A Figura do Ano



      Todos os anos por esta altura se destacam os acontecimentos e as figuras do ano que ontem terminou.


      Ora, sobre este assunto e porque partilhamos a opinião, a seguir se reproduz na íntegra um artigo publicado há dias (28DEZ) no Dinheiro Vivo “online”, subscrito por João Adelino Faria, intitulado: “A Figura do Ano: o Português”.


      «É a maior tentação de toda a Imprensa sempre que chega o final do ano. Fazem-se análises, ouvem-se júris, pesquisam-se notícias e finalmente anunciam-se com honras de primeira página as figuras do ano. Mandela, o Papa, Snowden ou o Tribunal Constitucional? O eterno dilema. Para mim, não há dúvida. Escolho sem hesitar o cidadão anónimo português.


      Este foi o ano de todos os sacrifícios para Portugal. Homens e mulheres, que tudo aguentaram sem vergar e que, mesmo perante as más notícias sucessivas, levantaram sempre a cabeça e nunca desistiram. Foi o ano dos grandes enganos, das inqualificáveis traições mas também dos heroicos combates de rua. Na frente de tudo isto esteve sempre o cidadão anónimo. Aquele que nunca procurou protagonismo fácil, nem utilizou a sua dor e miséria em benefício próprio.


      Falo daquele que sofreu, que lutou, protestou ou emigrou, mas que nunca quis mais do que apenas justiça. O que apareceu quase sempre perdido no canto de uma fotografia de jornal ou por puro acaso nos diretos das televisões. O anónimo que quer continuar anónimo mas que não desiste de ser ouvido e respeitado por quem tem responsabilidades neste país. Aquele que não quer ser confundido com os que estão ao serviço dos sindicatos, partidos, ideologias, movimentos ou fações. O verdadeiro anónimo que grita, protesta, luta e sofre em nome próprio, e que não precisa que falem por ele sob disfarces de um símbolo ou de uma qualquer sigla. Aquele que não quer ser utilizado por quem está no poder e muito menos por aqueles que apenas lá querem chegar!»


      A publicação “Dinheiro Vivo” tem ligação permanente na coluna da direita dos “Sítios de Interesse”.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ