“A campanha intimidatória levada a cabo pela DGAJ”

      No seguimento da forte adesão dos Oficiais de Justiça à greve da passada sexta-feira, adesão essa para a qual muito contribuíram os sujos truques e as imbecilidades difundidas que pretendiam a excisão das greves em vigor, do SOJ e do SFJ, resultando, portanto, tais propósitos ao contrário, difundiu o SOJ uma nota informativa que foi reproduzida na comunicação social, como já aqui adiantamos no passado sábado.


      A nota do SOJ começa mal pois afirma algo que não corresponde à verdade. Diz assim:


      «Os Oficiais de Justiça estão em luta, desde o dia 10 de janeiro de 2023, por melhores condições de trabalho, o reconhecimento da carreira, e um “Portugal mais Justo”.»


      Sucede que os Oficiais de Justiça não se encontram em luta desde esse dia 10 de janeiro de 2023, mas há muitos mais anos. Essa data que o SOJ menciona corresponde apenas à última maior greve decretada que, quase a completar dois anos, ocorre todas as tardes de todos os dias.


      Dois anos de greve diária que abarca toda a tarde é uma greve deveras imponente, mas não foi a única, bem pelo contrário, desde há muitos e muitos anos que os Oficiais de Justiça desenvolvem todo o tipo de lutas, pelo que a afirmação do SOJ, embora não deixando de ser verdadeira, não é, no entanto, completamente correspondente com a realidade, representando estes cerca de dois anos apenas uma pequena fração da enorme luta desenvolvida.


      E prossegue assim a nota sindical:


      «A campanha intimidatória levada a cabo pela DGAJ, socorrendo-se de artifícios pouco próprios, indignos mesmo de uma entidade pública (elaborando listas de serviços mínimos, sabendo que eles inexistem para este dia de greve), não surtiu efeito, uma vez que os Oficiais de Justiça não se intimidaram e a greve decretada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), teve hoje uma adesão de 85% a nível nacional.


      É inaceitável, inqualificável até, que o Ministério da Justiça insista em não dar resposta aos trabalhadores, prosseguindo com a conflitualidade dentro dos tribunais, mantendo o país e o povo desprovidos de um verdadeiro e eficaz Sistema Nacional de Justiça (SNJ).


      Os dados estatísticos conhecidos, que tantas vezes servem aos governos, demonstram que Sua Excelência a Senhora Ministra da Justiça vive em negação, pois a taxa de resolução dos processos, em 2024, é a pior dos últimos 10 anos – junta o SOJ o quadro que consta da imagem abaixo.


      A Senhora Ministra da Justiça muito se orgulha de ter alcançado um acordo pífio com um Sindicato, mas omite o “feito” de ter alcançado a pior taxa de resolução de processos desde 2014.


      A conflitualidade dentro dos tribunais mantém-se e as políticas dos sorrisos, e o “negacionismo” da Senhora Ministra da Justiça, não resolvem os processos que se acumulam ou prescrevem no “silêncio” dos gabinetes.


      Assim, o Sindicato dos Oficiais de Justiça saúda todos os Oficiais de Justiça que, uma vez mais, não se deixaram intimidar e mantiveram-se firmes, encerrando a maioria dos tribunais do país.


      A Justiça, por responsabilidade do Governo e da Senhora Ministra, vai manter-se adiada, ainda que alguns processos possam ser arquivados com celeridade!»


TabelaDadosEstatisticosInfoSOJ20241207.jpg


      Fonte: “SOJ-Info”.

Comentários

  1. Nova semana, já bem dentro do mês de Dezembro e nada!!


















    ResponderEliminar
  2. Espero que toda esta espera não seja o resultado de uma vergonhosa valorização de apenas 100€.


    Seria fazer pouco de toda a luta e greves levadas a cabo ao longo de muito tempo.
    Demasiado tempo...

    ResponderEliminar
  3. Acredito pouco em consequências para a personagem, mas se o novo estatuto  for mau e não prever ao aumento substancia, ou robusto, da massa salarial, então temos de ir novamente para a greve!


    Mas a tal greve que pare a máquina!


    É chato, é repetitivo mas não outra hipótese! ...  

    ResponderEliminar
  4. Venho apelar a todos os oficiais de justiça para mudarem a residência para Lousã, afim de voltarmos todos no Marçal.


    Com 7 mil votos ganha de certeza, e vai embora deste cargo.


    É a única forma de o mandar embora, eu já mudei a minha residência e você do que está á espera?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia.
    O governo, na pessoa da ministra da justiça anunciou hoje um novo pacote de medidas anti corrupção.
    Aguardamos que o projeto do novo estatuto dos Oficiais de Justiça não deixe "cair" a carreira do Ministério Público.
    A ser assim, está lenga lenga é tudo uma grande treta 
    Quanto às comunicações da DGAJ, das greves e dos serviços mínimos, é simples, na próxima greve com esse tipo de anúncios é enviar um email aos órgãos de gestão de cada comarca a solicitar esclarecimentos sobre a legalidade de tal comunicação.
    Esse email seria com conhecimento à PGR, Provedoria, e naturalmente a alguns jornais.
    Penso que, após algumas centenas de mails aos administradores, estes perderiam a paciência...
    Relativamente ao cumprimento da sentença do período probatório, informo que a tal equipa formada pela DGAJ para dar o devido tratamento, é constituída, senhoras e senhores, por duas pessoas, sim senhora, duas pessoas, não uma, não dez, não cinco ou seis, mas duas pessoas.
    É esta a consideração que há por aqueles lados pelos Oficiais de Justiça.
    Provavelmente colocaram duas pessoas só para não se dizer que é apenas uma.
    Não admira que isto ande a conta gotas....
    Mesmo os que já foram notificados das contas, a maioria ainda não recebeu um cêntimo.
    E é isto, é assim que vão tratando a malta.
    Vamos lá ver, do novo concurso / movimento, quantos vão tomar posse e quantos vão desistir aí fim de umas semanas.

    ResponderEliminar
  6. Eu não estou à espera de nada, já mudei de sindicato!

    ResponderEliminar
  7. Proponho a todos irmos fazendo umas visitas lúdicas ao concelho da Lousã e aproveitamos as mesmas para fazermos campanhas de informação sobre o dito cujo.
    A ver se o levam e ficam com ele 

    ResponderEliminar
  8. Estou à espera de um comunicado do Tony Marcial, também conhecido por "Tone", que clarifique a situação ... que explique o que se passa ... que diga algo, algo minimamente  substancial!


    Passem por megafone ao Tony Marcial!


    Tony, faz o favor, fala aos Oficiais de Justiça!

    ResponderEliminar
  9. Faltam uns longos 22 dias.
    Deixo um excerto da letra de uma canção de Bob Dylan:




    Traduzido pelo google:
    E é isto que andam a fazer connosco, a brincar com as nossas vidas (Sindicatos e Tutela). 
    Estas pessoas que estão no MJ e no Sindicato, algumas delas que sempre tiveram tudo na vida, que nunca passaram por privações e que desde muito cedo tiveram lugares privilegiados sem que tivessem de lutar por eles,  agora presenteados com cargos de responsabilidade sobre pessoas com os quais lidam como se tivessem sido oferecidos num presente de Natal, depressa os esquecendo e relegando a um canto.
    NÃO, EU NÃO ME ESQUEÇO DO QUE PROMETERAM EM PÚBLICO.
    SE NÃO CUMPRIREM O PROMETIDO MERECEM A MESMA ATITUDE QUE OUTROS MERECERAM
    QUEM NÃO CUMPRE COM A PALAVA DADA É MENTIROSO E NOS MENTIROSOS NÃO SE CONFIA NADA


    ResponderEliminar

  10. Consequências para ele?
    Se o apoio for para tirar a carreira deste estado decrépito e calamitoso em que se encontra, dou lhe os parabéns!
    Agradar à maioria dos OJs era manter tudo na mesma, valorizando "apenas" os salários e deixar todos na sua zona de conforto.
    E isso sim, seria ruinoso.
    Sem qualquer hesitação, além da exigencia de licenciatura, sou a favor da redução das categorias existentes, de modo a flexibilizar a gestão de recursos humanos.
    Qualquer estatuto a ser aprovado deverá pensar no futuro da carreira, em quadros mais qualificados e adaptando-a aos novos tempos.
    Deve ser garantida uma transição justa aos atuais OJs, mas não há milagres, não existem reestruturaçôes profundas sem dor.

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda estou em 2024.


    Não sei se chego a 2025.


    Mas sei que em 2026 o governo não será este e é isso que me conforta.
    (eu sempre votei no PSD, devo ser dos poucos que se afirma de centro direita ou centro esquerda mas não gosto de ser tomado por parvo).
     

    ResponderEliminar

  12. Não adianta manterem-se todos calados (tutela e sindicatos), e com palavrinhas de "espírito santo", procurando o conforto espiritual, procurar acalentar-nos com o espírito de Natal.
    Não dá mais para se esconderem nas falsas promessas e o cardápio das mentidas já escoou as mil receitas de bacalhau, já todos conhecem as promessas e todos sabemos porque foram feitas - serviram apenas para uns e outros se manterem nos seus cargos (Governo e Sindicatos) - não há máscaras que consigam  esconder as vossas caras (nem aqueles "Caretos do Entrudo" são suficientemente largos para as cobrirem).
    Acontecerá como na encenação dos "mil diabos à solta" a "morte" (latu sensu) tratará de os castigar. 


    Faltou dizer, como Bob Dylan escreveu:
    You that hide behind walls
    You that hide behind desks
    I just want you to know
    I can see through your masks

    ResponderEliminar
  13. Já não dá para esconder o cheiro nauseabundo dos cozinhados do SFJ.


    Uns dizem que o líder foi engando, outros que foi comido de cebolada, mas não, é pior do que isso, sabia o que fazia, causando grande  prejuízo a milhares que dele dependiam.


    Com ou sem esse pretenso líder e a sua estrutura sindical, temos de avançar, temos de fazer o nosso caminho, embora seja difícil e tortuoso!
    O acordo dos papos-secos foi péssimo, mas a vida não se esgota aí, e todos, TODOS, temos de voltar  à mesa das negociações e remediar aquilo que parece perdido!


    Sem lamúrias, sem estados de alma, mas com coragem, com determinação.


    Abraço.
     

    ResponderEliminar



  14. carreira já foi

    já pagaram de entrada o dobro do ordenado mínimo que dava para viver dignamente deslocado de casa.
    agora pagam pouco mais que ordenado mínimo.


    ir para fora de casa é pagar para trabalhar, mas ninguém quer ver.


    quero ver quantos ingressantes vão ficar nestas condições  deslocados.

    ResponderEliminar

  15. Já se chegou a ganhar, nesta carreira, ao nível do que se auferia nas Finanças ou PJ.

    Já foi uma carreira vista como aliciante e para onde se gostaria de entrar.

    Mas tudo se foi perdendo. TUDO!!

    Agora, lamentavelmente, é uma carreira que nada tem de atrativo e para onde se atira com cerca de 1000€ limpos na entrada, em pleno ano 2024 e em que as despesas e custos de vida são elevadíssimos.

    Satisfação dos funcionários da Administração Pública existe...

    Mas NÃO É NESTA CARREIRA!!

    ResponderEliminar
  16. Eu fico estupefacto com estes oficiais de justiça que lidam de perto com queixas anónimas dos mais variados tipos.


    Se querem arrebentar com o SFJ uma vez que anda a gozar com a nossa cara 


    Que tal efetuar uma queixa crime anónima, por uso indevido das verbas do SFJ, setecentos mil euros é muita coisa abuso de poder, etc..


    Quem tem coragem de efetuar a competente queixa??


    Garantidamente que vão rolar cabeças...

    ResponderEliminar
  17. Mas, se tem tanta certeza, porque não avançou ainda?!!

    ResponderEliminar
  18. Ui Ui
    Ai Ai Ai
    Setecentos mil quês ...
    Será que fala dos protocolos de formação ... com quem e de que forma são feitos (se são seguidas as regras de contratação pública ou se são feitas ao arrepio delas e mesmo ao jeitinho de alguns ... dos amigos ...).
    Será que fala dos artigos de promoção pessoal da personagem num jornal de maior circulação nacional ... custeados pelo Sindicato.
    Será que fala das avenças a advogados e outras prestações de serviços (de que forma são contratados, se com recurso a especialistas com mérito reconhecido, ou se a familiares, amigos, familiares de amigos ... ou até conhecidos de partidos) 
    Será que fala de ajudas de custo e despesas de representação? Saberá de algo que nós não sabemos.
    Afinal de que fala o colega? Isso que levanta é grave, precisamos todos de saber de que fala. Tem provas?
    Eu tenho para mim que o Conselho Fiscal é atuante e atento e não deixa passar nada. Tenho-os por gente séria. Tanto mais que as contas são divulgadas aos sócios e, que eu saiba, até hoje ninguém as colocou em causa.
    Por favor não me desiluda nem descredibilize o sindicato sem estar autorizado, o ouvir dizer não é o mesmo que o ter como comprovar. 
    Acho melhor que reflita sobre o que disse !

    ResponderEliminar
  19. De qualquer forma, quem é sindicalizado deverá prestar atenção à prestação de contas que terá de ser feita no primeiro trimestre do próximo ano. 
    Eu confio nas pessoas, mas sempre acreditando que algumas pessoas podem não se comportar como deviam.
    Até hoje ainda não tive sequer o vislumbre de qualquer facto que ponha em causa a relação de confiança.
    O facto de eu não concordar com a (in)atuação do  sindicato não me autoriza a vilipendiar a honorabilidade de quem o dirige. Apesar de tudo, sei distinguir a pessoa do cargo.
    E se no exercício do cargo são péssimos a defender os nossos interesses,  isso não quer dizer ou significa que sejam péssimas pessoas. Pelo contrário, admiro quem se prontifica a dar a sua imagem e a emprestar a sua reputação nas lutas dos outros.
    É esperar para ver!

    ResponderEliminar
  20. Se as contas e cálculos se as contas e cálculos estiverem já feitos, pela empresa externa cujo nome não sei precisar mas é a mesma do pica pica, então, duas pessoas para fazerem as notificações por email, é mais que suficiente .haja ordens e vontade.

    ResponderEliminar
  21. Se existiram muitos colocados no norte muitos vão ficar..

    ResponderEliminar
  22. Pois é, pois é, mas eles não estão ali para serem ótimas pessoas, mas sim apara serem ótimos sindicalistas!   

    ResponderEliminar

  23. Paulo Lona, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP):


    "...
    o essencial é que haja uma vontade real do poder político para esse combate à corrupção tenha sucesso e, para isso, é preciso que o governo decida dar os meios necessários para que os procuradores e as polícias, incluindo a Polícia Judiciária, possam atuar de forma eficaz."


    Lona, que falava na mesma cerimónia na Marinha Grande, assinalou outra necessidade: têm de ser introduzidas "pequenas alterações, algumas legislativas, que agilizem o processo e eliminem entropias existentes”. Este dirigente sindical assume, de resto, os procuradores “são insuficientes para dar a resposta que a sociedade e os cidadãos merecem”, havendo uma grande falta de oficiais de justiça. Há, segundo Lona, um "enorme e persistente défice de preenchimento dos quadros dos funcionários de justiça nos serviços do MP”, apontando para “mais de 500” o número em falta."


    Notícia completa de HOJE, aqui:


    https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/juizes-e-procuradores-deixam-aviso-ao-governo_675705ebe2df507e1e00c46c

    ResponderEliminar
  24. Novidades?!


    Quais são as novidades? Pois que o relatado é consabido há anos! ...

    ResponderEliminar

  25. Claro, claro...Desde que seja feita a reestruturação profunda à custa da dor dos outros...
    Mais um triste invejoso dos adjuntos...Em vez de querer subir de categoria prefere que os outros desçam...Esquece-se que os adjuntos vão aguentar mais uns anitos disto e V. vai andar a marcar passo a fazer sempre as mesmas tarefas durante, tenho a certeza, mais uns 20 ou 30 anos. É muito triste ter uma mente tão tacanha!

    ResponderEliminar
  26. Vamos ver se é desta vez que arranca e de que maneira:
    https://sfj.pt/destaques/reuniao-no-ministerio-da-justica-informacao-sindical-09-de-dezembro-de-2024/

    ResponderEliminar
  27. qual a razão dos associados não tomarem uma atitude perante a inercia do ilustre representante do sindicato que fez tão bizarro acordo?

    ResponderEliminar
  28. Mais uma vez digo.
    O que sair deste estatuto, tudo indica a apresentar dia 17, mal ou bem, terá a marca de quem se pôs à margem da apresentação de propostas, com medo de pôr a jeito e não assumir qualquer responsabilidade 
    Se há coisa que desprezo é a falta de coragem e iniciativa.

    ResponderEliminar
  29. Mas a mudança assusta-o ? Ou a sua cadeirinha é muito confortável  e aí quer ficar sentadinho atrás de um monitor, sem que ninguém o chateie e apenas tenha que atender o telefone e fazer uns clicks no Citius ? 

    ResponderEliminar
  30. Não estará a trocar os Sindicatos e os seus representantes, pergunto?
    É que quem não apresentou qualquer proposta foi o sindicato que não fez acordo... o SFJ é o sindicato que tem apresentado serviço nesse sentido. 

    ResponderEliminar
  31. É precisamente isso que quero dizer.
    O SOJ, numa atitude de coerência, deveria já comunicar que ficava à margem das negociações.
    Não consigo sequer perceber o que pode fazer e dizer numa reunião de negociação do estatuto.
    Presumo que os coitados dos seus associados tb tenham essa dúvida.

    ResponderEliminar
  32. Estás com medo que te apontem o dedo?  Não tivesses assinado o péssimo a acordo!

    ResponderEliminar
  33. Eu não tenho inveja nenhuma, apenas não vislumbro qualquer racionalidade e eficácia em termos de gestão de recursos, essa separação de funções, sacrificando sempre os mesmos, quer em carga de trabalho, quer em horas de saída.

    ResponderEliminar

  34. Apresentou?...
    Ainda está para ser conhecido o IV segredo de Fátima!....
    O Tony da Carreira fechou-o a sete chaves!...

    ResponderEliminar
  35. Então a malta que dizia que vinha o diabo, que so havia estatuto para 2026, armados em espertinhos, agora não dizem nada?
    Enfim, é tão evidente que só andavam por aqui para dizer mal de quem se mexe e tenta ser parte da solução.
    Enfim, tão bem que os vossos pais estavam quietinhos naquela manhã.

    ResponderEliminar
  36. Oh Tóino, já há estatuto?!


    Já o viste?!


    Vai dormir.

    ResponderEliminar
  37. Apenas vai existir o início das negociações....se isso não é uma vergonha então não sei o que será.

    ResponderEliminar
  38. Início formal de negociação passados 6 meses.
    Vamos ver se isso não é apenas para atrasar e enganar os OJ.
    Já estivemos nesta posição antes e nada deu.
    A ver vamos, mas não tenho fé neste governo 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário