Suplemento a 13,5% e retroativos serão pagos em agosto

      Em nota informativa do dia de ontem, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) comunicou que a ministra da Justiça terá garantido que o novo valor do Suplemento de Recuperação Processual será pago já com o vencimento de agosto, acompanhado dos respetivos retroativos referentes aos meses de junho e julho.


      Apesar do diploma ter sido publicado ontem mesmo em Diário da República e a habitual morosidade nos procedimentos administrativos, que sempre atiraria o efetivo pagamento para mais um ou dois meses, é com natural agrado que os Oficiais de Justiça veem ocorrer esta aceleração procedimental.


      Observa-se, no entanto, que uma especial aceleração de determinado procedimento, levanta sempre a dúvida se se trata de uma mudança para todos os procedimentos administrativos ou se é só para este, por efeito de uma especial influência hierárquica do Ministério da Justiça, isto é, algo que parece mesmo uma “cunha” para acelerar o procedimento.


      Será que esta aceleração passa a ser regra nos diversos procedimentos que a DGAJ efetua habitualmente ou está limitada a este concreto procedimento?


      Se se limitar apenas a este procedimento, estamos perante uma clara intervenção discriminatória, uma vez que há outros procedimentos que se arrastam não só por meses, mas até já por anos.


      A título de exemplo, temos aquele procedimento, que reputamos como o mais gravoso e escandaloso, que consiste na reconstituição dos escalões considerando o período probatório.


      Note-se bem: a DGAJ demorou cerca de um ano a calcular as situações relativas a cerca de 500 Oficiais de Justiça.


      Ora, se num ano inteiro se conseguem tratar 500, tendo em conta a recente listagem onde constam 4460 Oficiais de Justiça para verificar, se fizermos umas contas simples, à velocidade atual, essa listagem deverá estar concluída daqui a cerca de 9 anos. Ou seja, isto não é bem uma velocidade, é, antes, um andamento de caracol.


      Por isso, a ministra da Justiça deve empenhar-se, não apenas em acelerar o seu valorzinho recentemente acordado, mas colocando idêntico empenho em todos os procedimentos administrativos pendentes que afetem os Oficiais de Justiça e em especial os mais atrasados, como o dos escalões, e isso mesmo manifestou o presidente do SFJ no seu habitual artigo de opinião, ontem publicado no Correio da Manhã, intitulado: “Morosidade”.


      Diz Marçal assim:


      «Em Portugal, a morosidade dos procedimentos administrativos é um problema crónico que afeta diversos setores e não apenas a Justiça.»


      Esta afirmação quebra-se sempre quando há alguma intervenção superveniente e essa intervenção acontece sempre a pedido para determinado assunto. Como é que se chama a isto?


      Obviamente que não tem de haver pedidos atendidos para isto ou para aquilo, mas, antes, para tudo, ou para nada.


      O escandaloso caso da listagem que pode demorar 9 anos, a não ser que haja alguma intervenção especial como a acima relatada, ou mesmo alguma intervenção divina, dada a verdadeira necessidade de um milagre, é um exemplo tão flagrante que Marçal também a aborda no seu artigo.


      O presidente do SFJ refere que o atraso “está a minar a boa-fé dos trabalhadores”, porque “a contínua espera não só causa frustração, mas também aumenta o risco de conflitualidade entre trabalhadores e entidades responsáveis, comprometendo o ambiente laboral.”


      Concretamente à reconstituição do tempo, Marçal refere que a demora está a prejudicar os Oficiais de Justiça, “lesados em milhares de euros, alguns há mais de trinta anos, faltando ainda pagar cerca de 35 milhões de euros.”


      E continua assim:


      «Esta falta de cumprimento dos prazos, leva a uma erosão da confiança nas instituições e na sua capacidade de resolver questões com eficiência.»


      Terminando da forma completamente óbvia para todos:


      «É essencial que sejam tomadas medidas para agilizar processos e garantir que os compromissos sejam honrados, de forma a manter a confiança e a motivação dos trabalhadores, evitando assim a deterioração das relações laborais.»


      Mas já não se trata apenas da deterioração das relações laborais, ou da defesa dos interesses de alguns, mas de toda a sociedade, da Democracia e do Estado de Direito, especialmente nos tempos que correm em que tudo isto está verdadeiramente em risco e em risco pelo surgimento de infames ideias, ideais e ideologias que vêm provocando a derrocada da vida em Liberdade.


      É, pois, muito o que está aqui e hoje em causa, muito mais do que aquilo que, à primeira-vista, parece ser, uma vez que, tal como bem afirma Marçal, há, efetivamente, “erosão de confiança nas instituições”, o que, claro está, carece de atenção corretiva e não de simples destruição.


HoraAponta.jpg


      Fontes: “SFJ-Info-31JUL2024” e “Artigo CM 31JUL2024 via SFJ no Facebook”.

Comentários

  1. Anónimo1/8/24 08:29

    Atento ao facto de me encontrar dentro de um túnel, avistar, ao longe uma luz e ter a certeza que afinal essa luz é o farol de um comboio que vem contra mim, aqui vai:
    Todos, os Juízes Presidentes, administradores, secretários, escrivães, afilhados e alguns iludidos, pretendem o novo estatuto nos moldes já apresentados, por razões obvias:
    - O Juiz Presidente, fica com o domínio total sobre os funcionários, basta acenar-lhes com o SIADAP (só uma percentagem de funcionários é que pode subir de escalão);
    - Quase todos os que hoje exercem as funções de administradores, secretários e escrivães, estão a menos de 10 anos da reforma, logo, com a aprovação do estatuto, além de ficar assegurado o seu cargo ficam ainda a ganhar mais dinheiro até à reforma;
    - Em relação aos afilhados e aos iludidos, não vale a pena perder tempo com os mesmos;

    Agora para os restantes, digo, que é mais fácil venderem-nos, o novo estatuto, dando-nos agora 30 paus e com a aprovação do mesmo mais 150 paus.

    Tenho a certeza absoluta que eu e o autor deste blogue, com o novo estatuto, nunca vamos subir de escalão até à reforma.
    Por isso, FORÇA, denuncia as condições miseráveis, que os potenciais candidatos a oficiais de justiça, vão encontrar, tanto de salário como de trabalho (forem para onde forem vão sempre parar aos locais onde os outros não querem trabalhar).
    Isto só muda, rapidamente, se quase ninguém quiser vir trabalhar para os tribunais.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/8/24 08:30

    Sindicato dos enfermeiros considerou insultuosa proposta do governo de 52 euros e ja exige negociar aumentos de 400 €.
    Sempre a abrir.
    Quanto aos oficiais de justiça umas migalhas servem para acalmar a classe.
    De uma das mais prestigiadas e ambicionadas carreiras na função pública passamos para uma carreira insignificante e a menos atrativa de toda a função pública.
    Um trambolhão nunca visto em duas decadas.

    ResponderEliminar
  3. Rei dos Oficiais de Justiça1/8/24 08:38

    Bom dia caros formandos apartir de hoje vamos voltar às aulas mas num novo formato.

    Será dado uma série de aulas, onde irei expor as inconstitucionalidades do estatuto.

    Nestas aulas não existirá trabalhos para casa mas sim casos práticos com a resolução fundamentada.

    ResponderEliminar
  4. Rei dos Oficiais de Justiça1/8/24 09:11

    Aula n. 15

    O Amor.

    Artigo 67.º
    Incompatibilidades
    Aos oficiais de justiça é aplicável o regime de incompatibilidades da função pública, sendo-lhes ainda vedado:
    a) Exercer funções no tribunal ou juízo em que sirvam magistrados judiciais ou do Ministério Público a que estejam ligados por casamento ou união de facto, parentesco ou afinidade em qualquer grau da linha recta ou até ao 2.º grau da linha colateral;

    Se trabalhar na mesma secção que uma procuradora ou juiz o O.J. está proibido de namorar com esta?

    Não, não pode. Em causa estão os direitos de personalidade do trabalhador, devidamente previstos no Código de Trabalho.

    É importante perceber que o contrato de trabalho enquadra e regula a limitação da heterodisponibilidade do trabalhador em benefício do empregador, no local e durante o horário de trabalho e para o exercício da atividade para a qual foi contratado. Assim, as relações amorosas que cada um entende ter com quem quer que seja é um aspeto que contende com a reserva da intimidade da vida privada do trabalhador.
    o Código do Trabalho refere expressamente que o empregador deve respeitar os direitos de personalidade do trabalhador, inclusive abstendo-se de aceder e/ou divulgar aspetos relativos à esfera afetiva e sexual do trabalhador”.

    Seguindo a constitucionalidade da reserva da intimidade de qualquer cidadão, a Lei do Trabalho não inclui, portanto, nenhuma referência a qualquer espécie de proibição no que diz respeito a relações afetuosas.

    Resolução do caso prático.

    É inconstitucional a incompatibilidade de uma relação entre um oj e procuradora/ juiz que
    trabalhem no mesmo juízo.

    Bom estudo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/8/24 09:22

    Ui, tanta insistência na constitucionalidade desse tipo de relações no trabalho.
    Anda aí gato, anda.🤔

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/8/24 09:30

    Para mi o SIADAP é assunto encerrado, nem existia quando entrei!

    Uma grande greve e a coisa ainda se pode reparar, em parte!

    O SFJ meteu-.se numa situação muito, muito incómoda - Passou um cheque em branco, e vamos o valor que a tutela vai meter no mesmo.

    O SOJ está a crescer, e muito, mas faltará ainda que 15% dos associados do SFJ passem para o SOJ para haver maior paridade.

    Quanto ao serviço, trabalha-se com honestidade da 9h às 17h, e apenas isso.

    Visto bem as coisas, a vitória do governo foi até bem pequena, porque é certo que gasta pouco dinheiro connosco, mas também não tem paz nos serviços (greves) nem satisfação dos funcionários (produtividade).

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/8/24 09:37

    Quanto ao suplemento, supostamente este ano terá que ser pago em 12 meses, como não foi pago em julho, será que vai ser pago em agosto? ou ficamos assim.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/8/24 09:39

    Aqui o que interessa saber é se o suplemento que não foi pago em Junho, vai ou não ser pago com esta aprovação deste DL.
    A ver vamos, já lá dizia o ceguinho…

    ResponderEliminar
  9. Renato Pimenta1/8/24 09:56

    Penso que será pago o Junho e Agosto na totalidade, já pelos %13,5 e a diferença de Julho (%3,5).

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/8/24 09:57

    Das notícias não entendi assim.
    Percebi 52 já antes do fim do ano e mais 400 progressivamente como no caso das outras carreiras que assinaram por 300 paus.
    Mesmo assim um dos sindicatos dos enfermeiros não assinou.
    Ou compreendi mal ou o canal em que vi/ouvi informou erradamente.

    ResponderEliminar
  11. Não foi pago em junho quando o pagamento era de 11 prestações anuais. Embora se possam fazer interpretações diferentes, consideramos que a retroatividade a junho e julho implica pagar a diferença existente em cada mês. Se em julho a diferença é entre as duas percentagens, em junho a diferença é de todo o valor, motivo pelo qual consideramos que não pode deixar de ser pago na totalidade.

    ResponderEliminar
  12. Os 400 não estão atribuídos, estão apenas a ser reivindicados pelos enfermeiros

    ResponderEliminar
  13. Anónimo1/8/24 10:10

    Já pensou que a magistrada que anda a perseguir como não está interessada nem nunca vai estar, possa estar a dar essa desculpa porque já está sem paciência??
    Sabe, um Não é um Não.
    Há mais marés que marinheiros....

    FF

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/8/24 10:50

    Ok. Ou fui eu que percebi mal ou então era um daqueles canais que deram a notícia do nosso aumento de 13,5%.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo1/8/24 11:12

    Que desespero por uma ninharia... não tem vergonha de colocar essas questões??

    ResponderEliminar
  16. Anónimo1/8/24 11:16

    Veja as coisas pelo seguinte prisma:
    É uma das poucas honrarias concedidas pelo poder judicial aos oficiais de justiça, o poder de escrutinar um magistrado logo à boca da urna, ou seja, imediatamente na fase seguinte do processo.
    Essa restrição serve para evitar que magistrado e funcionário, em comunhão de interesses, se possam mancomunar na realização de uma justiça imparcial no âmbito processual.
    Por um lado, se o funcionário está impedido de ter esse tipo de relação com o magistrado e vice-versa, isso significa que o legislador considera o magistrado apto a verificar a idoneidade do desempenho do funcionário, o que, até aqui, não constitui novidade nenhuma.
    Mas o que é de realçar neste normativo é que podemos dele inferir que o legislador confia e até delega no oficial de justiça o poder de ser logo o primeiro garante de que o magistrado não prevarica.
    Há muitos direitos e deveres inscritos no estatuto do oficial de justiça, mas não há seguramente nele contida maior honraria do que esta prerrogativa que os poderes político e judicial nos concederam sob a aparência de impedimento.
    Ademais, já noutra vertente, se existe o segredo de justiça, por que não poderá existir o outro?...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo1/8/24 11:17

    Novo estatuto já. Para ontem. Novo estatuto já. Para ontem.Novo estatuto já. Para ontem.Novo estatuto já. Para ontem.Novo estatuto já. Para ontem.Novo estatuto já. Para ontem.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo1/8/24 11:18

    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!
    Hoje já é tarde!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo1/8/24 11:35

    É só para lembrar que hoje entra a gosto ...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo1/8/24 11:37

    Deixa-me adivinhar:
    Levaste uma tampa e agora a culpa é da constituição!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo1/8/24 11:37

    Não.
    São +/- 100 paus que faço questão de gastar em marisco no último dia de férias "que me vão saber a Marçal".

    ResponderEliminar
  22. Rei dos Oficiais de Justiça1/8/24 11:40

    Não levei tampa nenhuma a lei é clara e a procuradora tem razão no que diz... não vamos estragar a nossa carreira em prol do amor. A lei tem que mudar.

    Como é possível este blog não abordar esta temática isto é uma clara violação dos direitos do homem..

    ResponderEliminar
  23. Anónimo1/8/24 12:02

    Amanhã é que vai ser.
    Amanhã é que vai ser.
    Amanhã é que vai ser.
    Amanhã é que vai ser.
    Amanhã é que vai ser.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo1/8/24 12:42

    Vê lá se ficas de ir de 30 em 30 minutos à casa de banho!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo 19991/8/24 13:06

    Mais um exemplo de uma classe ( enfermeiros) que já teve melhorias nos governos de Costa e volta para pedir mais 400 euros conforme ouvimos e vimos ontem! Com os médicos, professores, a mesma coisa.
    Os of.justiça através do SfJ aceitaram tão poucochinho!
    Qual será a moeda de troca ? É que não há lógica nenhuma depois destes anos todos.
    Por outro lado, com tantos milhões em dívida, será que a Sr(a) Ministra sabe como pagar essa dívida e o SFJ tem feito algo que nāo seja escrever nos jornais?
    Qual o plano? Nada sabemos.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo1/8/24 13:10

    Bom dia a Todos e excelentes férias para quem as iniciou.

    Onde está o bloguista Piu Piu?
    Ainda não disseste nada!
    O que diz:
    " Ele anda aqui!!"

    " E comenta!!"

    Que eloquência de discurso...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo1/8/24 13:13

    Há quem não goste de Marisco, Mar e Çal

    ResponderEliminar
  28. Anónimo1/8/24 13:20

    Já anda aqui outra vez...

    E comenta!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo1/8/24 13:29

    Temos o direito de saber qual é a estratégia sindical para a carreira!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo1/8/24 13:30

    Piu!

    Piu, Piu, PIU.

    DESTA VEZ O COMENTÁRIO ANTERIOR NÃO É MEU. Ah. Ah. Ah....

    O teu Piu está fraquinho...

    ResponderEliminar
  31. Anónimo1/8/24 13:33

    A estratégia é passarmos todos a chefes.

    Ninguém fica para trás.

    Vamos ser todos chefes.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo1/8/24 13:34

    Estragar a carreira?

    Qual carreira?!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo1/8/24 13:41

    Ainda se queixam que ganham pouco.

    100 euros em marisco, que luxo!!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo1/8/24 14:07

    Disseste repetidas vezes que nunca mais aqui vinhas.

    Afinal continuas a vir.

    E a comentar...

    ResponderEliminar
  35. Anónimo1/8/24 14:49

    Em Setembro, pronto...

    Mas deixem lá os velhotes reformar, pá!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo1/8/24 15:11

    É só desta vez... Para festejar. Não é à "MJ" ou à "PR", todas as sextas-feiras... Calma.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo1/8/24 15:14

    A mim, acertos em Agosto, assim, são 150€

    ResponderEliminar
  38. Anónimo1/8/24 15:22

    Voando sobre um ninho de cucos, é o que isto me parece

    É cada maluquinho aqui a comentar...

    Acho que precisamos de ir todos ao psiquiatra.

    Anda tudo maluco da mona.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo1/8/24 16:13

    Pode-se comentar e brincar quase com tudo, mas não se pode brincar com qualquer coisita mais picante.

    Estamos a ficar uma sociedade assexuada!

    ResponderEliminar
  40. Anónimo1/8/24 16:50

    Chiuuuuuu. Muito cuidadinho com o que diz
    Psssssst

    ResponderEliminar
  41. Anónimo1/8/24 16:54

    Assexuada!!!!! Aí valha-me Deus, nosso senhor Jesus Cristo, vai ser banido........
    Essa coisa de palavra não deve ser dita....... Valha-me são cifronio.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo1/8/24 17:12

    Porque me apagaram o comentário que fiz a teu respeito... Eram só elogios...
    Então resolvi dar troco na tua moeda....

    ResponderEliminar
  43. Anónimo1/8/24 17:32

    A meu respeito?!

    Ele anda aqui...

    E comenta!!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo1/8/24 17:59

    O colega continua a acreditar na história do passarinho que aqui foi contada no domingo?

    ResponderEliminar
  45. Anónimo1/8/24 19:00

    O maior umento do século..... somos uns ingratos.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo1/8/24 22:32

    Vamos terminar a deterioração da confiança e correr com o MARÇAL !!!!!

    ResponderEliminar
  47. Anónimo1/8/24 22:40

    180 a concurso, 5 a entrar e desses já 3 desistiram... CHEGA!?!?!

    ResponderEliminar
  48. Anónimo1/8/24 22:42

    AH, ha,,, ha!

    ResponderEliminar
  49. CORREÇÃO:
    108 lugares autorizados pelas Finanças. 5 indicados para ingresso e 2 que ponderam desistir.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo1/8/24 23:36

    O SOJ vai passar a perna ao Marssal na reunião do dia 6.

    Vai ser um fartote de rir

    ResponderEliminar
  51. Anónimo1/8/24 23:44

    Põe mais tabaco nisso...

    ResponderEliminar
  52. Anónimo2/8/24 08:48

    O Rei, enquanto não houver revisão do estatuto, vai ficar parado em julho, para Ele nunca mais entrará agosto..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário