É a realidade; habituem-se!

      No dia de ontem os Oficiais de Justiça demonstraram, mais uma vez, que têm um poder imenso e que não se deixam intimidar por quaisquer ameaças da ministra da Justiça, porque tais ameaças são, além do mais, perfeitamente descabeladas.


      Vejamos: a absurda ameaça da ministra de que não negoceia sob a pressão da luta dos Oficiais de Justiça e que pode aprovar um Estatuto sem a participação dos Oficiais de Justiça, é um completo disparate e não passa de um claro sinal do nível de pavor que a possui.


      Caso a ministra da Justiça optasse mesmo por fazer o que diz, todos imaginam a subsequente pacificação que daí resultaria, não imaginam? Ora, a própria ministra também tem boa noção disso, pelo que as ameaças constituem meras mentiras que tentam amedrontar os Oficiais de Justiça, mas, como bem se viu ontem, há muitos e tantos que não se deixam assustar por tais tentativas. Quem está aterrorizado realmente é o Governo e a desesperada tentativa de apavorar os Oficiais de Justiça constitui pura ilusão e uma falsidade mórbida, algo parecido com um cão que ladra muito para afastar o medo que sente.


      Os Oficiais de Justiça não ameaçaram, fizeram mesmo. Por todo o país, ontem, fecharam tribunais e serviços do Ministério Público e, naqueles que não fecharam, estiveram reduzidos de Oficiais de Justiça. Tivemos notícias concretas de muitas localidades e o CRHonus dará hoje muita informação ao Governo sobre o nível da adesão. Mas, independentemente dos números, os Oficiais de Justiça contam com os efeitos noticiosos.


      Ontem, os presidentes dos sindicatos tiveram cobertura noticiosa, como podem ver nos dois vídeos que abaixo colocamos, mas também tivemos o impacto noticioso dos adiamentos, desde logo o que sucedeu em Leiria e que a Lusa noticiou.


      O Jornal de Notícias (JN) fez a seguinte manchete: “Greve dos oficiais de justiça adia julgamento de 29 arguidos no Tribunal de Leiria”


      E descreve assim:


      «O julgamento de 29 arguidos, pela alegada prática de dezenas de burlas através do MBWay, previsto para iniciar esta quarta-feira no Tribunal de Leiria, foi adiado devido à greve dos oficiais de justiça, disse fonte judicial. “Os funcionários fizeram greve”, justificou, perante advogados do processo, a secretária de justiça Patrícia Varalonga, adiantando que também “não há ninguém para fazer” a sessão da tarde. No Juízo Central Criminal não se encontrava hoje de manhã qualquer funcionário, constatou a Lusa no local.»


      O JN informava ainda que “a próxima sessão deste julgamento, no Tribunal Judicial de Leiria, está agendada para dia 12”, isto é, outra quarta-feira, e explicava as greves em vigor.


      «Estão em vigor três greves, decretadas pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) e Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), uma das quais desde janeiro de 2023, todas as tardes, por tempo indeterminado. Outra, desde junho de 2024, nas manhãs das quartas e das sextas-feiras, igualmente por tempo indeterminado.»


      A maioria dos Oficiais de Justiça que aderiu às greves de ontem, simplesmente não compareceu ao serviço e aproveitaram, e muito bem, o dia em seu proveito, mas alguns não resistiram em tentar um ajuntamento e uma passeata no Terreiro do Paço, algo informal, sem autorização, pelo que compareceram junto ao local da reunião dos sindicatos com o Governo, isto é, junto ao Ministério das Finanças, tendo tirado algumas fotos, como as que seguem, com os representantes dos dois sindicatos antes de entrarem.


20250205-MinisterioFinancas=Redimensionado.jpg


20250205-MinisterioFinancas(2).jpg


      E hoje mesmo, os Oficiais de Justiça estarão presentes, mais uma vez, na Assembleia da República, para nova audição, depois de os outros abaixo-assinados terem dado entrada para apreciação.


      São todos estes acontecimentos que levam a ministra da Justiça a proclamar coisas irrealizáveis e a ameaçar inconsequentemente, porque, simplesmente, está cheia de medo; porque a realidade, isto é, aquilo que existe mesmo fora da cabeça da ministra, tem um peso e uma dimensão tal que se torna absolutamente incontornável.


      Os organizadores de um dos abaixo-assinados que hoje vai à audição na Assembleia da República, afirmavam, há dias, o seguinte:


      «Jamais desistiremos e que nenhum colega desista de lutar pela causa mais que justa dos Oficiais de Justiça!»


      Hoje, pelas 14H00, a audição vai ser transmitida em direto no canal Parlamento, podendo também assistir “online” no seguinte endereço: https://canal.parlamento.pt/


      A Petição designa-se assim: “Em Defesa da Verdade e dos Oficiais de Justiça” e pode ser consultada “Aqui”.


      A audição será conjunta com os peticionários da outra Petição (a 115/XVI/1.ª e a 83/XVI/1.ª), tudo disponível para consulta no sítio do Parlamento a que pode aceder por “Aqui”.


      Foi-nos fornecida uma cópia das declarações que serão prestadas esta tarde na Assembleia da República que divulgaremos após a audição. De todos modos, adiantamos que, entre outros aspetos, aborda a propaganda do Governo com o ingresso dos 570 novos Oficiais de Justiça, ingresso este que já se sabe que, apesar de agora ter começado, já conta com largas dezenas de desistentes. António Marçal dizia ontem na televisão pública que a perda ia já quase na centena. Há dias o Procurador-Geral da República, na visita à Comarca de Viana do Castelo, afirmou haver muitas desistências e ainda ontem a diretora-geral da DGAJ, em visita ao Tribunal de Sintra, instada, confirmou algumas dezenas, afirmando que já se estava a tratar de tentar substituir os desistentes.


      E isto é só o princípio e o princípio do fim. Enquanto o Governo continuar a tentar disfarçar que não compreende a falta de atratividade da carreira, perdendo tempo a empatar com reuniões técnicas sob reserva, os problemas suceder-se-ão permanentemente.


      A realidade impõe-se ao irrealismo discursivo da ministra da Justiça, que ninguém se deixe intimidar!




SombraSuper.jpg


      Fonte citada: “Jornal de Notícias”.

Comentários

  1. Anónimo6/2/25 08:28

    Parabéns e obrigado, aos colegas de Leiria que não deixaram passar esta oportunidade para mostrar a nossa força! E parabéns a todos os colegas que um pouco por todo país fizerem greve! O momento é de união!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/2/25 08:42

    Já fui tão feliz em Leiria ...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/2/25 08:55

    Negociação...boa negociação é o que as estruturas sindicais da PSP e da GNR conseguiram, já que em Julho conseguiram um bom aumento de um dos suplementos, passando-o de 100€ para 400€ e .




    Isto é que são boas negociações. Isto é que é zelar pela satisfação e valorização de profissionais. Isto é que é abertura Governativa para negociar a sério e valorizar de forma decidida.


    https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/mai-inicia-hoje-novas-negociacoes-com-sindicatos-da-psp-e-associacoes-da-gnr

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/2/25 09:10

    Uma pequena correcção ao artigo de hoje. Não foi a Srª Ministra da Justiça que esteve de visita ontem ao Tribunal de Sintra, mas sim a Srª Directora-Geral.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/2/25 09:57

    A Ministra sabe que os escravos não são unidos, por isso está-se mesmo a ver  filme.
    Por mim, greves são para  manter, quanto mais não seja para faltar quando der jeito, que faz mossa na mesma.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,
    Hoje acordei mais bem disposto.
    Estou bem posicionado na lista definitiva (e final) para o concurso a Oficial de Registo e consto igualmente da lista de candidatos admitidos ao procedimento concursal para carreira de GITA na AT.
    Entretanto, esperando que o falado curso para magistrados aconteça, estou já a preparar-me para a prestação das provas a que, se não houver entretanto nenhum contratempo, me vou  propor também.
    Posto isto,
    Voltando ao tema de hoje, quero aqui referenciar, mais uma vez, o logro, o engano, e a mentira que nos manteve estes meses a olhar para as estrelas num céu muito nublado, nada límpido ou cristalino, cheio de lixo etéreo que foi propositadamente para ali  atirado para nos tolher a visão.
    Como é que é possível que nos tenha sido dito que andaram a discutir os assuntos que nos dizem respeito no último quadrimestre ou trimestre do ano transato se só agora, o vão fazer (dizem que vão iniciar as conversações ao longo deste mês - que já é o segundo do ano de 2025 - para chegar a um documento final).
    Pergunto porque é que ninguém questiona quer a tutela quer os sindicatos sobre o que andaram a fazer - que foi rigorosamente NADA. 
    Depois, aceitando a atribuição do carácter de reserva - os documentos terão sido classificados de confidenciais, como "Segredos de Estado" - pergunto-me como é que uma estrutura sindical consegue respeitar este pedido sem virar  as costas aos seus associados, negociando sem lhes dar conta do que negoceiam, das cedências e das aproximações.
    Vejo, normalmente, um  programa no Porto Canal intitulado "Os Imperdíveis" onde, por sua vez, existe uma rúbrica intitulada "Guardado a Sete Chaves" referente aos melhores "néctares" produzidos, por isso de maior valor e relativamente aos quais se perspetiva venham ainda a melhorar, valorizando-se em todos os seus aspetos, com o decurso do tempo.
    Aquelas melhorias (do néctar) acontecem, praticamente, sem intervenção humana, apenas com o decurso do tempo, mas as nossas melhorias de vida, concretamente da carreira, não acontecem sem que alguém cuide delas e o passar do tempo apenas as torna mais difíceis e amargas, portanto piores.
    Espero, com ansiedade, o final do mês de fevereiro, e talvez não tenha de esperar tanto, pois como principiei por dizer, conto largar esta vida brevemente.
    Se não o conseguir fazer, tenho uma certeza, nada será como antes, nada será como os quase 30 anos passados, o despeito e a desconsideração já não me permite qualquer simpatia ou alimentar um qualquer espírito de missão, uma qualquer auto motivação tem sempre um fito, uma ambição de carreira, um reconhecimento profissional, e como ele não existiu e agora acredito cada vez mais que nunca vai existir, também eu vou-me marimbar para o assunto.
    Para a história dos Oficiais de Justiça, de Leiria fica os segredos dos Pastorinhos, e dos "espertos" que foram a Fátima segredar coisas que lhes custaram partilhar com os colegas, enfim com os interessados porque afetados pelos seus desvarios.
    São os cozinhados do costume, e comemos todos daquele tacho, só que uns servem-se primeiro que muitos outros que, ficando para o fim, comem as rapaduras sem saberem o quão generoso foi o repasto de todos os outros antes de ficarem as sobras.
    Somos e continuamos a ser uns otários.
    Então não é que o principal mote do sr, Marçal é e continua a ser o recrutamento dos funcionários e, imagine-se, defende o aumento na base para ter mais atratividade - quererá ser Ministro - o papel deve deve ser bem maior que isso, a defesa de toda uma classe, de uma carreira, e isso importa a sua valorização, a revisitação da mesma em termos de a tornar mais apetecível - fazer carreira significa possibilidade de progredir, sendo esta, a progressão pelo mérito, a maior motivação que possa existir - pelo que não se podem ficar pelos aumentos na base sem revisitar quem está cá mais acima, senão um qualquer dia estamos todos com o mesmo vencimento, pelo menos muito próximo uns dos outros, e a motivação deixa de existir - para

    ResponderEliminar
  7. Dizer, ainda, que nunca vi o sr. António Marçal ou o sr. Carlos Almeida a pedir esclarecimento sobre os eixos de transformação nos serviços para o digital - que preparação vai exigir dos funcionários, o que se espeça que façam e que ferramentas vão ser necessárias - sabendo-se que a exigência da função vai ser cada vez maior.
    Estão à espera que alguém vá lá ao seu "poiso" responder à pergunta que não foi feita. O que vai ser da nossa vida nos próximos anos, como se vão organizar os serviços em face da realidade que nos é apresentada - a "peste da velhice" (no sentido que se alastrou a todos os serviços), com um natural aumento do absentismo e proporcional diminuição da produtividade,  a escassez de recursos humanos mais qualificados e com mais dinamismo, capacidade de trabalho e resiliência.
    Nem a tutela nem as nossas estruturas representativas sabem o que fazer - e eu, sem querer ofender ninguém, não lhes revejo competência ou preparação.
    Decidam alguma coisa! Façam acontecer! Não adormeçam nas suas magestosas cadeiras de confortáveis gabinetes! 
    É preciso uma mudança.

    ResponderEliminar
  8. Adolfo Dias6/2/25 10:20

    Já aqui tinha escrito, a ministra e as suas adjuntas, estão atarantadas e não sabem o que fazer com a carreira, uma vez que a realidade dos tribunais, está cada vez mais a passar para a frente da retórica e publicidade que o governo faz.
    Se os presidentes e administradores das comarcas fossem mais exigentes e menos diplomáticos, talvez isto já tivesse sido resolvido há muito tempo.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/2/25 10:29

    Greve tem sempre impacto, mesmo que seja só um serviço a fechar, como foi o caso de Leiria.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/2/25 10:32

    Sem duvida que gestão comarca tem culpa do estado da justiça  e OJ´s pela passividade. 
    Querem é o seu taxinho.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/2/25 10:34

    Camarada boa sorte nessa entrada em nova vida.
    Penso é que todos os serviços públicos atualmente estão pela hora da amargura.
    Força.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/2/25 10:36

    Sim é impensável aumentar o salário de entarda sem repercutir esses aumentos em todas as categorias e escalões!


    Seria uma autênctica falta de respeito, seria valorizar o presente, desrepeitando o passado de todos os que já cá estão!


    O SFJ que não pense que é só na entrada que se espera valorização salarial!


    Os aumentos têm  de ser extensivos a todos os OJ!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/2/25 10:41

    É no mínimo estranho a passavide dos Magistrados!


    Se pensarem um bocadinho "fora do umbigo", depressa se aperceberão que isto também mexe com eles e que esta nossa má sorte também vira a ser a deles!


    Mas, claro, se se olhar para a realidade como um todo, e não só para o nosso gabinete!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/2/25 10:49

    Isto tem de levar uma grande volta. Temos nos tribunais, profissionais a trabalhar lado a lado, magistrados e oficiais de justiça, cada grupo com as suas competencias mas todos a colaborar para o bom funcionamento da justiça neste portugal.
    O problema é que uma classe é apenas a classe de mais bem paga no serviço publico e a outra uma das mais mal pagas. Ambas a manusear os mesmos processos, claro que com responsabilidades diferentes mas um processo não chega ao fim da sua resolução sem a colaboração de uns e de outros.
    Isto é insustentável num local de trabalho. Os politicos e governantes deveriam saber disso.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/2/25 10:58

    Bem observado, bastavas copiar o exemplo das administrações hospitalares. Aí sim, existe urgência nos procedimentos.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/2/25 11:13

    O Colega não leu a proposta dos 2 sindicatos, com as novas tabelas - valorização para todos?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo6/2/25 11:38


    Mas a ausência total de informação sobre a actividade desenvolvida nas ditas reuniões não viola o art.º 8.º, n.º 1, al. d), dos Estatutos do SFJ?

    1. São direitos dos sócios efetivos e aposentados:
    (...)
    d) Ser informado de toda a atividade sindical;
    (...)

    ResponderEliminar
  18. O fundamentalista6/2/25 11:39

    Tanta alarvidade, ignorância e desconhecimento! Dia de nao greve? Conselhos de gestão competentes? Uns mais importantes que outros? 
    A imbecilidade é tão grande que me abstenho de comentar.
    Estaria na hora de deixar de lado os umbigos e começar a pensar, eu sei que é pedir muito, como contribuir para o aprofundamento da luta. Sim, porque isto só lá vai com muita firmeza, determinação, solidariedade e união.
    Porque é que não há união? Porque muitos dos que estão hoje a prejudicar todos os funcionários judiciais, sim, esses que desempenham funções interinamente, para além de, na sua maioria, não terem requisitos formais e legais para o efeito, têm receio de deixar de serem os "lacaios" dos conselhos de gestão e de serem ultrapassados por gente competente.
    " Em Portugal 40% dos adultos só compreendem textos simples e matemática básica".
    Na classe dos funcionários judiciais a percentagem, se não é maior, é equivalente.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo6/2/25 11:40

    O Marçal quando fala com a comunicação social apenas, e sempre, diz que há que aumentar os ordenado de entrada na profissão!


    Porque fala ele apenas em aumentos no salário de entrada?!!!


    Não percebo, porque é recorrente!...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6/2/25 11:44

    Consta -se que o movimento ordinário deste ano vai ser adiado por causa da entrada em vigor do novo estatuto.


    Alguém sabe alguma coisa?


    Fui agora à pagina dos movimentos e realmente aquilo não tem nada, apagaram tudo.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo6/2/25 12:07

    Marçal tem vergonha de dizer o nós, OJ, que realmente queremos!


    Nós queremos um novo estatuto, mas queremos também aumentos salarais!


    Não tenham vergonha, o custo de vida aumentou muito nos últimos anos.


    Eu, e penso todos nós, queremos aumentos salariais!


    SUBSTANCIAIS!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo6/2/25 12:35

    Até acho que se você ler o seu texto, também não percebe o que escreveu....

    ResponderEliminar
  23. Li e vi (pela entrevista que ouvi) que o que está no papel nem sempre tem correspondência no som "lírico" que aquele senhor empurra com o seu fraco sopro cá para fora - no papel diz uma coisa, o que se percebe pois vai circular por todos os associados e com isso muitos se enganam, e nas entrevistas e sítios de interesse (por ex. a AR) dá um enfoque a outra bem diferente.
    Uma carreira atrativa é ao fim e ao cabo uma carreira valorizada, por isso bem remunerada, cujos méritos devem ser reconhecidos nesse desiderato.
    A não ser que o sr. Marçal ache que afinal a carreira não é assim tão diferenciada e o que importa é um bom salário - mais que justo - à partida pois que, no evoluir da carreira, as exigências funcionais não se evidenciam por forma a merecer diferenciação de valor, apenas as atualizações e já basta.
    Eu não entendo assim - por isso já aqui defendi uma equiparação ao regime de carreiras dos Of de Registo, com as devidas alterações e adequações.
    O colega achará outra coisa ... e terá razões para isso. Eu acho coisa diferente e, fundadamente, defendo essa diferenciação (aliás fui sempre fiel, desde o início, a essa ideia e à palavra dada sobre essa ideia).
    Luto por uma mudança e há quem lute pelo situacionismo, pelo status quo vigente por se conformar com essa situação, porventura cómoda, numa espécie de contemplação umbilical, em que no altar dos valores se sacrifica tudo o resto - nomeadamente a meritocracia.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo6/2/25 12:52

    Trabalhem escravos subservientes!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo6/2/25 12:52

    Ora aí está algo MUITO BEM observado!

    ResponderEliminar
  26. O fundamentalista6/2/25 12:56

    Como disse 

    ResponderEliminar
  27. O fundamentalista6/2/25 12:57

    Como disse 

    ResponderEliminar
  28. Anónimo6/2/25 13:23

    Depois de tantos...tantos anos com uma tabela completamente desajustada dos tempos atuais, não podemos esperar menos do que foi conseguido pelos bombeiros sapadores (cerca de + 380€/Mês), o que lhes equivalia a + 4 salários por ano.


    E mesmo assim este valor está algo desajustado da realidade, tendo em conta as funções, responsabilidades e deveres assacados aos O.J.

    ResponderEliminar
  29. rei dos mercedes6/2/25 13:32

    A observação "

    ResponderEliminar
  30. Anónimo6/2/25 13:34

    Tu percebes fisica quantica e String Theory não é?!!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo6/2/25 13:37

    Mas você está a dormir ou anda na droga?? Apesar dos escravos burros não serem unidos, ultimamente tem se unido está visto...


    Podem ter motivações diferentes mas o certo é que a maioria fez greve basta ler o artigo de hoje no blog.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo6/2/25 13:40

    Desculpe?? Greve sem impacto??? Você é bêbedo ou não sabe ler as notícias???


    Tem tido impacto e muito, talvez isto venha a ser a salvação para a classe conseguir algo mais do que conseguiu até aqui...

    ResponderEliminar
  33. Anónimo6/2/25 13:50

    O que enoja é o aproveitamento para a fotografia dos presidentes dos sindicatos, aqueles que não declaram apoio a estas iniciativas mas que para ficarem bem, a muito custo, lá aparecem. O problema é que ficamos todos muito contentes com estas aparições e os ditos só nos devem considerar que somos mesmo um rebanho bem controlado. Triste sina.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo6/2/25 14:17

    Queremos aumentos salariais!

    ResponderEliminar
  35. Anónimo6/2/25 14:30

    Ra...ta...ta...ta...ta...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderEliminar
  36. Anónimo6/2/25 14:42




    Vamos lá tratar de coisas sérias!

    https://www.facebook.com/share/v/1AFtREqqXs/



    ResponderEliminar
  37. Anónimo6/2/25 15:27

    Anas, anas...

    ResponderEliminar
  38. Anónimo6/2/25 15:41

    Essa narrativa populista e recorrente da escravatura, cheira a Chegano.
    Será que nem depois de terem contribuído para eleger um bando de gatunos e pedófilos, lhe foi suficiente para perderem o piu com vergonha e pararem de chatear?!!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo6/2/25 15:58


    Vê-se cada uma...
    Governo reúne com Funcionários e Oficiais.??Quem são os Funcionários e quem são os Oficiais?? 
    Os Funcionários são Sargentos ou Praças???? 

    ResponderEliminar
  40. Anónimo6/2/25 16:03

    Não tenho vergonha!


    QUERO AUMENTO SALARIAL!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo6/2/25 16:09

    Governo reúne com Funcionários e Oficiais. É este o título noticioso.
    Vê-se cada uma...
    Espero bem que não seja deliberado aquele título.
    Quem são os Funcionários??
    São sargentos ou praças????

    ResponderEliminar
  42. Anónimo6/2/25 16:36

    Sargentos?? Querias tu!!  Olha para o teu ordenado ! ...


    PRAÇAS!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo6/2/25 16:51



    Exacto!


    Será melhor ver os art.ºs 1.º e seguintes do Estatuto em vigor!


    .

    ResponderEliminar
  44. Anónimo6/2/25 16:54

    Só não vê quem não quer.!!
    Há gente poderosa por trás da cortina a interferir pela negativa na valorização da nossa carreira.
    Eu creio em bruxas.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo6/2/25 16:59

    Eu quero ver o meu salário aumentado substancialmente!


    A minha pretensão é justa e razoável!

    ResponderEliminar
  46. Anónimo6/2/25 17:04

    Vai-te castrar pá! 
    Quimicamente.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo6/2/25 18:46

    O blog disse k hoje no canal parlamento seria emitida a cena da petição...eu não vi nada alguém viu????


    Emitiram mesmo alguma coisa???

    ResponderEliminar
  48. Anónimo6/2/25 19:15

    E COM PROVAS PARA TODOS ! ignorant peccatorum (https://www.google.com/search?sca_esv=fd368f2ad05e4b13&rlz=1C1GCEB_enPT1025PT1025&q=ignorant+peccatorum&spell=1&sa=X&ved=2ahUKEwiAo87L4K-LAxU3TaQEHZlgC7UQkeECKAB6BAgIEAE)

    ResponderEliminar
  49. Anónimo6/2/25 19:52

    Simplesmente fugiu a boca para a nova realidade.
    De todo o modo o governo e sindicatos que tenham juizinho.
    Caso insistam na solução de transitarem adjuntos não licenciados, ficando auxiliares Lics para trás, vão ver quantos sobram dos 570 até final do ano.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo6/2/25 20:00

    Creio só que dá para voltar para trás nesse canal até certo ponto.
    Do que fui ver na ARTV, não encontrei nada quanto à petição.


    Se alguém souber a que horas passou e puder esclarecer. 👍

    ResponderEliminar
  51. Anónimo6/2/25 20:25

    Eu recusei na ARTV até às 14 e nada...

    ResponderEliminar
  52. Anónimo6/2/25 21:14

    Esta semana ouvi que os funcionários, num futuro não muito longe, é para dispensar.
    Somos uma carreira de M. E. R. D. A. representados por gente de..... 
    https://eco.sapo.pt/2025/02/06/governo-vai-dar-novos-aumentos-salariais-a-tecnicos-superiores-de-orcamento-e-estatistica/
    Estes nem piaram e já vão comer


    ResponderEliminar
  53. Anónimo6/2/25 21:24

    Tem sido essa a norma...por incrível que possa parecer.


    Até carreiras que reinvindicaram durante um par de meses já têm os belíssimos ganhos remuneratórios a entrar na carteira (bombeiros sapadores é disso um dos claros exemplos).


    Ou o caso dos técnicos do INEM, que resolveram a questão em menos de nada (com casos urgentes e não atendidos à mistura), conseguindo outra muito boa valorização salarial.


    Quanto a nós, o Governo como tem ódio da carreira (e ninguém me tira isso da cabeça!) a coisa é para arrastar até ao limite.


    'Que se governem a comer pão e laranjas'  será o que pensa a Sra. Ministra, só pode...

    ResponderEliminar
  54. Anónimo6/2/25 21:24

    Aguentem escravos. 
    Comam papo seco.

    ResponderEliminar
  55. Anónimo6/2/25 21:40

    És tão engraçado.
    Queres ir para o meu circo?

    ResponderEliminar
  56. Anónimo6/2/25 21:41

    Então  e no teu PS e PSD não  houve pedófilos? Tens a memória  curta.


    Castração  para todos!

    ResponderEliminar
  57. Anónimo6/2/25 21:43

    Ja me meteram no teu circo depois do acordo de pão  seco.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário