Haja alguém que deixe de olhar para dentro e compare com o que se passa fora

      Ontem, os Funcionários das Finanças, onde se encontram muitos ex-Oficiais de Justiça, levaram a cabo uma manifestação nacional, com concentração em Lisboa, no primeiro de dois dias de greve, durante a qual se ouviram palavras de ordem como estas: “Nós somos carreiras especiais, não devemos ser tratados como lixo!”


      Saídos do Largo do Carmo, cerca de 2000 funcionários da AT (Autoridade Tributária e Aduaneira), segundo dados da organização, chegaram frente ao Parlamento pelas 15h00 e atiraram dezenas de códigos de direito tributário, lei geral tributária, manual de IRC, manual de IRS, regulamento da inspeção, código de procedimento administrativo, entre outros, para a escadaria do Parlamento.


Manif-20241219-FuncAT-1.jpg


      Zélia Lopes, presidente da direção distrital do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) de Leiria, dizia assim: “Aqueles códigos têm mil e tal páginas, quando entrei para a AT em dois anos não aprendi [o necessário], nem de perto nem de longe, e os códigos são atualizados duas e três vezes em cada ano. São um símbolo do nosso trabalho, para eles [deputados] verem o que temos de estudar.”


      Segundo a referida Funcionária da AT, o principal desta manifestação não é sequer os salários, que considerou que também precisam de ser valorizados, mas fazer ver como os serviços, especialmente os locais, “estão a morrer aos poucos, depauperados, com pessoas envelhecidas”.


      Será que os Oficiais de Justiça se reveem nisto? Ou será que já estão a ponderar acabar com as greves e esperar e esperar, porque é necessária uma pacificação para alcançar migalhas?


Manif-20241219-FuncAT-2.jpg


      Zélia realçou que a AT é responsável por arrecadar impostos que financiam escolas, saúde, estradas, etc., mas que tem trabalhadores insuficientes para as necessidades e uma média de idade de 56 anos. Além disso, afirmou, dos quase 10.000 funcionários da AT cerca de 3000 irão reformar-se nos próximos quatro a cinco anos.


      Ou seja, de acordo com a dirigente sindical, reformar-se-ão cerca de 3000 Funcionários nos próximos 5 anos, de um universo de dez mil, algo muito semelhante à situação dos Oficiais de Justiça, a perder 350 ao ano, em cinco anos são 1750, num universo de quase 7000.


      Luís Agostinho, da Direção de Finanças do Porto, disse à Lusa que veio a Lisboa manifestar-se para exigir valorização das carreiras e que sejam contratados mais funcionários pois os que existem são poucos e envelhecidos.


      “São exigidas melhores condições salariais e melhores condições de trabalho, a idade do pessoal já não se aguenta”, afirmou à Lusa, acrescentando que com muito trabalho e poucas pessoas e envelhecidas surgem recorrentemente problemas de “burnout” [esgotamento].


      O STI disse à Lusa que os códigos atirados para a escadaria serão recolhidos pelo Banco Alimentar que venderá o papel.


      Os trabalhadores da AT estão em greve dois dias, esta quinta-feira e sexta-feira. O STI indicou que esta quinta-feira estiveram fechados 70% dos serviços de Finanças dos mais de 300 existentes.


      A paralisação foi marcada em meados de outubro, durante uma reunião geral de trabalhadores tendo o aviso prévio da greve, para 19 e 20 de dezembro, sido enviado na sequência da ausência de resposta do Governo às reivindicações.


Manif-20241219-FuncAT-4.jpg


      Os problemas são transversais a todos os trabalhadores da AT: sentem-se ignorados pelo Governo, apresentam grandes níveis de stresse e acreditam que a carreira está estagnada.


      “Vai custar, porque um dia de greve é um dia a menos no salário e custa porque nós trabalhamos e precisamos. O facto é que temos de partir, temos de mostrar mais força”, comentou Augusta Miranda, gestora tributária aduaneira, em funções na cidade de Oeiras. Trabalha há mais de 40 anos e dos 45 funcionários com quem partilhava profissão, 30 acabaram por sair. “Tivemos as carreiras paradas, atravessámos a pandemia, tentámos sempre cumprir a nossa missão. O facto é que as nossas carreiras não avançam”, acrescentou.


      A opinião de Augusta não é singular. Também Gonçalo Rodrigues, presidente do STI, apontou a escassez de mão de obra e a falta de condições como problemas estruturantes na profissão. “Não há recursos humanos, não há meios, não há computadores, não há carros de serviço. Há uma desorganização no combate à fraude e à evasão fiscal. Nós podíamos fazer muito mais do que aquilo que fazemos, se nos dessem os recursos, nomeadamente os recursos humanos necessários. Sem ovos não se fazem omeletes”, desabafou o dirigente sindical.


      Um dos grandes desafios que tem levado a um decréscimo do número de trabalhadores tem que ver com a média etária do mesmo que, segundo Gonçalo Rodrigues, ronda os 55 anos. “Somos uma classe muito envelhecida”, concluiu Henrique Batista, funcionário no serviço de Finanças do Barreiro, que manifestou preocupação com o futuro número de trabalhadores que se vão reformar nos próximos anos. “As pessoas estão a sair, não há rejuvenescimento de quadros e a AT está a bater no fundo”, concluiu o presidente do STI.


Manif-20241219-FuncAT-5.jpg


      Para além das melhores condições de trabalho gerais e a valorização da carreira, os funcionários pedem, também, a revisão da tabela salarial.


      No entender do sindicato e dos profissionais, os trabalhadores da AT estão a ser esquecidos pelo Governo que, nos últimos meses, tem apresentado propostas de aumento salarial ou valorização da carreira a várias áreas da Função Pública, como é o caso dos médicos, polícias, professores ou funcionários judiciais. Sim, leram bem “funcionários judiciais” com valorização salarial… É o que se diz.


      “Os médicos precisaram de ter um aumento de 15% em 2023. Já estão a pedir mais 15% em 2024. Nós vivemos no mesmo país que os médicos vivem. A inflação foi igual para nós. Portanto, naturalmente, as nossas carreiras também estão desvalorizadas. Era importante o Governo também ter isso em atenção”, referiu Gonçalo Rodrigues. “Eu concordo plenamente que a polícia, que os professores, todos lutem por ter um melhor vencimento, mas também não se esqueçam da Autoridade Tributária e Aduaneira”, acrescentou ao Expresso Dário Ribeiro, funcionário na Alfândega de Alverca.


Manif-20241219-FuncAT-3.jpg


      Fontes: “CM Jornal” e “Expresso”.

Comentários

  1. Ojs são  desunidos.


    A minha esperança  é  que SOJ não  se deixe ir em cantigas e não  desarme greves sem estar preto no branco o justo exigido.

    ResponderEliminar
  2. Além dos OJs estarem acomodados, os sindicatos devem pôr os olhos neste tipo de ações, agora promovida pela STI.
    Marcar greves por tempo indeterminado, passando a responsabilidade de organizar ações de protesto para os trabalhadores, é de uma falta de estratégia e incompetência gritante e deveras contraproducente, como se pode atestar nos resultados alcançados 

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    hoje, cá pelo Norte, quem se levantou cedo da cama, viu o termómetro marcar "ZERO" graus. 
    Mas nem mesmo essa temperatura, que arrefece os corpos, nos demove do ânimo que todos os dias nos leva para o trabalho. Todavia, esse ânimo é cada vez menor.
    Se do lado de fora do agasalho o tempo faz frio, internamente sentimos uma vontade de nos mexermos de caminharmos para a frente, ao fim e ao cabo de fazer aumentar essa temperatura, de sermos positivos o que faz com que, no bulício diário, possamos encontrar pessoas muitas das vezes estranhas mas calorosas e preocupadas e que passam por nós e nos cumprimentam esboçando um sorriso, emanando um som doce e amigo que nos fazem encarar melhor o dia.
    Esta atitude seria ou deveria ser como um vírus que contagiasse toda a gente, uma espécie de pandemia, mas infelizmente não é assim, o mundo parece ter gerado anticorpos e tornou-se imune a esta sã forma de vida.
    Quem nos tutela, a equipa do MJ e da DGAJ, deveria ter como objetivo principal a satisfação quer dos utentes da justiça quer dos quadros que integram o serviço e demonstrar pelo menos que se preocupam com a saúde dos serviços.
    Tal como um pai de família sabe das dores de crescimento do filho, dos momentos e processos tortuosos porque vai passar desde que nasce até que se torne homem, também por aqui quando se implementa uma reforma, gerada e criada de forma pensada e não fortuita ou ocasional, mereceria o mesmo tratamento pela tutela.
    Não é isso que está a acontecer - parece que o que está para vir é qualquer coisa fortuita, quase como uma gravidez indesejada, em que se enjeita o resultado de uma decisão mal pensada e sucedida por cedência às pulsões do momento.
    Quem nos superentende deveria, pelo menos, denotar preocupação pela resolução dos nossos problemas que são afinal os problemas comuns a muitos serviços.
    Precisávamos de gente com capacidade de decisão, de fazer acontecer, mas a julgar pelos últimos acontecimentos não é isso que temos no MJ. 
    Decidiram colocar pessoas sem experiência governativa agravada pela circunstância de não conhecerem a realidade dos serviços (Tribunais, Conservatórias, EPs, DGRSP, PJ).
    Hoje é o dia "D" para a Justiça. E tal como nesse histórico dia em que muitos ficaram tragicamente para trás, em que muitas (boas) almas se perderam também hoje se saberá, no final do dia, a perda havida neste combate por melhores condições de trabalho e de vida.
    Vamos ver qual será a valorização salarial que vem por aí!

    ResponderEliminar
  4. Em tempo, desejo-vos a todos umas BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
  5. Ribeiro da Silva20/12/24 09:39

    O "caminho faz-se caminhando", cita o senhor Presidente do SFJ.
    Todavia, o grande escritor citado, Saramago, deu corpo e sentido à expressão que usou, não ficou à espera que o movimento rotacional da terra o animasse de movimento ou que o movimento do ponteiro do relógio corporizasse a expressão.
    O SFJ tem de caminhar, de calcorrear as ruas onde passam as pessoas e a vida acontece e não pode ficar no sofá a trocar emails com quem está numa poltrona de um gabinete na cidade luz de Lisboa.
    Para dar corpo à expressão é preciso trilhar o caminho, saber o norte mesmo que a noite caia e não se vejam estrelas no céu, haverá sempre com que nos guiemos e que no caso é: de ser ser fiel à palavra dada à ideia tida.
    Isto é ninguém fica para trás, o que não significa que todos têm de ir para a frente - resumindo, ninguém pode sair prejudicado nas expetativas legitimas que criou e a todos deve ser dada uma oportunidade dentro do razoável de as poder concretizar.
    É nisto que acredito, pois que o que busco é um tempo justo para os Oficiais de Justiça.

    ResponderEliminar
  6. E assim vai a opinião pública acerca da nossa situação. A opinião geral das pessoas é de que acham que fomos aumentados principescamente, estamos muito bem e cheios de regalias, quando na realidade é o contrário. E tudo graças a quê? ao malfadado acordo dos "papo-secos".
    Não deixa de ser irónico que um sindicato da AT considere que estão prejudicados em relação a nós com todos os suplementos, prémios, e regalias que lhes têm sido dados na última dezena de anos!... têm deveres, têm obrigações, têm excesso de trabalho? também nós, a diferença é que estão muito mais bem compensados neste momento em relação a essa realidade do que nós.

    ResponderEliminar
  7. Nem mais.
    É comparar o rendimento médio mensal (salário + FET e outros suplementos) e ver como a diferença é abismal - repito abismal, não há sequer comparação!

    ResponderEliminar
  8. Os oficiais de justiça se lhes acabarem com 200 euros já váo ficar todos maravilhados...


    Gente sem formação, com complexo de inferioridade, que se acham uns sortudos só por trabalhar num tribunal.

    ResponderEliminar
  9. Boas Festas.
    O Ministério da Justiça deve ser o mais fácil que um governo possa ter para administrar, com a imagem do qual pouco ou nada se precisa de preocupar pois tem o CSM como principal interessado a fazer esse trabalho de sapa pelos governantes.
    E como para esse, poderoso, organismo pouco ou nada contamos ou mesmo valemos, mais que não seja por força das nossas obrigações combinadas com a tibieza de espírito da generalidade dos oficiais de justiça, o processo simplesmente acabará por seguir o seu curso...

    ResponderEliminar
  10. Agora que vai ser propôsto os 300 euros já váo ficar todos felizes.... eheh 


    Esquecem que é uma profissão que desempenha funções muito mais complexas que a PSP, gnr, etc..
    Esquecem.que são a extensão da legalidade dos atos judiciais.
    Esquecem que tem fé pública..
    Esquecem que desempenham funções que quando são distribuídas pelos seus pares, são praticadas por notários, conservadores, deputados, agentes de execução, etc..


    Não sabem a origem da profissão, a sua história, não sabem qual o rumo a seguir.


    Não têm orgulho na profissão.
    Obvio que com esta falta de noção, formação isto nunca irá a lugar algum...


    A estratégia dos 

    ResponderEliminar
  11. Rainha dos Andarilhos, Algálias e Arrastadeiras20/12/24 10:11

    E não são assim sortudos?
    Veja bem o número de vagas que têm ido a concurso nos últimos anos e quantas pessoas acabam por entrar/ficar e depois diga-me se não são uns eleitos.

    ResponderEliminar
  12. Hoje já vamos ficar a saber qual o aumento...na minha opinião será os ,15 por cento.. ou seja cerca de 150 a 170.euros para alguns um pouco mais e prontos e fim de uma história triste..

    ResponderEliminar
  13. Príncipe dos Pacíficos20/12/24 10:21

    Percebo a técnica, mas não vai resultar.
    Andam por aqui alguns comentadores a dizer que o governo, mesmo que suprimindo o SRP sem o integrar, poderá acenar com 300 paus como fez com outras carreiras da FP, na expetativa de que repetindo esse chavão isso possa vir a acontecer, mas se tivesse que ser já teria sido.
    No máximo dos máximos, metade disso, fim do suplemento sem integração e trabalho, mais trabalho, muito trabalhinho.
    Porque o tempo das reivindicações já passou e nessa altura foi tudo pacífico.

    ResponderEliminar
  14. Sim, a tua critica é direcionada para um resultado, acabar com a greve. Os resultados da greve estão aí, o governo quer pacificação e acho foi muito inteligente o SOJ ter apresentado os dados estatísticos de 2024. A greve está a paralisar a justiça e o governo sabe disso. Relativamente à opinião pública, essa nunca quis saber de nós... 

    ResponderEliminar
  15. são tomás de Aquino20/12/24 10:53

    Sobre o que aí virá hoje, apela a que, quando alguém tiver informação fidedigna, venha aqui partilhá-la comos colegas.
    Bitaites e suposições, hoje não, por favor.
    Hoje sejamos elevados, partilhemos apenas informação verdadeira e com celeridade. Por favor.
    Bom Natal a todos, esperemos que, com a certeza de que, a partir de Janeiro, com mais uns trocados nos bolsos. 

    ResponderEliminar
  16. A valorização obvio que será 15 por cento, no.maximo os famosos 20 por cento..que perdemos á mais de 7 anos.,

    ResponderEliminar
  17. O fundamentalista20/12/24 11:00

    Enquanto Marçal "O claudicador" tiver responsabilidades na nossa representação o nosso futuro será sempre guiado por pensamento de "pobre" - "é pouco mas podia ser nenhum".
    A representação sindical dos OJ exige mais e melhor, mas para isso é preciso que muitos dos que por aqui andam a "painelar" arregassem as mangas e ponham em prática aquilo que algaraviam.
    Isso sim. À frente da nossa representação é preciso os melhores e não "os melhores acomodados". 

    ResponderEliminar
  18. Com tanto dom de adivinhação que por aqui vai, joguem mas é no euromilhões... 

    ResponderEliminar
  19. Marçal, só há um e azar do c... logo, nos havia de calhar a nós na rifa.

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho-me como uma pessoa bem formada, educada e respeitadora, e não por ser ou deixar de ser Oficial de Justiça, é pela educação que tive em casa e na escola... Já você com este tipo de comentários ofensivos e jocosos...

    ResponderEliminar
  21. Não está a ver as notícias?
    O anúncio de hoje já vai passar para trigésimo plano.
    A Federação Russa a noite passada atacou a nossa embaixada em Kiev.
    E foi chamado de urgência ao MNE o diplomata responsável russo em Portugal.
    Já não se vai falar de mais nada nos próximos dias.

    ResponderEliminar
  22. Comparar alhos com bugalhos.
    Sim, somos Oficiais de Justiça.
    Fazemos o que fazemos, pagam o que pagam, aguentamos o que aguentamos.
    No final do dia, somos lacaios de uma das elites deste país, que está espalhada por CSM, CSMP, em direções gerais, em institutos públicos, no parlamento, etc, etc.
    Não compare com a PSP, com a GNR, PM, etc, etc.
    Eles fazem o serviço deles e nós o nosso.
    Nós, pelo menos estamos dentro dos velhos edifícios dos Tribunais.
    Eles andam aí seja dia, seja noite, à chuva, ao frio, noites de Natal, noites de ano Novo, trabalham por turnos quase uma vida inteira, e quem já passou por isso é que sabe não ter horários.
    Sejamos honestos.
    Cada macaco no seu galho.
    Nós, Oficiais de Justiça temos todas as razões de queixa e mais algumas, agora vir para aqui em biquinhos de pés afirmar que as polícias e tal e tal e coiso.
    Cresçam pá.
    FF

    ResponderEliminar
  23. Esquecem o anterior dirigente anos e anos, sr fernando jorge

    ResponderEliminar


  24. Bem descrito, sem dúvida!
    Mas ninguém acorda.
    Enfim

    ResponderEliminar
  25. pobre da cuca20/12/24 12:23

    Sim, o uso de palavras tais como  papo-seco e trabalho de formiguinha, diz algo sobre a forma de comunicar de quem representa ainda muitos, muitos, sócios.
     O acordo dos ditos papo-secos, diminuto sim no conteúdo, grandioso para a propaganda, pois fez com que os restantes funcionários achem que foi uma coisa enorme e sempre referem esse acordo, bem como o governo.Foi uma boa estratégia da Ministra na qual o SFJ caiu sem se aperceber ( ou não!?)
    Quase nada conseguido, depois do histórico de greves e agora, outros que estāo melhor posicionados, já se apressam para obter mais e de novo. É uma pena.....

    ResponderEliminar
  26. Subscrevo. Muitos sentadinhos numa secretária à frente de um computador com aquecimento ligado e ainda se querem comparar à PSP ou à GNR. Haja noção. 

    ResponderEliminar
  27. O comentador das 10:08 mais uma vez volta a falar da origem e história da profissão, da falta de norte, etc.etc. mas fica sempre a convicção que se bastou por pesquisar um pouco no Google e pensa já saber tudo. Parece ignorar que se hoje fala da profissão é por terem andado outros, antes dele, aqui a laborar que nem formigas para que agora o senhor licenciado venha aqui debitar como se de uma sumidade se tratasse. Seja humilde e respeite os que ao longo de muitos anos andaram com esta profissão às costas, tornando possível que V. Exa. venha agora falar da profissão.

    ResponderEliminar
  28. Em dezembro, e concretamente por estes dias, o sol nasce um pouco antes das oito da manhã e põem-se um poucochinho depois das cinco da tarde.


    Ora, hás horas que escrevo este comentário falta penos de três horas para cair a escuridão da noite sobre um dia frio mas não molhado.
    Seria bom que o projeto de revisão da carreira salarial fosse conhecido antes de irmos para férias.
    O relógio avança e na mesma medida se encurta o tempo de expetativa criado.
    O SFJ referiu uma inversão ou inflexão do caminho --- sem se saber qual era esse caminho, o que a tutela havia definido, pois o amigo Marçal nada disse --- mas também nada se sabe sobre a ideia que o SFJ quer para esse caminho (o brocardo propalado de "ninguém fica para trás" dá para tudo e mais alguma coisa).
    Assim vamos passar o final do ano em agonia e na primeira quinzena de janeiro - após o início do ano judicial que costuma acontecer em cerimónia solene pelo dia dez ou coisa assim (sempre após o dia de reis) a senhora Ministra irá discursar e falar da pacificação que não existe e da revisão que não se iniciou e lá voltamos ao rame rame do costume ...
    E ainda existem alguns "bananas" que aceitam negociar a nossa vida de forma segmentada, por assuntos ou tópicos  ou lá o que seja, parecendo haver todo o tempo do mundo para que isso possa acontecer - não, não há esse tempo!
    Dia 13 de janeiro, calculo logo a seguir à cerimónia de tomada de posse dos "novos colegas" irá acontecer mais uma campanha publicitária.
    O Marçal estará numa bancada montada à porta do sítio/local de empossamento para angariação de novos contribuintes.
    Deveria ser ali afixado um aviso "CUIDADO, NÃO SEJA ENGANADO ! ANTES DE ASSINAR INFORME-SE SOBRE ESTA INSTITUIÇÃO E O QUE FIZERAM NOS ÚLTIMOS 25 ANOS!"

    ResponderEliminar
  29. Então se anda a ser enganado, e roubado o que deve fazer??


    Se é oficial de justiça sabe bem o que fazer...queixa crime para as costas...


    Caso contrário pouco barulho...

    ResponderEliminar
  30. Sim. Porque nunca ninguém os viu a defender os licenciados no que respeita ao seu reconhecimento profissional, numa eventual requalificação que acontece por exemplo na AT e noutros serviços, mas por cá népias.

    ResponderEliminar
  31. E o SOJ está de braços atados ou amarrados pois que até colocou em causa o processo de recrutamento.
    O que irá dizer a esta gente? Que os defende sendo certo que começou logo por fazer o seu contrário!
    Um dia destes, um grupo desta nova gente "assalta o sindicato", filiando-se e propondo-se a oferecer uma alternativa dando um pontapé no cu àqueles que se afeiçoaram aos lugares - falo do Marçal e do Carlos Almeida.
    E se isso não acontecer, logo logo é criado um sindicato só para licenciados e vai arrumar com a questão de vez.
    Depois queixem-se e digam que o arroz tem formigas ...

    ResponderEliminar
  32. Curioso que o SOJ era pejorativamente tratado como o sindicato dos licenciados. Não foi assim há tanto tempo que o SFJ defendia o regime geral e o SOJ lutava pela integração de licenciados. Agora, do que acompanho, sempre entendi que o SOJ pretende ver tratados de igual forma os que já cá andam e no futuro uma carreira com curso superior. Ainda sou do tempo, e não foi a tanto tempo assim, uns 7 ou 8 anos atrás, o SOJ a conseguir inscrever os licenciados na carreira e foi quando entraram quase 600 que o SFJ acordou para a questão, por oportunismo, para conseguir sócios, dizendo até que havia defendido esses licenciados. Todos nós sabíamos ser MENTIRA, mas sempre houve medo de contrariar os delegados e dirigentes do SFJ e foi isso que nos conduziu a isto. Sobre o atual concurso, penso que o SOJ fez bem de ir para tribunal, e até os que agora concorrem, se forem sérios, reconhecem que um sindicato deve pugnar pela defesa do estatuto que rege a profissão. Se ingressam e o que importa é acomodar as coisas ao momento ou ao seu interesse, então a profissão deve ser deixar de ser de oficiais de justiça e passar a ser de oficiais mercenários. É o que penso e boas festas a todos. António Ramos

    ResponderEliminar
  33. Não me querendo imiscuir no que não conheço e sequer beliscar a sua opinião que é muito válida, devo dizer todavia que a defesa do estatuto começa desde logo por não permitir a nomeação de pessoas para cargos em regime de substituição que nada têm de temporário e que muitas das vezes, porque perniciosos, servem-se apenas a clientelismos, onde a antiguidade sai desde logo premiada em detrimento do mérito.
    Lembro que existem centenas - são centenas já - de colegas que não se propuseram, porque não quiseram ou não puderam, ao concurso para cargos de escrivão e técnico principal ou até secretário e estão a assumir essas funções quando outros - onde eu me incluo - se propuseram e tiveram apenas três oportunidades para o tentar (uma vez que os movimentos foram encurtados de 3 para 1 anual) agravada pelos critérios arbitrários do número de atos e de rácios de funcionários.
    Como a defesa do Estatuto não pode acontecer só quando dá jeito, ou são coerentes na defesa de todos ou então estão quietos porque é a única coisa que sabem fazer bem.
    Sucede que muita gente - muitos de nós - receiam que num curto prazo estes licenciados os ultrapassem pela esquerda e pela direita, e esse receio é justo porque já aconteceu noutras bandas (nas Conservatórias, na AT, na PJ, enfim em todos os sítios onde se premeia o conhecimento e a qualificação).
    A consideração de Oficiais Mercenários não me é estranha, mas repare, para lhe dar um exemplo prático, conheci um Major que fez três comissões  na Bósnia e Kosovo e uma em Timor, assumindo o comando numa delas, e com isso viu a sua carreira valorizada (por cada comissão que fazia) vindo para cada com cinquenta e picos, a idade que tenho hoje, com milhares de euros de reforma.
    Por cá quem está no topo e bem de vida olha para quem está mais abaixo e tende a considerar que as suas queixas são infundadas mas não é verdade que o seja. Uns míseros 200 ou 300 euros brutos fazem toda a diferença no último dia do mês quando aparecem as contas para pagar.
    Conheço muitos colegas que não têm esse problema mas eu, pessoalmente, tenho-o e por isso procuro uma melhor condição de via e não é por isso que me considero Mercenário, essa palavra reservo-a para os colegas que, por exemplo, poderiam estar em casa em mantêm-se no trabalho e outros que se voluntariam para assumir funções de chefia sem estarem preparados.
    Mas respeito quem pense diferente e pela experiência pessoal conheça outra realidade e tenha uma outra vivência, sem necessidades ou amarguras passadas na vida.
    A vida é simplesmente assim!

    ResponderEliminar
  34. E comunicarem alguma coisa não??

    ResponderEliminar
  35. são tomás de Aquino20/12/24 17:12

    Esperemos, esperemos, esperemos, desesperemos, desesperemos. Rezemos para que queiram ir para férias descansados.
    Ouvi comentar que ainda estão em reunião presencial, o que não augura nada de bom, face à demora. 

    ResponderEliminar
  36. Enquanto esperamos, deixo aqui um conto deste Natal:
    Era uma vez um oficial de justiça que, para além do crédito à habitação, tinha contraído um crédito ao consumo derivado à subida da inflação e à falta de valorização da sua carreira, num período particularmente difícil atravessado por uma pandemia e uma conjuntura económica internacional bastante adversa.
    Passados alguns anos, quando tudo corria mal - mas só para oficiais de justiça, para quem o superavit não era léxico - e tendia a correr cada vez pior, foi o nosso oficial de justiça visitado no tempo do advento por um Pai Natal da DGAJ que lhe pagou finalmente, mais de 24 anos volvidos, o tempo de provisório que não lhe tinha sido contabilizado para efeitos de progressão de escalão.
    Cheio de felicidade, imediatamente amortizou aquela dívida, sensivelmente no valor dos juros que tinha pago só nesse ano pelo crédito, o que lhe iria permitir poupar em cada um dos anos seguintes mais ou menos a quantia da dívida que tivera e que era muito semelhante ao valor dos juros que por ela pagara nos anos antecedentes, sendo que esse era também, curiosamente, mais ou menos o valor do pagamento que a DGAJ agora lhe fazia. 
    Para quem lhe regularizou a situação, foram só amendoins, mas para aquele oficial de justiça uma poupança de vários milhares de euros anuais poderá vir a ser da maior importância no dia de deixar o ativo e certamente que um alívio a partir dali no que concerne à ginástica que a maioria deles têm que fazer todos os meses para esticar a fraca valorização salarial a que a carreira foi sucessivamente votada pelos governantes do seu país.
    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  37. Isso já era de prever...
    Aumentos em percentagens é no que dá...

    ResponderEliminar
  38. GRANDE ABRAÇO.
    FELIZ NATAL, todos os dias. 

    ResponderEliminar
  39. O caro colega quer falar de muitos dos gratificados ganhos com as mãos nos bolsos (ou no telemóvel) durante 3-4 horas/dia?


    Quer falar dos inúmeros casos de elementos da GNR/PSP que também fazem trabalho de expediente?


    Não mande abaixo a profissão de oficial de justiça?
    Fica-lhe mal...se acaso estou a dirigir-me de facto a um(a) oficial de justiça..

    ResponderEliminar
  40. Mas custa assim tanto dizer alguma coisa, estamos a negociar, não apresentaram nada, uma satisfação, é mandar uma mensagem a alguém para informar, é assim tão complicado?
    Os 2 sindicatos obviamente.
    Que falta de respeito .

    ResponderEliminar
  41. Afinal onde está a porcaria do documento?? 
    Porque inventam que foi presencial?? O ministério ficou de enviar o documento com propostas, não existiu qualquer reunião...


    OPA k raio de profissão é esta?

    ResponderEliminar
  42. Ninguém está a negociar nada....este dia apenas existia o envio de um documento...

    ResponderEliminar
  43. Ou seja, moral da história:
    Só nos últimos 4 anos o nosso amigo gastou mais de 20.000€ por causa da porcaria de 4 ou 5 mil que o Estado lhe queria roubar há mais de 20 anos e teve que ser um tribunal a fazer a costumada Justiça!
    Algo me diz que a história se está hoje mesmo a repetir uma vez mais lá para os lados do Terreiro do Paço...

    ResponderEliminar
  44. Então é só dizer apresentaram aqui está ele ou não apresentaram.
    Simples
    Porque não o fazem?

    ResponderEliminar
  45. É especulativa.
    Parecida com o ramo imobiliário.

    ResponderEliminar
  46. Eu chego á conclusão que uma pessoa fica doente com estes sindicatos... é demais... é doentio...

    ResponderEliminar
  47. Desde Junho a perder dinheiro....mês após mês.


    Estamos em Dezembro e ainda nem se começou a negociar nada...


    Que carreira esta.
    Ao que isto chegou... :-(

    ResponderEliminar
  48. Greve sem dó nem piedade  
    Que vergonha 
    Marçal rua 

    ResponderEliminar
  49. Greve aos atos já 

    ResponderEliminar
  50. Já há proposta...

    ResponderEliminar
  51. Veja a comunicação 

    ResponderEliminar
  52. Então e os restantes que tem licenciatura???
     Prova de conhecimentos????
    Foi por isto que o sindicato tanto lutou matar os auxiliares com licenciatura  
    Devem estar contentes nesta parte 
    Demissão já que ninguém nos valoriza.

    ResponderEliminar
  53. Já há proposta...

    ResponderEliminar
  54. Está bonito está.
    Auxiliares com licenciatura e adjuntos com menos de 15 anos na categoria, tudo grau 2!
    Está a barraca armada.

    ResponderEliminar
  55. Resumindo...e números por alto:


    +/- 45% para nível 3


    A restante maioria para nível 2.


    Valorização real, para qualquer dos casos, muuuiito modesta.

    ResponderEliminar
  56. É a forma claríssima do Governo rebentar com a carreira.


    Em todas as carreiras se valoriza desde a base.


    Aqui, no nosso caso, é logo tudo minado desde a base.

    ResponderEliminar
  57. Marçal só!!?
    E SOj, deitado na sombra há anos, nem a merd....de uma proposta apresentou?!!
    Estes sindicatos sao medíocres, mas todos os OJs estão a ter o que merecem, dada a passividade e comodismo.
    Sem classificação toda esta mediocridade.

    ResponderEliminar
  58. Como é que aconteceu com os funcionários dos Registos e Notariado????????


    Por que raio existe este constante espezinhar da nossa carreira???

    ResponderEliminar
  59. Mesmo para quem transita é mau, não há valorizar nenhuma, é numa vergonha 

    ResponderEliminar
  60. Valorização 

    ResponderEliminar
  61. Filhos da ... ... ... ... da pátria!


    GREVE! GREVE!


    Greve às diligências! Greve às diligências (que é onde lhes dói) 


    Filhas  da ... ... ... pátria!


    GREVE!

    ResponderEliminar
  62. E será que mantermos o SRP, ou isso será visto no estatuto. Não podemos perder dinheiro.

    ResponderEliminar
  63. Eles pensam que temos medo, mas são eles que devem ter medo!


    Gente sem escrúpulos, sem caracter!


    Vamos estabelecer contactos entre nós!
    Vamos falar com todos os colegas que conhecemos pessoalmente!
    VAMOS PARA ESTA M...! PORCARIA!

    ResponderEliminar
  64. A melhor estratégia, lama na ventoinha... 

    ResponderEliminar
  65. As carreiras já revistas tiveram uma valorização substancial e sem olhar se estavam no topo ou na base da carreira.
    TODOS valorizados.

    ResponderEliminar
  66. Gentinha fraca, que pensa que é forte!


    Daqui a um anito já nem lá estão!


    Colegas, é agora! É agora!


    Vamos organizarmo-nos pois os nosso sindicatos são fracos!


    Vamos parar a inJustiça!

    ResponderEliminar
  67. Eles vão cair da cadeira!


    Nós vamos ajudar!

    ResponderEliminar
  68. Como não sou abrangido pelo grau 3... só quero saber para quando está previsto a idade da reforma. 
    Pelo que vejo com isto já se prevê que os oficiais de justiça ao contrário de todas as outras classes teremos de trabalhar até aos 70 anoS debaixo de uma espingarda carregado de muitas e boas munições. 🔥 - fogo para quem nela trabalha😀

    ResponderEliminar
  69. M..rdosos de m..erda!


    Andaram nos colégiozitos da treta, enquanto nós, e bem,  andámos na escola pública, no liceus.


    Pensam que sanem mais do que nós, mas é ao contrário, nós sabemos bem mais da vida!


    Covardezitos, que sozinhos chamavam pela mamã!


    Nós é que fazemos os tribunais!


    Sem nós, TUDO pára!

    ResponderEliminar
  70. Batemos no fundo!!!!
    O impensável aconteceu: tenho saudades da ministra Van Duden e daquela com os óculos esquisitos.
    No início do ano vou começar a procurar emprego. PQP ESTA M#RD@

    ResponderEliminar
  71. Com que critério se faz com os Registos e Notariado de uma forma....


    ...e com a carreira dos Oficiais de Justiça se faz de outra??


    O que se passa nesta carreira para se pressionar uma ferida aberta e que não trás pacificação alguma??

    ResponderEliminar
  72. Não faças isso!


    Falas com todos os colegas que conheças pessoalmente!
     Trá-los para a luta!


    Eu e muitos mais, vamos fazer a mesma coisa!


    Isto vai mudar! 

    ResponderEliminar
  73. Falasse em graus ou degraus!!! Mas em termos de patacas quanto vai oferir um auxiliar ou um adjunto,? - do nível 2?
    Ou uma escrivã de direito ou uma secretária de justiça?
    Era bom que mandassem cá pra fora os montantes para não existir tanta controvérsia!

    ResponderEliminar
  74. E Maine ponto final.
    Lembram-se dos 20% pois é...

    ResponderEliminar
  75. Agora deixam de fazer a distinção entre licenciados e não licenciados.Vai ser em função da idade e da antiguidade.


    Acho que de uma maneira subtil estão a tentar dividir para reinar. Podem existir adjuntos e chefias que vão na cantiga e até acham a proposta satisfatória.

    ResponderEliminar
  76. Estou para ver os conteúdos funcionais de uns e outros. 

    ResponderEliminar
  77. Tu não sabes mas eu digo:


    Na justiça, Têm de haver criados!


    No Registo e Notariado, não sabes porquê?!!


    O que é que existe nos tribunais que não existe no Registo e Notariado?!!!


    Sabes agora?!!!




    És lento!...

    ResponderEliminar
  78. Que vão gozar com os paizinhos deles!


    EU NÃO ACEITO QUE ME DESVALORIZEM!




    ... E AS LEIS ESTÃO A MEU (NOSSO( FAVOR)!

    ResponderEliminar
  79. E parar completamente os tribunais 

    ResponderEliminar
  80. SIM, GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO!


    UMA; DUAS, TRÊS SEMANAS, O QUE FOR PRECISO!...

    ResponderEliminar
  81. COVARDES PRETENSIOSOS!

    ResponderEliminar
  82. Se a contar com greves sem desconto no salário, é melhor tirares o cavalinho da chuva.

    ResponderEliminar
  83. Independentemente de existirem ou não Magistrados, tem de existir critério!!


    Não pode fazer-se de forma X com uma carreira e Y com outra!


    Mas nem é só isso que preocupa no meio disto tudo.
    É que a valorização, a avaliar pelo que está escrito, é MISERÁVEL!!


    Seja para nível 2 ou 3.

    ResponderEliminar
  84. Eu não passo a grau 2, porque em 1999 não havia grau 2 nem 3, e podia subir até secretário.


    E é assim que tem de ser!


    Eu não assinei nenhum novo contrato, portanto estou abrangido por aquele que se mantém em vigor!


    Sejam inteligentes, não somos juristas, mas sabemos om pouco de leis!

    ResponderEliminar
  85. Vai parar vai.
    A única categoria com poder de causar dano, são os auxiliares, e concerteza que estes novos não vão chegar para entrar em greves.
    Contentes já eles estao de ter entrado na FP e se pôr a andar para qualquer outro organismo que pague melhor.

    ResponderEliminar
  86. Podes aceitar ou não, mas eu dei-te a resposta!


    Pensa bem e não a rejeites, por acredito sinceramente que está certa!


    Sabermos o problema não resolve o problema, mas põe-nos no caminho! 

    ResponderEliminar
  87. Meu caro, quanto muito podemos lutar por uma valorização salarial, o que dado o comodismo de todos, duvido que resulte.
    Mas quanto à divisão da carreira, é IRREVERSIVEL e todos os governos se estão a borrifar que façam greves ou não.
    Se ignoraram os efeitos de uma greve aos atos duradoura, nada os demove.
    Esquece, ficas no grau 2 e se não gostares faz-te à vida.

    ResponderEliminar
  88. Enganas-te!


    Quando o auxiliar para, o adjunto (por covardia) é obrigado a parar, e o próximo é Esc. Direito!


    Abre os olhos, eu sei do que falo, porque sou Esc. Auxiliar, e quando faço greve, todos a fazem!

    ResponderEliminar
  89. Deixa-te disso colega!


    A sério, deixa-te disso!


    Sabes pouco de legislação laboral!


    Não é como dizes. Estou a ver que estás habituado a desistir, mas não como dizes!


    É mais como eu digo!


    Informa-te!


    Abraço

    ResponderEliminar
  90. Quer dizer que um auxiliar, que até pode ter 20 de serviço, que até pode ser licenciado em direito, fica no nível 2. Isto é uma comédia. Além de pouco ou nada motivador.

    ResponderEliminar
  91. Duas carreiras unicategoriais.
    Ou seja, adjuntos com 14 anos de categoria sem licenciatura, e auxiliares mesmo que licenciados, tudo com grau 2 a fazer julgamentos.
    Daqui a 2 anos, dos 500 lics novos entrados, estará cá 1/3.

    ResponderEliminar
  92. Eu faço a greve a descontar!


    Posso parar por MESES!

    ResponderEliminar
  93. Eu concordo e aceito esta proposta.
    Assino já por baixo.

    ResponderEliminar
  94. Inaceitável... E desrespeitoso...


    Já agora essa treta de adjunto com licenciatura sobe mas auxiliar não...


    Como poderia progredir se NAO HA PROMOÇÕES ORDINÁRIAS HA 7 ANOS???????

    ResponderEliminar
  95. Sim é como dizes!


    A questão é: O que é que vais fazer em relação a isso!

    ResponderEliminar
  96. Provocador!!!
    Brincalhão!

    ResponderEliminar
  97. Desculpa, mas a mim ninguém me desvaloriza!

    ResponderEliminar

  98. Que palhaçada!!


    Greves, perda de vencimento, o acreditar que o esforça comum faria a diferença, que as diligências sucessivamente adiadas levariam a resultados, a espera de meses infindáveis...




    ...tudo para isto.




    Um Governo que atua de má fé para com os O.J.!!

    ResponderEliminar
  99. ☝️☝️☝️☝️☝️


    É isso mesmo!


    Com promoções  congeladas no tempo, o que queriam??

    ResponderEliminar
  100. Última mensagem que aqui deixo no dia de hoje!


    Eu "assinei" numa carreira em que posso chegar até secretario,


    Eu não mudei os termos do acordo, e a minha entidade patronal não o pode fazer unilateralmente, portanto ...


    Temos a LEI do nosso lado, e temos a "luta" ao nosso dispor!


    Temos as razão e a moral do nosso lado!


    Que mais querem!


    Não tenho medo, a sério! Nenhum!


    Até amanhã.


    Abraço,  

    ResponderEliminar
  101. Depende da posição de cada um... por ex..a minha até não é má! 😂 

    ResponderEliminar
  102. Que venham rápido as próximas 4 reuniões e que este estatuto seja aprovado antes da Páscoa.


    Ontem já era tarde 


    👍✊✌️👏🤝💪

    ResponderEliminar
  103. De todas, esta foi a melhor proposta!

    ResponderEliminar
  104. Isso era bom era... nós também tínhamos a idade da reforma aos 55 ...mas já existe colegas que já estão a dar mais que isso!

    ResponderEliminar
  105. Há anos que perdemos dinheiro. 

    ResponderEliminar
  106. Já agora...
    Dar as boas vindas aos novos 570 assistentes técnicos que vão tomar posse em Janeiro!!!
    Parabéns pela opção de vida 👏 

    ResponderEliminar
  107. Tabela nível 2, é o quê, de assistente técnico. Desculpem a minha ignorância.

    ResponderEliminar
  108. Com que critério se invalida licenciaturas?? Com que critério se invalida 20 ou mais anos de auxiliar...isto é muito grave...isto é vergonhoso...


    Então temos licenciatura ainda temos k fazer um exame de competências?? 


    Vão brincar com o c.....
    Isto bateu no fundo...
    Van dunem estás perdoada volta....


    Dava 10 por cento para totós, com integração do suplemento.

    ResponderEliminar

  109. Estive a ler o comunicado do Governo e depois disso fui olhar para a tabela e...a mera subida de um escalão no caso do Nível 2 (como está proposto pelo Governo), significaria na maioria dos casos uns 100€ brutos....


    Serão uns 70-75€ limpos.


    A vergonha das vergonhas.


    Será que ouvi mal, ou por exemplo para os bombeiros, há poucos dias atrás, o Primeiro Ministro anunciou uma valorização de +4.000€/ano para todos, sem distinção?

    ResponderEliminar
  110. Obvio...basta consultares as tabelas salariais de nível 2...

    ResponderEliminar
  111. Se os ofíciais de justiça não darem o soco na mesa está profissão será arruinada...

    ResponderEliminar
  112. É verdade, tive um problema na Conservatória e falava e trocava emails diretamente com a conservatória e assim se resolveu o problema.
    Por cá até os funcionários são snobs. 

    ResponderEliminar
  113. E um adjunto com pouco mais de 2 anos, em substituição, passa para que nível?
    Dividir para reinar, vamos todos andar uns contra os outros... Mais. 
    Já perceberam, há muito tempo, que esta é uma classe desunida. 

    ResponderEliminar
  114. Com toda a razão, estão todos à espera que o Auxiliar decida, quando devia ser ao contrário.
    Todos se montam no Auxiliar. Merda para o Auxiliar. 

    ResponderEliminar
  115. Mais um(a) da cartilha. 

    ResponderEliminar
  116. Outra ...
    Houve auxiliares com 6 anos disto a serem promovidos por via da aceitação de compromisso para as ilhas...
    Se tiverem licenciatura já passaram a nível 3


    Que luxo!

    ResponderEliminar
  117. Meus amigos ou é agora ou nunca estamos arruinados...isto é uma vergonha....

    ResponderEliminar
  118. Ou vamos para a luta ou acabou...

    ResponderEliminar
  119. Já passaram os créditos finais, acorda. O (a) Sr. (a) da limpeza querem limpar os restos das pipocas. 

    ResponderEliminar
  120. Se o SFJ, aceitar este acordo - já fostes!

    ResponderEliminar
  121. Fazer de tudo para sair desta lixeira....a ministra enganou a todos....ponto final..


    Qual a diferença de conteúdo funcional de um adjunto para auxiliar.?? Nenhuma diferença 
    ..logo isto viola a lei...

    ResponderEliminar
  122. Nem é preciso tanto tempo. 
    E os que estão em substituição? 

    ResponderEliminar
  123. Greve aos atos já 

    ResponderEliminar
  124. Vamos ter atuais adjuntos no nível 2 a ganhar mais do que adjuntos que vão estar no nível 3. Vai ser bonita a festa pá. 

    ResponderEliminar
  125. Afinal o acordo papo seco deu nesta merda.
    O Marçal agora faz de conta que não tem nada que ver com isto.
    Parece um anjinho (pastorinho) pois tudo isto foi urdido em Fátima, já se esqueceram???
    Otários.
    Viva o SFJ

    ResponderEliminar
  126. Andaram aqui diversos dirigentes e delegados do sfj, feitos cartilheiros, a afirmar que o SFJ estava a trabalhar em articulação com o M.J. e que o SOJ não contava para essas reuniões, para esses trabalhos. Hoje é dito que o SFJ foi surpreendido, vai endurecer uma luta da qual abdicou, e amanhã ou depois ainda será dito que foi o SOJ que andou a reunir e o SFJ esteve sempre contra. A vergonha não pode ser só do Marçal é também de todos os que gostam de ser enganados e encontram sempre justificação para manter tudo na mesma...

    ResponderEliminar
  127. Vai haver muitas secções, aquelas que não têm lugares de chefia, como nos DIAP, que é a realidade que melhor conheço, só com assistentes técnicos. Lol

    ResponderEliminar
  128. Que grande e boa proposta apresentou o SFJ. Parabéns! Mas não é que agora diz o grande líder que afinal não sabia de nada e agora  vai apresentar contraproposta? Afinal agora a criança já não é do sfj?

    ResponderEliminar
  129. Se as negociações conduzidas pelo Sfj têm produzido poucos resultados, há contudo algo que podemos concluir e que é a completa inutilidade do Soj em todo este processo.
    Não aqueceu nem arrefeceu e como se viu, o governo desprezou completamente as greves em curso, ou melhor, ainda as desafiou.
    Depois ainda andam aqui feitos pedintes a pedinchar associados.
    Shame on you!

    ResponderEliminar
  130. O SOJ é que tem a caneta dos acordos😂😂😂

    ResponderEliminar
  131. Enganou quem quis ser enganado! Dirigentes sindicais anjinhos só aqui 

    ResponderEliminar
  132. Não é assim que a coisas irão acontecer 
    A partir do momento em que existam duas carreiras unicategoriais, os orgaos de gestão terão que redistribuir os técnicos e OJs equitativamente pelos diversos núcleos e secções.

    ResponderEliminar
  133. O SFJ ainda tem uma greve, esqueceu? A verdade é que agora os ratos estão a sair da tica e feitos vítimas, o SOJ manteve a coerência e o SFJ, os seus dirigentes e delegados, venderam os colegas. SIMPLES

    ResponderEliminar
  134. Pois não, o serviço de sala já está previsto no atual estatuto para adjuntos e até mesmo para chefias.
    Por isso, mal seja publicado o teu conteúdo funcional, caso não faças o que deves, só tens 3 hipóteses:
    Ou calhas com uma chefia tóto que vai na tua conversa e sacrifica outro tóto por ti.
    Ou tens uma chefia com eles no sítio e participa de ti.
    Ou sais da carreira.

    ResponderEliminar
  135. Temos que esperar pela proposta de estatuto.
    Para já não me choca muito nem me surpreende nada.
    Acho muito bem que a transição para grau 3 de não licenciados esteja sujeita a prestação de provas.
    Quanto aos auxiliares Lics, é mais duvidoso, mas por outro lado temos que perceber que além de se estar a apostar numa solução de equilíbrio entre o merito e a experiência, tb não existe qualquer vantagem para os serviços em que o número de funcionários com grau 3 seja muito alto, nem tal seria exequivel.

    ResponderEliminar
  136. No fundo mais conversa para boi dormir.

    ResponderEliminar
  137. A inutilidade do SOJ a que se refere o(a) comentador(a) das 23:12 é que obrigou a que se iniciasse o processo negocial para se conhecer esta pouca vergonha. Será que quer agora omitir que o SFJ afirmou andar em pré negociações e que após seria publicado em BTE o resultado e que o SOJ não estava a participar? O SFJ parece aqueles meninos manhosos que quando as coisas vão andando estão sempre a colaborar, mas quando correm mal nunca sabiam o que estava a ocorrer. O SOJ sempre insistiu pelo processo negocial e pela transparência. E se o governo procurou a pacificação com o SOJ é por saber que o SFJ estava a alinhar com tudo e já não contava para o totobola. Portanto se alguém contou para a clarificação desta proposta, antes de aprovada em conselho de ministros foi o SOJ, pois o SFJ afirmou que já estava tudo pronto a aprovar. Seja sério(a)

    ResponderEliminar
  138. Promoções congeladas????


    Houve promoções em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2023.


    Claro que é muito melhor estarmos em casa, na zona de conforto, e esperar que uma promoção caia do céu ...

    ResponderEliminar
  139. É abandonar a carreira 
    Ontem já era tarde.
    Os nomes que concorreram ainda vão a tempo de não se apresentar.
    Carreira de assistentes.  

    ResponderEliminar
  140. Meus caros
    Esta proposta não é surpresa nenhuma.
    É o terceiro governo que apresenta proposta idêntica, e a maior burrice foi não ter aceite a anterior com uma valorização salarial muito superior.
    Na minha opinião ou aceitamos negociar tendo por base esta proposta, ou ficamos mesma nos próximos anos.
    Se uma greve aos atos com danos graves nos serviços não demoveu o governo anterior, este então, de cariz liberal, nem vai pestanejar.
    Só se for uma greve que atinja fortemente a receita do IGFEJ.

    ResponderEliminar
  141. Finalmente conseguiram o que queriam..


    Que era destruir a licenciatura dos auxiliares..


    Muitos parabéns...andaram 7 anos que recusaram aumento na ordem de 20 por cento para todos ou 10 por cento.
    Recusaram a integração do suplemento....


    Agora desaparece o suplemento...
    Aumento na ordem dos 70 euros ou nem isso...
    Parabéns aos eliminados e o mais grave é que acho que isto vai mesmo avançar..

    ResponderEliminar
  142. Não não é igual às anteriores a primeira exigia apenas licenciatura...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário