Reunião no MJ na próxima terça-feira 06AGO

      O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) foi convidado, com caráter de convocatória, no dia de ontem, numa comunicação expedida em nome da ministra da Justiça, a participar numa reunião de trabalho com o Gabinete da ministra da Justiça, na próxima terça-feira, dia 06AGO, das 16 às 17 horas.


      Uma reunião de uma hora que se enquadra no contexto da revisão do “Estatuto dos Funcionários Judiciais”, tal como consta da comunicação errada do mencionado Gabinete, uma vez que o Estatuto em vigor não se denomina como “dos Funcionários Judiciais”, sendo esta a denominação que pertence ao outro sindicato, ao SFJ, detendo o Estatuto em vigor a denominação, desde 1999, de “Estatuto dos Funcionários de Justiça” (DL 343/99 de 26AGO).


      Poderão dizer que o erro da denominação é irrelevante, mas não é, trata-se de um erro e os Oficiais de Justiça estão fartos e fartinhos de erros e errinhos, sejam eles grandes ou pequeninos, importantes ou irrelevantesinhos, porque, por mais pequenos que sejam, não deixam de ser erros.  Por outro lado, o erro parece constituir-se como, aquilo a que no ramo da psicologia se denomina, um “ato falhado”.


      De igual modo, um outro erro ressalta à vista: em título no assunto da comunicação consta que é uma convocatória e depois vem-se a constatar que é um convite. Para quem está na área da justiça, sabe bem que convocar ou convidar são coisas diferentes, ainda que, a final, a pretensão seja obter a mesma comparência.


      Detetar dois erros num ato tão simples do Gabinete da ministra, com um texto tão curto, poderá indiciar que num ato mais elaborado, com uma redação de várias páginas, como o Estatuto, o número dos erros possa vir a ser proporcional? Não sabemos, mas conseguimos saber que há uma nítida falta de atenção, falta de rigor, falta de cuidado e, em última instância, a possibilidade de desleixo para com os Oficiais de Justiça ou, no mínimo, para com aquele sindicato destinatário da missiva e, consequentemente, para com os Oficiais de Justiça seus associados, que Oficiais de Justiça são.


      Na comunicação consta ainda, mais concretamente, o assunto a abordar no âmbito da revisão estatutária: trata-se do “conteúdo funcional da carreira de Oficial de Justiça”, lê-se na comunicação, sendo este o assunto da reunião de uma hora, assunto este que o atual Estatuto aborda no seu artigo 6º.


RoiUnhas.jpg


      Até ao final do dia de ontem, não detínhamos informação sobre a “convocatória-convite” do SFJ.


      Esta reunião, para a qual o sindicato SOJ foi convocado e convidado, deixa os Oficiais de Justiça intrigados pela marcação ocorrer com tanta rapidez (o convite é de quinta para terça-feira, portanto, com dois dias úteis de permeio), e para data anterior ao grande momento de greve nacional, que se vem informalmente constituindo, com mais um grande fim-de-semana que se aproxima, aquando do feriado do próximo dia 15 que coincide com uma quinta-feira, altura em que os Oficiais de Justiça irão usar as greves decretadas pelo SOJ, as quais não possuem serviços mínimos.


      A ministra da Justiça tem de se aperceber da estranheza que constitui que, mesmo depois do dito “acordo”, os Oficiais de Justiça continuem a fazer greves e que continuem a ser notícia os detidos libertados por causa dessas mesmas greves. E se por acaso não se apercebeu, alguém vai ter de a alertar para isso.


      A ministra da Justiça tem de se aperceber ainda da estranheza que constitui o facto das Finanças ter autorizado a entrada de 108 novos Oficiais de Justiça, tão poucos que nem sequer cobrem os cerca de 350 que este ano se aposentam, quanto mais os mil e tal em falta. E se por acaso não se apercebe, alguém vai ter de a alertar para isso.


      A ministra da Justiça também tem de se aperceber da insustentabilidade e do profundo ridículo que constitui a diminuição dos lugares, de 108 para 106, como se isso fosse relevante, pois apenas, e tão-só, 5 são os candidatos indicados provisoriamente para o ingresso, sabendo-se já que, desses 5, pelo menos 2 já se mostraram indecisos em aceitar a colocação.


      Mas o que é isto?


      Qualquer cidadão comum, sem perceber nada da área da justiça, vê esta situação a que chegou a carreira de Oficial de Justiça como algo incomportável, pelo que deverá ser muito fácil a qualquer membro do Governo ver o mesmo, ou até mais, especialmente àqueles que são os responsáveis pela área da justiça.


      Incomportável e indefensável será também, para além da situação da carreira, que ninguém consiga constatar esta realidade tão objetiva.


      Por exemplo: ainda ontem aqui abordávamos a questão da morosidade da reconstituição do tempo de serviço e dos milhares de euros que bem mais de metade dos Oficiais de Justiça estão a aguardar, não tendo nenhuma perspetiva de os poder vir a receber tão cedo.


      Essa corrosiva preocupação é imediata e é palpável em todos os tribunais e serviços do Ministério Público do país; sendo muito mais imediata do que uma conversa ao fim da tarde sobre o futuro conteúdo funcional da carreira, porque isto é teoria e filosofia, e o que interessa aos Oficiais de Justiça agora mesmo é dinheiro e não um debate, ou uma amena cavaqueira, sobre um projeto teórico futuro que, embora seja assunto pertinente e necessário, não deve atropelar, nem sobrepor-se, àquilo que são as urgências imediatas.


      Nem a ministra da Justiça, nem ninguém, pode ir de férias, com a consciência tranquila, com as coisas no estado em que estão.


eMail-20240801-(MJ-SOJ).jpg

Comentários

  1. Anónimo2/8/24 08:34

    Eu já alertei a Sr.ª Ministra para alguns dos assuntos, principalmente aqueles que dizem respeito às minorias invisíveis e com os quais os sindicatos não se querem preocupar porque para além de não lhes darem grande visibilidade ainda os poderão é descredibilizar.
    Foi mais ou menos assim:


    "Eu, abaixo assinado, oficial de justiça, tendo depreendido, de diversas alusões aos Princípios consagrados na Lei Fundamental Portuguesa feitas por V. Ex.ª nos meios de comunicação social, de que a Sr.ª Ministra não estará a ser devidamente informada pela Direção-Geral da Administração da Justiça das crassas e reiteradas violações da Constituição da República Portuguesa que estão a ser perpetradas naquele organismo, venho pela presente proceder à comunicação a V. Ex.ª dos alegados factos, para cujo efeito anexo cópias de requerimentos e documentos por mim remetidos à referida entidade bem como à Provedoria de Justiça com o propósito de os comprovar.
    Em face do que, não querendo acreditar que possa a Sr.ª Ministra da Justiça nessas declarações perante os órgãos de comunicação social ao país estar conscientemente a invocar a Constituição da República Portuguesa em vão, levo ao conhecimento de V. Ex.ª a inclusa informação, para os fins tidos por convenientes."

    Fiz cópia de segurança não vão os colaboradores do gabinete da Sr.ª Ministra omitir-lhes as coisas como os da DGAJ lhe parece andarem a fazer.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/8/24 08:45

    Bom dia,

    Antes que venham já 'os do costume' dizer que não nos devemos comparar com outras carreiras, devo dizer que a curta chamada de atenção aqui se faz unicamente quanto a valores e também 'visão' ou 'abertura' distinta entre Ministérios.

    E isto vem a respeito das reivindicações dos Enfermeiros (justíssimas também, obviamente), em que aos poucos vai existindo abertura de uma valorização salarial de 2 posições remuneratórias, o que pode significar o alcançar de 400€ faseados em 2 anos.
    Sim...400€!!


    No Jornal Público, no dia de ontem:
    "(....)
    Ministério vai avaliar proposta de aumento salarial dos enfermeiros, diz plataforma.
    O Ministério da Saúde retirou de cima da mesa a proposta inicial de aumentos de 52 euros e aceitou analisar a proposta da plataforma Compromisso pela Enfermagem – que junta cinco sindicatos – de aumentos faseados, até 2026, de dois índices remuneratórios da tabela da carreira de enfermagem, que corresponderão a cerca de 400 euros, disse ao PÚBLICO Pedro Costa, do Sindicato dos Enfermeiros. (....)"

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/8/24 08:55

    É participando activamente que se faz o caminho.

    Cada um de nós tem essa obrigação, tanto mais que qualquer ganho reverte necessariamente a nosso favor.

    Eu também já perdi bastante tempo com comunicações aos sindicatos e em conversas informais com os colegas.

    Façam-se ouvir e façam a mudanca!...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/8/24 08:56

    Eu só queria os 300 paus!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/8/24 09:00

    É importante dizer que o aumento não deve ser inferior a trezentos euros. Há muitos argumentos a apresentar em favor deste aumento. No entanto, o conteúdo funcional deve ser bem expresso e deve ser o 3 e pensando no ajustamento que é preciso fazer nas habilitações académicas de cada um. Temos de pensar em grande, não tenham medo, senão veem os outros a andarem para a frente e nós ficamos para trás como já estamos. O SOJ deve apro veitar bem o tempo e ser incisivo, objetivo nas suas apresentações. Força!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/8/24 09:07


    Para além de na DGAJ não terem qualquer interesse nisso porque enquanto lá tiverem o dinheiro no orçamento sem sair mais rende e menos buraco apresentam, ainda fazem gala em demonstrar que são eles que mandam e fazem o que querem quando quiserem, independentemente de estarmos a falar de decisões de tribunais.
    A não ser que estejam empurrando com a barriga por nem sequer terem cabimentação para pagar a Ação 2009...
    Por exemplo, com uma mão poderiam já muito bem ter lavado a outra.
    A mais gritante violação do princípio da igualdade que estão a cometer sobre os oficiais de justiça, que em nada colocaria em causa o princípio da proporcionalidade e até creio que seria pouco dispendiosa nesses casos, que é aquela em que adjuntos com igual e até mais tempo global de serviço estão a ser remunerados por índice inferior a auxiliares que não têm mais tempo de serviço do que eles, poderia simplesmente nunca ter acontecido se no início do ano tivessem logo feito a reconstituição dos escalões considerando o ano probatório.
    No geral, todos esses adjuntos estarão à beira de passar para o 4.º escalão e como essa situação só se está a verificar desde dezembro de 2023 para cá, teria ficado sanada pelo menos uma inconstitucionalidade.
    E digo que os custos seriam mínimos porque, segundo entendi, em regra, quanto mais cedo o oficial de justiça tenha sido promovido menos vai receber.
    Deste modo, de um momento para o outro, um problema grave ficaria facilmente resolvido, porque considero esta inconstitucionalidade verdadeiramente vexante para o estado de direito democrático.
    Outra coisa seria o interesse do meu umbigo, nesse caso queria era que fizessem a reconstituição e pagassem o mais rapidamente possível aos auxiliares, para comprarmos um carro novo ou termos feito umas belas férias já este ano.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/8/24 09:19

    A confirmar-se que o SRP está a prazo e a sua definitiva integração - perdão, erradicação -, toda a imensa valorização salarial que conseguimos com o acordo assinado pelo SFJ simplesmente se esfumará.
    Pelo que será imperativo que o SOJ sugira pelo menos 300 paus para o grau mais baixo do novo estatuto.
    PEDQ

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/8/24 09:29

    O governo oferecia 52 euros de aumento para os que entravam na carreira de enfermagem. Face à posição dos sindicatos, passou a negociar o aumento de 400 euros! Vejam só isto e comparem com o que fez o SFJ!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/8/24 09:34

    O SOJ deverá dizer (digo eu) que por enquanto, em sinal de boa vontade, acabará, para já, com as greves em vigor, aceitando um reforço de 300 euros mensais, extensivo a todos os oficiais de justiça.

    De seguida, deverá estabelecer com o MJ um calendário, que se quer curto, para negociações do novo estatuto.

    Sem o cumprimento destas 2 premissas negociais, é evidente que o MJ não estará de boa fé, devendo continuar as greves em vigor!

    ResponderEliminar
  10. Rei dos Oficiais de justiça2/8/24 09:35

    Aula n 16

    Inconstitucionalidade do Conteúdo funcional.

    l) Compete ao técnico de justiça auxiliar:
    Desempenhar, no âmbito do inquérito, as funções que competem aos órgãos de polícia criminal;
    Efectuar o serviço externo;
    Preparar a expedição de correspondência e proceder à respectiva entrega e recebimento;
    Prestar a necessária assistência aos magistrados;
    Desempenhar as demais funções conferidas por lei ou por determinação superior.

    Existe inconstitucionalidade no conteúdo funcional do o.j.auxiliar ??

    Sim.Uma vez que não existe uma definição objetiva e concreta das funções que tem que desempenhar.

    Artigo 80 refere que - A cada carreira, ou a cada categoria em que se desdobre uma carreira, corresponde um conteúdo funcional legalmente descrito.

    O conteúdo funcional do técnico de justiça auxiliar está repleto de lacunas como abaixo vamos analisar ponto por ponto:

    Efetuar serviço externo, mas que serviço externo estão a referir? Investigação criminal na rua? Notificações? Citações? Acompanhar nas buscas? Deter suspeitos?? Ir buscar um café ao procurador?? Execuções?

    Pois ninguém explica nem define.

    A segunda problemática é desempenhar todas funções determinadas superiormente.

    Ou seja um tecnico principal, secretario, administrador pode pedir a um auxiliar para fazer o trabalho deles.

    Isto é inconstitucional uma vez que o funcionário de categoria inferior desenvolve tarefas na qual não é remunerado para o efeito.

    O terceiro ponto problemático é " prestar toda assistência aos magistrados."

    Ou seja neste ponto não existe limites na lei nem defennocao de que assistência se trata estando assim o funcionário refém num clima de escravidão.

    Estes três pontos são inconstitucionais pela indefenicao e desprotecao que o funcionário está sujeito.




    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/8/24 09:37

    O governo ofereceu e deu a dezenas e dezenas de milhares de profissionais os 300 paus!

    O SFJ sabia disso à exaustão e aceitou 50 paus.

    Incrível e inacreditável!

    ResponderEliminar
  12. Rei dos Oficiais de justiça2/8/24 09:42

    Ou seja existe categorias diferentes com remunerações diferentes contudo constata-se que o auxiliar pode efetuar funções de categoria superior, desde que seja determinado superiormente

    Isto é uma violação grave dos direitos dos trabalhadores basta consultar o código do trabalho na parte dos direitos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/8/24 09:51

    Como se começa a perceber, o MJ e o SFJ estão com muita pressa em aprovar um novo estatuto. Eu também estou, mas espero um estatuto à altura da importância das nossas funções no sistema judiciário e não um que espelhe a "porcaria" que nos anda a ser apresentada desde 2018.
    Independentemente disso, este é o momento para todos, "negacionistas" ou não, de contribuir, participando, com sugestões, opiniões e críticas para que o estatuto, qual ele seja, espelhe a realidade e se identifique com o que os OJ querem para o seu futuro profissional

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/8/24 09:56

    Só espero que o Soj leve a lição bem estudada e não vá para lá simplesmente com ameaças e a exigir dinheiro.
    Confiando na boa fé deste governo e presumindo que o próximo estatuto segue a linha da última proposta, qualquer valorização salarial terá como fundamento uma definição precisa do conteúdo funcional das categorias, novas ou velhas, e que justificam a atribuição de grau 3, a todos ou aos TSJ.
    E acima de tudo demonstrar que tb estamos cá para dialogar e fazer parte da solução.

    ResponderEliminar
  15. Penso eu de que:
    Porque razão só se conhece o convite ao SOJ? Será que com o SFJ já está acordado e nos nada sabemos?
    Sendo assim, porque não nos informa o SFJ?
    Não sendo, porque não se mostra surpreendido o SFJ e não o escreve?
    Porque razão temos conhecimento do convite através desta página e não através do site do SOJ? Será que o sr. Dr. Carlos, se confundiu e fez confusão com os blogues, queria anunciar num e fe-lo noutro?
    São apenas algumas dúvidas existenciais, nada mais. Perdoem

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/8/24 10:15



    Isso mesmo !

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/8/24 10:20

    EXACTAMENTE !

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/8/24 10:28

    Sim, com muita calma, muita formalidade, muito rigor e, se for caso disso, intransigência em relação a matéria fundamentais.


    Acima de tudo não fazer figurinhas de subserviência, acanhamento e deslumbramento!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/8/24 10:32

    Não sei se mereces perdão!

    Seria de uma gravidade sem precedentes que tudo já estivesse acordado com o SFJ à revelia do SOJ, e não quero acreditar nisso!

    Mas a "bicada" ao Dr. Carlos é desnecessária e não se percebe, a não ser por qualquer ressabiamento que aqui evidentemente desconhecemos ...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/8/24 10:34

    Acho que o SOJ deve colocar como condição para que as greves sejam suspensas uma coisa muito simples: que o "king" seja autorizado a namorar com a magistrada. Ou seja, autorizado a pedir à magistrada "a bênção do seu namoro".

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/8/24 10:54

    Bastava a tabela salarial do pessoal do Registos e Notariado mais a atribuição de um suplemento pela disponibilidade permanente, que podia ser o actual SRP, mais qualquer coisa pelas horas efetivamente prestadas além do horário normal que para início de conversa não estava nada mal...
    Mas não espero nada disso.
    A Justiça é para afundar....

    ResponderEliminar
  22. ESCLARECIMENTO:

    No acima comentário do comentador "Zorro", diz-se que o "Dr. Carlos se confundiu e fez confusão com os blogues, queria anunciar num e fê-lo noutro..."

    Nem o Carlos nem o António, ou seja lá quem for, publicam ou anunciam nesta página seja o que for, isto é, absolutamente nada; nunca o fizeram e nem sequer se perspetiva que, no futuro, o possam vir a fazer.

    As informações que aqui publicamos são obtidas por nós, diretamente, em diversas fontes e se é bem verdade que a maioria das vezes são informações disponíveis publicamente, nas páginas institucionais, nas redes ou em publicações, outras há em que são obtidas noutros meios e por outras vias.

    Para que não restem dúvidas, a informação de hoje foi oferecida por alguém que não conhecemos, mas que está devidamente identificado, através de um dos nossos canais comunicacionais, disponibilizando o documento que sintetizamos na segunda imagem que ilustra o artigo.

    Quanto ao facto de essa informação não estar disponibilizada nas páginas oficiais do SOJ ou do SFJ não dizer nada sobre o assunto é coisa que ignoramos e até fazemos menção disso no artigo.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/8/24 11:00

    A Justiça é para privatizar....

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2/8/24 11:01

    Ah!
    Bicadas ao Marçal sim, apoias.
    Ao querido Dr. Carlos é que nem pensar. Credo!!!

    ResponderEliminar
  25. Não se diz, diz-se "será que"
    Pergunta-se, duvida-se, não se afirma. Questiona-se.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo2/8/24 11:20

    Namoro com decoro, sempre à vista dos progenitores, e que não se prolongue além do dia solar!....

    ResponderEliminar
  27. Anónimo2/8/24 11:22

    Houve coisas que foram nacionalizadas e que estão a recomeçar a afundar novamente as secções cíveis ...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo2/8/24 11:27

    Não é o objeto da reunião, mas alguém por favor sugira ao Dr. Carlos que peça encarecidamente à Sr.ª Ministra que mande ressarcir do ano probatório no imediato as famílias dos nossos colegas entretanto já falecidos e retirar os nomes deles daquela malfadada lista.

    ResponderEliminar
  29. Percebemos perfeitamente que eram perguntas, dúvidas... com as quais não se pretendia insinuar nada.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo2/8/24 11:51

    Relativamente aos primeiros parágrafos do artigo de hoje, posso adiantar-vos que a carta/convite/convocatória foi elaborada por uma técnica superior de grau 3 ...

    Relativamente ao conteúdo da convocatória em si, posso também adiantar-vos que existe no seio do ministério da justiça uma enorme preocupação a propósito das greves em curso e daquela que em concreto se avizinha a decorrer entre os dias 13 à tarde até domingo 18 de agosto.

    Prevê-se uma enorme mobilização da comunidade oficial de justiça para esses dias, o que irá provocar o encerramento de muitos serviços por todo o país numa época de verão, cheia de turismo estrangeiro e com muitas pessoas em mobilidade por causa das férias.

    Portanto, quanto a isso é notória a preocupação do ministério.

    E não pensem que o fim da reunião seja conversar acerca do conteúdo funcional da carreira.
    Não. O objectivo da reunião é por termo às greves.

    Como tal, espero que o SOJ não acabe com as greves.

    As greves devem continuar até termos algo de concreto sendo que até ao momento não temos nada, nem aquilo que nos devem!!

    Carlos Almeida, és neste momento a nossa última esperança.
    Não hesites.
    Não abdiques.

    Eles finalmente começam a perceber a força que nós temos.

    E se nós quisermos, eles ATÉ TREMEM!!!!

    💪 💪 💪 💪



    ResponderEliminar
  31. Anónimo2/8/24 12:02

    Desculpem-me o materialismo mas se eles quiserem mesmo, que PAGUEM!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo2/8/24 12:02

    Srs traficantes, criminosos, venho informar que podem cometer crimes á vontade entre dia 14 e 18 de agosto pois não sereis detidos...

    ResponderEliminar
  33. Anónimo2/8/24 12:02

    King, tu tens uma enorme pancada.
    Muito pior que a minha.

    Mas tens razão em muitas coisas que escreves e esta dos conteúdos funcionais é mais uma.

    Sem dúvida que no conteúdo funcional do auxiliar cabe lá tudo, é um saco sem fundo, é vergonhoso.

    Seja ir buscar um café ou uma água ao magistrado, sejam funções de limpeza como ja aconteceu no tempo do COVID, seja limpar-lhes o rabo caso se borrem todos na casa de banho.

    Isto não pode acontecer.

    É manifestamente inconstitucional e deve desaparecer no futuro novo estatuto.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo2/8/24 12:06

    Serão detidos mas logo libertados!!

    Libertados porque os tribunais não funcionam em Portugal!!!

    ResponderEliminar
  35. Rei dos Oficiais de Justiça2/8/24 12:08

    Caros colegas todas as ordens dos notários, advogados, solicitadores, administradores de insolvência, rezam para que a justiça não funcione, de forma a ser privatizada..as citações, notificações etc...

    Sei que ninguém fez mas vejam o que estás ordens discutem.nos encontros anuais nacionais, nas conferências , colóquios, etc..

    Pois estás profissões estão organizadas e pensam no futuro da profissão....

    Já pensaram 70 euros por notificação/ citação...façam as contas...

    Espero que comecem a perceber o porquê de tentarem destruir a profissão..

    Estudem...

    ResponderEliminar
  36. Anónimo2/8/24 12:23

    O SOJ deve fazer ver à ministra que os OJ se sentem absolutamente desconsiderados , ,desmotivados e revoltados com o acordo do SFJ. Deve levar a reunião bem preparada e nada de comentários ao governo em geral, à saída. Deixem isso para o Marçal!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo2/8/24 12:37

    Seria o principio de uma bela amizade, como dizia o "Casablanca"!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo2/8/24 12:41

    Muito bem Sra. Ministra: férias judiciais não são férias balneares, aqui trabalha-se!

    Dr. Carlos Almeida, vá pelas escadas se as houver, não arrisque elevadores, alguns são duvidosos!

    Boa, progressista e frutífera reunião, para todos, é o que eu desejo!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo2/8/24 12:43

    Cambada de malucos. Agora é tudo inconstitucional. Então queriam que lá estivesse especificado o tirar agrafos das folhas? E afirmam que o que lá está é tão genérico que dá para tudo? E dão exemplos parvos? Mas estes tipos vivem em que lua? De que planeta?

    ResponderEliminar
  40. Rei dos Oficiais de Justiça2/8/24 13:41

    Anónimo das 12:34 fundamenta com a lei ...pois coitado de ti não consegues né??

    O conteúdo funcional tem que ter limites o nosso não..

    Prontos já sei vou ter que te espetar nessa cara o artigo do código do trabalho...

    Coitado de ti...

    ResponderEliminar
  41. Anónimo2/8/24 13:43

    Muito obrigado pelo alerta.
    Estava seriamente a equacionar aderir a essas greves na semana do feriado nacional de agosto, mas compreendo agora que com essa atitude só iria beneficiar essas ordens que almejam a todo o transe a privatização da justiça.
    Depois ainda usei a cabeça e consegui atingir que se isso porventura algum dia acontecesse, seria o descalabro total.
    Os oficiais e justiça passariam a ser tratados abaixo de cão pela nova tutela, como nunca foram pela DGAJ, pelo MJ, pelo CSM e até pelo próprio CEJ, a carreira seria altamente discriminada em relação às demais carreiras especiais, enfim, toda a espécie de inimagináveis violações da CRP de que os OJ passariam a ser vítimas se tal calamitosa calamidade viesse a acontecer.
    Ainda bem que temos um Rei para nos orientar.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo2/8/24 13:51

    Isto é a definição de loucura de Einstein - fazer a mesma coisa de sempre e esperar resultados diferentes é uma loucura.
    Pensámos muitíssimo pequeno.
    O novo estatuto é preciso para mudar este situacionismo bacoco e se reformular o modo de funcionamento para que haja uma verdadeira carreira.
    Por um novo estatuto.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo2/8/24 13:56


    Não me tinha lembrado dessa do elevador.
    Desta vez pode ir à vontade...
    É mesmo para tentar dar a machadada final, evitar o caos em meados deste mês e prometer um bom estatuto para os eleitos.
    O PSD, não, todo o Bloco Central, só conhecem uma estratégia:
    Dividir para reinar, e é no que irão prosseguir.
    Enfrentando alguma pontual resistência mas com pleno sucesso, porque os oficiais de justiça nasceram viveram negaram.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo2/8/24 13:57

    Estava a demorar a apareceres hoje ...

    ResponderEliminar
  45. Anónimo2/8/24 14:06

    King. 12:43 e não 12:34.
    Quando se ocupam cargos que exigem licenciaturas, mestrados, doutoramentos, não é tudo um mar de rosas.
    Quem estuda tem que estar muito atento a todas as possibilidades de ser escrutinado, e digo-lhe já que este tipo de dislexias podem sair muito caras aos aspirantes a grandes chefes.
    Não se esqueça de aprender quando estiver a estudar.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo2/8/24 14:09

    Sim, um novo estatuto, mas não a todo o preço!...

    De que serve um novo estatuto se a nossa vidinha andar para trás?

    Portanto, o importante é discutir os pontos nevrálgicos desse mesmo estatuto, e sobre isso nada diz ...

    No entanto, sim a um novo estatuto!

    ResponderEliminar
  47. Anónimo2/8/24 14:43

    Eu sou associado do SOJ, e no dia de ontem recebi um e-mail a comunicar a reunião!

    Com vê o Dr. Carlos não talvez não mereça a "bicada"!

    Mas, Zorro, confirme com outros colegas que também sejam associados do SOJ se não receberam igual mail ao meu ! ....

    ResponderEliminar
  48. Rei dos Oficiais de Justiça2/8/24 14:45

    Ok menino armado em esperto, adoro que me desafiem..então vamos começar:
    Artigo 118.º - Funções desempenhadas pelo trabalhador



    1 - O trabalhador deve, em princípio, exercer funções correspondentes à actividade para que se encontra contratado, devendo o empregador atribuir-lhe, no âmbito da referida actividade, as funções mais adequadas às suas aptidões e qualificação profissional.
    2 - A actividade contratada, ainda que determinada por remissão para categoria profissional de instrumento de regulamentação colectiva de trabalho ou regulamento interno de empresa, compreende as funções que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador tenha qualificação adequada e que não impliquem desvalorização profissional.
    3 - Para efeitos do número anterior e sem prejuízo do disposto em instrumento de regulamentação colectiva de trabalho, consideram-se afins ou funcionalmente ligadas, designadamente, as funções compreendidas no mesmo grupo ou carreira profissional.
    4 - Sempre que o exercício de funções acessórias exigir especial qualificação, o trabalhador tem direito a formação profissional não inferior a dez horas anuais.
    5 - Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto no número anterior.

    Para começar vamos analisar aqui as funções do trabalhador, será que efetuar funções de categoria superior requer formação especial???

    Sim.

    Ou seja se efetuar as funções de um principal requer formação especial logo, não tendo existe uma contra ordenação muito grave.

    Mas iremos explanar aqui mais situações da violação dos direitos do trabalhador.

    ResponderEliminar
  49. Rei dos Oficiais de Justiça2/8/24 14:58

    Vamos analisar a definição de remuneração.

    remunerações
    Nos termos constitucionalmente consagrados, todos/as os/as trabalhadores/as têm direito à retribuição do trabalho, segundo a quantidade, natureza e qualidade, observando-se o princípio de que para trabalho igual salário igual, de forma a garantir uma existência condigna.

    Uma vez que o auxiliar pode efetuar a mesmas funções do que o adjunto ou principal desde que determinado superiormente, aqui reside a violação do seu direito que vai contra a definição de remuneração acima descrita.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo2/8/24 15:08

    Não parece nada descabido.
    Ao fim e ao cabo nós somos nem 7400...
    Não venham cá com a conversa do orçamento de estado, que os nossos aumentos não se comparam.

    ResponderEliminar
  51. Anónimo2/8/24 15:17

    Neste caso, na situação actual, há uma recomendação pública (do mês passado) da Comissão Europeia a aconselhar Portugal a investir em pessoal e refere especificamente FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS.
    Senão vinha-mos lá com mais um concurso especial de Magistrados, que é o que acontece cada vez que se diz que se vai investir na Justiça.
    Na Europa já perceberam que também fazem falta Funcionários Judiciais.
    Será que cá já alguém percebeu, ou todos aqueles Magistrados de andaram em FUNÇÕES POLITICAS, ao arrepio da "separação de poderes", percebeu?!

    ResponderEliminar
  52. Anónimo2/8/24 15:24

    Desculpa.
    Fala por ti.
    Eu sei como estas negociações funcionam e o que se pode dar/fazer de imediato e o que não dá para fazer logo logo.

    Nota:
    Por ter chegado a um acordo de aumento imediato sobre o existente SRP, não quer dizer que não defenda a sua integração no salário base quando isso for possível.

    3,5% já cá estão.

    Agora vamos ver o resto...

    "Não é com vinagre que se apanham moscas"

    "Não percebes nada de agricultura"

    ResponderEliminar
  53. Anónimo2/8/24 15:35

    Eles já mostram que "estão para dar"...

    Agora falta o tempo congelado da TROIKA...

    E um aumento global da nossa grelha salarial...

    Vamos ver como se comportam.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo2/8/24 15:36

    Além do Estatuto, que deve trazer a aposentação antecipada

    ResponderEliminar
  55. Anónimo2/8/24 16:07

    A Técnica Superior nem se identifica na convocatória!

    Como é possível???

    A superioridade é isto ... superior!

    ResponderEliminar
  56. Anónimo2/8/24 16:12

    Ele não percebe nada de agricultura!

    E o SFJ não percebe nada de (bons) acordos sindicais.

    ResponderEliminar
  57. Anónimo2/8/24 16:28

    Já devem ter dito à Srª. Ministra que o SOJ cresceu, e muito, no números de associados nestes 2 últimos meses ... e desconfio que ela bem saberá porquê! Nós também!

    É muito que bom que Carlos Almeida e o SOJ tenham outra importância à mesa das negociações.

    ResponderEliminar
  58. Anónimo2/8/24 16:31

    Estás a falar de mim Piu?

    ResponderEliminar
  59. Rei dos Oficiais de Justiça2/8/24 16:32

    Afinal de contas qual o número de sócios do SOJ?? Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  60. Anónimo2/8/24 16:43

    Quando foi a última Assembleia Geral do SOJ?

    ResponderEliminar
  61. Anónimo2/8/24 16:51

    Eu sei quando foi a última do SFJ, logo antes das famigeradas negociações, e parece-me que o acordo alcançado não respeitou as conclusões dessa mesma assembleia.

    Mas basta ver as informações publicadas após a assembleia e confronta-las com com o acordo dos papos secos!

    ResponderEliminar
  62. Anónimo2/8/24 17:07

    Não. Tu não escreves nada de jeito.

    Estava a referir-me ao outro que também não escreve nada que se aproveite ...

    ResponderEliminar
  63. Anónimo2/8/24 17:11

    Não é questão de perceber de poda mas de política.
    Acreditar nessa quimera é o mesmo que ter a convicção de que um dia o BE e o PCP irão formar um governo maioritário neste país.
    Se apenas estes dois partidos o têm defendido aberta e declaradamente na AR, como é que um dirigente sindical, por melhores relações que tenha com um governo que obviará sempre essa integração, poderá alguma vez conseguir realizar essa utopia?
    Não seria preferível trabalhar exclusivamente sobre salários fixos substancialmente melhorados e na questão das horas extraordinárias?
    Nota: Relativamente às horas extraordinárias, eu não trabalho no JIC ( cumpro despachos de JIC mas são só aqueles da constituição de assistente e afins nas locais criminais ), por norma não cumpre à minha unidade orgânica coadjuvar diligências de interrogatório, pelo que acho que estarei acima de todas as suspeitas ao defender o pagamento de horas extraordinárias.

    ResponderEliminar
  64. Anónimo2/8/24 17:15

    Não mereces que te responda...

    ResponderEliminar
  65. Nota de Esclarecimento:

    Quando nos referimos aos Funcionários Judiciais estamos a referir apenas os funcionários que trabalham nos tribunais (nos juízos, isto é, no judicial), excluindo-se, portanto, os funcionários judiciários que são os que não trabalham nos tribunais, mas trabalham nos serviços do Ministério Público, não no judicial.

    Assim, de forma a não excluir ninguém, o Estatuto usa a designação de Funcionários de Justiça, desta forma incluindo todos, tal como acontece com a denominação mais usada: Oficial de Justiça, excluindo esta última apenas os demais Funcionários de Justiça, como o são os Assistentes Operacionais ou Assistentes Técnicos, mas englobando quem trabalha na área judicial e na área judiciária.

    ResponderEliminar
  66. Anónimo2/8/24 17:52

    Estou a falar muito a sério.
    Esta parte é um aparte, mas na tropa fiz as provas que o tribunal no outro dia considerou criminosas, nos comandos. No meu tempo eram um ramo do exército e estavam enquadrados no serviço militar obrigatório. Só depois das mortes que ocorreram em Santa Margarida precisamente no decorrer do curso em que eu participei é que passou, após um período de nojo em a referida tropa especial esteve suspensa, a ser necessária a assinatura de um termo de responsabilidade por parte dos candidatos e eu não sei se agora, visto ter sido obrigado, ainda terei direito a pedir alguma indemnização ou se já terá tudo prescrito.
    O que não prescreveu certamente foi a pancada com que de lá saí, maior do que a que já levava quando entrei e que só se agravou mais ao longo destes anos como oficial de justiça.
    Por isso vou iniciar uma greve simbólica - que penso que dispensará pré-aviso - a partir da próxima segunda feira, dia 5 de agosto, até pelo menos dia 12 do mesmo mês, a qual consistirá em ingerir apenas papo-secos sem conduto e água.
    Caso dia 6 saia da reunião algum acordo concreto e as greves em vigor sejam suspensas, ponderarei então cancelar também a minha.
    Precisava só da ajuda de alguém entendido em mercearia que me fizesse as contas e dissesse quantos papo-secos poderei comer por dia à luz do aumento dos 3,5 por cento, já livres de impostos, em média.
    ?
    Também queria apurar esse número porque da próxima vez que alterar a minha password no citius quero começar pelo meu nome próprio e a seguir quero colocar 4 ou 5 ou 6 papo-secos, e gostava de saber que algarismo mais ou menos exato deverei usar.

    ResponderEliminar
  67. Anónimo2/8/24 18:12

    De onde tirou essa conclusão?
    Das 2 ou 3 pessoas que, constantemente, tentam angariar associados para o SOJ colocando a mesma mensagem repetidamente?
    Já pensei mudar mas, analisando o percurso e as conquistas do SOJ, ficam-me muitas dúvidas....
    Do SFJ pelo menos sabemos o que conseguiu.

    ResponderEliminar
  68. Anónimo2/8/24 18:33

    O que é que conseguiu?

    4 papo-secos!?

    Qual será a próxima conquista?

    Um pacote de margarina para barrar nos papo-secos!?

    ResponderEliminar
  69. Anónimo2/8/24 18:39

    Então não respondas.

    ResponderEliminar
  70. Anónimo2/8/24 18:55

    O SFJ com seguiu o quê mesmo? Já sei, minar a posição negocial dos OJ , desrespeitar mais de 1 ano greve.
    Eu pessoalmente preferia manter as greves e ficar com os 10%.
    Fomos desrespeitados e envergonhados SFJ.
    Não há justificação para assinar tão miserável acordo

    ResponderEliminar
  71. Anónimo2/8/24 18:58

    Quem não tiver treino específico não faça isto lá em casa.
    Pode ser prejudicial para a saúde, incluindo a física

    ResponderEliminar
  72. Afinal o SFJ também foi convocado.
    Já leram o comunicado no face
    Cá para mim vamos ter estatuto até finais de setembro.
    Depois, a versão final, até finais de novembro, para entrar em vigor em janeiro
    Se assim for, tudo bem
    Parece que estes senhores políticos estão a fazer tudo bem. Já reuniram com o CSM, CSMP, e CSTA.
    Penso que estão a fazer o que devia ter sido feito há muito, por quem deixou chegar as coisas ao ponto em que estão..
    Só com um novo estatuto conseguirão atrair novos á profissão. Porém, duvido muito que só as licenciaturas da área do direito sejam as necessárias para a entrada, continuarão a não arranjar gente.
    Já falta pouco, aguardemos

    ResponderEliminar
  73. Anónimo2/8/24 19:04

    Já falta pouco.. ou talvez não...

    ResponderEliminar
  74. Anónimo2/8/24 19:07

    Desculpe mas prefiro manteiga!

    ResponderEliminar
  75. Anónimo2/8/24 19:07

    É exactamente esse o meu sentimento colega!

    ResponderEliminar
  76. Anónimo2/8/24 19:09

    Se prefere manteiga fale com o Marssal.

    ResponderEliminar
  77. Anónimo2/8/24 19:12

    Bom, no caso do SFJ basta estar atento, ser minimamente perspicaz e ler os relatórios de atividades.
    No caso do SOJ não sei sinceramente onde ver essa informação ou sequer se existem tais relatórios.
    Em todo o caso, pessoalmente, não conheço uma única conquista para a carreira que o SOJ tenha conseguido... poderei estar errado... elocide-me p.f.

    ResponderEliminar
  78. Anónimo2/8/24 19:41

    Elocido, elocido ...

    ResponderEliminar
  79. Anónimo2/8/24 19:58

    Lá está.
    É apenas essa a resposta que é possível!
    De concreto nada.

    ResponderEliminar
  80. Rei dos Oficiais de Justiça2/8/24 20:01

    Ehehe mais um desesperado que até inventa só para ter esperança vai dormir..

    O ministério não reuniu nada com esses órgãos...

    ResponderEliminar
  81. Anónimo2/8/24 20:34

    Doutor Carlos para ali, Dr.Carlos pra ki🙄
    Estou a ver que os OJs vips já estão representados na reunião.
    Só espero que os restantes não sejam esquecidos.

    ResponderEliminar
  82. Anónimo2/8/24 20:40

    Esqueça lá isso!
    Esses pormenores são coisas das classes trabalhadoras .
    Os Vips de Lx dispensam isso.

    ResponderEliminar
  83. Anónimo2/8/24 20:41

    Coisas do "último tango em Paris" ...

    ResponderEliminar
  84. Anónimo2/8/24 20:43

    Vocês são tão tristes!
    Que figurinhas!
    Mas digo isto com pena porque bem precisamos de gente com fibra nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  85. Anónimo2/8/24 20:48

    Não, não está lá!

    Você é que diz que está!

    Vejam os comunicados dos SFJ e do SOJ ao longo dos anos (sim anos) como eu tenho feito.

    Não é acordar agora para a realidade, e vir defender o SFJ do indefensável!

    Colega, tenho muita pena, mas foi o SFJ que assinou um acordo absolutamente horrível-

    Desculpe a honestidade, mas é isso mesmo!

    Se A. Marçal vier um dia retratar-se mostrará caracter, mas o dano, esse, já foi feito e é grande!

    Mas, com todo o respeito, uma boa noite para si colega!

    ResponderEliminar
  86. Anónimo2/8/24 20:52

    Não sou angariador do SOJ mas dado as circunstâncias seria justificável.

    O que me mete impressão é ninguém bater com a porta em desacordo! Isso não é normal!

    Talvez China, Rússia, Irão, C. Norte e Venezuela!

    É triste, não é?!!!

    ResponderEliminar
  87. Anónimo2/8/24 20:54

    À luta, à luta, filho da P ... ... ... átria!!!!

    Eu não deixo de lutar!

    ResponderEliminar
  88. Anónimo2/8/24 22:55

    Não recebi resposta ao questionado.
    O SOJ existe, para quem desconhece, desde 2006.
    Não falei em comunicados, falei em conquistas para os oficiais de justiça... por isso, antes de pensar mudar de sindicato, continuo à espera de saber quantas o SOJ conseguiu nos passados 18 anos...
    Depois é comparar e ponderar a mudança.

    ResponderEliminar
  89. O rei, ainda me deves os tremoços, melhor, ao meu filho zorrito. Nem sequer apareceste para o duelo. Atiro cascas a dois metros. E tu, que fazes da vida, hum, hum, hum........... Reizinho sem coroa

    ResponderEliminar
  90. Anónimo2/8/24 23:15

    Esta semana só eu recebi dois telefonemas da dona Alzira a questionar a razão de me ter desvinculado do sfj. A senhora começou por ser indelicada, mas perante a minha postura mudou a agulha e virou contra o soj. Nem dei troco, pois percebi o desespero que vai naquela casa.

    ResponderEliminar
  91. Anónimo2/8/24 23:57

    Também havia escrito para os mesmos fins, muito recentemente, uma carta ao Chefe da Casa Civil da Presidência da República, -confesso que até num tom bastante sarcástico e acompanhada de um soneto que escrevi no dia 10 de junho acerca dos incumprimentos da CRP -, o qual me respondeu (ainda que a correspondência por mim remetida o tivesse sido por correio verde e não mediante carta registada com aviso de recepção) de forma bastante célere, informando que da mesma fora " enviada cópia ao Gabinete de Sua Excelência o Primeiro Ministro ".

    ResponderEliminar
  92. Anónimo3/8/24 00:11

    Quando o Rei for teu chefe até mias!!

    ResponderEliminar
  93. Anónimo3/8/24 00:14

    Também lhe ligou a D. Alzira?

    ResponderEliminar
  94. Anónimo3/8/24 02:41

    Esperemos então pelo resultado da reunião com o camarada Marçal e o Dr.Carlos.

    ResponderEliminar
  95. Anónimo3/8/24 08:09

    AINDA POR CIMA COM AREIA,,,

    ResponderEliminar
  96. Anónimo3/8/24 08:11

    Não. Nem sei sequer se tal pessoa existe e é pura invenção sua...
    O que sei é que ainda não tive resposta concreta à pergunta e ainda não fiquei a saber, pelo menos uma que seja, das conquistas do SOJ em prol dos oficiais de justiça.
    Já que meteu a colherada, saberá o colega responder...?

    ResponderEliminar
  97. Anónimo 19993/8/24 13:15

    Sem ler o que por aqui foi escrito hoje, adianto já que depois da leitura da convocatória/ convite, achei muito estranho delimitarem 1 hora (?) para uma reunião que parece importante, urgente e como tal em agosto. Muitos sindicalistas,depois de horas reunidos com o governo,saiem de lá sem nada de concreto.
    Estes, com hora de saída marcada, dá ideia que já está tudo mais ou menos ajustado. Será? Ou sāo as férias que apertam?
    A Sr(a) Ministra tem de se aperceber de tudo o que está pendente de resoluçāo, mas tudo mesmo, para chegar à conclusão que se calhar estava melhor na sua profissāo e não neste cargo político.
    O SFj na nota do Presidente transcreve que o MJ indicou ir recrutar muita gente mas como ? Depois, melhorias estatutárias, mas para quais dos Of. Justiça?
    É preciso estar atento ao trabalho dos sindicatos porque não atualizam as informações que têm na totalidade, ou pelo menos parece.
    Respeito aos sócios, no mínimo, a estes!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário