SOJ renova suspensão das greves, mas de forma errónea

      O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) divulgou nesta última terça-feira, na sua página de Facebook, cópia do ofício dirigido à Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), com o qual declara suspensas as suas duas greves (a de todas as tardes e a das manhãs das quartas e sextas-feiras).


      Nessa comunicação, consta que a suspensão tem efeitos até ao dia 26 de maio, por considerar aquele sindicato que, nessa data, o novo governo já se encontrará em funções.


      São cerca de dois meses de suspensão, isto é, o mês de abril e o mês de maio.


      A decisão do SOJ parece ser a mais razoável, uma vez que, neste momento eleitoral, sem se saber quem constituirá o próximo governo, as greves parecem inócuas. No entanto, nada de mais errado é acreditar naquilo que parece ser o mais razoável, o mais tranquilo e sossegado.


      A decisão do SOJ constitui uma decisão errada, obviamente desde uma perspetiva da defesa intransigente dos interesses dos Oficiais de Justiça. Quer isto dizer que o SOJ deveria deixar de suspender as greves, desde logo agora, durante o período eleitoral; desde logo agora que os Oficiais de Justiça que têm o processo eleitoral a cargo são obrigados a permanecer abertos à entrega das listas todos os dias até às 18H00?


      Sim! Desde logo agora mesmo; a não ser que já não haja mais nada a reivindicar, nada a exigir, nenhum novo compromisso para ser assumido, seja com o partido A ou com o partido B, C, D… Ou ainda por todos passarem a estar muito ocupados com as campanhas eleitorais.


      Por outro lado, mesmo que o SOJ não queira, de todo, voltar a ativar as greves, ou até não possa, por qualquer compromisso que tenha assumido, sempre poderia usar a suspensão das greves de uma forma mais eficaz.


      Como? Uma suspensão mais eficaz? Explicamos:


      Mesmo sem haver greves, a própria declaração de suspensão pode ser uma arma de luta ou, no mínimo, uma ferramenta de trabalho, embora tranquila.


      Se o SOJ em vez de suspender as greves por dois meses, suspende-se apenas por 15 dias, ou por um mês, embora já considerasse internamente prorrogar a suspensão posteriormente, estaria a publicitar as greves com mais frequência, estaria a avisar o Governo de que ainda nada está concluído, ainda que seja um governo em mera gestão. Ao mesmo tempo ficariam avisados os partidos e os candidatos de que há aqui muita pedra por partir, o que convém ir recordando, pois os políticos têm uma memória muito pequena e muito seletiva.


      Desta forma, poderia o SOJ usar a suspensão decretada como uma ferramenta de trabalho para tentar algo, algo esse que, ao contrário, desta forma desistente, arrumando o assunto até ao final de maio, já não existe, perdendo-se tal possibilidade, no mínimo recordatória, isto é, de alguma pressão, em vez de nenhuma.


      Quando chegarmos ao dia 26 de maio, o governo, seja lá ele qual for, ainda que já empossado, carecerá de mais algum tempo para o início de funções, sendo claro que o SOJ renovará a suspensão, uma vez mais, nessa altura.


      Essa nova suspensão que vai acontecer em maio deverá ser ponderada de acordo com a composição do novo governo. Caso seja o mesmo de agora, uma suspensão máxima de 15 dias será suficiente, já se for um novo governo, com novos elementos na justiça, seja desta cor ou de outra, a suspensão poderá ser de um mês, mas não mais.


      E entretanto, que tem feito o SOJ, bem como o SFJ, com o governo de gestão, para além do ofício à DGAEP ou dos apelos de Marçal para a urgente correção do diploma publicado com outro diploma ou até com um despacho interpretativo, como apelou, que desenvolvimentos se sucederam? Sobre esta essência continua a manter-se o “blackout”?


SOJ-SuspGrevesAte26MAI2025.jpg


      Fonte: “SOJ-Facebook”.

Comentários

  1. ANÓNIMUS3/4/25 09:13

    Bom dia!
    Caríssimos e estimados Colegas!


    Penso que o SOJ esteve muito bem nesta fase minava completamente a credibilidade não só do SOJ, mas também de toda classe.


    Reflitam sobre isso, guardem as munições para quando for necessário.
    Abraços.
     

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/4/25 09:34

    Tenho reparado que nas redes sociais onde muitos colegas se insurgem contra o novo de estatuto, na maioria das vezes até de forma correta e educada, quem representa o SOJ nessas redes, responde de uma forma rude e em algumas vezes a roçar o insulto.
    Lamento que assim seja.
    Lamento que à medida que o tempo passa, cada vez mais, os Colegas percebam o "buraco" onde este novo estatuto nos vai meter e as estruturas sindicais, nomeadamente os seus dirigentes que aceitaram e assinaram este acordo, não tenham a honestidade intelectual de pelo menos perceber que a maioria dos Oficiais de Justiça não são atrasados mentais e que eu não são obrigados a "comer" o que lhe põem à frente.
    A cada dia que passa e já depois de percebermos a leitura e a interpretação que os órgãos de gestão já estão a fazer do novo estatuto, é já um facto pacífico que isto vai aumentar a discricionariedade.
    De facto, estamos bem lixados.
    Daqui a um ano seremos a profissão das carreiras especiais mais mal paga do país e com menos hipótese de progressão na referida carreira.
    E somos menos de 1% de toda a função pública.
    Porra, era impossível fazer pior.....
    Ei, mas nem tudo é mau, os adjuntos vão fazer sala...........
    TT

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/4/25 09:36

    Embora não me agrade o blackout dos sindicatos desta vez o SOJ faz bem em ser cauteloso. É mesmo isso, guardar as munições para daqui a alguns meses, caso seja necessário voltar à luta. 

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/4/25 09:44

    Depois do acordo (bom ou mau é irrelevante porque ambos os sindicatos assinaram porque quiseram) não faria sentido nenhum não suspender a greve. Concordo com o blog quando questiona o que têm feito o SFJ e SOJ depois do acordo? O que temos reivindicado junto do governo? Está a ser feito alguma coisa? Parou tudo? Seria importante os sindicatos informarem os seus associados.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/4/25 09:58

    Sugestão:
    Porque não o/a autor/a ou autores/as deste blog, em vez de andarem escondidos em artigos diários, alguns inflamantes, sendo Oficiais de Justiça, candidatarem-se aquando das eleições dos sindicatos? Ou então, criarem um terceiro sindicato?
    É só uma idéia..

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/4/25 10:04

    Quiseram acordo à pressa, agora aguentem.
    Acordo de regressão e não regressão, a custo de salto.
    Gestão comarca vai fazer de todos uns bonecos. Mandar ir de um lado para o outro a seu belo prazer, a preço de saldo.


    Mas o importante era mesmo não haver adjuntos e o grande nivel 3 ou 4.


    Aguentem. Mais adiante verão o que pior virá.
    Aguentem.

    ResponderEliminar
  7. Uma boa ideia

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3/4/25 10:29

    Bom dia,
    Já alguém simulou o IRS, dos que tiveram o pagamento do tempo de provisório em 2024? com a declaração já preenchida eu tenho que pagar muito dinheiro ( apesar do MJ ter feito todo o tipo de descontos incluindo IRS). Haverá outra forma de fazer a entrega do IRS? 

    ResponderEliminar
  9. Adolfo Dias3/4/25 10:30

    O(A) colega toca num ponto muito interessante.
    Também tenho reparado a pouca democracia existente nos grupos da classe nas redes sociais onde existem alguns "democratas" a conviver mal com a opinião contrária ou critica. 
    Num dos grupos, existe mais de um freteiro do SFJ e do PS que ataca tudo e todos aqueles que discordam das posições do sindicato, e, pasme-se, até queria ser ele a atribuir o grau a cada funcionário. E escreve ali como se fosse o dono da verdade.
    Também aqui no blogue, há uns dias, se viu o ataque que foi feito por alguns "democratas" que não gostam daquilo que aqui é escrito, levando mesmo ao desespero de identificarem o nome a o numero mecanográfico do colega autor do blogue. Simplesmente lamentável.
    Por acaso gostava que, em tempo oportuno, o autor deste blogue, fizesse uma análise a este tema, pois melhor do que eu, saberá de mais situações onde reina a pouca democracia. 

    ResponderEliminar
  10. Sugestão: porque não lê o artigo na totalidade e percebe que não se trata de nenhuma "inflamação", mas de uma análise crítica, com justificação, explicada para ser compreendida, com alternativas que se sugerem e que podem ser usadas futuramente? É só uma sugestão: tentar  compreender que é possível ver a mesma coisa sob perspetivas diferentes, em liberdade, sem palas. 
    Por fim, repetir que esta iniciativa informativa, nascida há 13 anos não pretende lançar ninguém, nem promover ninguém, nem alimentar egos, mas tão-só promover a discussão de ideias em liberdade e continua a ser essa a intenção e o propósito para continuar fora do rebanho.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo3/4/25 10:42

    Realmente não suspender greves quando se alcançaram aumentos de €600 nos salários de entrada, seria de uma coerência gritante.
    Parabéns a ambos os sindicatos pela conduta responsável e pelos ganhos que resultaram num enorme salto em frente para a carreira.

    ResponderEliminar
  12. Nota: Não foi indicado o nome do autor dos artigos nem do responsável pela página, apesar de muitos o considerarem como tal por ter sido o principal responsável pela criação da iniciativa em 2013, tendo-a acompanhado durante um par (mesmo de dois) anos. Mas ficou a ideia e não descola. Mas o grave da situação é quando aqui se expõem dados pessoais identificativos de pessoas concretas, seja lá quem for e pelo que for, não admitimos isso de, ou sobre, ninguém. Aqui não se analisam nem se desprestigiam pessoas, apenas ideias, por isso, quando esta linha vermelha, pintada há treze anos, é pisada, apagamos ou não publicamos tais comentários.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/4/25 10:59

    Nada tendo a ver com o assunto de hoje (ou tendo, e muito) não estaria na hora de quer os sindicatos, quer a administração explicarem de vez, seja de forma legal (através de diplomas, portarias ou lá o que for) ou pelo menos na forma de comunicados ou notas explicativas, tudo aquilo que está a lançar a discórdia e a confusão na classe? Como não somos propriamente burros e existe tanta confusão, a culpa terá de ser de alguém que não nós! É mais uma daquelas leis feitas à pressa, sem cuidado com os detalhes e que acaba por não prever nada! Não seria hora de explicar como vai ser e o que entendem ser afinal a colocação funcional e situação funcional? O que é isso e o pretendem que seja? Como vai ser a feita a lista de antiguidades ? Com que critérios? E muitos outras situações que, já que foram publicadas à pressa, devem agora ser muito bem explicadas até porque está em jogo a vida profissional de muita gente e por muitos anos!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo3/4/25 11:46

    Boa pergunta, 


    sindicatos não conseguem informar?
    não têm conhecimentos junto dos seus contabilistas?
    Sr Bloguer pode ajudar?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3/4/25 11:50

    600€ de aumento?  


    para quem? para que percentagem de oj´s? para os secretários, COJ e formadores?
    A mim, incluído o dito suplemento, apenas me calha 200€ brutos.


    Você é um dos sortudos com esses 600€, maravilha!! identifique-se se tem coragem!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo3/4/25 11:53



    Muito bem apreciado!
    E, por mim, caso não expliquem, faria e continuaria com GREVES!!!
    Vergonhosa falta de explicação e coerência.
    Brincam mesmo com uma vida !!

    ResponderEliminar
  17. Estamos a tratar disso, aguardamos apenas por mais uma resposta de um contabilusta e contamos de publicar artigo, já em fase de elaboração, nos próximos dias.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo3/4/25 12:24



    Ó das 10:42, você é burro?




    .

    ResponderEliminar
  19. Anónimo3/4/25 13:18

    Boa tarde Colegas. 
    Ainda bem que o SOJ, não mere as patas todas no lamaçal que ajudou a criar, juntamente com o outro sindicato afeto ao PS, como todos sabemos e pasme-se, concordou com este governo demissionário nesta embrulhada toda que temos... Pelo menos existe "algum bom senso" naquele sindicato,em suspender greves. Todavia, não é menos verdade que é tão responsável como o INCOMPETENTE SFJ. 
    Queria saber aqui por intermédio do bajulador mor que aqui vem ao blog  defender o SOJ, o que tem a dizer sobre a tabua rasa que vão fazer ao tempo que cada Colega já tem no seu escalão, com a entrada deste famigerado acordo. Dirijo-me a ti, ó assalariado(a) do SFJ, o que é que que tens a dizer ou qual é a posição dessa porcaria de sindicato quanto a isto. Como é que tu vais justificar e dizer aos Colegas que estão prestes a mudar de escalão e Outros que lhe faltam meses, um ano... A somar ao tempo perdido(9 anos e tal, 7 anos e tal). Quero ver a tua desfaçatez na resposta se não fores covarde e reduzires-te ao silêncio, responde e diz qual é a posição da - - - - - desse sindicato

    ResponderEliminar
  20. Anónimo3/4/25 13:27

    Mere quer dizer meteu

    ResponderEliminar
  21. Anónimo3/4/25 13:27

    Mere quer dizer meteu
    Onde se lê pela 1ª vez SOJ, DEVE-SE LER SFJ. 

    ResponderEliminar
  22. Anónimo3/4/25 13:32

    Quando digo "... que aqui vem ao blog defender o SOJ...",quero dizer"... que aqui vem ao blog defender SFJ... "

    ResponderEliminar
  23. Anónimo3/4/25 13:37

    Desculpem Colegas... é a escrita inteligente a atrapalhar... O texto  que quero, por vezes é alterado sem o meu consentimento... Esta - - - - - das modernices... 

    ResponderEliminar
  24. Anónimo3/4/25 13:54

    Caro colega: lamento muito, mas se for Adjunto, está dispensado de fazer sala! Não tem capacidade de lidar com as novas tecnologias....Volte à máquina HCESAR p.f.!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo3/4/25 13:54

    Você fala da incompetência dos outros, mas não é sequer competente na escrita!...




    ass: O assalariado acima mencionado.

    ResponderEliminar
  26. Este mundo, parece-me, está de pernas para o ar !
    Uma qualquer revisão, mais ou menos profunda, de uma qualquer carreira terá ou teria sempre de principiar pela conceção do modelo ou arquétipo dos quadros de pessoal de acordo com as atribuições que se lhes pretende atribuir.
    Por sinal, e para espanto de muitos, andaram a negociar qualquer coisa que ainda não se sabe muito bem o que  possa vir a ser,  sem antes se projetar o modelo em termos de recursos necessários (atendendo à capacidade já instalada) em função das suas competências funcionais.
    A tutela propunha uma certa divisão da carreira, segundo a competência funcional, uma de grau II de complexidade e uma outra de grau III, por isso superior.
    Nessa proposta poderia haver mobilidade intercarreiras (art.º 93.ºs 3 e 4 da LGTFP) o que poderia trazer muitos entraves se não fosse acautelado para o futuro um regime transitório que protegesse os atuais oficiais de justiça (já com vínculo definitivo e não provisório).
    Não foi isso que foi querido. Tendo vingado a proposta dos sindicatos que propalavam o lema muito gasto de que "ninguém ficava para trás" . No entanto, cuidando que se andava (todos) para a frente, os dados que jogaram ditaram a sorte de se ter de recuar muito para trás.
    Com efeito, cerceou-se a todos aqueles que ainda alimentavam algumas expetativas a possibilidade de carreira - agora ficamos todos na mesma situação sem grandes perspetivas de evolução, remuneratória ou outra - a motivação deixou de existir, pois que, faça-se o que se fizer, o resultado é o mesmo quer se trabalhe muito ou pouco e quem está a meia dúzia de anos para a reforma quer lá saber das avaliações, importa-se lá com as "medalhas de cortiça" e as palmadinhas nas costas.
    No meu particular caso, foi um retrocesso inacreditável, a melhoria no vencimento constitui uma antecipação em poucos meses, do reposicionamento no escalão respetivo que sobreviria já no primeiro trimestre de 2026. Depois, aquela já fraca esperança de poder progredir na carreira acabou-se em definitivo - acabaram com a categoria de secretário e a de escrivão só poucos, muitos poucos, poderão sonhar com ela.
    Na verdade este novo estudo dos quadros de pessoal o que trará é, por certo, muitos menos lugares de chefia (escrivães) para compensar as valorizações salariais.
    Para o Governo foi um negócio da China, senão vejamos:
    - tornou a carreira atrativa no seu início;
    - criou travões às promoções suprimindo categorias;
    - diminuiu os cargos de chefia, os mais bem remunerados;
    - obstaculizou as progressões automáticas (está a caminho o SIADAP);
    - desobstruiu um enorme entrave na deslocação e reafectação de recursos, possibilitando a mobilidade na categoria, na comarca, no núcleo ou entre núcleos, sem quaisquer compensação monetária pelo desarranjo de vida pessoal e familiar.
    Aqueles senhores, desculpem-me o termo que vou usar, mas foram uns valentes "parvalhões" no sentido da desinteligência na aceitação do acordo tal qual foi concebido.
    E nós, a arraia miúda, continuamos a ser uns verdadeiros otários.
    Um dos presidentes está de saída ou melhor vai para onde sempre parece ter estado, para a política e para o seu partido (de chuchalista) e o outros continua embrenhado nas suas mui nobres funções de sindicalista de topo. Este último terá já desistido da ação que intentou para impugnar as regras do concurso de admissão dos tais 570 novo funcionários (?!)~, e o primeiro estará a cogitar fazer o mesmo quanto àquelas outras, muitas, que terá intentado (?!).
    Nada é dito e continua tudo na m...a!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo3/4/25 14:39

    Grato a este blogue

    ResponderEliminar
  28. Anónimo3/4/25 14:40

    Ex associado do SOJ.


    Carlos Almeida dedica-te à pesca!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo3/4/25 14:45



    Perfeita  apreciação. Carreira morreu para 99% dos OJ´s.
    Deixou de haver motivação para progredir.


    E quem não acredita, verá a breve prazo.


    Seremos umas marionetas da gestão comarca/administradores
    e a troco de uns míseros 180€.


    Cansei.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo3/4/25 14:46

    Burro é favor. É um insulto aos burros.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo3/4/25 14:56

    Os pescadores não o querem lá.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo3/4/25 15:04

    Você em termos de literacia está a anos de luz da minha pessoa... Você é um COVARDE SEM VERGONHA... UM OPORTUNISTA... É UM FRACO QUE TIROU UM CURSO POR CORRESPONDÊNCIA DE BOLONHA... UM TEÓRICO QUE BRINCA COM AS PALAVRAS, SEI BEM O QUE APRENDEU EM DIREITO... NÃO TEM CORAGEM PARA RESPONDER... ENFIM É MAIS UM PARVO DO GÉNERO "Parvus"... pequenino... Tolhido para chegar ao topo da carreira...obsecado pela ideia fixa do poder... 

    ResponderEliminar
  33. Anónimo3/4/25 15:08

    E é mau?!


    Com uma sandes de presunto e umas cervejinhas fresquinhas!!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo3/4/25 15:15

    Por acaso trabalhou com alguma?... Isto não é só mandar "bitaites"
    Por acaso sei trabalhar... E também sei trabalhar com computadores... E programar... E você? sabe alguma coisa disto?... 
    Você deve ser daqueles que quando se engana na escrita, quando está a fazer actas, cospe nas mãos e passa por cima do ecrã a tentar apagar o erro... 

    ResponderEliminar
  35. Anónimo3/4/25 16:21

    Para o das 10.42 que é que interessa a quem já cá está há mais de 30 anos os aumentos de 600 euros? O meu aumento é de menos de 50 euros

    ResponderEliminar
  36. anónimo3/4/25 16:25

    Que luta? Se do ponto de vista dos sindicatos este acordo é do melhor que poderiam ter alcançado.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo3/4/25 16:28

    Parece que o anterior comentário não passou... 
    Pois bem vou dizer isto de uma forma divertida... 
    Não me importava, se fosse caso disso, voltar a usar as máquinas de escrever que referiu. 
    Saberia trabalhar com alguma?... 
    Pois bem esse teclado que referiu, o "layout do teclado do tipo qwerty, que serviu de base para as máquinas de escrever, continua a ser usado como padrão para os teclados dos atuais computadores. 
    Dito isto, só me resta dizer-lhe que tenho uma boa relação com os computadores, que para mim continuam como máquinas de escrever, percebo um pouquito de computadores, até programo... E continuo a ter saudades da velha máquina da marca "MESSA", surrada pelo uso, com as teclas quase gastas, mas sempre fiável....
    Por isso Colega, não devia depender tanto das máquinas de escrever modernas que são os computadores... Máquinas burras, dependentes sempre de uma linguagem, de um processador, que é cego àquelas instruções pré definidas pela programação, da linguagem binária... 
    Tenho saudades de ficar com as pontas dos dedos sujos do Stencil... Penso que que sabe o que é... 
    Tenho dito... E já agora não lhe digo qual é a minha categoria... SOMOS BURROS, NÃO SABEMOS FAZER SALA... SOMOS CALACEIROS DE PRIMEIRA E ULTRAPASSADOS(estou a ser irónico, para aqueles topo de gama das Salas de Audiências. 
    Nota:escrevo do meu telemóvel, por isso é que sou incompetente na escrita... Não posso trazer às costas a máquina de escrever da marca Messa ou Outra. 

    ResponderEliminar
  38. rei dos mercedes3/4/25 16:53

    De tudo e tanto que aqui foi dito resta dizer: Os ilustres colegas que nos representaram na AR recentemente e bem , que proponham uma nova estrutura sindical....

    ResponderEliminar
  39. Anónimo3/4/25 18:12

    SOJ pelo menos não desativou as greves, apenas suspendeu, pois governos de há 25 anos ou 30 não são confiáveis.
    Esteve muito bem o SOJ em apenas suspender, ao contrário do SFJ que gosta de continuar a ser enganado e desarmou as greves todos.
    Cambada!

    ResponderEliminar
  40. Anónimo3/4/25 19:07

    Este senhor das 15:04 que aqui dia após dia deixa os seus comentários representa o que há de pior na nossa classe.
    Era uma benção a sua reforma, para ele é para os outros.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo3/4/25 21:13

    Tem toda a razão, são sem dúvida uma vergonha para todos nós.
    Até agora passavam um pouco despercebidos atrás da secretária.
    A partir de junho é que as nódoas vão ficar visíveis e postos à prova, muitos não terão outra alternativa senão a reforma antecipada.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo3/4/25 23:40

    Benze a boca quando falares de Socialismo ó facho!! 

    ResponderEliminar
  43. Anónimo4/4/25 09:58

    Colega: tenha calma...Estava só a ser irónico! Também trabalhei com essas máquinas  e nunca me adaptei nem quis trabalhar com as topo de gama, as elétricas...e posso gabar -  me que fui a segunda pessoa na comarca do Porto a fazer um julgamento gravado (com cassetes, claro...). Sinceramente, a disponibilidade e ginástica mentais eram muito maiores que agora e por isso tem razão, também sou um ultrapassado e calaceiro de primeira!!!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo4/4/25 10:42

    seria interessante... haja coragem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário