Aumentam as Queixas contra Advogados
O presidente do Conselho Distrital de Deontologia de Lisboa da Ordem dos Advogados, Rui Santos, disse à TSF que no ano passado verificou-se um aumento do número de queixas apresentadas contra os advogados. No entanto, sublinhou que o facto de existirem “participações não quer dizer que os advogados visados tenham cometido qualquer infração”.
O dirigente explicou que os clientes apresentam queixas por diversas razões, tais como a “falta de julgamento”, o entendimento de que “há excesso de linguagem nas peças que os advogados fazem”, existindo ainda casos em que os “clientes particulares perdem os processos e depois culpam os advogados” e até queixas contra os honorários apresentados.
Em Lisboa, escreve a rádio Renascença, é feita uma média de oito participações por dia, uma situação muito semelhante à que se verifica no Porto. Nos dois distritos as queixas continuam a aumentar, ao contrário do que se passa em Coimbra, onde se registou uma estabilização.
O presidente do Conselho Distrital de Deontologia do Porto, António Ferreira de Cima, disse à TSF que a “austeridade e a situação da vida económica no país e das pessoas também levou ao aumento do número de queixas porque as pessoas agarram-se a tudo”.
A pendência de processos disciplinares oriundos dos três maiores distritos (Lisboa, Porto e Coimbra) ronda os 5000.
breve vai denunciar as burlas e mais dos Advogados !
ResponderEliminarUma vergonha o que se passa na Ordem dos Advogados, Deontologia e Conselho Superior, defendem criminosos que fazem da justiça um negócio, incluindo a troca de favores em que condenam inocentes, isto não é uma justiça mas sim a vingança de muitos incapazes, sou uma das vitimas disto tudo, já recorri á Bastonária, mas nada vale, pois ela remete tudo para a Ordem de Advogados, de quem nos queixa-mos, um ciclo vicioso dum Polvo, mas mais Mnistérios Públicos e Procuradores estão todos ao serviço de bandeiras de Partidos e não da unica Bandeira que nos unia, a Bandeira de Portugal, a Justiça está cheia de criminosos, que negoceiam vidas humanas, tantos milhares de suicidios que já causaram e continuam impunes, GRAÇAS AO POLVO DA MÁFIA JUDICIÁRIA ....
ResponderEliminarA Máfia dos Advogados é de facto muito forte e nunca deixa de proteger os seus. Mas mais tarde ou mais cedo será destruída.
EliminarTem tudo a ver com os clientes? Os comentários dos presidentes dos Conselhos Distritais de Deontologia apontam nesse sentido. Mas há sempre dois lados e, se os clientes andam mais exigentes, também há cada vez mais advogados, cada vez com menos experiência, numa profissão onde a Ordem exerce pouco controlo sobre a qualidade dos serviços prestados.
ResponderEliminarA Máfia dos Advogados é de facto muito forte e nunca deixa de proteger os seus. Mas mais tarde ou mais cedo será destruída.
ResponderEliminarTambém fiz queixa várias vezes contra advogados por negligência destes, mas a cada vez a Ordem dos advogados replica a versão deles que, apesar de falsas conseguem prevalecer. A situação fica ainda pior para o cliente. O que demonstra que não há qualquer interesse nem intenção de corrigir nem condenar os advogados. Tudo tretas de faz de conta que saiem caro.
EliminarEsta gente já não tem vergonha...mesmo com tudo a vista ainda têm a lata de virem para aqui justificar-se o injustificável...do governo do Passos Coelho, a ministra da justiça fez uma auditoria onde foi detectado 17 mil queixas contra advogados...
Eliminarprisão com eles...sem excluir o próprio CDOA ( Conselho de Deontologia da Ordem dos Advogados ) que em vez de os condenar protege-os das suas acções criminosas.
ResponderEliminarAs considerações aqui tecidas por alguns intervenientes comentadores a este artigo refletem um estado de espírito alterado, proferindo injúria dirigida a todos os advogados, sem exceção.
ResponderEliminarSão posições extremas e ignorantes. Ignorantes porque ignoram, isto é, desconhecem, não sabem, e não sabem porque não querem saber que, quase diariamente, são analisadas muitas queixas sobre advogados e decididas punições diversas aos advogados que não possuem uma atuação condigna com a sua profissão.
As punições são diversas, havendo multas, suspensões do exercício da profissão durante anos e mesmo a expulsão da Ordem. E isto acontece com muita frequência porque os órgãos disciplinares da Ordem dos Advogados atuam dentro das suas atribuições, isto é, disciplinarmente, e fazem-no de acordo com as regras pré-estabelecidas numa sociedade civilizada. Ou seja, não se faz, como em certos países, com o apedrejamento ou com as chicotadas públicas do indivíduo apenas porque alguém apresenta uma queixa, apenas pelos indícios ou apenas porque a alguém não lhe parece bem determinada coisa.
As queixas são tratadas e há sempre o direito de defesa e do contraditório para, a final, ainda que demore, se possa chegar a uma conclusão justa, acertada e civilizada, isto é, longe da barbárie.
Felizmente neste país ainda é assim; nem sempre foi assim e não sabemos se continuará a ser assim, em face da ascensão do populismo da extrema-direita por toda a Europa, Europa que já esqueceu como ocorreu a ascensão do Hitler, por exemplo, entre tantos outros fascistas que agora revivem diariamente, por todo o lado, encarnados também aqui, nos comentários como os que se podem ler.
Para além das queixas de caráter disciplinar, há ainda as queixas de caráter criminal e também aqui temos o Estado, representado pelo Ministério Público, a acusar, quando devido, advogados pela prática de crimes, quando os haja, ou a arquivar quando os não haja. É assim que deve ser e não acusar ou punir tudo o que mexe desde que seja advogado porque há um indivíduo qualquer que acha que deve ser assim. Poderá ser assim, e até é mesmo assim, noutros locais do planeta, noutros países, mas, felizmente, ainda não é assim neste país.
Neste país a Justiça tarda e nem sempre acerta e quando não pode acertar absolve, porque quando não se tem a certeza absoluta; mais vale absolver, porque mais vale um culpado à solta do que um inocente preso, como sucede, por exemplo, vezes demais, nos E.U.A. que absolvem indivíduos depois de estarem 30 anos presos e mesmo depois de estarem mortos por os terem condenado à morte.
Neste país a Justiça é diferente e ainda bem que assim é, embora esta diferença cada vez seja menos do agrado de uma maioria que vai crescendo, rude, ignorante, que generaliza e que é muito perigosa.
É mentira que a Ordem dos Advogados aplique sanções aos mesmos!
EliminarA Ordem escusa se com argumentos juridicos e fecha se sobre si.
Advogado do Porto, exigiu receber" por baixo da mesa" percentagem de venda de imóveis, que ele mesmo promoveu e vendeu , como agente imobiliário..sem declarar qualquer ganho às finanças.
Só em 2015 encaixou numa venda, 64.000€ sem recibo.
Denunciado à Ordem, esta arquivou a queixa sem mais.
Parabéns !!!
Uma justiça exemplar
Plenamente de acordo com todos os vossos comentários, é a vergonha do nosso país, já não existe justiça, também sou vitima desse jogo podre
ResponderEliminarEu fiz uma queixa à Ordem dos Advogados em novembro de 2017 sobre um caso em que fui muito mal representado pela advogada que contratei e que prejudicou a minha defesa ao não convocar as testemunhas que indiquei como também me enganou ao usar o Ministério Público como melhor forma de vir a condenar a acusada que cometeu o crime de gestão danosa ao condominio que represento em vez de prosseguir com a minha intenção em avançar com um processo crime contra ela. Chegou inclusive a convencer-me a alterar de processo crime para processo cível porque a acusada se tratava de uma solicitadora muito conhecida na área.
ResponderEliminarJá estou farto de enviar cartas registadas para a Ordem de Deontologia do Porto e atualmente emails a pedir esclarecimentos sobre as diligências que realizou relativamente a esta queixa e até agora não obtive qualquer resposta. O que posso fazer relativamente a este comportamento da Ordem?
Mau seria se viessem dar razão aos queixosos..
ResponderEliminarRealmente um polvo difícil para quem não tem coragem de os colocar dentro da lei.
Faz falta a pessoa certa no lugar certo.
Os advogados conhecedores das leis e das incapacidades dos queixosos em se movimentarem no meio, usam e abusam de má educação, de argumentos, da não apresentação de livro de reclamações, mau atendimento... Meses para faser 1 ou 2 consultas.. No meu caso apoiado pela s. Social...etc.
Já agora para terminar.. No meu caso, a ordem dos advogados do distrito de Faro.. Tem sempre o telefone fora do descanso.. Se nem eles atendem.. Só faser queixa ao "tota"
ResponderEliminar20201206- Francisco Brilhante
ResponderEliminarA par de outras reclamações aqui indicadas, identifico-me em algumas delas. No meu caso e por alguns processos que passei, consigo diferenciar alguns advogados, só que tem alguns que leve-os o diabo, é o caso do meu contratado, para um processo em que ele elaborou uma ação contra uma companhia de seguros, por conta de um acidente de viação, exigindo uma indenização de 45.000€. quando no final a mesma foi sentenciada em 6.200€. Mesmo assim o sem vergonha vem-me cobrar 1.500€. Para além disto reteve-me o meu pagamento e se eu não me queixá-se nunca mais vinha. Como se isto não bastá-se o cara queria apanhar-me 1 carro que lhe emprestei e andou com o carro sem seguro nem inspeção, apanhando multas que neste momemto está em 1250€, em meu nome claro está! Tudo isto é para que se veja estes grandes defensores públicos.
Deviam se envergonhar e serem expulsos sas funções que ocupam...a começar pelo presidente...
ResponderEliminarA provedoria de justiça também é outra fachada....
ResponderEliminarSou a prova viva que nada funciona...
Depois vêm para ai se defenderam...tenham vergonha
E quando um advogado nos cobra, a título de honorários, 15% +IVA de tudo o que o ganhamos com o processo? Ficando muito indignado quando lhe é solicitada a nota de honorários ao ponto de passar o caso para um colega o representar! O que fazer? Isto é possível? A mim parece-me que estamos perante um caso de quota litis e eu não aceito isso.
ResponderEliminarPorque ousei questionar um valor que me estava a ser exigido pela advogada que por acaso foi um familiar meu que pagou em parte e em numerario sem emissão de recibo, esta decidiu renunciar aos vários processos que abriu e deixou o barco a arder. Está senhora advogada nunca me notificou das audiências, aliás a minha mãe foi sempre a primeira pessoa a avisar-me de tudo. Sempre que tentei entrar em contacto com ela para obter respostas concretas sobre o andamento dos casos. Vim a saber do arquivamento de um processo o qual também não atendeu devidamente e quando solicitei que ela abrisse instrução ao arquivamento desse processo ignorou a minha solicitação.
EliminarPosso realizar queixa desta advogada pela ordem dos advogados por falta de ética profissional ou estarei a perder tempo ao levar as coisas por esta via?
É que agora parece que eu é que estou em falta.
Todos os cidadãos devem participar as situações que lhes pareçam incorretas ou ilegais. Seja à Ordem dos Advogados, ao Provedor de Justiça, ao Ministério Público... Essas entidades averiguarão e decidirão os casos. Por escrito, sem telefonemas, nem pessoalmente, sempre por escrito.
EliminarNão vale a pena... muito honestamente, só para pode recorrer á justiça, de resto nada fazem. Fiz queixa de um Advogado que me usurpou, 250€, nada, mas mesmo nada fez. Apresentei queixa, corria o ano de 2019, ontem mesmo, 28 de fevereiro de 2024. Recebi o email, a informar que o caso foi arquivado, por via da Amnistia Papal. E, fiquei sem os meus 250€, tanta falta me têm feito, e, nem as cópias dos meus documentos me foram devolvidas. Ainda tive de ser eu, a escrever, dando como "mão escrita", a procuração que assinei. O mal é sempre do cidadão comum, Os advogados, (Não generalizando), ficam sempre bem na "fotografia".
EliminarFinalmente alguém apresenta uma indicação clara e concreta onde se passa fazer a queixa.
ResponderEliminarMuito obrigado, embora não se aplique ao meu caso.
Embora fora de tempo, gostaria de dizer à moderadora que adorava provar a experiência que partilha. Mas não. Eu sou injustamente executada com requerimento executivo falso, provado, nos autos, há 8 anos. O juiz não vê, os oficiais menos ainda, os advogados da ordem são trocados constantemente e os que ficam mentem e traem. É esta a minha realidade. E claro as penhoras isso é certo. Recorrer? A quem se não há decisão? Fico c o ordenado mínimo, que advogado vou pagar com o que sobra depois de pagar contas?
ResponderEliminarA provedora de justiça? Diz que não viu indícios de irregularidade. A ordem??? Gritam e insultam quando telefono se.me.atenderem. alguma.sugestao? Tribunal europeu? Já forma de recorrer mesmo sem decisão? Televisão? Obrigada