Do acordo e da eventual valorização salarial

      O recente acordo firmado com os dois sindicatos participantes e com o Governo, foi feito por estes sindicatos e por este Governo; não por outros.


      Com outros participantes, noutras profissões, noutros acordos, estes, antes de assinados, são postos à apreciação dos visados, isto é, dos trabalhadores que serão afetados e, uma vez validados, são então assinados.


      Ora, um acordo alcançado em reuniões secretas e apresentado como solução final, não é algo digno de uma verdadeira Democracia, mas apenas de um faz-de-conta em que os trabalhadores se convertem em meros joguetes, sem direito a audição prévia ou a qualquer audição, porque mesmo se ouvidos posteriormente tais audições revelam-se inúteis perante o facto consumado.


      Um dos aspetos mais apreciados por muitos está relacionado com a valorização salarial. No entanto, essa valorização salarial é algo que não ocorre de forma uniforme e transversal a todos os Oficiais de Justiça que, para melhor se iludirem, somam o valor de um novo suplemento remuneratório, isto é, juntam todas as migalhas para fazer pão.


      O salário é a remuneração estabelecida pelo trabalho desenvolvido pelo trabalhador, enquanto que os suplementos remuneratórios se destinam a circunstâncias específicas que podem existir em determinado momento e deixar de existir noutro momento.


      Note-se como durante mais de 20 anos se reivindicou a integração no vencimento do atual Suplemento da Recuperação Processual, reivindicando que fosse salário e não algo precário e indefinido. Ora, uma vez lograda a integração e o fim da longa luta com esse suplemento, eis que se aceita a implementação de um outro, ainda por cima barato, baratíssimo; autêntico masoquismo.


      Um suplemento para compensar a disponibilidade permanente não pode ser fixado num valor único para todos, quando todos têm salários diferentes. Se o salário de uns vale mais do que o salário de outros, a disponibilidade de uns vale igualmente mais para uns do que para outros. Isto é óbvio e é a realidade: os valores salariais não são todos iguais.


      Com isto não estamos a querer dizer que quem mais ganha mais merece, nem vice-versa, estamos apenas a constatar um facto, simples e cristalino: os salários não são todos iguais, pelo que o tempo pago é diferente de uns para os outros, e se assim é, os suplementos que incidem sobre os salários, de igual forma devem ser adaptados a cada um..


      Unificar, cortar e nivelar, ou se faz e se aceita que assim seja feito por cima, ou então, quando feito por baixo, pelos mínimos, constitui um erro e, por conseguinte, uma injustiça e um logro.


      Vejamos um exemplo: o novo vencimento previsto para início na carreira está apontado como algo maravilhoso para ser de 1547,83 – para este valor inicial, o mais baixo da carreira, um suplemento de disponibilidade permanente de 20% representaria 310 euros. Ora, o Governo fechou negócio em 180 euros faseados.


      Vejamos outro exemplo: para um valor da atual categoria de Escrivão Auxiliar no último escalão, onde tantos estão, salário que está apontado para ser de 2026,26, um suplemento de disponibilidade permanente deveria representar 405 euros. Ora, o Governo fechou negócio por 180 euros faseados.


      E assim sucessivamente.


      Quando se diz que este acordo é um bom acordo, sem dúvida que o é, mas da perspetiva do Governo, não da perspetiva dos trabalhadores.


      O valor do novo suplemento (em 180 euros) para quem inicia funções corresponderá a 11,63% do vencimento e para o mesmo caso referido, do Escrivão Auxiliar no último escalão, o valor dos 180 euros corresponde a 8,88%.


      Quer isto dizer que em nenhum caso, para nenhuma categoria, para nenhum Oficial de Justiça, o valor do suplemento apresentado atinge sequer o valor percentual que existia para o atual suplemento que vai ser integrado (13,5%) e nem sequer o seu anterior valor (10%).


      E não sendo possível fixar um valor percentual para o suplemento, fixar-se-ia um valor fixo consentâneo com a média percentual, mas nunca algo assim, tão recortado.


      Isto não pode ser considerado um bom acordo, apenas por se ver uns números mais elevados para os vencimentos.


      Mas se o valor acordado para o novo suplemento é uma fraude, o valor dos vencimentos é outra ilusão.


      Os Oficiais de Justiça, mais uma vez, perdem valorização, em relação com outras carreiras, senão vejamos o que cada um vai efetivamente auferir a mais em relação a cada escalão:


      Os Oficiais de Justiça já em funções, como Escrivães Auxiliares ou Técnicos de Justiça Auxiliares, têm um ganho, de acordo com o seu atual escalão, que é o seguinte:


                    1º escalão: +231,94
                    2º escalão: +149,74
                    3º escalão: +  47,97
                    4º escalão: +115,80
                    5º escalão: +156,25
                    6º escalão: +123,16


    Os Oficiais de Justiça com a atual categoria de Escrivão Adjunto ou Técnico de Justiça Adjunto, têm um ganho, de acordo com o seu atual escalão, que é o seguinte:


                    1º escalão: +  96,23
                    2º escalão: +136,68
                    3º escalão: +  77,97
                    4º escalão: +  84,02
                    5º escalão: +168,36
                    6º escalão: +  49,15


        Os Oficiais de Justiça com a atual categoria de Escrivão de Direito ou Técnico de Justiça Principal, têm um ganho, de acordo com o seu atual escalão, que é o seguinte:


                    1º escalão: +279,87
                    2º escalão: +158,91
                    3º escalão: +  37,94
                    4º escalão: +  79,60
                    5º escalão: +163,68
                    6º escalão: +  83,04


    Os Oficiais de Justiça com a atual categoria de Secretário de Justiça, têm um ganho, de acordo com o seu atual escalão, que é o seguinte:


                    1º escalão: +405,03
                    2º escalão: +324,40
                    3º escalão: +243,74
                    4º escalão: +163,10
                    5º escalão: +  41,54


    São estes os verdadeiros ganhos apontados no acordo para cada categoria e respetivo escalão e isto é vencimento real.


      Veja-se bem a qualidade do acordo. Há apenas uma pequeníssima minoria que mais valorização alcança, enquanto que a maioria alcança uns mínimos formais.


      Este é o resultado do acordo firmado pelos dois atuais sindicatos ativos e pelo atual Governo, e não por outros.


MolaNarizMauCheiro.jpg


      Fontes: “Tabela de correspondências de salários 2025 para os Oficiais de Justiça”, “Acordo Sindicatos/Governo 26FEV2025” e “Decreto-lei 25/2015 de 06FEV”.

Comentários

  1. Anónimo4/3/25 08:09

    Quem entrou em 2023 fica ja nos 1547? O valor do suplemento de 120 euros é ja pago s toda a gente?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/3/25 08:31

    Acho graça se falar neste artigo nos 20% (na altura disse que era ótimo) quando a maioria dos OJ não os quis.
    Acho graça que apenas agora se chegue à conclusão que a integração do suplemento é má, muito má, quando a grande maioria sempre defendeu a sua integração.
    Apenas se culpam os sindicatos quando os OJ também têm culpa.
    São quase sempre os mesmos que proposta após proposta insultam , são as verdadeiras vítimas.
    Com o governo PS foi exatamente igual.
    Efetivamente está classe ainda não tem um novo estatuto porque é muito complicada e é complicada porque esta envelhecida  (são sempre os mesmos).
    Agora rezam para que o governo caia.
    Pode ser que aconteça e que venha novamente o PS e pegue na anterior proposta.
    Aí passa a nível 3 quem tem curso superior tal como está previsto na LGTFP e voltam a chorar novamente .
    Não há paciência para esta classe.
    O acordo está assinado e tem efeitos retroativos a Janeiro.
    Mesmo que caia o governo existe toda a legitimidade a exigir ao próximo o que foi acordado com este.
    Esta carreira vai ganhar muito daqui a 5 anos com a reforma de uma boa parte (alguns fariam muita falta, bem sei e peço desde já desta esses, mas certamente que não a maioria).

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/3/25 08:32

    "Desde já desculpa"

    ResponderEliminar
  4. Como será que se irá resolver a questão dos auxiliares do 3 escalão ? Andamos aqui há quase 8 anos , alguns mais, e recebemos o mesmo que os que agora entram isso é completamente injusto.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/3/25 09:06

    Tomara eu pertencer a esses  que partem nos próximos 5 anos! Vocês ja repararam que  no novo acordo quem está no ultimo escalão de Auxiliar passa a ganhar tanto como quem está no primeiro de Adjunto?! É legal?! Poderá ser ... justo?! Nunca!

    ResponderEliminar
  6. Se a pacificação está alcançada, marquem plenários e oiçam as reacções. Os sindicatos estão com medo de ouvir os trabalhadores?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/3/25 09:10

    A minha psiquiatra disse-me para encarar a regressão funcional como o regresso da pessoa idosa à infância e pensar nas vantagens da desresponsabilização decorrente da perda de capacidades cognitivas no segmento final em tudo comparável ao inicial da carreira.
    Fiquei de estudar.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/3/25 09:11

    Uma quantidade apreciável dos OJ focara com o ordenado de 2026 €, independentemente dos anos de carreira que os separam e da categoria. Não é uma solução elegante, é até bastante ... injusta.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/3/25 09:14

    Não há regressão funcional nenhuma para adjuntos, já que constam preto no branco no atual estatuto.
    Vocês metem ânsias, tenho uma filha de 6 anos que já tem menos birras!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/3/25 09:14

    Pois, mas as leis laborais não permitem a regressão funcional. Não  é  uma questão de nós aceitarmos, é  uma questão legal. As afinações vão ter de ocorrer e vão ser significativas!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo4/3/25 09:15

    Meu caro, o vosso problema é a puta da imagem, mais nada!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/3/25 09:17

    Muitos deles nunca iriam ganhar isso em mais lado nenhum....com as qualificaçoes que têm...muito se queixam

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4/3/25 09:18

    A solução terá de passar por colocar cada OJ no seu lugar, ou seja se alguém sobe para os 2026 €, quem estana no escalão superior ao dessa pessoa tera de necessariamente progredir para o escalão seguint ao de 2026 €, mantendo-se assim a proporção.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo4/3/25 09:22

    A questão não é a imagem, mas se o que é dito tem ou não razão de ser! Se é  verdade ou não, se é  justo ou não.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo4/3/25 09:27

    Veja as tabelas antigas.
    Quem foi promovido um pouco antes do grande congelamento de 2010/2011 e foi para o 1.º escalão, passou quase uma década a ganhar bem menos do que o auxiliar do 6.º escalão e também um pouco menos do que o do 5.º.
    Ainda em finais de 2023 e durante quase todo o ano de 2024 esses adjuntos passaram a ganhar menos do que quem entrou para os tribunais no mesmo ano que eles ou até mesmo no ano seguinte - por exemplo 1999 e 2000 - e nunca foi promovido, ou seja, muitos auxiliares chegaram nessa altura ao 6.º escalão e esses adjuntos promovidos antes de 2011 estavam só no 3.º da sua categoria.
    Ou seja, não é de agora, segundo as tabelas a categoria antecedente sempre teve pessoal a auferir vencimentos superiores aos da precedente.
    Se é justo, ou mesmo constitucional?
    Estamos a falar do carnaval do ministério da justiça deste país...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo4/3/25 09:33

    O estatuto agora não interessa nada nem é para aqui chamado.
    À luz da praxis o que importará avaliar a partir daqui serão os quadros clínicos e se a inflação irá atingir os preços dos atestados.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo4/3/25 09:35

    Antes de tudo espero que os sindicatos revejam o problema dos adjuntos que subiram em 2017, pois com este acordo ficarão a ganhar menos 200 euros do que aquele colega auxiliar que tem exactamente os mesmos anos de serviço na carreira.


    Se resolverem essa questão aceito o presente acordo e far-se-á justiça.


    Ao invés, ficar a ganhar menos 200 euros só porque um viu recuperados dois anos e tal e o outro não, é uma profunda injustiça.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4/3/25 09:42

    É muito injusto um auxiliar do terceiro escalão ganhar tanto como um acabado de entrar! Mais anos de serviço, mais idade, mais responsabilidades e a ganhar o mesmo? Têm de ver essa situação!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo4/3/25 09:48

    Estive a espreitar os comentários políticos de ontem aqui no blogue.
    Partindo do princípio de que o governo poderá cair, e que eventualmente o acordo possa não ser implementado, já pensaram que o PSD pode ter uma votação muito semelhante à do Chega e o próximo primeiro ministro não ser do não é não?
    Como seria um acordo da nossa carreira com o Chega no governo?
    Pensem nisso...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo4/3/25 09:54

    O chega no governo  a esta hora e já com os copos

    ResponderEliminar
  21. Anónimo4/3/25 09:58

    Já disse:
    Boa sorte com isso.
    Fui promovido em 2010 e em 2024 ganhava menos do que todos os auxiliares que fizeram estágio comigo e também do que alguns que entraram no ano seguinte.
    Os sindicatos pouco se importam com essas minudências e os políticos ainda menos.
    Escrevi a todos, PR, PM, Provedoria, MJ e DGAJ.
    A CRP é só para os constitucionalistas se limparem.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo4/3/25 10:02

    O blog já definiu a linha orientadora para o futuro.


    Este acordo equipara os OJ a técnicos superiores, a profissões como professores ou enfermeiros, mas os OJ são melhores que essa gente toda, mesmo que alguns, muitos, passem o tempo a trabalhar com a internet a bombar a toda a hora..
    Imaginem um professor ou um enfermeiro, as suas habilitações o seu quotidiano profissional e depois olhem para o colega do lado ou para vocês e vejam o vosso.
    Ah e tal



    ResponderEliminar
  23. Anónimo4/3/25 10:04

    Qualquer hora é boa!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo4/3/25 10:06

    Parece que nunca ouviu falar dos "Barões do PSD"...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo4/3/25 10:08

    Claro que fica...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo4/3/25 10:10

    E mais não diria excelente comentário 
    ....que venha essa porcaria de acordo, qualquer coisa é melhor do que está...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo4/3/25 10:11

    Para alimentar o blogue são necessários temas fraturantes e portanto há que continuamente encher chouriço, muitas vezes cavando na inverdade. Se as outras profissões sabiam o acordado pelos seus sindicatos qual a razão da contestação inicial nas polícias? Qual a contestação inicial nos bombeiros, onde até houve necessidade do seu maior sindicato falar em aumentos que não eram reais e até o governo esclareceu serem inferiores? Qual a razão de ontem mesmo ter sido tornado público que os trabalhadores que não concordarem com o que está a ser negociado numa nova carreira poderem ficar de fora? Sobre o suplemento de disponibilidade, também acho é pequeno, mas vamos esquecer quem é que quando é preciso fica a fazer as horas? A ser percentual, por exemplo 10% a todos, como advoga o blogue, os secretários e escrivães levariam um valor muito superior a quem de facto fica na sala se houver necessidade. O blogue não está a viver de percepções, está a confundir as pessoas para manter o blogue vivo, pois com as guerras constantes se alimenta. 

    ResponderEliminar
  28. Anónimo4/3/25 10:12

    Um professor aguentava quantos meses o nível de stress da profissão de oficial de justiça com os indicadores de burnout que a mesma tem?
    À mínima coisinha com putos é só mosquitos por cordas e nas juntas médicas aquilo está sempre cheio deles.
    Se tivessem que aguentar bandidos a sério, advogados e magistrados, havia de ser bonito!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo4/3/25 10:14

    Quase 8 anos eu estou quase á 10.... está é a maior das injustiças que ninguém fala...


    Eu já aqui referi...apanhamos o período congelado de 2015 a 2017, já poderíamos estar no 4 escalão...


    Agora vamos receber o mesmo dos que entraram em 2023
    ...miúdos sem curso superior etc..

    ResponderEliminar
  30. Anónimo4/3/25 10:16

    Não sabe do que fala: conheço professores (e muitos...) que põem miudos a fazer cópias manhãs e tardes inteiras para não se chatearem enquanto estão na internet e no whatsapp ...Há bons e maus profissionais em todo o lado...Não veja os outros pelo seu exemplo! Ou também é só graças a si que os Tribunais funcionam?

    ResponderEliminar
  31. Anónimo4/3/25 10:17

    Um profunda injustiça.


    Fui promovido em 2017. Se tivesse ficado como auxiliar estaria a ganhar mais do que estou agora e isso desde 2022.


    Incrível mesmo.


    Resolvam isso por favor para que haja paz nas secretarias.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo4/3/25 10:18

    Pois mas isso ninguém fala agora vemos a nova guerra de adjuntos contra auxiliares...nos fomos os mais prejudicados quasen10 anos de serviço para nada...


    A sorte está do lado de quem entrou em 2023...


    A

    ResponderEliminar
  33. Anónimo4/3/25 10:20

    Parece que há mais adjuntos do que auxiliares, pelo menos segundo um gráfico aqui publicado ontem baseado nas listas de antiguidade.
    Essa auscultação poderá não interessar muito aos sindicatos.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo4/3/25 10:24

    Equivalência a técnico superior ninguém fica no grau 2 , integração do suplemento como têm vindo a reevindicar, é assinar .
    Não há paciência para esta gente mimada , parecem crianças.

    ResponderEliminar
  35. Manel de Cruz4/3/25 10:27

    Reformas da treta para quem tem menos de 55 anos, caso seja implementado o siadap que é certinho e direitinho. É assinar.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo4/3/25 10:33

    O OJ de hoje queixa-se de o valor do suplemento de disponibilidade permanente ser igual para todos e de haver um nivelamento por baixo, mas sempre o vi a ser contra os licenciados reclamarem um posição superior aos que não a possuem, nivelando todos por baixo! Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  37. Anónimo4/3/25 10:36

    São fases.
    Até há pouco tempo eram muitos destes auxiliares que asseguravam as diligências e furavam as greves, agora parece que a ministra os quis recompensar...

    ResponderEliminar
  38. Anónimo4/3/25 10:53

    Ficamos no plano do ingresso.
    Eu, quando ingressei, tinha habilitações superiores às exigidas ao tempo.
    Entretanto o mundo evolui mas as pessoas que começam a trabalhar não são obrigadas a continuar os estudos.
    Nem podem ser prejudicadas por se dedicarem ao trabalho.
    Já para os que tinham ou vieram a adquirir habilitações superiores às das condições de ingresso na base, sempre existiram mecanismos próprios para que essas pessoas mediante frequência dos mesmos oportunamente pudessem passar à frente dos que optaram por não o fazer ou pelo menos por progredir de forma não tão ambiciosa.
    Por isso é que os acordos que vemos hoje em dia serem celebrados em todas as carreiras em geral contemplam períodos de transição, porque é preciso respeitar não a antiguidade das pessoas mas a própria existência delas.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo4/3/25 11:05

    Não seja totó!

    ResponderEliminar
  40. Anónimo4/3/25 11:10



    Bem verdade!


    Mais, a experiência sempre foi uma das maiores fontes do conhecimento!


    ´

    ResponderEliminar
  41. Anónimo4/3/25 11:16

    Há muitas injustiças com este acordo. É frustrante ver colegas a ser aumentados e mais de cem euros e outros em um esmolinha. Não é correto. Espero bem que os sindicatos tenham em atenção essas e outras injustiças que estão a ser cometidas. 

    ResponderEliminar
  42. Anónimo4/3/25 11:17

    E os 120 pago a toda a gente?

    ResponderEliminar
  43. Anónimo4/3/25 12:11

    Ministério da Injustiça! Nunca vi tanta desigualdade e injustiça! Colegas que estavam no 5º escalão de auxiliares foram promovidos , passaram ao 4º de adjuntos e de imediato, por falta de escrivães nos juízos , já desempenham e recebem como escrivaes de direto ! E aqueles a quem não lhes évdadavessa possibilidade , oportunidade? Onde está o mérito ? O que fizeram para aí chegarem ? A que provas foram submetidos ? Bandalheira , amiguismo ! Também o exemplo que devia vir de cima é o que se sabe ! Veja se o momento atual político . Por isso fujam , fuja quem puder ! Já foram centenas e irão mais ! 

    ResponderEliminar
  44. Anónimo4/3/25 12:16

    Que riqueza. 
    Se fotem para o SIADAP  e só  forem aumentados daqui a 8 anos. Aí  verão  a riqueza que vos deram.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo4/3/25 12:18

    Vais com os porcos mais a kadainha no nivel 3 pá. 
    Cheira mal.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo4/3/25 12:21

    Tu com essa conversa também  não  fazes falta nenhuma.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo4/3/25 12:28

    Porque não  foi para professor ou enfermeira??

    ResponderEliminar
  48. Anónimo4/3/25 12:30

    Se não  fosse o trabalho  deste blogue eras um inculto.

    ResponderEliminar
  49. Anónimo4/3/25 12:32

    Alguém  te pediu a licenciatura quando  optaste por esta carreira? Foste  enganada?
    Porque não  vais para onde podes ser mais util com a licenciatura??

    ResponderEliminar
  50. Anónimo4/3/25 12:33

    Certissimo!
    Se não  houver esses ajustes, deixo de ser sindicalizado.
    Fodd

    ResponderEliminar
  51. Anónimo4/3/25 12:34

    Triste realidade.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo4/3/25 12:36

    Se não  houver ajustes nos aumentos menores, cagarei nos sindicatos .
    Dinheiro meu para quotas sindicais nunca mais

    ResponderEliminar
  53. Anónimo4/3/25 12:44


    Se não forem logo aumentados e ainda tiverem que esperar pela ronda seguinte de cotas ainda miam mais.
    Se fotem.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo4/3/25 12:44

    E depois maravilhosas reformas com base neste magnífico acordo, não conta?

    ResponderEliminar
  55. Anónimo4/3/25 12:53

    A esta hora e já estás assim?????

    ResponderEliminar
  56. Anónimo4/3/25 13:02

    Reformas só  para administradores e secretarios

    ResponderEliminar
  57. Anónimo4/3/25 13:04

    E vão  dois 

    ResponderEliminar
  58. Anónimo4/3/25 13:05

    Excelente artigo por cá deixado. 
    Parabéns ao Blog.


    Este suplemento não só é inferior a várias outras carreiras, como ainda por cima é-nos pago 12x/ano.


    É bom??
    Não quando se vê que, mais uma vez, ficámos para trás.


    A mero título de exemplo e na mesma 'casa da justiça', o suplemento de renda de casa dos Srs(as) Magistrados(as) e que agora até tem outra designação, é pago 14x ao ano.
    Já nem falo do seu montante e que como sabemos é bem elevado, mas no nosso caso em concreto e no acordo com o Governo... nem foi possível igualar pelas restantes carreiras, com pagamento a 14x?

    ResponderEliminar
  59. Anónimo4/3/25 13:39

    Sim inexplicavelmente foram assinar com uma fórmula manhosa : 14 (prejudicial) !

    ResponderEliminar
  60. Anónimo4/3/25 13:48

    Para o Anonimo das 11:17 sim os 120 se você é um dos contemplados dos que entraram em 2023 saiu-lhe o jackpot...

    ResponderEliminar
  61. Anónimo4/3/25 13:57

    As funções que efetua já todos chegaram a conclusão que é de grau 3. Assim você é que não tem habilitações para estar neste trabalho, apenas tem sorte desta macacada que o governo vai fazer... contudo enquanto você está refém deste trabalho eu sempre posso concorrer para outros..

    ResponderEliminar
  62. Anónimo4/3/25 13:58

    Os maiores prejudicados os auxiliares em 3 escalão...

    ResponderEliminar
  63. Anónimo4/3/25 13:59

    Acorda .... para a vida... já celebraram um acordo, não vai existir qualquer ajustamento.

    ResponderEliminar
  64. Anónimo4/3/25 14:05

    Claro que vão haver ajustes! Não semeie falsidades. Se não os houver, deixo de pagar cotas. Esse dinheiro vai fazer-me falta.

    ResponderEliminar
  65. Anónimo4/3/25 14:10

    Existir alguém que preferia que o governo caísse e não houvesse acordo, é de uma estupidez sem fim.
    É apenas pensar no próprio umbigo, borrifando-se completamente para a atratividade e futuro da carreira, que foi o principal objetivo deste acordo e por isso se beneficiou mais a categoria de base e bem.
    Não se importam que não entre ninguém porque já se estão a cagar para o serviço.
    Ou seja, se forem todos embora da carreira hoje já vão tarde.

    ResponderEliminar
  66. Anónimo4/3/25 14:11

    Já disseram que vai haver alguns ajustes para as situações+ injustas raio de gente. 
    Aguardem .

    ResponderEliminar
  67. Anónimo4/3/25 14:17

    Porque para isso era necessário ter estudado na universidade e eu não estudei. Entre nós somos todos muito bons mas aos olhos da opinião publica não estamos nem perto dessas classes profissionais. 

    ResponderEliminar
  68. Anónimo4/3/25 14:32

    Claro, está a fazer o desmame das greves e não vai ser fácil. 
    Convenhamos que alguns preferem o estado de sítio permanente, pandemias, greves, instabilidade política, desde que ordenado e a pensão continuem a cair todos os meses e o blog nos últimos tempos tem alimentado esta maltinha.




    ResponderEliminar
  69. Anónimo4/3/25 14:44

    Bons tempos esses em que o Estado pagava ordenados melhores a profissionais com o 11.º ano de escolaridade do que a pessoas com formação universitária.
    Porque seria?...

    ResponderEliminar
  70. Anónimo4/3/25 14:49

    Mas eu já desde 2013 que tenho apelado aos governos que me façam contas justas para ir embora.
    Eles é que insistem em não me exonerar.

    ResponderEliminar
  71. Anónimo4/3/25 14:52

    Eu estou-me a cagar para o serviço por causa de todas as filhaputices diferentes de todos que me fizeram, mas em simultâneo estou em pulgas para que o acordo seja finalizado porque no fundo até me interessa.

    ResponderEliminar
  72. Anónimo4/3/25 15:04

    Claro que existem situações que vão ser acauteladas.
    A contagem do tempo como como provisórios e o seu impacto na tabela remuneratória é uma delas, como é evidente.


    De resto um facto parece-me evidente: Esta ministra fez mais em 10 meses do que as anteriores 2 ministras em 8 anos.
    Foi uma lufada de ar fresco.

    ResponderEliminar
  73. Anónimo4/3/25 15:16

    A minha pessoa rejubila com o caos político.
    Odeio-os a todos e tenho muita sorte.
    A maioria dos parlamentares são advogados, logo saloios que pensam que a licenciatura os torna mais espertos do que os outros.
    O que, mais tarde ou mais cedo, é divertimento garantido.

    ResponderEliminar
  74. Rei Momo4/3/25 15:22

    Não levem a mal, é Carnaval.
    Esqueci-me de me identificar no comentário anterior.

    ResponderEliminar
  75. Anónimo4/3/25 15:28

    Lá isso fez.
    Mas infelizmente também já foi englobada no pacote das empresas.
    Só que é preciso não desesperar.
    O acordo em princípio irá por diante, pelo menos no que toca às obrigações.
    Depois no OE de 2026 logo se verá se haverá verba para os aumentos ou se a bem da Nação terá que ser canalizado para a Defesa.
    Mas mesmo que tenha que ser, tal como quando fomos congelados, Defesa, Nação, Estado, é tudo Direito.

    ResponderEliminar
  76. Anónimo4/3/25 15:40

    Efeméride:
    Boas.
    Cerca de 1/7 dos OJ comemoram este ano as bodas de prata com a profissão.

    ResponderEliminar
  77. Anónimo4/3/25 15:55

    O oficial de justica tem um trabalho notável relativamente a diversos assuntos, mas qyando se trata da profissão revela uma tital incoerência. Não me esqueço quando foi da greve aos atos em que apelou à greve de forma convicta, logo depois surgiram as ameaças e recuou, afirmando que só se limitava a informar o que transmitia o Sindicato e depois de publicado o parecer da PGR fez a sua interpretação e mudou de posição de novo. No fundo vai opinando e comentando sempre numa linha populista, o Ventura dos blogues, sempre mudando de posição para ganhar adesão das pessoas. Pior, pode dizer tudo, sem assumir nada e isso só por si já revela muito...

    ResponderEliminar
  78. Anónimo4/3/25 16:12

    Certamente que o dito cujo terá os seus próprios interesses, mas a mim interessam-me os muitos esclarecimentos que vai prestando por aqui em diversos artigos e até mesmo os artigos como o de ontem meramente informativos - ainda que no caso vertente eu por força das violações da CRP de que tenho sido vítima por parte da DGAJ me tenha habituado já há muito tempo a interpretar os poucos dados que a referida entidade vai disponibilizando -.
    E no seu caso, qual é o contributo que se nos propõe dar e quais são os seus interesses?

    ResponderEliminar
  79. Anónimo4/3/25 17:21

    ???? Quem disse isso lol não invente ...estamos lixados.

    ResponderEliminar
  80. Anónimo4/3/25 19:08

    Onde está  a justiça  deste acordo??


    Quando aixiliares auferem mais que adjuntos, muitos que sairam da zona de conforto das saias dos pais. 
    Fraude!


    Sindicatos, assim não. 


    Quotas abaixo.
    Já  foram.
    Ide enganar o car--

    ResponderEliminar
  81. Anónimo4/3/25 19:14

    Já não auferiam por acaso???  Apenas aproxima do nível seguinte, e adjuntos e auxiliares isso é para acabar.
    Simplesmente dobe para o escalão a seguir e vai-se corrigir aqueles casos em que o aumento é residual.
    Já ganhavam menos agora vêm com estas tratas.
    Aproveitamento e má fé.
    Esta gente.faz 0 falta a está profissão.

    ResponderEliminar
  82. Anónimo4/3/25 19:24

    Corrigir onde você viu isso não invente o acordo está assinado

    ResponderEliminar
  83. Anónimo4/3/25 21:28

    Já foi comunicado informe-se

    ResponderEliminar
  84. Anónimo4/3/25 22:25

    Que está no 3° escalão leva mais uma vez um papo seco

    ResponderEliminar
  85. Anónimo4/3/25 22:27

    No caso do Escrivão é mesmo uma côdea seca

    ResponderEliminar
  86. Anónimo4/3/25 22:55

    Sempre houve auxiliares a ganhar mais que adjuntos. Ou acordou agora?? 😂 

    ResponderEliminar
  87. Anónimo4/3/25 23:30

    Esta gente é muito chata.
    Vai ser revisto.
    Já sabemos essa situação o próprio SFJ já falou dela.
    Porra não há paciência 

    ResponderEliminar
  88. Anónimo4/3/25 23:56

    É mais que justo.
    Trabalham o dobro ou mais do que vocês.

    ResponderEliminar
  89. Anónimo4/3/25 23:58

    Esqueça, é tudo malta que não tem uma vida e vai chateando a dos outros.
    A mim não sei o que se passa, mas o filtro não me deixa ouvir um um crl.
    Bla, Bla, Bla....

    ResponderEliminar
  90. ser pensante5/3/25 00:06

    Mesmo com as contas feitas no artigo de hoje,  há quem contrarie que o objetivo  do blogue é ser pragmático:  fazendo contas, comparações, chegando às conclusões que estão no último parágrafo, com as quais concordo. Números são números, não conceitos.
    Outras profissões pagas pelo Estado obtiveram aumentos maiores, e isto após tantos anos a ser deixados para trás, p.ex. com a falta de admissões suficientes para preencher os quadros e as  promoções bloqueadas,conforme se pode verificar nos vários movimentos anuais .
    É que o suplemento pode ser sempre cortado e o seu valor não paga o que pretende pagar.  

    ResponderEliminar
  91. Anónimo5/3/25 07:19

    O problema que este blogue tem que perceber é que esta profissão estava de rastos.
    Tudo era péssimo...
    Apenas meia dúzia da classe era favorecida...


    Comparo esta profissão a um barco cheio de furos, que lentamente se estava a afundar.
    Agora estão a tentar tapar os buracos, só que isto tem tanto furo que não chega para todos...

    ResponderEliminar
  92. O que o comentador tem de perceber é que o trabalho e o desgaste de andar a colar folhas de papel com cuspe para tapar os buracos, aparenta que já não há buracos, mas quando se lançar o barco à água vamos ver como, afinal, tanto trabalho que deu a reparação não serviu para - efetivamente - resolver os problemas, apesar de parecer mesmo que estavam resolvidos

    ResponderEliminar
  93. Anónimo5/3/25 19:26

    Trabalhas nais mas e cabecas de minhocas.

    ResponderEliminar
  94. Anónimo5/3/25 19:28

    Tu com ees paleio entao dazes tanta falta, porque não  trabalhas em seções  afundadas?


    Já  que és  super

    ResponderEliminar
  95. Anónimo5/3/25 19:31

    Sr bloguer essa gente só  vê  de palas e bo inediato.
    Quando daqui a uns anos derem conta est3 a pedinxar.


    Sao uns Tristes.

    ResponderEliminar
  96. Anónimo5/3/25 19:33

    Deuxei de pagar  quotas.
    Tamanha diferença  de aumentos, tamanha injustiça. 
    E caguei para a migalha dos 120€

    ResponderEliminar

Enviar um comentário