De mãos-atadas ainda é possível ir à luta?

      Depois do atar das mãos dos Oficiais de Justiça com um “contrato” de rendição das greves das manhãs em troca de uns trocos até ao final do ano, os Oficiais de Justiça questionam-se se haverá ainda alguma possibilidade de melhorar ou de criar novos termos de rendição, agora com o SOJ.


      Apesar das mãos-atadas, o SOJ deve tentar, e vai fazê-lo, como já o disse, tentando melhorar as condições dos Oficiais de Justiça, mas a questão que se coloca é em que aspetos será isso possível, tendo em conta o bloqueio criado e a segurança com que o Ministério da Justiça olha para a situação.


      O Governo sente-se perfeitamente seguro por acreditar que 90% dos Oficiais de Justiça concordam com o contrato de rendição firmado com o SFJ e depois porque já não há dias inteiros de greves que atrapalhem os prazos urgentes. Perante esta situação, as respostas ao SOJ serão todas fáceis, rápidas, mas negativas, e serão acompanhadas de um sorriso nos lábios. Não será um sorriso leve tipo Mona Lisa, mas um sorriso bem mais vincado.


      Que pode então o SOJ fazer?


      Desde logo começar por apresentar uma postura de força, apresentando um aviso prévio de greve para todas as manhãs, já formalizado, ou mesmo ainda não, sendo apresentado e entregue em mão à ministra da Justiça, como pré-aviso-prévio, como possibilidade imediata a concretizar à saída da reunião, caso o Governo não aceda em nada daquilo que é reivindicado.


      E o que é reivindicado?


      Antes de mais, a integração do suplemento para que se some ao vencimento. Ora, como tal possibilidade será firmemente afastada pelo Governo, deverá o SOJ conseguir, em alternativa, uma cláusula escrita de compromisso onde conste que, embora não haja integração agora, haverá a prazo, por exemplo, aquando da negociação do Estatuto ou, não querendo o Governo comprometer-se com isso, garantir, em nova alternativa, que o suplemento não será suprimido, isto é, aconteça o que acontecer, resultem as negociações num Estatuto que preveja outro ou nenhum suplemento, é necessário garantir que este valor não desaparecerá, sendo integrado ou, no limite, mantendo-se como suplemento.


      É necessário garantir o que não está garantido e mesmo que não se consiga no imediato, há que assegurar para o futuro.


      O Governo, pacificado que está, por sentir que tem os Oficiais de Justiça na mão, depois do “contrato” assinado por aquele que se diz representar quase 90% dos Oficiais de Justiça, invalidará qualquer nova tentativa de melhoramento do dito “contrato”, pelo que já não resta ao SOJ e aos Oficiais de Justiça senão tentar alternativas, isto é, ir contornando os obstáculos, sem desistir, sem se render.


      Por isso, caso o Governo esteja de boa-fé nada terá a opor em acordar num compromisso tão simples quanto o de garantir que o valor remuneratório do suplemento não será suprimido e manter-se-á, seja incorporado, seja mantendo-o como está. É o mínimo que se pode exigir e é muito simples.


      Os Oficiais de Justiça já nem reivindicam nada para o imediato, querem é segurança e que os compromissos, isto é, que a palavra dada, seja mesmo sempre honrada e por todos, pois estão cansados de ver como a palavra dada é perdida, mesmo com compromissos escritos e até democraticamente alcançados pelo voto, ludibriando e desrespeitando os mesmos de sempre.


      Depois, depois interessa robustecer o valor percentual, não só para compensar a falta de integração imediata e o pagamento em 14 prestações, como o Governo vem teimando, mas não só, porque também interessa, e muito, valorizar os vencimentos, especialmente dos ingressantes que, até agora, não demonstram grande interesse pela carreira. A carreira não é atrativa porque, simplesmente, se ganha pouco.


      Há que acordar no aumento do valor atual dos 3,5%, valor este que foi subindo aos bocadinhos em três reuniões (recorde-se que começou por 1,66%, depois passou para 2,5%, a seguir 3% e por fim 3,5%). É necessário estabelecer novas subidas pré-programadas, por exemplo: mais meio ponto percentual em agosto, outro meio ponto em outubro e terminar o ano em dezembro com mais meio ponto percentual, a fim de se atingir o patamar mínimo da decência dos 5%. E isto é, obviamente, uma proposta de mínimos imprescindíveis, não de valores ideais.


      Perante alguma postura de inflexibilidade do Governo, não se pode desistir, deve-se é inovar nas propostas, para contornar os obstáculos negociais, é essa a postura responsável a ter; o obstáculo não pode fazer parar a negociação, nem, muito menos, conduzir à rendição, é, antes, necessário ter a inteligência de contornar o obstáculo e continuar o percurso.


      Nesse sentido, do exemplo dado, outras variantes podem ser pensadas e negociadas, como, por exemplo, um aumento percentual diferenciado, mais alto para as categorias que auferem menor valor de vencimento e estão mais sujeitas às contingências da própria recuperação processual, bem como mais deslocados dos seus domicílios, como são os Escrivães e Técnicos de Justiça Auxiliares, podendo propor-se, até, baixar, ou não subir tanto, o valor percentual das categorias com vencimentos mais elevados e já, na sua maioria, mais próximos dos seus domicílios, para compensar os mais novos, estes, maioritariamente, deslocados.


      Por exemplo: seria possível e justo diferenciar retirando a um Secretário de Justiça meio ponto percentual para o incluir a um Escrivão Auxiliar? Ou seja, seria justo descer a um de 3,5 para 3% para que outro possa subir de 3,5 para 4%? Seria isto justo?


      Claro que estas distinções são de evitar, mas numa situação de necessidade extrema podem ser apresentadas e buriladas.


      É o mínimo dos mínimos que não se pode deixar de reivindicar e não é nada do outro mundo, pelo contrário, é perfeitamente alcançável, seja no curto ou no médio prazo.


      Nenhuma entidade sindical que se preze pode parar um processo negocial à segunda reunião, desistindo das suas reivindicações e levando um acordo pronto de desistência, das reivindicações e das greves, para a terceira reunião, anunciando mesmo, de véspera, tal acordo à comunicação social, gabando-se de ter logrado um grande feito porque a ministra disse que não era possível mais, tendo acreditado nisso.


      Claro que é necessário mais esforço, mais vontade, mais resiliência e, sem dúvida nenhuma, mais responsabilidade para com os seus representados. Dá trabalho, sim, e demora mais, sim, mas se os Oficiais de Justiça já esperam por isto há décadas, mais dia, menos dia, mais reunião, menos reunião, já agora, consiga-se é um verdadeiro acordo, justo, equilibrado e minimamente satisfatório para quem aguarda há tantos anos.


      Mesmo de mãos-atadas que ninguém desista, ainda!


MaosAtadas.jpg

Comentários

  1. Rei dos Oficiais de Justiça14/6/24 08:40

    Bom dia caros formandos, bem-vindos a mais uma aula , espero que esteja tudo bem com vocês e vossas famílias.

    Aula n 10

    Suplementos
    Todos os funcionários públicos podem receber pelo menos um suplemento?
    Sim. A função pública divide-se em 328 carreiras, e todas recebem no mínimo um suplemento.

    Apenas 38% das carreiras recebem um, e só um, suplemento. Todas as outras recebem dois ou mais. 60% dos funcionários do Estado recebem mais do que um tipo de suplemento e quase um quarto (precisamente 77 carreiras) recebe cinco ou mais tipos de suplementos diferentes."

    TPC- Quantos suplementos recebem os oficiais de justiça?

    Bom estudo.

    Comunicado: Chegamos ao fim das lições .

    Caros formandos consultem sempre a lei, e não se deixem influenciar pelo pseudo professor, que usa uma escrita elitista, limitada,formatada e esclavagista.

    Cuidado que eles não querem que ninguém fale destes suplementos, ficam raivosos..

    Não acham estranho que ninguém fale destes temas até o sr. do blogue tem medo.

    Pode ser que volte com um segundo volume de lições de direito com temas que todos têm medo de falar..



    ResponderEliminar
  2. SOJ

    És a nossa esperança.
    Migalhas não.
    E essa dos 90% de associados do SFJ é um embuste.

    Eu mudei


    ResponderEliminar
  3. Como foi possivel o acordo miserável em nome de quem?
    Aceitarem 30€ quando outras carreiras não aceitam 300€.


    Nojo

    ResponderEliminar
  4. Mais um.
    Soj não desistas dos oj que não se revêem no acordo maldito do sfj!

    ResponderEliminar
  5. Rei dos Oficiais de Justiça14/6/24 09:38

    Doente é a tua mãe..escravo...

    ResponderEliminar
  6. Aqui, na minha Secção, todos eramos do SFJ. Na semana passada eu e mais uma colega mudamos para o SOJ.

    Hoje mais duas colegas já disseram que iam fazer também a mudança.

    Assim se transforma a realidade das coisas, fazendo qualquer coisa ao nosso alcance, sendo consequente com o que sentimos e dizemos!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Presentemente não tinha ligação a nenhum sindicato, também somente tenho 11 anos de oficial de Justiça, mas os oficiais de justiça andam a lutar por uma causa perdida jamais haverá a integração do suplemento no salario.
    Suplemento é suplemento e assim vai continuar, aceitem e não se iludam em conversas que somente servem alguns...

    ResponderEliminar
  8. Bem, bem rei!

    A mãezinha dele não tem culpa de ser doente, e ele também não tem culpa de ser escravo.

    Sabes, nem todos têm sangue azul!

    ResponderEliminar
  9. O professor14/6/24 09:46

    Aula de CULTURA ELISTISTA para o auto proclamado rei dos licenciado, aka “o iletrado”, ou «o escravo»

    SUMÀRIO: A justiça e a basófia das Redondilhas de Camões


    Que diseis de huns qu’as entranhas
    lhe estaõ ardendo em cobiça
    e se têm mando, a Justiça
    fasem de teas d’aranhas? (1)
    Com süas hypocresias
    que são devassas espias:
    para os pequenos huns Neros,
    para os grandes tudo feros, (2)
    pois tu parvo não sabias
    que lá vaõ leis,
    onde querem crusados?

    (1) teas de aranhas – «é a justiça que só apanha as moscas pequenas e deixa fugir as grandes»
    (2) feros - feros são ameaças vãs ou basófias

    Que diseis de huns qu’as entranhas
    lhe estaõ ardendo em cobiça
    e se têm mando, a Justiça
    fasem de teas d’aranhas? (1)
    Com süas hypocresias
    que são devassas espias:
    para os pequenos huns Neros,
    para os grandes tudo feros, (2)
    pois tu parvo não sabias
    que lá vaõ leis,
    onde querem crusados?

    (1) teas de aranhas – «é a justiça que só apanha as moscas pequenas e deixa fugir as grandes»
    (2) feros - feros são ameaças vãs ou basófias

    TPC – Enquanto limpas o pó dos processos do arquivo, deves recitar o seguinte excerto do Manifesto Anti Dantas do Almada Negreiros

    O Dantas nasceu para provar que nem todos os que escrevem
    Sabem escrever!
    O Dantas é um autómato que deita
    Pra fora o que a gente já sabe o
    Que vai sair... Mas é preciso deitar dinheiro!
    O Dantas é um soneto dele-próprio!
    O Dantas em génio nem chega a pólvora seca e em talento é
    Pim-pam-pum
    O Dantas nu é horroroso!
    O Dantas cheira mal da boca!
    Morra o Dantas, morra! Pim!

    ResponderEliminar
  10. Faz este ano 25 anos que foi aprovado o DL 485/99 que estabelece medidas de compensação para a recuperação dos atrasos processuais.
    Passados estes anos, o melhor que se conseguiu fazer foi aumentar 3,5% do valor inicial.
    Nas redes sociais, existem muitos a vangloriar-se com esta "enorme" conquista e até dizem que quem não quiser, que lhe entregue a ele(a). Como diz o outro, é mesmo gozar com quem trabalha.
    Curioso é que cerca de 20 anos o país foi governado pelo partido do maior sindicato.
    Quanto aos cerca de 90% de oficiais de justiça sócios do SFJ, talvez não ande longe, pois basta ver que o valor recebido em quotas no ano passado foi de cerca 700 mil euros e que mesmo assim a contas deram saldo negativo, portanto, boa gestão dos dinheiros dos associados.
    Por outro lado também se constata que existem muitos tribunais onde o SOJ não tem nenhum elemento que o represente e daí a ainda pouca expressão de força para poder exigir alguma alteração que já está assinada.
    Mas se assim não for, cá regressarei a pedir desculpa.




    ResponderEliminar
  11. Oh Rei, até é interessante e informativo estas lições sobre os diversos suplementos mas fica apenas como informação.
    Só em sonhos é que podemos almejar ter acesso e direito a algum desses suplementos ou subsidios se nem o nosso suplemento sabemos negociar. Com sindicatos destes como o SFJ quem precisa de inimigos?

    Com o passar dos dias é que começamos a ver o alcance dos danos que este acordo nos trouxe. Como foi possivel cair nesta armadilha.

    ResponderEliminar
  12. eheheh

    o rei a fazer-se passar por azulinho

    tens anel?
    doentinho mental
    até te borras em casa

    ResponderEliminar

  13. O doente não atinge isso.

    ResponderEliminar

  14. Conheço secções de igual modo.

    ResponderEliminar

  15. 90%?

    nem pensar.
    Vão enganar o zezinho ou o reizinho.

    ResponderEliminar
  16. De mãos atadas, ninguém se consegue manter à superfície muito tempo.

    E quando muitos já só conseguem, de vez em quando, vir ao cimo para respirar...

    Não auguro nada de bom, a menos que quem realmente representa os OJ´s e só estes, tenha força e se veja apoiado massivamente pela classe.

    Aliás, atentemos na retórica da tutela, ao referir que chegou a acordo com o sindicato com maior representatividade da classe.

    Um SOJ forte adquire naturalmente supremacia negocial. É a lei das coisas. Não confundamos as coisas.

    ResponderEliminar

  17. Quem mandatou o SFJ para tal acordo feito à pressa?

    Que interesses obscuros estão por trás?

    A mim não me enganam.
    Já saltei fora desse sindicato.

    NOJO

    ResponderEliminar
  18. Bem visto meu caro, mas ainda anda aí muita malta ceguinha que ainda acredita no Pai Natal. Com um sindicato vermelhusco que come à mesa com os xuxas, nunca iremos conseguir NADA. Não é só nos ordenados que deviam agir, há tanta coisa podre neste reino. Por exemplo as avaliações feitas for quem já devia estar reformado há muito tempo e que estão completamente desfazados da realidade actual. São do tempo em que se brigava para poder tramitar um processo.

    ResponderEliminar
  19. Seria mais que justa a integração no salário, o que não é justo, abjecto mesmo e a roçar o doente, é a forma de atribuição/retirada desse mesmo suplemento.

    ResponderEliminar
  20. O Chefe do líder14/6/24 10:11

    Ó reizinho:
    Isso de ser rei, líder ou outra paranóia qualquer, é tudo muito bonito e muito divertido, mas
    o pó dos processos do arquivo não se limpa sozinho.
    Agarra no pano e no espanador e vai lá cumprir a tua tarefa.
    Da parte da tarde tens papéis para juntar.

    ResponderEliminar
  21. Já somos dois a ver o mesmo, pena é termos tantos colegas "tapadinhos" que adoram deitar fora 1% do vencimento, a esses sugiro que doem esse 1% a qualquer uma associação de solidariedade social que se preocupe de facto com as pessoas. Note-se que em quase 25 anos de carreira, nunca contribui com um cêntimo para devaneios de outrem.

    ResponderEliminar
  22. Na senda das lições do nosso venerando Rei, deixo-vos aqui um pequeno excerto de um concurso público por mobilidade para a carreira de assistente técnico do IRN que saiu no DR do dia 12 de Junho:

    "Acresce à remuneração base o suplemento remuneratório de abono para falhas, no valor de 86,29 € (cf. n.º 9 da Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro, na sua redação atual), a todos os trabalhadores que façam atendimento, recebam e manuseiam verbas."

    ResponderEliminar
  23. Pouco a pouco os OJ abrem os olhos!

    Aqui há uns anos havia um presidente de uma instituição que fazia de comentador televisivo, acompanhado de um outro comentador, bem mais importante que ele.

    O tempo passou, esse presidente deixou de o ser, a pessoa importante deixou também ela de o ser, sendo expulso da profissão.

    Os nossos problemas são hoje, passados anos e anos, exatamente os mesmos.

    Nada foi conseguido por esse, nem pelo o que sucedeu.

    Triste sina!

    ResponderEliminar
  24. De Oficial de Justiça a Camionista de Contentores – Uma Viagem de Coragem e Paixão

    Conheça Liliana Cruz, uma mulher de 39 anos cuja história de vida inspira. Com uma carreira iniciada na área administrativa, Liliana deu uma reviravolta surpreendente, motivada pela paixão de conduzir e pela vontade de enfrentar novos desafios.

    Primeiras Experiências

    Liliana começou a sua carreira profissional como administrativa, mas foi durante uma passagem por uma empresa de transportes, onde trabalhava como motorista de ligeiros, que encontrou uma nova paixão. “Foi uma experiência boa”, comenta com entusiasmo. “Andar na rua, fazer a distribuição de mercadoria, lidando com volumes, caixas, envelopes...”

    Transição para o Mundo dos Pesados

    Não renovando o contrato na empresa de ligeiros, Liliana encontrou inspiração através das redes sociais, vendo outras mulheres a prosperar na indústria dos camiões. Determinada a seguir o mesmo caminho, embarcou no processo de obtenção da carta C+E.

    Primeiros Desafios

    Admitida em abril, descreve a sua experiência como extremamente positiva. “Estou a adorar a empresa, o tratamento que me dão e o apoio que recebo diariamente dos colegas,” revela. Liliana é a primeira e única mulher a trabalhar com contentores na empresa, e sente-se bem acolhida e respeitada.

    Liliana reconhece que ainda existe algum ceticismo. “Ainda noto olhares desconfiados, mas com o tempo isso tem vindo a mudar. Muitos já me conhecem e respeitam o meu trabalho.”

    Apoio Familiar e Balanceamento de Vida

    Felizmente, Liliana conta com o total apoio da sua família, que aprovou a sua decisão de mudar de carreira. Ela também tem conseguido equilibrar bem a vida profissional com o tempo em casa, mesmo com a exigente carga horária da profissão de motorista.

    Perspetivas sobre a Profissão

    Liliana acredita que mais mulheres poderiam ingressar na profissão se as empresas fossem mais abertas e não exigissem tanta experiência prévia. Quanto ao futuro, ela vê-se a continuar no transporte nacional e ibérico, e está profundamente grata pelo apoio e oportunidades recebidas na Azivitor.

    Mensagem Final

    Para quem está a considerar entrar nesta área, Liliana deixa um conselho claro: "Têm de gostar de conduzir e da área dos transportes. Venham sem medos, com força de vontade e resiliência, porque tudo se aprende."

    ResponderEliminar

  25. Assistente técnico a passar a perna aos OJ´s

    acordem todos sindicalistas e associados

    ResponderEliminar

  26. mensagem para os OJ

    Tutela e administradores que nada sabem de motivação e lidar com pessoas.

    Esta profissão está a ficar desmotivante por causa também das lideranças que destratam as pessoas.

    A somar às condições de trabalho.

    Muito bem LIliana.

    ResponderEliminar

  27. Os OJ é que têm de mudar de representantes.

    Se não mudarem tudo continuará na mesma por mais 20 anos.

    Abram os olhos!

    ResponderEliminar
  28. É tudo muito lindo mas não esperam que sete mil OJ com uma média de idade de 56 anos virem camionistas!...

    ResponderEliminar
  29. Rei dos Oficiais de Justiça14/6/24 13:30

    Boa tarde, e agradeço por existir ainda alguém que consegue ver a verdade nas lições e pensar pela cabeça própria.
    Contudo seria possível obtermos tais suplementos por uma questão de equidade, ou seja os sindicatos têm margem para
    intentar as respetivas
    acções judiciais.

    Mas algo de muito estranho
    se passa as lutas dos sindicatos estão desatualizadas...e desajustadas..

    ResponderEliminar
  30. Rei dos Oficiais de Justiça14/6/24 13:37

    O professorZinho em vez de vires para aqui armado em poeta , com rezas satânicas...

    Hum já sei ...só percebes de poesia, lei é por um canudo...

    Assim vou te meter de castigo...acabou as lições por uns tempos ....

    Tou aqui a ensinar quem nada sabe...

    ResponderEliminar
  31. Rei dos Oficiais de Justiça14/6/24 13:42

    Obrigado por existir o.j. que consultam a lei...e começam a ter consciência de algo muito grave se passa nesta profissão..

    Cuidado não diga a ninguém o que descobriu, pois eles ficam doidos, e com raiva..

    ResponderEliminar
  32. Quando se diz virar camionista é mudar de vida e
    nãos e deixar morrer aos poucos

    ResponderEliminar
  33. A maneira de mostrar ao governo que os OJ estão contra o acordo com o SFJ é fazendo uma manifestação em frente à Assembleia da República. Acho que é muito importante demonstrar o nosso descontentamento o mais rapidamente possível. Os sindicatos das polícias dizem que vão dar mais uma oportunidade ao governo (imagine-se a diferença de atitude!) para aumentar o suplemento.
    O ministro da educação vai pagar muitíssimas horas extraordinárias aos professores! Vai pagar mais 750 euros aos profs que trabalharem até aos 70 anos. Andar a exigir pré-reforma e reforma aos sessenta anos é absolutamente errado da parte do SFJ. Quem quer ir para a reforma com uma mão à frente e outra atrás?

    ResponderEliminar
  34. Acho que o OJ devia cortar a voz ao auto-intitulado rei dos ..... O que traz de positivo? Só descredibiliza o blogue.

    ResponderEliminar
  35. Rei dos Oficiais de Justiça14/6/24 15:16

    O seu burro... é mentira que os suplementos existem?? Tu és doente da cabeça...

    O que describliza é quem não quer ver o problema...

    Custa ver a realidade não é??

    Custa ver a verdade não é?

    ResponderEliminar
  36. O professor14/6/24 15:24

    Aula de LITERATURA para o auto proclamado rei dos licenciado, aka “o iletrado”, ou «o escravo»

    SUMÀRIO: A importância de reconheceres as tuas limitações

    A Raposa e as Uvas é uma fábula atribuída a Esopo e que foi reescrita por Jean de La Fontaine. Com pequenas variações, é basicamente a história de uma raposa que tenta, sem sucesso, comer um cacho de convidativas uvas penduradas em uma vinha alta. Não conseguindo, afasta-se, dizendo que as uvas estariam verdes.
    Uma sábia coruja, que acompanhava tudo de longe, se aproximou da raposa e disse: "Minha amiga, não é sábio menosprezar aquilo que está fora do nosso alcance. Talvez, em vez de desdenhar das uvas, você devesse reconhecer que nem sempre conseguimos ter tudo o que desejamos."
    A raposa aprendeu uma valiosa lição naquele dia. Com humildade, reconheceu que a amargura não estava nas uvas, mas na sua própria atitude de arrogância.

    TPC – Escrever 1000 vezes: «Só sei que nada sei»

    ResponderEliminar
  37. se você não quer ir para a reforma mais cedo, deixe-se ficar

    ResponderEliminar
  38. "... é necessário garantir que este valor não desaparecerá, sendo integrado ou, no limite, mantendo-se como suplemento."

    No limite já andamos todos nós OJ.

    O Passos tirou subsídios e o Monte trará o negro momento dos OJ, a sua cova.

    Não é gente politicamente honesta.

    ResponderEliminar
  39. 14.56h....

    E abandonar o SFJ.

    Ainda poupa dinheiro.

    ResponderEliminar
  40. O homem tem culpa de tudo14/6/24 18:58

    O Passos tirou os subsídios porque os rosas deixaram isto de tanga, teres recebido ordenado quando veio a troika ainda vais com sorte, porque ate o cheque ter chegado não havia guita para pagar ordenados...


    ResponderEliminar
  41. ... claro que sim.

    Passos a presidente!

    Assim está bem?

    O Passos é um estadista!

    Um flagelado político.

    Um não compreendido.

    ....

    A acção política do Passos, com a subtração dos subsídios, foi responsável por suicídios de diversos funcionários públicos descapitalizado.

    O Montenegro será o coveiro político dos OJ.

    Meta isso na sua cabecinha.

    ResponderEliminar
  42. Que gente hipócrita, como é possível. Ainda defendem o maior corrupto da história de Portugal, que faliu o país. Não havia dinheiro, qual é a dificuldade em perceber?

    ResponderEliminar
  43. O maior corrupto é Sócrates, caso sejam demasiado obtusos para perceber.

    ResponderEliminar
  44. Soj decreta nova greve

    ResponderEliminar

Enviar um comentário