Justiça.
    As únicas que foram ouvidas pela então Senhora Ministra da Justiça.

    Os resultados estão a vista!...

    Nem os diretores de serviço ou chefes de divisão da DGAJ mais experientes resistiram.

    A debandada de gente qualificada da DGAJ e de muitos Oficiais de Justiça foi arrepiante!...

    Silenciar os "qualificados" foi a matriz para imperar a velha máxima "eu quero posso e mando", com uma Ministra e um Secretário de Estado completamente ausentes!...

    Vamos ter esperança, assim os nossos dirigentes sindicais saibam assumir as suas responsabilidades!...










    ResponderEliminar
  50. No MJ não sabiam da extensão dos efeitos da sentença, nem que a DGAJ se tinha comprometido com tal.
    Enquanto a confirmação não vier da Ministra, vale zero.
    Perguntem a Advogados se os dois ofícios que saíram da DGAJ a dizer que pagava aos outros oficiais de justiça, a obriga juridicamente?
    Façam o trabalho de casa, antes de acusarem seja quem for.

    ResponderEliminar
  51. Tem toda a razão. Hoje em dia a palavra dada já não é honrada, nem sequer por aqueles que representam os trabalhadores, pelo que não seria de espantar que a DGAJ, mesmo depois de um comunicado escrito ou da última afirmação do próprio subdiretor não tenha valor nenhum, desde logo porque são afirmações recentes, de há cerca de um ano até ao presente, e, como todos bem sabem, mesmo as palavras dadas e confirmadas e votadas ao longo de mais de vinte anos, confirmadas com greves e mais greves e mais plenários e vigílias e etc., afinal valem zero.
    Neste momento, os Oficiais de Justiça têm mais garantias de credibilidade naquilo que a DGAJ diz do que naquilo que o sindicato maioritário diz. Tem toda a razão, os tempos que vivemos não são de confiança.

    ResponderEliminar
  52. é só música para os ouvidos. e se for a ministra a confirmar? tem mais peso do que a dgaj? já houveram colegas que não estavam na ação e que receberam. agora, face a este malabarismo do marçal e companhia podemos é ter a diretora geral a dizer que, já que não confiam na palavra, ide para tribunal. não pensem que somos todos carneiros e burros. este tipo de estratégia é de uma desconsideração sem adjetivos para com os oficiais de justiça. triste, tão só. tenham vergonha na cara!

    ResponderEliminar
  53. Vem aí negociação do novo estatuto?
    Vem aí quando? Há reuniões marcadas?
    Ou é paleio?
    Nem isso ficou definido... Lá para Setembro começa (1 mês antes do governo cair) .
    Cambada de ignorantes

    ResponderEliminar
  54. Antônio Marçal o general do "Wrestling"!...

    Mas a brincadeira tem que acabar e está na hora de prestar contas.

    Festas de Natal, caravanas de turismo judiciário, sandes de leitão e alguns finos é muito pouco para quem lidera uma estrutura sindical!...

    Está na hora de prestar contas!...

    A limitação de mandatos dos dirigentes sindicais é urgente e necessária para impedir que essa atividade se transforme numa espécie de carreira profissional e não num órgão de representação dos trabalhadores.

    ResponderEliminar
  55. Bast juntar 1+1 para perceber que o projeto de estatuto repescado do anterior governo, estará aprovado este ano.
    Ignorante é quem não vê isto.
    Tanta coragem no anonimato, típico de quem lhe acertam o passo cara a cara, a começar em casa.

    ResponderEliminar
  56. Não me acertam o passo coisa nenhuma.
    Mais de 90 % dos comentários aqui são anónimos, qual é o problema?

    ResponderEliminar
  57. O anterior projeto do PS?
    Que venha assinava já.
    Bem melhor que o atual estatuto

    ResponderEliminar
  58. “… imposição de "danos às suas economias, instituições e governantes" e "danos ao bem-estar dos seus cidadãos e à sua confiança no futuro".

    "… procurar as vulnerabilidades chave das suas economias e aplicar-lhes golpes em todas as áreas. Causar danos em todas as partes, paralisar as empresas e agências governamentais"

    "Receiam a anarquia e uma explosão do crime nas principais cidades? Devemos ajudar a desorganizar os seus governos locais".

    "Queixam-se da nossa utilização de notícias falsas? Vamos transformar as suas vidas num pesadelo louco em que já não sejam capazes de distinguir a ficção mais clara da realidade do dia-a-dia"



    ResponderEliminar

Enviar um comentário