Cáceres finalmente deixa DGAJ

      Com a excitação da entrega da proposta de Estatuto prevista para o final da manhã do dia de hoje, os Oficiais de Justiça nem sequer festejaram convenientemente a publicação em Diário da República do fim da comissão de serviço da subdiretora-geral e atualmente diretora geral, em regime de substituição, na Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) de Ana Cláudia Figueiredo dos Santos de Cáceres Pires.


      Sim, já se sabia que a sua comissão de serviço durava até ao dia 15 de janeiro, mas resolveu antecipá-la e cessa a 01JAN. Quer isto dizer que exercerá o cargo durante mais 13 dias consecutivos ou apenas 6 dias úteis. Já não é, portanto, muito tempo.


      O despacho da secretária de Estado adjunta e da Justiça, Maria Clara da Silva Maia de Figueiredo, diz assim:


      «No uso da competência que me foi delegada pela Ministra da Justiça através do Despacho n.º 6293/2024, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 108, de 5 de junho de 2024, autorizo, com fundamento na alínea i) do n.º 1 do artigo 25.º e no n.º 6 do artigo 27.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, a cessação, a seu pedido, da comissão de serviço da juíza de direito Ana Cláudia Figueiredo dos Santos de Cáceres Pires no cargo de subdiretora e no cargo de diretora-geral da Direção-Geral da Administração da Justiça, em substituição. O presente despacho produz efeitos a 1 de janeiro de 2025.»


      Esta última nomeação está repleta de vicissitudes, desde logo porque o Conselho Superior da Magistratura (CSM), não autorizou a renovação da comissão de serviço pelos habituais três anos, mas apenas por um. No entanto, a comissão de serviço havia terminado em janeiro de 2023 e a autorização do CSM só foi dada em fevereiro e a ministra da Justiça daria despacho a renovar a comissão de serviço só em 09 de abril, a tal comissão de serviço que findara três meses antes, em janeiro.


      De acordo com a Lei 2/2004 de 15JAN, concretamente no seu artigo 23º, a renovação da comissão de serviço deve realizar-se, pelo menos, com 90 dias de antecedência, ou seja, no mínimo três meses antes, podendo ser mais, mas pelo menos tem de ter uma antecedência de três meses. No caso da subdiretora-geral e diretora em substituição a renovação deveria ter ocorrido antes do dia 15 de outubro de 2023, no entanto só veio a concretizar-se em despacho de 9 de abril, isto é, quase 90 dias depois e não 90 dias antes, como determina o citado diploma legal. Uma vicissitude de cumprimento de prazos e, acima de tudo, de cumprimento da lei.


      A 22MAI2023 passou a exercer, em regime de substituição, o cargo de diretora-geral, por 7 meses.


      No despacho de nomeação para o cargo em substituição lia-se a seguinte nota biográfica:


      «1 - Elementos de identificação: Nome: Ana Cláudia Figueiredo dos Santos de Cáceres Pires; Local e data de nascimento: Coimbra, 10 de outubro de 1973; Estado civil: casada; Nacionalidade: portuguesa; Residência: Coimbra.


      2 - Formação académica: licenciatura na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no ano de 1996.


      3 - Percurso profissional: Subdiretora-geral da Direção-Geral da Administração da Justiça; Frequência do XXI Curso Normal de Formação do Centro de Estudos Judiciários; Nomeação, por deliberação do Conselho Superior da Magistratura de julho de 2005, como juíza de direito, tendo exercido funções no Tribunal Judicial de Montemor-o-Velho, de Ansião, de Leiria, de Pombal, no Círculo Judicial de Viseu, no Círculo Judicial de Leiria, no Tribunal da Comarca do Baixo Vouga, na Vara de Competência Mista de Coimbra, no Juízo de Execuções de Ansião, no Juízo do Trabalho de Coimbra, no Juízo de Execuções de Coimbra e na Instância Central Cível de Coimbra; Nomeação, em comissão de serviço, como assessora do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional, em 2010.»


      Faltou nesta síntese biográfica indicar as funções que exerceu no Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ), na qualidade de vice-presidente, desde setembro de 2020 até à sua nomeação para a DGAJ em janeiro de 2021 como subdiretora, funções essas que, realmente, de cerca de quatro meses, mais vale serem mesmo omitidas e não propriamente pelo curto período.


      António Marçal, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) publicava na semana passada (11DEZ), no seu habitual artigo de opinião no Correio da Manhã, uma apreciação intitulada: “A substituição que está a findar” e dizia assim:


      «Saudamos quem não é reconduzido em cargos onde, apesar dos substitutos possuírem currículo e formação adequados, não sabem, o que nos parece fundamental, a missão da entidade que vão liderar. Aconteceu na Administração da Justiça, esperando que se abram alas a um novo capítulo. Esta Administração impôs um conjunto de más práticas, umas ilegais, sancionadas pelos Tribunais, outras imbuídas de um autoritarismo, apenas conhecido em outros regimes!


      A incapacidade de gerir os recursos humanos dos Tribunais, deixando-os em agonia, ultrapassa os limites. De tantos episódios, lamentáveis, vamos recordar dois: um que se prende com a greve aos atos, onde tentaram coartar esse direito, com a marcação de falta a todos os que fizessem greve a um ato que fosse, ameaçando cortar um dia de trabalho, ainda que aí estivessem a laborar todo o dia. Malgrado este procedimento, atentatório de um Estado de Direito, foi o mesmo anulado na íntegra; outro a demora excessiva em cumprir uma decisão judicial que mandou ressarcir os OJ, alguns com valores com atraso de mais de 25 anos.


      Ansiamos que a nova Administração da Justiça seja atribuída a quem tenha o conhecimento dos problemas, em nome da realização da justiça, objetivo que tem estado arredado. Queremos uma Diretora Geral que goste dos Oficiais de Justiça.»


      Portanto, depois da boa notícia de ontem, da cessação em apenas mais meia-dúzia de dias úteis, os Oficiais de Justiça, já mais otimistas, esperam que o encontro de hoje com os dois sindicatos possa aportar nova alegria.


FestaBrinde.jpg


      Fontes: “DR 16DEZ2024 Despacho Cessação”, “DR 26JAN2021 Nomeação sub-diretora”, “DR 20MAI2024 Nomeação Diretora Subst.”, “COJ Nomeação Vice-Presidente” e “Artigo CM na página SFJ”.

Comentários

  1. Vamos todos festejar e rezar para que nunca mais se cruze connosco, mas apenas com os da sua superior casta.
    Já vai tarde, tão tarde, e saudades nenhumas. 
    Quiçá a nossa maior inimiga, que até influenciava pela negativa o também arquiinimigo Belo.
    Até nunca, quiçá ilustre para alguns que não nos 

    ResponderEliminar
  2. Marçal, vê se isto difere muito da tua proposta:


    - Todos os lugares de chefia ocupados interinamente, passam a efetivos, no dia 01-01-2025;
    - A partir da categoria de escrivão de direito (inclusive), para cima claro, que para baixo mija a burra, grau 3;
    -Siadap (com a figura decorativa do COJ);
    - O resto que escreva a tutela, porque isto de escrever dá uma canseira enorme.


    O congelamento dos escalões, compensa o aumento no vencimento das chefias, logo, já não é necessário um orçamento retificativo.


    Desculpa, falta a parte em que se inventa um curso/formação para se poder, EM DIA DE SÃO NUNCA, chegar a cargo de chefia.


    25 DE ABRIL SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    E a presidência do COJ, como é que vai ser?

    ResponderEliminar
  4. Pastor dos Ámens17/12/24 08:34

    E a proposta para abdicar da recuperação do tempo de serviço congelado, tudo a bem do interesse público, porque afinal neste país quem é mais nobre, especial e responsável é o oficial de justiça.

    ResponderEliminar
  5. Que vá com deus. Ontem já era tarde.

    ResponderEliminar
  6. Uma notícia feliz. Até nunca mais.

    ResponderEliminar
  7. Afinal nem tudo são más notícias no mundo dos Oficiais de Justiça 

    ResponderEliminar

  8. Interinos a efetivos?
    Nao acredito nesse absurdo, mas será concerteza um fator de preferência.
    E essa conversa do grau 3 só para chefias, escusa de vir para aqui meter veneno que ninguém cai nessa.
    Agora que o governo só aceita grau 3 para Lics, é certinho.

    ResponderEliminar
  9. Hoje vai-se descobrir o embuste!


    Hoje vamos ver no que deu o "acordo dos papos-secos", para além, claro, da perda de 300 euros mensais!


    Hoje Tony Marcial (Tone), hoje não é possível jogar às escondidas ! ...

    ResponderEliminar
  10. Marçal...
    Acabar com as administrações nos tribunais. Só se vê incompetência e compadrios. Só entra aquilo que os tribunais não queriam....nem querem.... Tudo ali se lava roupa suja. Alguns para estarem em lugares de chefia até relógios suíços dão a quem faz parte de administração. 
    Corrupção dentro da justiça 

    ResponderEliminar
  11. Já vai tarde. Que passe muito bem para um lugar onde não trupece em algum oficial de justiça

    ResponderEliminar
  12. Agora vamos ver ,quanto tempo os sindicatos vão levar a anunciar o resultado da reunião.


    Triste sina a nossa..

    ResponderEliminar
  13. Por acaso também já ouvi essa dos relógios suíços... Acho que é bem encostado á Galiza

    ResponderEliminar
  14. Relógios suíços??? Que história é essa?

    ResponderEliminar
  15. E acho bem.
    O que não significa que eu não possa ver melhorado o meu vencimento não sendo licenciado - desde que haja a revisão dos escalões tá tudo bem.

    ResponderEliminar
  16. Não conheço a personagem.
    Mas conheço vários Colegas que a conhecem, como sub-diretora,   diretora geral e Juiz de Direito e todos eles são unânimes.
    Não grama, mas não grama mesmo Oficiais de Justiça.
    Agora só tenho pena de quem vá trabalhar com ela directamente.
    O minha solidariedade a esses Bravos Colegas.
    Ainda por cima, vai, obviamente estar ressabiada.
    Muita paciência Colegas.
    Abraço.
    FF

    ResponderEliminar
  17. Isso é grave, muito grave. 
    Não se pode levantar suspeições sem fundamento.
    Se calhar foi uma ajuda - dizem que não há pontualidade como a dos relógios suíços - para cumprir o horário de trabalho e agir a tempo.

    ResponderEliminar
  18. Que tome chá de camomila que isso passa.
    Que vá com Deus pois que saudade não deixa nenhuma.
    Ontem já era tarde naa minha modesta opinião 

    ResponderEliminar

  19. Já vai tarde !!!
    E não deixa saudade nenhuma à classe que tanto odeia.
    A ver se o próximo tem verdadeiros conhecimentos de como se gere e administra nso dias de hoje, e respeita e valoriza os seus recursos humanos.
    Fartos de licenciados em direito já andamos nós. Imaginem, com tantos legalistas, acabamos por viver em ilegalidade com tantas nomeações de amigos e substituições e interinidades.
    É altura de mudar todo o conceito e colocar FAZEDORES, executores nos lugares chave.
    Gente que decida com base em dados e em análises avisadas dos mesmos e não apenas porque quero, posso e mando!

    Bem mal estariam as empresas deste e de qualquer outro país se cingissem a sua atuação apenas com uma visão estrita rigorosa e centrada da e na lei.
    A lei é para se cumprir. Mas não é para se fazer dela o centro do universo e da existência !!
    Aliás, se dúvidas há do que digo, basta ver o que temos neste ministério e os seus resultados.

    Sem falar a nível geral. Num país com tantas leis...somos recordistas em corrupção !!!
    Vêm o ridículo?
    E até podemos ir mais longe e ver o estado deplorável em que se encontram as instituições europeias. Com tantos tecnocratas burocratas legalistas, nada se faz, nada se executa em tempo.
    Chega de adoradores e decoradores de códigos. É altura de agir, de realmente fazer !!

    ResponderEliminar
  20. Abdicar da recuperação do tempo de serviço e lutar por uma valorização salarial que recupere o poder de compra perdido, é não apenas de bom senso, como um ato de inteligência.
    Mas claro que terá que ser para as restantes carreiras.
     

    ResponderEliminar
  21. Concerteza que se alguém ofereceu um relógio suíço para ser nomeado num cargo a ganhar mil e tal euros, não vive só do salário.
    Essa história cheira a ridículo.
    Mas tudo é possível.

    ResponderEliminar
  22. Vocês são de tão baixo caráter e desejam tanto mal aos outros que neste caso até preferem ficar prejudicados na própria vida profissional, a ver ganhos de causa alheia.
    Mas não sei porquê, algo me diz que a vossa carreira de alpinista social termina hoje.

    ResponderEliminar
  23. Comentário das 09:57.


    Mas que disse eu de tão mal?!!
    Mas que ganhos de causa alheia são esses que você refere?!!!
    E por que é que esses ganhos não são também para mim, mas só para causa alheia?!!!
    E porque é que eu sou alpinista social, se tudo o que tenho é a minha custa?!!
    E a minha carreira  vai terminar hoje porquê?!!!


    Quem é você? e o que pretende com esse comentário ao meu comentário?!!

    ResponderEliminar


  24. Sem dúvida!


    Bem longe! para não respirar  o mesmo ar

    ResponderEliminar


  25. Muito tarde mesmo!

    ResponderEliminar


  26. Triste justiça

    ResponderEliminar


  27. que desapareça pelo mal que fêz.

    ResponderEliminar


  28. Nunca devia ter aparecido.

    ResponderEliminar


  29. Certeiro!
    Legalistas  e  tanta ação em tribunal perdida!
    E onde está a responsabilização?
    Saem e nada se passa.
    Pior que nós talvez só mesmo o Brasil e África

    ResponderEliminar
  30. Bom dia,


    A reunião começou há cerca de 15 minutos. Feitos os cumprimentos, acham-se agora atentos à alocução da senhora Ministra a que se seguirá uma auscultação dos convocados à reunião que, como é da praxe, vão solicitar prazo para se pronunciarem sobre o resultado que nos foi dito ser fruto do afamado trabalho de formiguinha. 

    A ver vamos que foi antes trabalho de cigarra e se esta largou a carapaça pondo a descoberto as trocas de missiva com a tutela.
    Trocas essas que deveriam - porque se impunha - ser do conhecimento de todos - sindicalizados e não sindicalizados, pois que a todos afetam.
    Estamos, creio, a escassas horas de nos dizerem o que concluíram sobre o que querem para o futuro da carreira.
    Espero que sejam resolutos e que publiquem de imediato o projeto no BTE - dê para onde der - pois que assim sucedeu anteriormente e assim deverá ser agora também, mesmo que a final fique tudo na mesma. Neste caso não faltarão razões para o empodericimento da reivindicação com  uma forma de luta mais, muito mais, musculada (latu sensu) e assertiva.

    ResponderEliminar
  31. Esperemos que os 570 novos O.J. queiram mesmo ficar...


    O IKEA e a Decathlon acabam de anunciar novo aumento de salário logo para o início da carreira, sem prejuízo de beneficios nas respectivas empresas e prémios anuais..


    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/ikea-e-decathlon-anunciam-aumentos-no-salario-de-entrada-para-2025


    É vergonhoso termos a carreira como está.
    Espero que esse projeto tenha em conta uma boa valorização, porque senão ninguém quer saber disto...

    ResponderEliminar
  32. África não sei, mas o brasil está melhor e mais organizado do que nós...


    No Brásil a ação executiva é exclusivamente praticada por oficiais de justiça.


    Cumprem os mandados de prisão.


    Cumprem.os mandados de detidos.


    Etc...preservaram o que nós perdemos aqui.


    Tenha vergonha antes de falar estude.

    ResponderEliminar



  33. tanto estudo, és o maior
    somos mais corruptos e por isso não saimos disto
    engula que lhe custa menos e continue os seus estudos

    ResponderEliminar
  34. Longe de casa não  vão querer ficar 1/3 para não dizer menos. 
    Pagar para trabalhar e levar pancada de toda a gente? e contar trocados a comer sandes?


    eheh


    triste, mas é a realidade.

    ResponderEliminar

  35. Falou o entendido em engolir...
    E não precisou de estudar. É mesmo muita prática na atividade.
    O labrego de sempre...

    ResponderEliminar
  36. Realmente...isto está cheio de lambe-códigos.

    ResponderEliminar
  37. Volvidos sete - sete longos - meses eis que, novamente, se reúnem as partes para se desentenderem sobre a nossa carreira.
    Da última vez que tal sucedeu - falo da reunião - houve um cataclismo que assolou a vida de toda a agente.
    Numa luta desenfreada para anunciarem conquistas, depressa se percebeu que, afinal, tratava-se de mais um engodo laboriosamente e astutamente criado por pessoas acabadas de chegar ao cargo e que fizeram convincentes um grupo de pessoas que ainda hoje interferem nas nossas vidas de forna perniciosa apesar de muitos deles já não se mostrarem no ativo. 
    E a fraude continua - com a desvalorização da carreira, a perda de autoridade e de respeito da classe, agora vista como um mero corpo de elementos administrativos sob o jugo dos senhores Juízes e Procuradores.
    A vida não se governa com mais uns tostões no bolso e continuando de pés descalços, sabendo-se que os referidos tostões não vão amaciar o alimento a ser triturado pelos dentes fracos e mandibulas desalinhadas.
    Exigia-se que se largasse a miserabilidade e isso não está a acontecer - cada vez mais há gente com 62, 65 ou mais anos e estão todos fartos e cansados.
    A solução não foi ainda encontrada para estes nossos colegas - exauridos pela fadiga e desnorteados pela situação caótica de carência em alguns serviços.
    Hoje ao final do dia veremos como vão ser as nossas vidas.
    Eu faço aqui uma promessa: se não for do meu interesse pessoal, abandonarei os serviços na próxima oportunidade e conto que seja ainda em janeiro de 2025.

    ResponderEliminar
  38. A tua preocupação é se vão ficar ou não garantidamente vão ficar todos...


    Por isso cala-te seu desgraçado 

    ResponderEliminar
  39. Ademais no brasil ação executiva fiscal, da segurança social, dos privados é competência exclusiva de oj.
    Na maioria dos estados federados é solicitada a licenciatura..
    O oficial de justiça retira os menores em risco.
    O oficial de justiça fiscaliza algumas medidas de prisão, sr o preso está a cumprir ou não..


    Por tal cala essa boca cheia de moscas, porque daí só cheira a mer....


    Estudar é poder...em vez de vir para aqui lançar postas de pescada.

    ResponderEliminar
  40. No site já está publicado o novo estatuto . Aumento de 300 euros bem bom..

    ResponderEliminar
  41. Goza com a nossa pobreza, goza!

    ResponderEliminar
  42. O labrego que diz as verdades.
    Engole, vá lá

    ResponderEliminar


  43. Sim, vão ficar todinhos.

    ResponderEliminar
  44. 300 papo secos?
    eina!!

    ResponderEliminar
  45. Estou à espera que o SOJ comunique o resultado da reunião

    ResponderEliminar
  46. Eu estou à espera do SFJ!


    Afinal, decorre do "acordo" deles, ou não é assim?!!

    ResponderEliminar
  47. E o "passarinho"!?

    ResponderEliminar
  48. Foi comido pelo passarão! ...

    ResponderEliminar
  49. Tem razão, primeiro o SFJ.
    Afinal o SOJ só se pronuncia depois do SFJ, como de costume.

    ResponderEliminar
  50. Está preso no elevador

    ResponderEliminar
  51. Nós também estamos presos nesse elevador há mais de 20 anos!


    Somos uns miseráveis, que ainda por cima brincamos com as nossas vidas!

    ResponderEliminar
  52. Mekié peçoal do grao 3??


    Temus estatoto ou nem por iço?!

    ResponderEliminar
  53. Brinca miserável!

    ResponderEliminar
  54. Que raio de linguagem é essa?? Parece madeirense..

    ResponderEliminar
  55. Já se sabe alguma coisa:
    Grau 3 só para adjuntos e escrivães com licenciatura;
    Acaba a categoria de secretário. Todos os lugares atuais são extintos quando vagarem.
    Os atuais escrivães poderão concorrer a chefes de secção com prioridade sobre todos os outros candidatos, incluindo adjuntos. Mas os lugares são menos; 1 coordenador de up para cada 4 ou 5 Ups'.
    As tabelas são revistas com aumentos para todos, entre os 150 e os 300 euros
    Os escalões desaparecem
    O SIADAP é implementado 

    ResponderEliminar
  56. Não minta sff

    ResponderEliminar
  57. Também está previsto um subsídio de pequeno almoço para aqueles que picam o ponto e saiem para tomar café até às 10 horas

    ResponderEliminar
  58. Acabei de ouvir mais ou menos o mesmo agora quando fui tomar café.


    E posso adiantar-vos que se notava uma enorme satisfação no ar.


    Pelos vistos os auxiliares foram esquecidos e ficarão eles com o grau 2.

    ResponderEliminar
  59. Então é açoreano?

    ResponderEliminar
  60. ?? Um auxiliar com licenciatura fica atrás de um adjunto sem licenciatura??

    ResponderEliminar
  61. Já está os auxiliares com licenciatura e adjuntos passam para grau 3...
    Aleluia deus é grande.

    ResponderEliminar
  62. O que é dito acima, a ser verdade, é que é grau três para adjuntos e Escrivães com licenciatura. Com licenciatura. Portanto, adjunto e Escrivão sem licenciatura não fica à frente de auxiliar.  

    ResponderEliminar
  63. Meus amigos ninguém passa a grau 3 , a profissão é que passa!


    Não será assim?!!!!

    ResponderEliminar
  64. Não é assim.
    Há duas categorias. Uma de grau 2 para os autuais auxiliares sem licenciatura na área do direiro. Outra de grau 3 para os adjuntos e auxiliares com licenciatura.
    Mas como os lugares da categoria de grau 3 são limitados, nem todos os licanciados passam para esta categoria. Embora em vagas futuras os atuais OJ' tenham preferência. Neste são incluídos os 570 que entraram agora.

    ResponderEliminar
  65. As pessoas, os funcionários, não têm grau, podem ter licenciatura!


    Agora imaginem uma coisa:


    Eu sou licenciado em desporto, passo a grau 3?!!
    A que propósito?!!


    NÂO, a profissão é que tem de passar a exigir licenciatura, dependendo da licenciatura! 

    ResponderEliminar
  66. e os adjuntos sem licenciatura qual o grau ?

    ResponderEliminar
  67. Eu sou doutorado em futilidades!


    Não deixo escapar uma, como aqui exemplifico!


    Quanto vou passar a ganhar mais?

    ResponderEliminar
  68. Não, é açoriano!

    ResponderEliminar
  69. Adjuntos sem licenciatura ficam na categoria de grau 2 juntamente com os auxiliares sem licenciatura. 
    É simples.
    As categorias de grau 3 exige licenciatura em toda as carreiras da administração pública.
    Os únicos que se safam sem licenciatura no projeto que vi são os atuais escrivães que conseguirem vaga. 

    ResponderEliminar
  70. Inconstitucional!

    ResponderEliminar
  71. Ilegal e arbitrário!

    ResponderEliminar
  72. P A R E M
    D E 
    I N V E N T A R!!!

    ResponderEliminar
  73. são tomás de Aquino17/12/24 17:06

    as únicas licenciaturas que por aqui proliferam são as licenciaturas em pobreza de espírito.

    ResponderEliminar
  74. Reunião para encher chouriços.
    0 fica para o ano, e para o ano é para o outro.
    Continuem a pagar cotas só SFJ

    ResponderEliminar
  75. Paguem otários!!

    Nem este ano nem para o próximo!!!


    Inchem!!


    ResponderEliminar
  76. Eu se fosse ao SFJ, só para chatear, fazia a comunicação só depois do Soj publicar alguma coisa.
    Obrigar os penduras a assumir uma posição primeiro.

    ResponderEliminar
  77. A posição parece-me a mim que já está vincada há muito, um continua na luta outro assinou o acordo.
    Qual é agora a desculpa para desta reunião uma vez mais ter trazido 0???

    ResponderEliminar
  78. Já sabe o resultado? Informe, por favor 

    ResponderEliminar
  79. O resultado é esse 0.
    Só para o ano dizem eles.
    Tudo para a luta

    ResponderEliminar
  80. O doutor Carlos pergunta se o SFJ  já publicou o seu comunicado sobre a reunião de hoje. 
    É que ele quer fazer o contra comunicado do SOJ se possível antes do jantar.
    Porque à noite tem um compromisso: vai jogar padle com os seus amigis da UGT.

    ResponderEliminar
  81. A culpa é do SFJ  e do seu miserável acordo.
    Se tiverem o mínimo de vergonha... A porta da casa é a serventia 

    ResponderEliminar
  82. Assim não há condições.

    ResponderEliminar
  83. Já há comunicado.
    Para o ano...
    Enfim.
    Proposta para valorizar o salário até 6 feira para negociar... Para o ano.
    O que aconteceu ao " tenho garantia que sai até final do ano

    ResponderEliminar
  84. Pronto Soj, já podes dar a tua versão dos acontecimentos, está bem?🙄

    ResponderEliminar
  85. Ou seja, tanta crítica e afinal sai a proposta de valorização salarial antes do estatuto.
    Muito bem SFJ, agora é que entalaste as más línguas.
    Isto está uma comédia.😂

    ResponderEliminar
  86. Diga lá proposta de valorização salarial para aplicar quando?
    Não será para discutir nas reuniões agendadas e empurrar o assunto para a frente, de forma a justificar mais uma mão cheia de nada?
    O que aconteceu á garantia dada publicamente??

    ResponderEliminar
  87. ALGUEM SE IMPORTA DE CHAMAR O TECNICO DA SHINDLER, PARA IR TIRAR O DOUTOR DO ELEVADOR PARA QUE POSSA DAR O COMUNICADO?!
    QUE INSENSIBILIDADE!

    ResponderEliminar
  88. É só gentinha do SFJ!


    Será que não têm vergonha?!!



    Depois de um prejuízo BRUTAL que infligiram aos OJ?!!

    ResponderEliminar
  89. Vá lá, não fiques assim.
    Sei que é chato morder a língua mas na sexta feira levas a tua dama a jantar para comemorar.
    Tens é que comer coisas moles.😅

    ResponderEliminar
  90. O SFJ já anda há muito tempo a entalar a classe. Afinal não foi cumprido o acordo. Anda há pouco tempo a ministra garantiu que ainda este ano apresentaria o documento, conforme o acordo dos papos secos. Onde está ele? e depois vêm com comunicados redondos e a citarem poetas...com bolinhos se enganam os tolos.

    ResponderEliminar
  91. Se for mais um papo seco não se pode esticar, é mais um prato para 2.
    Só para lembrar, a polícia teve um aumento de 20% no início do ano + 200 € + 100;nos próximos 2 anos,.
    Num ordenado de 1000 € (para facilitar as contas apenas) são 400€ este ano + 100 nos próximos 2.
    Vamos ver o que aí vem e se é para ser imediato...
    Ou para negociar no futuro.

    ResponderEliminar
  92. O doutor Carlos manda dizer que hoje não diz nada.
    Em primeiro lugar já tem a sopa na mesa e logo a seguir tem um compromisso como já transmitiu.
    E depois precisa de ver as reacções dis habituais haters DO SFJ e de todos os arautos da desgraça para perceber onde deve atacar.
    Sem o vosso contributo está difícil porque o comunicado do SFJ diz pouco sobre o futuro da carreira e só fala em nova tabela salarial. Isso é feio porque essa é postura do doutor Almeida.
    Por isso, vá lá, ajudem o doutor.....

    ResponderEliminar
  93. A proposta de valorização salarial, não vem boa coisa..ainda ninguém percebeu que quer publicar próximo das festas de natal e assim ninguém se faz barulho...


    É uma estratégia clara para causar o menor transtorno possível..


    Então os outros uns atrás de outros foram publicados os aumentos sem mais nada...
    E nós andamos nesta vergonha..

    ResponderEliminar
  94. O comunicado do sfj fala que foi apresentada proposta de protocolo de negociação. Onde está ela? Mais um documento secreto?

    ResponderEliminar
  95. Mais uma reunião de encher chouriços...


    A reunião de sexta vai ser o que??


    A reunião de preparação da próxima reunião, para ver se se chega a acordo para a as outras reuniões,...
    Eu sempre disse aqui que apenas se vai iniciar as reuniões... não existiria qualquer apresentação de estatuto...


    Está tudo dito lá para junho
    ..

    ResponderEliminar
  96. Algo me diz que o estatuto não irá agradar à maioria, e por isso vem a valorização salarial antes para adoçar a boca aos descontentes.

    ResponderEliminar
  97. Efetivamente é uma triste realidade.
    Mais uma vez se confirma que o SOJ comporta-se como o Chega.
    Um catavento sem qualquer estratégia e que apenas reage após perceber o sentimento geral de alguns trabalhadores, de modo a dizer o que estes querem ouvir, não apresentando contudo quaisquer soluções que resolvam os seus problemas.

    ResponderEliminar
  98. Eh eh!
    É delicioso ver os papagaios arautos da desgraça todos caladinhos depois de morderem a língua.

    ResponderEliminar
  99. ?????? Viu algo que ia outros não viram?

    ResponderEliminar
  100. A ver se percebi.
    Então vai sair uma espécie de tabela salarial sem se saber quais as categorias, funções, critérios, etc ?
    Muito bem, e o burro sou eu?
    Dinheiro é a palavra magica e, com tal palavra, se vai adiando, adiando, amolecendo, amolecendo.
    E o Marçal a acreditar, ou a fazer-nos, mais uma vez, de tolos 

    ResponderEliminar
  101. Já li o comunicado do SOJ e é muito mais esclarecedor, sem dúvida. E eu sou sócio do SFJ.

    ResponderEliminar
  102. Chefias interinas passam a efetivos? Isso não existe. Existe é regime de substituição.  E os substitutos tem que concorrer em igualdade com os demais. Caso contrário estamos a promover o compadrio. Além de que a maioria dos substitutos são muito fraquinhos.. Abram mas é concursos e promovam o mérito com regras claras e transparentes. 

    ResponderEliminar
  103. Quando entrei só precisava de saber escrever à máquina. Fico com que grau? 

    ResponderEliminar
  104. Por falar em morder a língua a valorização remuneratória não é para já.
    É para negociar, apenas será apresentada primeiro.
    Resumindo uma mão cheia de nada.
    A certeza ridícula do SFJ que toda a gente sabia não se ir realizar, esbateu-se .
    Não há estatuto até fim do ano.

    ResponderEliminar
  105. E uma revisão salarial para o futuro, não para o presente.
    Não há pacificação sem aumentos imediatos, como nas outras carreiras.

    ResponderEliminar
  106. 25 DE ABRIL SEMPRE!

    ResponderEliminar
  107. Sim, muito mais esclarecedor, embora in satisfatório!


    Afinal, o que apresentou o governo?!!


    Havia a impressão de que seria apresentado o estatuto, mas parece que assim não foi!


    Apoiado o facto de que se todos somos OJ todos temos competências  para o futuro. Seria estranho que pessoas com competência durante 20/30 anos fosse agora relegadas para "canto" por alegada falta de capacidade!


    Também não se percebe a apresentação da tabela salarial para momento posterior!


    Não tiveram tempo?!! Claro que não é isso, e, sendo assim, não se percebe!


    Temos de nos manter firmes e atentos!


    O Momento é fulcral!


    Abraço.

    ResponderEliminar
  108. Talvez seja preciso mais do que cravos!

    ResponderEliminar
  109. Obrigado SFJ, nunca nos esqueceremos!

    ResponderEliminar
  110. Vamos parar a máquina caros colegas!


     Fazemos a greve às  diligências até essa gente vir pedir batatinhas!


    Ah, não se preocupem, que com 2 ou 3 semanitas eles apresentam logo os 300 paus que deram aos outros!


    Abram os olhos, sejam inteligentes! 


    PAREM A MÁQUINA!

    ResponderEliminar
  111. O que era preciso era nat ter o Marçal a negociar por nós?
    Não tinha garantido que saia até final do ano e que  o acordo foi nessa condição?
    Não toma medidas nem se justifica porque ??
    Abram os olhos .
    Até quando vamos tolerar isto?????
    Para o ano é outra coisa qualquer e andamos nisto 

    ResponderEliminar
  112. Mais uma vez o SOJ nada acrescenta de relevante e apenas diz o que todos querem ouvir mas que nunca vai acontecer: Grau 3 para todos.
    Há OJs mais incompetentes que alguns assistentes operacionais, todos lidamos com isso diariamente.
    Por outro lado, a partir do momento em que o governo apresente uma proposta de valorização salarial relevante, e uma calendarização das negociações, é do mais elementar bom senso que se ponha termo às greves durante esse período.
    Caso contrário é dar um tiro nos pés.

    ResponderEliminar
  113. Não festejem já a saida da Sr.ª Caceres! A susbstituta poderá ser bem pior! Muito pior.  Poupem os festejos porque acho que ainda vamos "chorar" muito...

    ResponderEliminar
  114. A CRESAP abriu concurso para diretor-geral da DGAJ (1545_CReSAP_51_10/24

    ResponderEliminar

Enviar um comentário