Câmara Quer Pagar Despesa do Tribunal
O presidente da Câmara de Boticas diz que não hã razão nenhuma para o encerramento do tribunal desta vila transmontana e assegura que a autarquia e as forças vivas da região não deixarão de “lutar com todas as forças contra a injustiça do século”.
“Não há um único argumento apresentado pela senhora ministra que se enquadre no caso concreto do Tribunal de Boticas”, disse Fernando Queiroga, referindo que “este tribunal teve em 2012 uma pendência de 535 processos”. De resto, o autarca sublinha que, “se o problema for dinheiro, a autarquia assume os 10500 euros que o tribunal custa por mês”.
“Nós estamos a 70 quilómetros de Vila Real, sem qualquer rede de transportes públicos, e, fechando o tribunal, estão a sonegar às populações um dos direitos fundamentais de um Estado dito de Direito, que é a Justiça” acrescentou.
Também Guida Vaz, da Ordem dos Advogados, se manifesta contra o encerramento do tribunal, referindo que se trata de “mais uma cavadela no fosso que separa o litoral do interior”.
“Para nós, advogados, é praticamente indiferente, mas para as pessoas é muito mau. Muita gente vai deixar de aceitar ser testemunha”, disse Guida Vaz.
Algumas aldeias a 30 quilómetros de Boticas ficarão com a Justiça a 100 quilómetros.
Uma deslocação de táxi, de ida e volta, de Boticas para Vila Real, custa atualmente 130 euros.
Comentários
Enviar um comentário