Ministra da Justiça inaugura Feira do Artesanato e da Gastronomia anunciando concurso para 570 novos Oficiais de Justiça

      De 12 a 16 de agosto decorrem na Pampilhosa da Serra as Festas do Concelho.


      Inserida nestas festas decorre a Feira de Artesanato e Gastronomia, feira esta que já vai na 25ª edição.


      As festas e a feira são uma organização do Município de Pampilhosa da Serra e decorrem na Praça do Regionalismo daquela localidade.


      Na página do Município pode ler-se o seguinte:


      «Prove deliciosas iguarias nas tasquinhas, visite talentosos expositores e divirta-se nos bailaricos ou noite dentro ao ritmo de conceituados DJ.»


      Ontem, 12AGO, pelas 12H00 abriram as tasquinhas e à tarde, pelas 17H00 decorreu a cerimónia de inauguração da Feira de Artesanato e Gastronomia.


      A inauguração da Feira contou com a animação do Grupo de Bombos do Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere e ainda com a presença da ministra da Justiça.


      À noite, o programa contou ainda com as atuações de Luís António, David Carreira e, por fim, no palco 2, pela noite adentro, o primeiro dia encerrou com o Quim das Remisturas e o Hugo Rafael.


      Tudo isto logo a abrir no primeiro dia. Portanto, não é de admirar que a ministra da Justiça acorresse ao evento para anunciar, logo ali aos pampilhosenses e aos turistas, em primeira-mão, que vai abrir um concurso externo para ingresso de 570 Oficiais de Justiça.


      «Tenho a enorme satisfação de poder anunciar aqui na Pampilhosa da Serra, que acabo de saber que o Senhor Ministro de Estado e das Finanças autorizou a contratação de 570 Oficiais de Justiça.»


      A Agência Lusa quis saber mais e acabou questionando o Gabinete da ministra da Justiça sobre o concurso, obtendo a informação que, afinal, vai ser “preciso esperar pelo despacho do Ministério das Finanças para saber quando será possível lançar o concurso externo para entrada na administração pública dos 570 novos Oficiais de Justiça”, e ainda, lê-se na informação da Lusa, que “o Ministério da Justiça “está a estudar a melhor forma” para lançar o concurso, para garantir a sua eficiência e uma distribuição de vagas pelas regiões do país onde a falta destes profissionais é mais sentida”.


      Portanto, o que isto quer dizer é que o espetáculo e o foguetório dos 570, embora tenha feito parte da festa e tenha sido um bom contributo para a Feira do Artesanato e da Gastronomia, desde logo pela manufaturação da notícia dada, que é algo, sem dúvida, verdadeiramente artesanal, do ponto de vista do manuseamento, contribuiu também no aspeto gastronómico, por aguçar o paladar e despertar o apetite.


      Mas festa é festa e a realidade, afinal é outra bem diferente. Há de haver um despacho e há de haver uma forma de cativar, pelo menos, 570 candidatos, mas isso são “peanuts”; viva a festa, via o artesanato e viva a gastronomia!


      Não vale a pena recordar que a última tentativa de introduzir no sistema tão-só 108 novos Oficiais de Justiça, conforme despacho dado pelo Ministério das Finanças, conseguiu obter 5 candidatos interessados.


      Na festa, a ministra da Justiça atirou ainda com mais novidades: com o dinheiro da “bazuca”, o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência): “em todos os tribunais do país haverá novos equipamentos de videoconferência, novos sistemas de áudio e novos telefones, que vão permitir maior capacidade nas comunicações”, lê-se na comunicação oficial do Governo.


      «Queremos reformar a Justiça. Mas de nada valem grandes planos, grandes mudanças, se no dia-a-dia o computador não funciona, a impressora não imprime, ou não há ninguém para atender o telefone», referiu Rita Alarcão Júdice, acrescentando:


      «Eu tenho dito sempre que há pequenos grãos de areia que se os conseguirmos eliminar, a máquina da Justiça pode passar a funcionar de forma mais rápida e mais eficaz.»


      A ministra da Justiça disse que os concursos para o fornecimento dos novos equipamentos estão concluídos, com o visto do Tribunal de Contas, e que os Oficiais de Justiça estão formados, portanto, tudo pronto “para que, já a partir de setembro e até ao final do ano, estejam ao serviço da Justiça”.


      Certamente que virão “charters” de candidatos quando souberem que vai haver telefones novos.


      Mas esta ministra da Justiça é diferente. Ou não será? Tal como uma outra sua antecessora, que disse que os Oficiais de Justiça iriam ter boas notícias com brevidade, também esta afirmou que conta de “ter boas notícias nos próximos meses”, isto é, também esta ministra conta de ter o Estatuto terminado até ao final do ano e com todos os Oficiais de Justiça satisfeitos com mais um suplemento novo, em substituição do atual, que deverá ser de 23,5%, para cobrir o trabalho suplementar, depois de acordado com um dos sindicatos.


      Diz assim a ministra:


      «Mas ainda mais importante que os computadores, os telefones, a rede de Internet, são as pessoas», disse Rita Júdice, referindo-se à autorização do Ministro de Estado e das Finanças para contratar 570 Oficiais de Justiça, «sem os quais nenhum Tribunal consegue funcionar. Ao mesmo tempo, estamos a rever o Estatuto destes profissionais e contamos ter boas notícias nos próximos meses».


      Claro que festa é festa e palavras festivas são necessárias para manter o espírito alegre.


      «Ter mais pessoas a trabalhar nos Tribunais, pessoas motivadas, é uma condição essencial para que a celeridade da Justiça deixe de ser apenas uma vontade para ser cada vez mais uma realidade», disse, lendo-se na nota oficial do Governo/MJ ainda o seguinte: “O Ministério da Justiça já tinha contratado uma centena de Oficiais de Justiça em maio passado”.


      Sim, diz isso mesmo na página oficial do Governo: que foram contratados em maio passado uma centena de Oficiais de Justiça. Podem consultar abaixo seguindo a respetiva ligação indicada como “Fonte”.


      Mas será que ninguém informou o Ministério da Justiça do fiasco dos cinco candidatos em vez da centena? Ou será que o Ministério acredita que os candidatos aparecem por despacho? Será que acreditam mesmo que se em maio apareceu a tal centena, agora aparecerão 570? Será que há quem acredita nisto? Será que confunde os movimentados do Movimento com ingressos? Ou, pelo contrário, apenas pretendem que sejamos nós a acreditar nisso?


      Quantos portugueses conseguem enganar ao afirmar que em maio foram contratados uma centena de Oficiais de Justiça?


      Todos os Oficiais de Justiça que contactamos no dia de ontem, afirmavam, sem pejo nenhum, que esta manobra propagandística na festa da Pampilhosa da Serra, localidade que não fica assim tão longe da Lousã e em que ambas pertencem ao mesmo distrito e Comarca de Coimbra, constitui uma tentativa de desmobilização dos Oficiais de Justiça para as greves desta semana.


      A intervenção da ministra da Justiça termina em êxtase:


      «Na “Pampilhosa da Serra não há nada”? Nada como estas pessoas hospitaleiras e trabalhadoras. Nada como esta gastronomia. Nada como este céu. Nada como esta região tão portuguesa e tão genuína. De facto, como dizem no vosso vídeo promocional, nada como vir cá! Eu vim e vou voltar!»


MJ-RitaJudice+Pres.CM-PampilhosasErra-20240812.jpg


      Fontes: "Gov.pt", “Discurso da ministra na Feira”, “Município de Pampilhosa da Serra”, “Notícias ao Minuto”, “Jornal de Negócios” e “Diário de Coimbra”.

Comentários

  1. Novo estatuto para ontem .

    ResponderEliminar
  2. Rei dos Oficiais de Justiça13/8/24 08:38

    Oficial de justiça na Alemanha .

    A tradução de é Oficial de justiça= Gerichtsvollzieher

    O Gerichtsvollzieher

    Com o título profissional de oficial de justiça pode esperar um salário médio entre 30.400€ e 45.200€. A média ronda os 37.600€. Isto equivale a um salário mensal de cerca de 3.133 euros e um salário por hora de cerca de 20 euros. Existem atualmente muitas vagas abertas para oficiais de justiça nas cidades de Hamburgo, Munique e Colônia. Existem 22 vagas disponíveis para o cargo de oficial de justiça em StepStone.de em toda a Alemanha.
    É caso para dizer Smirnoff.

    Aqui vai o link com a tabela:
    https://www.stepstone.de/gehalt/Gerichtsvollzieher-in.html

    ResponderEliminar
  3. É enviar o link para o Marçal !!!

    ResponderEliminar
  4. É enviar o link, para o Marçal, para conhecimento !!

    ResponderEliminar
  5. Até podem abrir vagas para 1 milhão, a pagar o qu pagam não vem ninguém,

    Será que está tudo doido? Ganhr o que se ganha, nesta profissão, a aturar o que se atura e pagar rendas altissimas longe de casa??
    Não percebem que nestas condições ninguém virá!

    Mais do mesmo?

    Pagar para ser escravo longe de casa??



    ResponderEliminar
  6. Xxxiii !!!

    Mais 570 Licenciados ??? ...

    Então em Janeiro já podem baixar a idade da Reforma e deixar sair o pessoal mais antigo, que bem o merece, não é ?

    ResponderEliminar
  7. Depende...

    De onde vais ser colocado o anúncio, desta vez; e de quais vão ser as mudanças na carreira anunciadas até ao final do prazo para concorrer.

    Imaginem que são anunciados aumentos salariais e requalificação da carreira...

    ResponderEliminar
  8. Nem tudo é mau.
    Por vezes faz-se bem e quer-se fazer bem. E ainda bem que assim é.
    Não é por termos estado habituados ao mau, que não podemos ter o bom.
    Antes do anúncio de abertura já estará aprovado o estatuto, que irá atrair pessoas para o concurso e que, consequentemente, não só pelas alterações estatutárias e remuneratórias que cativarão novos a entrar, também nos beneficiarão a nós todos.
    Como, por outro lado, a entrada de novos colegas, nos aliviará da pressão constante do dia a dia.
    Há dias maus, etemos tido muitos, mas também poderá haver dias bons.
    Alegremo-nos pois com as boas noticias e com as conjugações que as mesmas trazem.
    O que é bom, é bom.

    ResponderEliminar
  9. €€€ €€€

    ResponderEliminar
  10. Uma notícia boa para os Oficiais de Justiça, para os Tribunais e para a Justiça!

    ResponderEliminar
  11. No início da carreira vivia deslocado em Paço de Arcos para trabalhar na Boa-Hora e jurei nunca mais lá voltar, porque tinha praia à porta de casa mas era muito ventoso, a p... da areia estava sempre a entrar-me para os olhos!!!

    ResponderEliminar
  12. Tive um colega que também vinha de lá, um dia por causa da areia tropeçou num passeio, mordeu a língua e só nessa ocasião é que percebeu o quanto venenosa ela era...

    Moral da história: Às vezes é preciso provar do próprio veneno para aprender.

    ResponderEliminar
  13. Cuidado ...deveria ser discutido no imediato qual o aumento que vamos ter.

    Isto é mais uma manobra para negociar por baixo...

    É mais um aperitivo para nós demover da greve ..

    Está ministra é uma negociadora nata e comunicadora..

    Cuidado..

    ResponderEliminar
  14. Rei dos Oficiais de Justiça13/8/24 09:45

    Oficial de justiça na França

    Também conhecido por hussier de justice


    Começa a carreira a receber cerca de 1811euros.

    Afim de 10 anos já recebeu cerca de 3088 euros aqui vai
    O link da tabela remuneratória.

    https://www.capital.fr/votre-carriere/combien-gagne-un-huissier-de-justice-1489553#:~:text=Et%20comme%20toute%20profession%2C%20l,soit%203%20319

    ResponderEliminar
  15. Claro que vão entrar novos oficiais de justiça.

    Basta ver este movimento. Primeira colocação em Castelo Branco e Sertã.

    Salario de entrada 1040€ graças ao acordo do SFJ que neste caso vai aldrabar a carreira e enganar muita gente mas pode significar novas quotas fresquinhas.

    Entretanto os que já cá estão não levam mais nada pois já foi feito um enorme esforço financeiro.

    Grande jogada por parte do Ministério da Justiça!!!

    ResponderEliminar
  16. Se para 108, entraram 5...
    Para 570, assim por alto...devm entrar uns 26 !!
    Ou seja, menos dos que os que se aposentam este ano.
    Fantástico !!

    Esta ideia peregrina de que funcionários públicos devem trabalhar essencialmente por amor à pátria e, no nosso caso, também e sempre com brio e subserviência inquestionáveis, é de um atraso de décadas na perceção de comportamento organizacional e psicologia laboral dos dias de hoje.

    E os RH têm assim uma quota parte de responsabilidade quanto ao estado a que chegámos.

    ResponderEliminar
  17. Mas esse departamento existe???

    É que nem para atenderem o telefone, quanto mais para o que refere.

    ResponderEliminar
  18. Rei dos Oficiais de Justiça13/8/24 10:31

    Concordo plenamente... a jogada tá feita . desta forma uns vão para a reforma . vão deixar de pagar salário altos aos eventuais reformados....e passaram a pagar muito menos aos novos auxiliares...

    Para além do mais já repararam que ninguém fala do aumento salarial mas sim de um suplemento..

    ResponderEliminar
  19. Exatamente!

    E continhas bem feitas quero ver preto no branco onde é que estão os 2 escalões congelados pela TROIKA...

    E onde ficará este SRP dos 13,5€. Se é para integrar e substituir por outro, ou se é só para aumentar este...

    ResponderEliminar
  20. Dada a observação da realidade...

    Acho que deve haver alguma na manga.

    Penso eu de que.

    ResponderEliminar


  21. Não parece gente para começar a "dar tiros nos pés" ou que estejam mal informados.

    ResponderEliminar
  22. Mas se soubesse-mos quanto é que custa um KhW de energia lá e o frio que faz, percebia-mos onde é que eles gastam muito do que ganham...

    ResponderEliminar
  23. Os EPR amanhã deveriam encetar uma jornada de luto por tempo indeterminado, com bandeira a meia haste e minuto de silêncio e tudo...


    Nota: EPR - "Encanador-de-Perna-à-Rã".

    ResponderEliminar
  24. Aumentar ordenado e acabar com adjuntivite,, com a unificação .
    Fica bom

    ResponderEliminar
  25. Também era uma melhoria... A Adjuntivite não ajuda nada...

    ResponderEliminar
  26. Três mil início de carreira não entendeu a notícia??? Fora suplementos etc...

    Em três mil se gastar 2000 ainda sobra 1000...

    Em Portugal em 1500 se gastar 1300 sobra 200

    As contas são simples de fazer.

    ResponderEliminar
  27. Carrega Teixeira da Cruz!!!

    ResponderEliminar
  28. Ok, ok...

    Chiça-penico. Não queria ofender ninguém!

    É fazer as contas, pois... O ordenado mínimo lá são 1.500€.

    ResponderEliminar
  29. "A cheirar a leite" como dizia um anónimo aziado há tempos aqui...


    ResponderEliminar
  30. Os novos telefones são para fazermos serviço de operador de call center enquanto cumprimos os processos.

    Abram os olhos!!

    Metam os novos telefones no ... Aí, mesmo!!

    ResponderEliminar
  31. A little yellow canary bird told me that
    o artigo desta semana do xerife federal
    maybe may be about a problemática
    da AIMA
    (Mayday! Mayday!)
    se encontrar à beira do burnout
    e poder ir ser agora auxiliada
    por aqueles que já estavam
    em burnout há canos,
    ainda o SEF
    coçava
    micoses,
    quanto mais
    a AIMA!

    ResponderEliminar
  32. Notícia boa???
    A melhor notícia seria o aumento salarial em primeiro lugar e não isto...

    ResponderEliminar

  33. A oportunidade de um ataque à greve esperada.

    Fiem-se....



    ResponderEliminar
  34. Épá...

    Os Smarties que tiverem um risquinho parte por aí e mete só metade que já ninguém te está a acompanhar.

    ResponderEliminar
  35. https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDE2MAMAfvH7EwUAAAA%3d

    ResponderEliminar
  36. A classe está envelhecida , mas os mais novos sentem falta do aumento não preocupe.
    Os mais novos não vão trabalhar de borla ao fim de semana e ainda se gabar disso como se fosse uma grande coisa, e os mais novos serão certamente mais reivindicativos.
    Os mais velhos são tbm importantes pela sua experiência ( o que são, o mesmo se aplica aos mais novos claro) , mas é necessário mudar o paradigma e de uma maneira geral os mais velhos são muito relutantes á mudança, nas terá de ser. Porque nem todos saíram já para a reforma.

    ResponderEliminar
  37. "(....)
    Quantos portugueses conseguem enganar ao afirmar que em maio foram contratados uma centena de Oficiais de Justiça?(....)"


    Infelizmente.... infelizmente, serão muitos os portugueses que vão acreditando nestas manobras, neste palavreado de que estão a resolver e de que está tudo a correr bem.

    O assunto da falta de funcionários e desmotivação total dos existentes, até poderia (e era preciso mesmo muito boa vontade para tal) reunir algum humor entre nós e fazer-nos rir um pouco de tudo isto, não fosse...o ambiente nos Tribunais de cada vez maior revolta, de problemas derivados de burnout, dos graves problemas psiquiátricos que cedo começam a invadir a vida destes profissionais.

    ResponderEliminar
  38. Vamos desligar o complicómetro.
    A notícia é boa.
    Antevê outras boas noticias para breve.
    A Senhora é simpática e bonita.
    Sabe que existimos e temos dificuldades (coisa que até há bem pouco tempo era impensável - lembrem-se das antecedentes).
    Vamos ter fé e esperança e não destilar maledicência gratuitamente.
    Pessoal, é só aguardarmos até fiais de Setembro, depois logo se vê. Ou ficamos contentes ou, se formos para a luta que não seja só de boca e os muitos que por aqui andam que sejam os primeiros a ir para a frente, para os cornos do touro. Eu vou, mas espero não ser preciso.
    A ansiedade tem-nos matado aos poucos. Vamos deixá-la de férias até Setembro.
    Desta vez, ,acreditemos.

    ResponderEliminar
  39. Cuidado que o senhor articulista hoje está muito sensível...

    Não te oponhas muito às críticas ao progresso, que ele às vezes não gosta.

    Será que ele também é um "revivalista" os tempos passados?...

    ResponderEliminar
  40. E os tribunais existem...13/8/24 14:16

    O mesmo se queixa o utente nos tribunais... Ligam e ninguém atende...

    ResponderEliminar
  41. Maldita dor de cotovelo e de complexo de inferioridade! Como diz o licenciado em relação aos outros: estudasses!
    Neste caso: arriscasses e fizesses pela vida em vez de estares no conforto a chorar e a invejar!

    ResponderEliminar
  42. Sorry, eu faço a ligação:
    Queria significar que os 507, qualificados, antes de assentarem arraiais nos tribunais, já os estou a ver a terem como primeira missão, ao abrigo duma qualquer mobilidade, irem salvar a AIMA que está a entrar em burnout.

    ResponderEliminar
  43. Mas aquilo, repare no formato, era suposto ser um post poema.
    Já não vejo smarties há décadas.
    De resto, quando era ainda meio jovem, costumava ir para a disco com um grupo de quase teenagers que me perguntavam:
    "Man, como é que consegues, não metes nada e estás sempre na nossa onda?"
    É um dom.

    ResponderEliminar
  44. Fala por ti!
    Olha, agora!...
    "Velhos são os trapos".
    Dá corda aos sapatinhos e vai trabalhar, com brio!

    ResponderEliminar

  45. Eu só me sentava à mesa de negociação após garantia, para início de conversa, do mínimo de 300 paus que deram a todo o cão e gato!

    Haja dignidade!


    ResponderEliminar
  46. 👏👍

    Eu ainda acrescento que se calhar nem nunca teve nota para chegar a adjunto!!!

    ResponderEliminar

  47. Os resultados obtidos pelo PS Lousanense nas últimas eleições legislativas e autárquicas demonstram uma perda contínua de eleitorado, que pode ainda estar longe de começar a ser invertida, fazendo perigar a maioria absoluta e até a costumada vitória.
    Ao invés, as sucessivas coligações do PPD/PSD, têm conseguido fazer crescer, também de forma contínua, os seus resultados eleitorais, parecendo que a cada novo partido coligado corresponde um aumento garantido de votos.
    Assim, se houver mais alguma força que se junte à coligação, esta pode aspirar a retirar ao PS a maioria absoluta na autarquia ou até a obter uma vitória tangencial.
    Não há dúvidas que o bom entendimento existente entre o putativo candidato camarário e a atual cabeça de lista distrital da maior força da oposição, patenteado no acordo do paposeco, faz intuir que ambos estão a preparar-se para uma época de concertação de esforços na luta contra um terceiro ator e inimigo comum que ameaça intrometer-se na disputa pelo poder.
    Atenta a dimensão social dos referidos protagonistas tal estratégia a nível local indicia aquela que deverá ser a adotada no todo nacional.
    É o biCHo, é o biCHo…!

    PS
    Legis 2024
    34,54 % 3.466 votos
    Legis 2022
    49,18 % 4.205 votos
    Autárquicas de 2021
    52,94% 4.474 Votos
    Autárquicas de 2017
    65,85% 5.382 Votos

    PPD/PSD+ PPD/PSD.CDS-PP+ PPD/PSD.CDS-PP.PPM

    Legis 2024
    26,88 % 2.698 votos
    Legis 2022
    25,74 % 2.201 votos
    Autárquicas de 2021
    32,04 % 2.708 votos
    Autárquicas de 2017
    19,99% 1.634 Votos

    CH
    Legis 2024
    15,88 % 1.594 votos
    Legis 2022
    6,42 % 549 votos

    ResponderEliminar
  48. Tem razão mas tenho uma sensação que não irá ser por aí.... infelizmente..

    Penso que a ministra vai se refugiar na história do trocadilho das percentagens do suplemento...

    ResponderEliminar
  49. Independentemente das carreiras a quem deram os 300 paus, achei bem serem um valor monetário fixo igual para todas as respectivas categorias e não em percentagem do salario como costuma ser nas negociações salariais.
    Assim ganham todos um valor igual seja chefe ou iniciado.
    Espero que os nossos sindicatos saibam optar por essa via em vez das percentagens.

    ResponderEliminar
  50. Os 300 paus são fixos, mas depois têm todos 20% do salário de cada um. Em suma, quanto maior o ordenado, maior o suplemento
    Porém, devemos preocuparmo-nos connosco e deixarmos os outros.

    ResponderEliminar
  51. Eu se tivesse filhos para criar tinha medo desta carreira de escravatura e mentira.

    Anos e anos de mentiras, mais trabalho e dinheiro que mal dá para renda de casa.

    ResponderEliminar
  52. Perfeito.
    Carreira de mentiras.
    Pagar para trabalhar e não ter dinheiro para despesas com familia.

    ResponderEliminar
  53. Rei dos Oficiais de Justiça13/8/24 22:25

    Oficial de justiça na Rússia
    Tradução
    Oficial de justiça=судебный пристав - sudebnyy pristav

    O salário médio de um oficial de justiça na região de Moscou é de 20 mil rublos. O departamento do Serviço de Oficial de Justiça Federal na região de Moscou não tem 121 especialistas, disse o chefe do departamento - o oficial de justiça-chefe da região, Nikolai Konovalov.

    “Temos uma alta rotatividade de pessoal, cerca de 27%. Isso tem muito a ver com salários. O salário médio de um oficial de justiça na região de Moscou é de 20 mil rublos, enquanto em Moscou é de 40 mil rublos”, disse Konovalov.

    Ou seja o oficial de justiça russo recebe em média entre 200,00 euros e 401,22 euros

    ResponderEliminar
  54. Amanhã, para assinalar o discurso do Dr. Luís Montenegro no Pontal, que se prevê seja a favor das pessoas como de costume, deixarei aqui uma cópia duma carta que a minha família lhe escreveu por estes dias, da qual quem quiser poderá tirar ideias para a replicar com as devidas adaptações.

    ResponderEliminar
  55. ENTÃO NÃO É BOM SINAL!...

    ResponderEliminar
  56. E O MARÇAL...

    ResponderEliminar
  57. Trabalhe por um prato de arroz

    ResponderEliminar
  58. ESPERO GREVE COM ADESÃO MASSIVA

    ResponderEliminar
  59. Vamos aguardar e verificar quantos interessados se apresentam ! Eu se estivesse no início da carreira e fosse jovem , com as condições atuais preferia ir para caixa de qualquer hipermercado da minha região!
    Trabalhava em casa,
    Almoçava em casa , dormia em casa e não tinha despesa com aluguer de estadia , quarto, transportes etc. Por isso aguardo para ver , oxalá que apareçam os 570! Trabalho há 44 anos , bem preciso que me substituam !

    ResponderEliminar
  60. Huummm...
    Ok.
    Eu referia-me à "fúria do açúcar" que dão os doces em excesso.

    ResponderEliminar
  61. A passividade é o que tem tornado esta carreira "MANSA"!
    E já agora... Vale a pena pensar nisto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário