Questionário do SOJ sobre Formação

     Na última informação disponibilizada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), na sua página oficial da Internet, consta, entre outros assuntos, o tema da formação e diz assim:


     «O Ministério da Justiça tem obrigação de realizar ações de formação, todos os anos. Contudo, porque gere mal o seu orçamento, isso não tem sido cumprido.


     Também é importante afirmar que os funcionários e agentes da Administração Pública têm direito, dentro do período laboral, a um crédito para autoformação, por ano civil, de 100 horas para as carreiras técnica superior e técnica e a 70 horas para as restantes carreiras (DL nº. 50/98, de 11 de março e DL. nº. 174/2001, de 31 de maio).


     Assim, o SOJ, que tem como objeto encontrar soluções, elaborou um questionário para fazer o diagnóstico das necessidades de formação. Concluída essa auscultação, a sindicalizados e não sindicalizados, porque o que está em causa é a classe no seu todo, iremos avançar com um projeto para uma formação sólida. Todos serão chamados a participar, assim manifestem o seu interesse.»


     Portanto, todos os Oficiais de Justiça, sindicalizados ou não, neste ou noutro sindicato, podem contribuir para esta auscultação sobre este tema tão importante como é o da formação contínua.


     Para o efeito, o SOJ não disponibilizou uma aplicação informática para preenchimento “online” do questionário, tendo elaborado um questionário para ser impresso e, pasme-se, remetido pelo correio. Consta na parte final do questionário a seguinte nota: "Preenchido o questionário deve o mesmo ser colocado num envelope e remetido para o Sindicato dos Oficiais de Justiça".


     Não é admissível que não sejam disponibilizados meios de comunicação desmaterializados com este Sindicato e que o mesmo apele ao envio de correspondência pelos correios, obviamente com custos a cargo dos Oficiais de Justiça que queiram participar neste inquérito, uma vez que não podem utilizar o correio oficial. O SOJ deveria atentar que quando se pretende a colaboração das pessoas, estas devem poder fazê-lo com facilidade, sem grandes transtornos e de forma gratuita. Caso assim não suceda, a colaboração resultará, necessariamente, num redondo fracasso.


     Como o tema é pertinente e para evitar as despesas de correio por parte dos interessados na colaboração, embora o SOJ não o indique, sugere-se que se digitalize o questionário (após preenchimento) e se remeta o mesmo ao SOJ mas por correio eletrónico, para o endereço: soj.sindicato@gmail.com. Desta forma, embora ainda haja o transtorno da impressão, do preenchimento manuscrito, da digitalização e do envio por e-mail, pelo menos não haverá custos para o voluntarioso e paciente participante.


     Para aceder ao questionário pode usar a seguinte hiperligação: “QuestionárioSOJ”.


SOJ-QuestionarioFormacaoMAR2015.jpg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ