Só não é para rir porque é grave
Na coluna de opinião do Correio da Manhã, sob o título Justiça está em Perigo, Fernando Jorge, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), dizia na semana passada o seguinte:
«Decorridos seis meses após a imprudente e incompetente implementação da nova reorganização judicial, o balanço não podia ser mais negativo.
Depois do bloqueio durante 45 dias do programa informático Citius, que provocou o caos no funcionamento dos tribunais e cujos estragos vão demorar a regularizar, mantêm-se a falta de meios e as inúmeras deficiências nas instalações, com muitas obras a decorrer.
Esta precipitação, teimosia e falta de planeamento podem levar à prescrição de muitos processos. Várias entidades, entre as quais a PGR e a ONU, já alertaram para a situação gravíssima, dramática, de muitos tribunais.
E o Ministério da Justiça, que diz a tudo isto? O Citius falhou? "Foi boicote dos técnicos!" Há muitos tribunais com obras a decorrer? "A culpa é dos construtores!" Faltam funcionários?! "A culpa é dos presidentes dos tribunais!" Não foram admitidos mais funcionários? "A culpa é de um sindicato!"
Só não é para rir porque é grave, pois está em causa um dos pilares fundamentais de um Estado de Direito: a Justiça!»
Isto é o resultado desde de meados de 2000 terem desprezado os oficias de Justiça, e os estudantes do Curso de oficial de Justiça, nomeadamente continuadamente abriram concursos públicos internos, destinados a funcionários públicos de outras áreas sem noção das questões mais básicas de direito e dos tribunais, e em numero insuficiente, o único orgão que lutou pelos oficiais de Justiça foi o Sindicato dos oficiais de justiça, que tem noção da realidade. O problema é que durante anos se abriu concursos para a Policia, GNR, Magistrados, mas estão se a esquecer que para um carro andar é necessário as peças todas.Contudo várias centenas jovens, capazes de abraçar a profissão de oficial de justiça foi-lhes vedado o acesso durante anos. Continuaram a desprezar o conhecimento em prol dos interesses corporativos e aqui está o resultado.
ResponderEliminarEste é o mesmo do sindicato que apenas se preocupa com secretários e escrivães de direito. São os mesmos que dizem que não são funcionários públicos, mas depois têm todos os cortes como os outros, e esta malta toda agora é administrador e, quando lhe são colocadas questões, dizem aguantem, não sabíamos, etc. Isto é que é saber? O nosso telefonou no verão a perguntar como estava a ser feita a transição e, quando lhe dissemos que só estavámos 2, perguntou pelo resto. Qual resto? depois disse que pensava que ali havia mais funcionários, enfim se estes são os que sabem das coisas, apaga e vamos para casa.
ResponderEliminarE em relação à falta de funcionários (que já se sabe que a culpa é do sindicato) já há alguma data prevista para a lista de elementos admitidos a concurso ou vamos ficar mais uma temporada sem oficiais de justiça?
ResponderEliminarA culpa é do sindicato???Só pode estar a brincar, quer dizer, ou a senhora é apologista do sistema de cunhas que era bem conhecido de acesso aos tribunais, ou é uma dessas licenciados em direito ou solicitadoria com ou sem PEPAC que se lembraram agora que existe a carreira de oficial de justiça, e que justamente vão ser excluídos do concurso.
EliminarCaro colega, como é óbvio não percebeu mas eu esclareço-o: ESTAVA A SER IRÓNICA OBVIAMENTE!
EliminarNão sou licenciada em Direito nem sou do PEPAC, estudei numa escola secundária de ensino regular e decidi voltar três anos da minha atrás para poder tirar o Curso Profissional de Serviços Jurídicos!!Estudei os vários ramos de Direito durante três anos e realizei os meus estágios em dois tribunais trabalhando tanto como um oficial de justiça que lá estivesse.
Portanto, caso realmente seja excluída do concurso, não considero que seja justamente.
Esta deve pensar que existe o Pai Natal. Como fiques à espera dos novos apanhas a reforma primeiro, Já agora, a que idade? Era outro dos "direitos", como diziam os gajos do sindicato. Igual que a saúde, progressões, vencimentos, etc. Mentirosos, todos.
ResponderEliminarRealmente devo pensar, caso contrário deixava de acreditar que este País ainda pode ter salvação... mas para já acredito nas duas coisas :)
Eliminar