Grelha de Correção das Provas A e B
Decorreu no este último sábado (dia 16MAI) a prova de conhecimentos que abrirá a porta a 600 candidatos à carreira de Oficial de Justiça.
A prova foi efetuada em duas versões, denominadas A e B.
Muitos candidatos remeteram as provas, suas respostas e solicitaram alguma correção das mesmas.
Uma vez que este assunto tem revestido grande atenção e solicitação, logo à primeira hora da manhã foi disponibilizada uma proposta de correção com uma grelha para cada prova.
Ao final do dia a DGAJ divulgou a grelha oficial e que corresponde à que abaixo se indica.
A maior parte das respostas às questões, consideradas corretas pela DGAJ são pacíficas mas há algumas mais problemáticas e cuja resposta oficial merece alguma reflexão e discoordância, como abaixo se faz constar.
As letras à esquerda dos números correspondem às respostas da Versão A e as letras colocadas à direita correspondem às respostas consideradas certas na Versão B.
Grelha oficial:
D-01-A D-21-D
C-02-B C-22-B
B-03-A A-23-B
C-04-D B-24-A
D-05-A B-25-D
A-06-A C-26-D
B-07-C D-27-B
B-08-C C-28-B
A-09-C D-29-B
B-10-C A-30-A
C-11-D A-31-C
C-12-A A-32-B
D-13-D A-33-D
D-14-B A-34-A
B-15-C D-35-C
D-16-A C-36-B
B-17-A A-37-D
B-18-B D-38-A
A-19-C A-39-B
D-20-C D-40-D
Após análise das respostas consideradas corretas pela DGAJ, não se pode deixar de alertar para a discordância de algumas delas, conforme a seguir se indica:
Na questão 24 da Prova A, que é igual à questão 19 da Prova B, pergunta-se até quando pode o arguido requerer a abertura de instrução, mesmo mediante o pagamento de multa, sendo que a carta é expedida a 20-03-2015 por via postal registada com prova de receção.
A DGAJ considera que o termo dessa possibilidade é o dia 24-04-2015. Consideramos, no entanto, que o dia limite possível é o dia 28-04-2015.
Esta discrepância assenta na consideração de que a presunção da notificação ocorre no 3º dia, sendo apenas o último dia útil ou no 3º dia, de três úteis.
O artº. 113º, nº. 2, do CPP refere que «presumem-se feitas no 3º dia útil posterior ao do envio», ora, tal consideração, não é igual à do processo civil, onde encontramos (nos artigos 248º 249º e 255º do CPC) a seguinte especificação: «presumindo-se esta feita no 3.º dia posterior ao da elaboração ou no 1º dia útil seguinte a esse, quando o não seja.» Não é isto que consta no processo penal, para aquele nº. 2 do artº. 113º e, bem assim, para o artº. 117º, nº. 3, do CPP, que refere: "até ao 3º dia útil seguinte".
A forma como o legislador se refere aos dias é diferente e, no processo penal, o substantivo dia é precedido do numeral ordinal terceiro, que significa o último de uma série de três e sendo este dia útil o último de uma série de três, necessária é a existência de dois dias úteis que lhe antecedem.
Esta interpretação vem expressa em diversas decisões de todas as Relações (TRL de 01-10-2008, 14-05-2010 e 18-03-2013; TRE de 01-04-2000; TRG de 04-04-2005; TRP de 07-12-2011 e em 14-11-2012 e TRC de 09-04-2008).
Na questão 25 da Prova A e que corresponde à questão 20 da Prova B, coloca-se a questão de até quando pode o arguido contestar a acusação notificada, sendo que a notificação é expedida por carta simples com prova de depósito no dia 02-04-2015. A DGAJ é da opinião que o arguido só pode apesentar a contestação até ao dia 27-04-2015, no entanto, consideramos que o arguido poderá fazê-lo até ao dia 30-04-2015.
Esta discrepância limita-se à interpretação do enunciado da questão, onde se lê «indique até que dia pode o arguido apresentar», isto significa que o que se pretende saber é até quando o arguido pode apresentar; qual a data limite, não pergunta qual é o prazo mas qual o limite, logo, não se circunscreve a questão aos 20 dias do prazo, mas ao limite, à possibilidade máxima da prática do ato. Assim, teremos que considerar que o arguido pode de facto praticar o ato nos três dias úteis subsequentes ao termo do prazo.
O enunciado da questão não limita a apresentação ao prazo, apenas questiona, em abstrato, qual o dia limite até ao qual o arguido pode praticar o ato e esse dia limite só pode ser o dia 30-04-2015, porque assim é perguntado. Não há qualquer observação se o arguido tem dinheiro para pagar a multa ou não, o que se pretende é só saber até quando. Respondendo agora a DGAJ na sua grelha de correção com dia em que apenas ocorre o termo do prazo mas, bem sabendo, que o arguido pode praticar o ato ainda depois desse termo e em face do enunciado, está a responder erradamente à questão nos termos em que foi exposta.
Grata pela vossa disponibilidade...vamos la ver
ResponderEliminara resposta à questao 3 da prova A, está errada! sugiro que revejam todas pff!
EliminarBom dia! Discordo desta correção, no meu entender prova A:
ResponderEliminar3 - B
24 - B
34 - A
Sugiro que reveja melhor esta correção, de qualquer forma obrigado pela sua disponibilidade!
Bom dia, desde já agradeço a disponibilidade para a correção!, contudo, discordo da 3 na versão A que considero que a resposta correta seja a alínea A, e da 34 que considero ser também a alínea A, em relação à 24 (referida aqui pelo colega) não tenho a certeza portanto não me vou pronunciar. No que diz respeito ao resto concordo :)
Eliminar3 alinea B!
Eliminar3- alinea B
Eliminar34- alinea A
Enganei-me no comentário anterior :)
Na Prova A, na questão 3, a resposta da alínea A) parece ser a mais adequada em relação às outras opções, em face das disposições dos artigos 137º, nº. 2 e 138º, nº. 1 do CPC.
ResponderEliminarLeia com mais atenção a pergunta 3.
EliminarPorque a pergunta é: “… uma está errada. Assinale qual.”
E a maior parte das pessoas, incluindo eu, colocamos a certa…
Então acha que nas férias não se praticam quaisquer atos? então e os processos urgentes? Veja com mais atenção a pergunta, está a deixar as pessoas ansiosas e preocupadas a pensar que têm respostas mal tendo em conta esta correção! isto não é uma brincadeira, por favor, penso que quem escreve este blog é OJ e estar a criar estas confusões não é muito abonativo a seu favor!
EliminarPois é, a resposta deve indicar a opção ERRADA e não a opção certa, logo, na Prova A, a resposta deveria ser a alínea B).
EliminarSe as pessoas ficam ansiosas e preocupadas é um problema inevitável e que lhes diz respeito. Esta página é um sítio aberto às opiniões, à discussão e também aos erros. Esta página e as suas publicações não correspondem à página oficial da DGAJ. No artigo publicado afirma-se que isso e afirma-se que é uma proposta de correção.
EliminarConcordo consigo mas antes de fazer uma publicação destas, devia ter mais rigor na análise da prova, só uma opinião...já que isto é um blog de opiniões...
EliminarATENÇÃO: a pergunta é:
Eliminar"Das afirmações infra uma está errada. Assinale qual."
Assinalar a ERRADA!
Acho que o que gera confusão é o facto de ter ponto final e não virgula.
Uma simples questão de gramática!
Vejamos se me faço entender: "Das afirmações infra uma está errada, assinale qual."
Na Prova A, na questão 24 optou-se pela resposta da alínea C), porque se a carta registada com prova de receção sai a 20MAR, considera-se notificada no 3º dia, sendo os três úteis, logo, a 25MAR. O primeiro dia do prazo é o dia 26MAR e os dias 29MAR a 06ABR (inclusive) não contam. O quarto dia do prazo é o dia 07ABR e o 20º dia (e último) do prazo é o dia 23ABR. Mais três dias úteis com multa dá 28ABR.
ResponderEliminarNo meu entendimento o senhor(a) não sabe contar prazos! Se a carta registada com prova de receção sai a 20MAR, considera-se notificada no 3º dia útil (não são todos os dias úteis, só o último é que tem que ser), logo conseidera-se notificado no dia 23, e o primeiro dia de prazo é 24! Suspende em férias, termina dia dia 21, + 3 dias de multa dia 24!
EliminarBom dia, e em relação à resposta 34? tenho quase a certeza que a resposta correta é a alinea A. ?
Eliminaré isto mesmo!
EliminarAcho que também é a A! Só seria a C numa segunda fase, antes disso a multa transita com acrésimo de 50%! Ignorem esta correção a pessoa que está a corrigir isto não sabe claramente a resposta a imensas perguntas!
EliminarIsso é no processo civil. No processo penal, os três dias são úteis e não só o terceiro como no cível (artº. 113º, nº. 2, do CPP).
EliminarEsse não é o entendimento dos formadores do sindicato e muito menos da DGAJ, basta ver os manuais!
EliminarNa Prova A, na questão 34, optou-se pela resposta da alínea C), uma vez que o Manuel referido não consta que seja parte; pode ser uma testemunha.
ResponderEliminarForam alteradas e corrigidas as respostas às questões da Prova A, nºs. 3 e 25, para 3-B e 25-D.
ResponderEliminarMas 25-D porquê? Oh meu deus...! Mas diz lá mediante multa? Só seria a resposta D se tal como na pergunta 24 dissesse "ainda que mediante pagamento de multa"!
EliminarDiz: «até que dia pode» e PODE até ao 3º dia com multa. Portanto, como pode mesmo entregar até àquela data, optou-se por essa resposta.
EliminarEntão na pergunta 24 tambem não havia razao para porem la mediante multa, pelo seu entendimento, e puseram! Não concordo consigo mas respeito! Vamos esperar pela correção oficial!
EliminarA Prova B carece de correções a, pelo menos, duas respostas, mas, neste momento, na ausência dessa prova em mão para verificar, tal correção só será feita mais logo à noite.
ResponderEliminar25 D?? Baseado em quê? Nada nos fala em multa...
ResponderEliminarContinuo a dizer que a que devia ser alterada era a 34...
Diz lá: «até que dia pode» e pode até ao terceiro dia com multa. Ou não pode? Claro que pode.
Eliminar34 = Não se faz contas finais para as testemunhas. O Manuel é o quê? Não consta que seja parte, pelo que podendo ser outra coisa, como uma testemunha, a resposta C) parece a mais adequada das apresentadas.
EliminarMeus senhores, revejam a prova como deve de ser, e façam um novo post! isto é ridiculo, estamos a falar de 900 pessoas, isto nao é uma brincadeira!
ResponderEliminarAs respostas propostas estão em aberto e já hoje foram alteradas 2 e isso graças aos comentários aqui publicados. O artigo publicado vai sendo atualizado conforme os contributos e reflexões que se vão fazendo. Mais uma vez se repete que esta não é a página oficial da DGAJ, é tão-só uma iniciativa aberta à discussão e também à colaboração de todos. Quem não aguenta esta liberdade e fica perturbado com ela deve ignorar esta publicação e aguardar pela grelha oficial.
EliminarQuanto tempo demorará a correção oficial?
ResponderEliminarfalei para la agora, e ainda nem sequer sabem! as provas tem de ser corrigidas ate sexta feira. quanto as tabelas ainda nem tem uma data prevista para as colocar do site
EliminarChiça, depois de ter as respostas corretas dará assim tanto trabalho corrigir os exames sendo que são de escolha múltipla??-.-
EliminarJá agora, primeiro saem as grelhas com os resultados e só depois tabela com as cololações (se as houver) certo? Não sai tudo junto pois não?
Ana 900 provas! nao é brincadeira nenhuma!
Eliminarprimeiro as tabelas e depois as notas!
Mas a DGAJ podia disponibilizar as grelhas com as respostas certas e erradas, até parece que estão à espera das provas corrigidas para alterarem as respostas certas e erradas no sentido mais conveniente!
ResponderEliminarJosé a DGAJ ira disponibilizar, mas ainda nao sabem quando!
EliminarQue estranho que a DGAJ, o sindicato e um administrador Judiciário tenham a minha opinião de só o último dia ter que ser útil. Resolvi no mínimo 10 exercícios incluindo nas aulas do sindicato e outras aulas em que só se considerava o último dia! Vamos esperar a correção oficial, depois logo se vê! Se estiver errada, andaram a transmitir-nos informação errada!
ResponderEliminarÉ de facto estranho que tenham transmitido essa informação errada. Ou será que assim foi interpretada ou confundida? Devido ao peso do processo civil?
EliminarBasta ter acesso às aulas que o sindicato nos disponibilizou e poderá confirmar o que lhe estou a dizer em vez de supor que foi mal interpretada, o que poderia de factor ter acontecido mas não é o caso! Além de que nas aulas essa dúvida surgiu e foi-nos tirada essa dúvida, SÓ O ÚLTIMO DIA É QUE TEM QUE SER ÚTIL! Até escrevi no artigo isto mesmo para nao me baralhar! Foi o que todos os formadores nos ensinaram!
Eliminarpor acaso, desloquei me a um certo tribunal para falar com oficiais de justiça e duas juizas que concordam com o que a colega diz! isto porque eu propria tinha muitas duvidas sobre prazos!
EliminarE já agora também lhe informo que existem outros acórdãos de entendimento diferente do seu: No acórdão de 21 de Maio de 2003, proferido no processo 4403.02 da 3ª Secção do Supremo Tribunal de Justiça 6 decidiu-se que a (...) referência feita pelo art.º 113º, n.º2 do CPP ao “3º dia útil posterior ao envio” não comporta
ResponderEliminaruma interpretação no sentido de todos os três dias serem úteis,
mas, sim, que o último dia dos três tem de ser útil, ou seja tem de ser dia em que normalmente haja distribuição de correio, por outras
palavras, que não seja sábado, domingo ou dia feriado.
.
Prova B: Pergunta 28 - alinea B segundo artº 28 nº 3 RCP ??
ResponderEliminarHipoteticamente na prova B, a resposta correta para a pergunta 28 é a alínea B).
Eliminar?? Prova B : Pergunta 4: resposta D
Eliminar: Pergunta 11: resposta B
isto esta a ficar giro! façam tudo de novo sff. um novo post! e mais RIGOR!
Eliminarqual a resposta que achas que esta correcta.+
EliminarEntão, pergunta 4 "assinale a errada"...no periodo de férias judiciais praticam-se atos urgentes, portanto resposta D é a errada.
EliminarPergunta 11 está no artº 722º nº1 alinea c portanto seria a resposta B na minha opinião.
perdão...*722º nº1 alinea e)
EliminarFoi o que acho . Sem duvida
EliminarE a prova B são essas únicas duas que te levantam dúvidas. AS outras achas que a correcção esta certa. OBRIGADA
EliminarAcho que sim, não invalida que hajam outros entendimentos!
EliminarMuita calma! que isto é so um exemplo! as grelhas finais sao postas da DGAJ e somos 900, o que quer dizer que muita gente pode ter melhor nota, ou mais velhos do que nos a mesma nota! portanto isto é so para termos uma ideia e ficarmos com "trabalho feito" da nossa parte! porque apartir de agora ja nao depende de nós!
ResponderEliminarExatamente, mas isso já sabiamos à priori quando disseram que seria tudo escolha múltipla. Nota alta ou baixa essa é uma das formas de graduação, por isso se calhar a lista irá demorar mais um pouco a sair. Neste momento precisamos a saber a nossa nota!
Eliminarprecisas so para descarto de consciencia! E digo-te que tenho quase 30 anos no CEJ (Lisboa) eu era naturalmente das mais novas…portanto so fico calma quando souber que fiquei mesmo!
EliminarSim também eu sei que na minha sala haviam mais velhos, e haverão boas notas acho que o exame foi relativamente fácil, é esperar mesmo. Depois ainda há aquela situação de "reserva de recrutamento" que ninguém sabe bem explicar como se vai suceder.
EliminarQue nota acham que vão tirar? Será que irá haver notas altas? No Porto não parecia haver muita gente velha.
ResponderEliminar18
Eliminar16
Eliminar16. Eu acho que vai haver notas altas.
Eliminar12 valores
EliminarAs grelhas oficiais já sairam. Boa Sorte
ResponderEliminarSó tive 17,5 valores.
ResponderEliminarEnganei-me a transcrever uma cruz e errei duas por estupidez!
Em meia hora, sem consulta, numa só leitura e sem voltar atrás, acertei 16, falhei 10, e deixei 14 em branco. Não considero a prova muito dificil. Aposto que não vai haver uma negativa sequer. Conclusões? Que as tire quem quiser.
ResponderEliminarhouve negativas e bastantes! mas vamos esperar para ver! eu tive 15, porque? por apenas falha minha, lamentavelmente!
EliminarTive nega, 7 valores!
EliminarNão sei como é possível, estudei todos os dias desde janeiro e assisti ao curso do SFJ! Perdi 3 anos da minha vida em Aveiro, tirei TSJ!
Estou triste! :(
:-(
EliminarComo se alguém acreditasse neste comentário lol nenhum TSJ vai tirar nega, muito menos um 7! Aliás os TSJ vão todos tirar altas notas como era de esperar! É ridículo licenciados terem que competir diretamente com alunos do 12ano! Esperem para ver as colocações, TSJ vão entrar todos! Por isso rezem para que tenha faltado muita gente e para que hajam mais que 250 vagas para entrarem em setembro ;) e não estou a falar de cor, estou a falar com conhecimento das notas dos TSJ!
EliminarO que é ridículo é haver uma licenciatura para ser OJ! lol
EliminarUma carreira de complexidade grau 2 (assistente técnico)! Amor de Deus!
Sem ofensa ao titular deste site e a todos os OJ que exercem com enorme profissionalismo a profissão.
Claro claro complexidade nenhuma... É por isso que num exame para tirar 20 se vão ver pessoas (alunos do 12) com menos de 15 e alguns com negativa, vergonhoso!! Secalhar não deve ser assim tão baixa complexidade! E é tão baixa complexidade que um OJ com um blog público da respostas erradas umas atrás das outras e não sabe contar prazos ;) a licenciatura deve prevalecer sobre os alunos do 12 ano porque só assim entrarão pessoas nos tribunais preparadas para ser OJ. Alunos do 12 que não sabem o que são processos urgentes, que contam dilação em penal, que não sabem contar prazos? Os tempos mudam, é hora de evoluir! Espero que as notas e espero que as colocações mostrem e abram os olhos a muita gente!
Eliminartenho me mantido calada este tempo todo quanto a isto! voces alunos de TSJ comeptir com meninos de 12º ano?
Eliminar1º O CURSO DE SERVIÇOS JURIDICOS É LECIONADO em escolas profissionais, secundarias, tecnicas e universidades (ex. ISED),
2º voces formam se 30 por ano, acham que é 30 por ano que a justiça precisa?
3º quando me juntem aos Srs. contra as outras licenciaturas acreditem em vós...jamais esperei que fossem tao ganaciosos ao ponto desta afirmaçao!
nao os licenciados nao tiram negativa porque sao super herois!
enfim! é de lamentar que o justo pague pelo pecador pois conheço pessoas com o seu curso que espero que nao pensem como o Sr. anonimo!
espero que este comentario nao seja de quem eu penso que seja! vergonha é voces acharem se superiores a tudo e a todos porque tem uma licenciatura! a menina tirou 20? que eu saiba nao! eu tenho um curso NIVEL QUATRO e tirei 15, falhas? sim tive, é verdade! houve negativa de pessoas que tiraram o curso ha 14 anos minha menina. CATORZE ANOS! vergonhoso é isto! francamente e mais uma vez espero bem que este comentario nao seja de quem estou a pensar!!!
EliminarCara Cláudia, quem lhe disse a si que fiz a prova? E como me pode conhecer se eu não a conheco de lado nenhum? Não se trata de ser ganancioso nem de superioridade, é a realidade que foi comprovada em 2010 e vai ser novamente comprovada agora! Os conhecimentos e capacidades de um TSJ jamais se poderão comparar a de um aluno do 12. O ensino é completamente diferente! Se não acredita vamos esperar pelas colocações :) em TSJ também existiram candidatos que acabaram o curso á mais de 6 anos, com filhos, trabalho e não os impediu de tirar excelente nota! E por aqui fixo porque não vou descer o nível como a menina.
EliminarBom dia,
EliminarDescer o nível?! o que a menina diz é caricato, responda-me as minhas questões! Acha que 30 por ano do vosso curso chega?! Nos temos uam cadeira que vocês nem tem QUE É ORGANIZAÇAO JUDICIARIA POR EXEMPLO! VEJA PRIMEIRO O NOSSO PLANO CURRICULAR E DEPOIS FALE! CREDO! EGOSITA AO EXTREMO... NÃO A CONHEÇO PORQUE SE A CONHEÇE-SE ENSINAVA-A A TER AMOR AO PROXIMO, A NÃO SER EGOISTA, A NÃO SER EGOCENTRICA, E A TER CAMARADAGEM COM O PROXIMO! SABE QUANTAS SAIDAS PROFISSIONAIS NOS TEMOS? As mesmas que a menina! Eu tirei o 12 ano e depois fui tirar este curso! Que a menina diz que é do 12º ano faça uma pesquisa no Google e veja se é so o 12º ano!!!!!MENINA MENINA.... JÁ AGORA EU CHAMO-ME CLAUDIA VIEIRA! Não me scondo atras de um "anonimo"...menina
Eu tirei 15...colegas minhas tiraram vinte valores e 19, 19,5 valores e 18 valores! Ah desculpe não valem nada...os conhecimentos dos meus colegas e os meus não valem de nada!!!!
EliminarClaudia, sou TSJ e tirei 16 e tenho colegas com notas mais altas curso tirado há 11 anos...no comments!
Eliminarde tudo o que eu escrevi apenas conseguem pegar no meu argumento de colegas com masi de 16 anos de curso?!
Eliminarva la...conseguem mais....ou o vosso egoismo nao deixa?! muito mau mesmo!
Se você acha-se tão superior por ter uma licenciatura, acho ridículo você querer ser oficial de justiça. Acho que será uma profissão que não merece alguém como você. Deves achar-te a última bolacha do pacote certo. Poupe-nos da sua arrogância. O que seria interessante era ver um técnico com 12.º ficar com a sua vaga.
EliminarVejo aqui, por alto, alguns comentários que me deixam alguma perplexidade. Sem fazer referência à capacitação técnica da experiência ou do conhecimento adquirido académico superior ou médio, ou por auto-ensino, que seja, nesta área, creio ser de extrema importância a boa utilização da língua e suas regras para exposição de ideias.
EliminarAconselho uma revisão de texto antes de publicar um comentário.
Cumprimentos
Calma... Algo melhor esta guardado para os que não ficam...não e o fim da linha!!ha propósitos que não entendemos no momento...
ResponderEliminarEu tb reprovei! Acho tão injusto! Agora tenho de ter calma e pensar no próximo concurso. Espero que corra melhor para a próxima vez, e que não demore 5 anos até haver outro concurso externo.
EliminarE sobre as colocações alguém sabe como vão funcionar? Se dão preferência à area de residência dos candidatos ou têm outro método?
ResponderEliminarainda nada se sabe! nem se sabe quantas vagas vao abrir em Setembro... NAO SE SABE SE VAI SER 250 VAGAS COMO A OUTRA MENINA ANUNCIA EM CIMA!
EliminarAlguem tem alguma ideia quando serão as colocações? Será que os colocados irão começar a trabalhar inicio de Setembro? Quanto ao que reprovaram, penso que não é o fim da linha. Não percam a esperança, porque vão surgir imensas aposentações e com certeza irão abrir novos concursos em breve.
ResponderEliminarEu tenho um curso técnico de serviços jurídicos e tirei 16!
ResponderEliminara tua nota nao vale! pois nao es licenciada em TSJ! alias segundo a menina anonima, tens que rezar para ser mais do que 250 vagas e entrares!!
EliminarEnfim é um otimo resultado! muitos parabens só por isso ja valeu! :D
espero que sim, vi alunos com curso de solicitadoria a tirarem 12!
Eliminarjá não sei que pensar, vamos aguardar...
Como é que vocês sabem quanto tiraram alunos com licenciatura?
EliminarEu tirei 14.5 mas como não consegui estuda por motivos profissionais, não considero uma má nota...claro que vai haver muito melhores que a minha mas há que ter fé ;)
Alguém tem ideia de quantos poderão ter faltado? Colegas, pessoal de sala?
ResponderEliminardo curso de SJ em lisboa apenas faltou uma pessoa.
EliminarDisseram que no Porto houve imensas faltas. E negativas é real que houve mesmo, acho dificil dado ao nivel do exame?
Eliminarem lisboa ja se conta algumas negativas...dado ao exame?! eu tambem acho o exame muito facil... mas os nervos sao crueis...olha eu errei em perguntas "quem é o orgao maximo no penal" ou aquela das 23 comarcas LOL e olha que eu ao responder jurei que tava a respodner certo...quando sai li a pergunta e eu "nao pode!!!!!" LOL....
EliminarSim lol também errei nessa das 23 e estava convicta que estava certo, à saida parecia tudo outra coisa. Já agora vi as conversas atrás e também sou TSJ e sei que houveram boas notas de colegas meus! Se vão ficar mais ou menos licenciados não sei, mas sei que estamos todos ao mesmo nível, digam o que disserem!
EliminarQuando acham que vão sair as colocações?Pensamento muito positivo: até meados de Junho?;)
ResponderEliminarDeve ser rapido, vai haver movimento em julho! Não tarda já temos novidades!
EliminarEsperemos entao :)
EliminarOs nervos são válidos para toda a gente, tanto para o curso de SJ como para o outro curso da licenciatura! A questão é que eu estudei com alguns colegas de TSJ e a verdade é que eles estão muito melhor preparados que nós não podemos dizer que não, porque por experiência própria eu vi que sim. Espero que abram mesmo 600 vagas para podermos entrar todos, porque acho que eles vão ficar com os primeiros lugares :/ conheço uma rapariga que tirou 19 e outra que tiou 19,5! Infelizmente só consegui 13,5 por distrações parvas e por não conseguir encontrar algumas questões nos códigos e manuais.
ResponderEliminarCaro Hugo Freitas,
Eliminartambem conheço algumas pessoas com o nosso curso que tiraram 19 e 19,5!
quanto a preparação nao concordo mas a minha opiniao vale o que vale... acho que ambos estamos bem preaprados pois se for ver o plano curricular é semelhante...
mas pronto! é a minha opiniao e tenho a certeza que nao sao so um curso que vai entrar mas sim os dois e creio que sejam 600 vagas em setembro!
No caso de empate de nota e idade?
ResponderEliminarAcho que a probabilidade de haver algum com a mesma nota e que tenha nascido no mesmo dia é muito reduzida!
Eliminar:-) isso é muita coincidência :-) mas é possível...
EliminarDeve de ser por ordem alfabética :-)
Mas é uma boa pergunta...nada esta referido sobre essa questão, pelo menos que eu tenha visto.
Mas será que ainda nos vão "perguntar" para onde pretendemos ir? E será que demoram muito as colocações?
ResponderEliminarFala-se em um movimento extraordinario em Setembro para estas colocações.
EliminarSerá 16 uma nota razoável? Tendo em conta as boas notas..
Acho que primeiro têm que sair as notas e ordem de classificação! Depois enviam-nos uma carta para casa para nos dirigirmos a um tribunal mais próximo e fazermos as nossas opções. Claro que temos que escolher, para isso é que também servem as notas, quem tiver melhor nota tem mais probabilidade de ficar onde quer.
Eliminareu tive 15, se eu entro voce tambem! :D nao ha assim tao boas notas... essas presunções so existem para nos amedrontarem! existem notas! de 9,5 a 20 vao entrar 600! t
EliminarA realidade é que os tribunais necessitam com urgência de 600 OJ e até mais, mas também é uma realidade que isso implicaria um orçamento muito grande agora, se repararem no anúncio diz "Número total de postos de trabalho que se prevê que venham a
ResponderEliminarser ocupados e cujo preenchimento ficará dependente da disponibilidade orçamental: até 600."
Existe alguma noticia que so vao entrar 250 OJ em setembro?
EliminarNão diz quantos, mas no anúncio refere "reserva de recrutamento" e isso significa que das positivas tiram-se alguns e os outros ficam à espera. Se se aplicará aqui, ninguém sabe dizer, sendo certo que existe um défice calculado de 800 OJ nos tribunais com tendência a aumentar. Seria injusto para nós não entrar agora pois não sabemos quando irá abrir outro e o exame tem o prazo de 3 anos.
Eliminarnão acredito que nao entrem os 600 em setembro! em vesperas de eleições so se fossem tontos!
Eliminar230 tsj e 689 sj vao tirar 600! :D e eu vou ser um deles!
=D...justo, justo era entrarmos todos e deixar de haver estas competicões entre técnicos e licenciados...quando estudamos o mesmo e estamos todos aptos!
Eliminarestas a ver como sabes?!
EliminarFinalmente alguém disse algo verdadeiro correto! (Agora já escrevi com o novo acordo ortográfico!)
EliminarQue estamos todos aptos é um facto sim, mas não estudamos todos o mesmo. Desculpe mas se assim fosse os licenciados não pagariam propinas ( e não são baratas) para obterem o certificado, ficariam então por uma escola profissional! Obviamente têm mais preparação , têm que saber distinguir um curso profissional de uma licenciatura porque difere bastante. Mas penso que isso agora é irrelevante não sei porque tanto falam dos licenciados agora!
EliminarEu não tenho tempo de momento, mas logo que possa, farei um apanhado de todas as escolas e volto a dizer que lecionam o curso de serviços jurídicos ESCOLAS PROFISSIONAIS, SECUNDARIAS, TECNICAS, E UNIVERSIDADES (EX.TECNICO), eu pessoalmente não tenho apenas o 12º ano tenho um CURSO NIVEL QUATRO! Propinas? Vocês reclamam de propinas?! Meus caros vão ver a porcaria do plano curricular, ide, mas ide mesmo e depois falem! Nos temos as mesmas cadeiras a exceção de ORGANIZAÇAO JUDICIARIA que nós temos e o de Aveiro não! Inclusive o tempo de estagio é igual, que ambos os cursos tem estagio em tribunais, tendo em conta que a nossa escola tem os estágios no campus da justiça em lisboa.
EliminarIncrível que como ate agora os de Aveiro ficaram caladinhos quanto a isto, agora que estamos perante as notas já querem reclamar ate connosco que volto a referir TEMOS AS MESMAS SAIDAS PROFISSIONAIS QUE VOCES! Esta ganancia toda vida sabe-la de quem, vinda de uma insegurança que não entendo! Acho que já provamos que somos tao bons como vocês prova disso é que vocês abrem a boca para dizer que existem miúdos com 19,5 do vosso curso mas do nosso também o tiraram neste prova! Por amor de Deus! Sinónimos desse tipo de comentários são: egoísmo, falta de amor ao próximo, insegurança e falta muita falta de camaradagem, mas SE ficarmos colocadas no mesmo tribunal irei estar ansiosa de aprender muito consigo!
Isso é irrelevante neste momento, quem pagou propinas e quem não pagou...eu optei por não pagar propinas, outros optaram por uma licenciatura a nivel de competência estamos todos aptos ou a portaria que aprova este curso não existiria, o que sei é que tenho um curso técnico com a mesma saída que uma licenciatura e sinto-me apta, inclusivé já estagiei num tribunal por parte do IE.
EliminarEu tirei o 12º de serviços jurídicos e tirei a licenciatura em TSJ. Pessoal ninguém está a dizer que os do 12º não têm conhecimentos mas a verdade é que na licenciatura se aprofunda e se aprende o dobro! Quanto a custas, no 12º ano não aprendemos nem 1/5 do que na licenciatura, basta dar-vos um exame de TSJ de custas para a mão e aposto que não sabem resolver a maior parte! Processo civil nem se fala...apenas aprendi o básico no curso de serviços juridicos! Quanto ao estágio no 12º ano é feito nos julgados de paz e na licenciatura nos tribunais, não tem nada a ver! Mas sinceramente o que importa isso agora? O importante é que vamos entrar todos, deixem-se de discussões irrelevantes! Mas também não falem do que não sabem, não digam que o 12º equivale à licenciatura porque não é verdade, eu que estive nos dois tenho a certeza do que estou a dizer!
Eliminarpode mandar o referido teste para o meu email! no curso de serviços juridicos temos estagio sabe onde? NO CAMPUS DA JUSTIÇA MINHA CARA!
Eliminare nao é comparar absolutamente nada, simplesmente se for ler esta covnersa toda vai perceber que nao veio do TSJ (TECNICO DE SERVIÇOS JURIDICOS) mas sim dos TSJ(TECNICO SUPERIOR DE JUSTIÇA)
Mandar-lhe o teste para quê? Para o resolverem por si? Não vale apena!
EliminarA cláudia está muito nervosa, cada comentário que fazem, lá vem você mandar os seus bitaites! Secalhar se tivesse estudado mais em vez de andar a comentar tudo quando é publicações teria tido melhor nota e não estaria tão stressada! Boa sorte querida, bem vai precisar! Aceite a opinião dos outros e cale-se, já percebemos a sua! Não é por escrever com o CAPS LOCK que vai ter mais razão! Você conhece uma realidade, outras pessoas conhecem outra bem diferente! Não precisa de estar sempre a repetir o mesmo, que chatice! Respire...
Minha cara...a sua arrogancia é incrivel!
Eliminar1º quem começou esta discussao nao fui eu!
2º eu respiro.....sentiu daí! -.-
3º a menina é presumiu, mal, que eu ou os meus colegas nao seriamos capazes de resolver um simples teste seu, pelo que, desafiei a menina a enviar-me.
4º eu nao estou stressada, eu tirei o meu curso com muito muito custo, e aos longos anos tenho me deparado com os advogados a colocarem-se em bicos de pes e....e... a base é a mesma, quando saiu este concurso juntei-me aos de aveiro e nao gostei que quisessem tirar-nos o lugar!
Tenho as mesmas saidas do que os de Aveiro, nao estao satisfeitos queixem-se mas claramente nao e´com 30 formados ao ano que o vao fazer, ou fecham em aveiro ou abrem no resto do pais com mais saidas profissionais ok? tenha a certeza que se o vosso curso abri-se em lisboa tinha muitos candidatos era necessario era haver mais saidas!
Quanto a minha nota, repito, tive 15 valores muitos estupidos é verdade que dei o litro, nao invento notas so para acharem que sim! e nao vou ter de rezar muito para passar, se aquele lugar for para mim, será! ok?!
Quanto aos meus comentarios, eu comento aquilo que quero, a menina lê se quiser, boa?! menos arrogancia, se quiser aconselho-a um bom livro ;)
Voce é realmente ....
Eliminarentao acha-se superior aos serviços juridicos? estao com medo que os serviços juridicos tenham melhor nota que voces? é isso? expliquem-nos porque isto agora? ate agora sempre calados e agora viram-se contra nós!
Cara Cláudia já tenho visto muitos comentários seus e dá para ver o baixo nível que tem para além de que nem escrever sabe e nem deveria ter o 12º ano... quem falou nos licenciados foram vocês ! E a sua ignorância é tal que compara cursos por terem as mesmas cadeiras... as disciplinas até podem ser as mesmas , que não são, no entanto o conteúdo é muito mais complexo na Licenciatura, e o grau de dificuldade muito maior! Por isso se intitula de LICENCIATURA, o grau é outro , a dificuldade é maior e logo quem a obtém tem obviamente mais preparação e atenção que quando falo em preparação não falo em competência, são coisas diferentes... Mas olhe melhor não lhe sei explicar!
EliminarQualquer dia um curso profissional na area de economia equivale a uma licenciatura! Bah tenha juízo e cresça... E pare de falar com letra maiúscula, ou não lhe ensinaram que é falta de respeito? Fique lá com o seu 15 que num teste destes não é grande coisa e não diga que resolvia qualquer exame de TSJ, porque é óbvio que não!
E tenha atenção porque aqui ninguém atacou ninguém, vocês é que se lembraram agora que deveriam estar no mesmo patamar...
Porque os TSJ não estão minimamente importados com vocês! tenha calma...
Creio que tudo tem a ver com a escola que frequentou no 12º ano. Até porque os meus estágios foram em dois tribunais!
Eliminaroh miuda, quem começou a insultar-nos foram voces!!! eu so me defendi! licenciada ou nao, estou bem preparada para ir para um tribunal amanha trabalhar, porqe fui preparada tanto em 3 anos de curso como no estagio no tribunal que fiz! se sei tudo? nem 1%.... mas quero muito aprender! quanto a minha nota...eu nao me melindro com facilidade ;) sei bem so que sou capaz, e se tive aquela nota nao foi so por merito meu, foi porque colegas do meu curso e do teu tiveram a camaradagem de ajudarem!
Eliminarquanto ao meu curso pode encontra-lo em varias universidades como por exemplo:
ISED; IPB; ISCAC etc..!
Atenção que nunca menosprezei absolutamente ninguem, nem nunca pus em causa os valores ou competencias de ninguem, respondi a um egoismo demonstrado em varios comentarios aqui de alunos ou ex. alunos da universidade de aveiro, a meu ver ambos os cursos foram criados com um unico proposito a carreira de OJ!
Muitas Felicidades! Quanto as colocações sei de fonte segura que vao entrar 600 pessoas em setembro! se for colocada no norte ou no algarve aceito permuta para lisboa, seixal ou santarem!
Em primeiro lugar não me chama miúda nem me trata por "tu" pois não me conhece de lado algum e só isso mostra muita coisa...
EliminarEm segundo lugar não deve saber ler pois eu sublinho o que disse , "é óbvio que estamos todos aptos" entendeu? ou quer um desenho? a única coisa que eu disse foi que é óbvio que a licenciatura nos prepara melhor, o que não invalida o facto de vocês terem boas notas ou de estarem também preparados. E atenção que só falamos porque alguém mencionou isso, pois eu não tenho nada contra ninguém de SJ até porque seremos todos colegas e não tem qualquer lógica.
Quanto à parte de o curso ser leccionado em alguns institutos, e não universidades, minha cara tenho a informar-lhe que os institutos tem vários cursos profissionais. Tenho uma empresa e tenho uma estagiária com um curso desses e que por sinal não sabe nada :) mas obviamente cada caso é um caso! Agora não vamos comparar uma formação de nível 5 com uma de nível 6, só ai está tudo dito!
Quanto ao resto acho que deveria ser mais cordial comigo pois quero ficar no Norte e poderemos trocar :)
Boa sorte colega...
ah e o curso do IPB é de 1 ano apenas, e não dá para concorrer penso eu!
Eliminareu nem lhe volto a responder essa sua altivez é algo....
Eliminarenfim...
boa sorte que entremos as duas para onde queremos!
Boa... Remeta-se ao silêncio, porque altivos são os seus comentários e não é só de agora!
EliminarBoa sorte... não lhe desejo mal nenhum, e que obtenha algum civismo depois de entrar no tribunal.
Cumprimentos
Acham que vai sair alguma lista com os locais que necessitam de ofj's e quantos postos vagos há nesse local?
ResponderEliminarBoa pergunta Ana, também gostava de saber isso.
EliminarA meu entender, quando estivermos no programa a selecionar para onde pretendemos ir, ele apenas vai mostrar os que tem vagas. Mas penso que não irá mostrar o numero de vagas.
Porque, nós sabendo o numero de vagas e o resultado das notas de toda a gente, facilmente sabemos se somos colocados em determinado sitio.
Se não mudaram as regras, terás de interpor requerimento mediante um número mecanográfico, do qual serás notificada, no sistema da secretaria do Tribunal, colocas por ordem de preferência os que pretendes e eles é que te colocam num desses que indicaste conforme as vagas. Se indicares por exemplo apenas 1 e não houver vagas nomeiam-te oficiosamente para um qualquer e terás de ir se pretenderes ficar obviamente.
EliminarQuando falei em vagas, estava a referir-me em vagas para determinado lugar entendes? Imaginemos uma lista:
EliminarPorto : 20 vagas
Ponta Delgada: 10 vagas (...)
E por aí fora...percebeste? :)
Okapa, obg :)
EliminarZona do Alentejo? Muitos pretendentes?
ResponderEliminarseixal, lisboa e santarem, eu! que vou entrar :P (se nao entrar podem encontrar me num sitio qq que saiu desta area em menos de um fosforo :P)
EliminarTambém não concordo com a correção da PROVA B
ResponderEliminar3- D (nº2 do artigo 245)
20- D
veja o art. 366 nº3 para a questão 3
EliminarFico chocada com tantos insultos. Todos o que concorrem podem vir a ser colegas de trabalho, para que tantos insultos, nunca vi nada assim em outro concurso. Não existe melhores ou piores cada um tem o seu valor. Acabam com isso e deixam de mostrar que são tão imaturos. E seja o que Deus quiser. Boa sorte a todos.
ResponderEliminarEu fiz o Curso Técnico de Serviços Jurídicos e tive 17.
ResponderEliminarAcho ridículo estarem a discutir quem está melhor preparado , isso é relativo.
O importante agora é tentarmos arranjar informação sobre o funcionamento das colocações e aguardar pelas mesmas! O que tiver de ser, será!
Assino por baixo deste comentário.
EliminarFace a todos os comentários, sendo licenciada e conhecendo pessoas com o curso de serviços jurídicos quero dizer o seguinte: lá por uma pessoa de TSJ fazer um ou outro comentário menos positivo, não quer dizer que sejamos todos iguais! Ajudei todas as pessoas do meu curso e de serviços juridicos de igual forma, não se viu rivalidade nenhuma, não entendo porquê estas discussões!
ResponderEliminarPessoal tiramos todos boas notas, uns pior outros melhor mas no geral optimas notas, vamos festejar e não discutir!
Os TSJ não são arrogantes por serem licenciados, isso é um mito, e por um pagam todos não acho justo!
Queremos é trabalhar, ser bem recebidos, aliviar o trabalho dos atuais OJ, e quem sabe TSJ e SJ não seremos colegas, temos todos muito a aprender uns com os outros!
Ânimo pessoal :) Vamos unir-nos!
Concordo totalmente contigo! E a próxima luta deve ser lutar pelo reconhecimento da carreira como de grau de complexidade 3 e o estatuto remuneratório equiparado a Técnico Superior, tal como os enfermeiros conseguiram através da sua Ordem e os Agentes/Inspetores da PJ em 2000. Pois nada obsta à coexistência entre licenciados e não licenciados na carreira, desde que o ingresso no futuro estatuto seja exigido a todos os candidatos uma licenciatura. O que atualmente não acontece.
Eliminare o que acontece aos serviços juridicos?
EliminarInevitavelmente, no futuro, com uma muito provável alteração do estatuto dos funcionários judiciais, passa por ser exigido curso de licenciatura como habilitação mínima de candidatura de ingresso. Sendo as licenciaturas, à semelhança dos atuais concursos para a PJ, SEF, ACT, etc, escolhidas aquando da abertura dos concursos em aviso no diário da república.
EliminarOs SJ deixarão de poder candidatarem-se e a portaria que os reconhece como curso profissional na carreira será revogada.
De futuro licenciaturas como criminologia, direito, economia, ciências jurídicas, serão escolhidas pela DGAJ para efeitos de candidaturas. TSJ de Aveiro deixará de existir, aliás já entrou em processo de extinção por ordem do MEC (ministério da Educação e Ciência).
Explique me pff. os serviços juridicos so tem esta saida profissional, como será? isso ja esta realmente decidido?
EliminarO curso de serviços jurídicos não tem só está saída profissional. Nenhum curso profissional tem exclusivamente uma saída profissional uma carreira do estado. Isso só acontece em cursos de formação ministradas pelas próprias entidades para ingresso nas suas carreiras. SJ à semelhança de TSJ são considerados pelo MJ como cursos de natureza profissionalizante adequados para o exercício de funções de OJ. Se TSJ e SJ fossem ministrados diretamente pela DGAJ e os candidatos tivessem de se candidatar à sua frequência, tal como acontece nas academias militares e ICPSI, e depois de concluído o curso ingressavam directamente na carreira, então a importância destes cursos seria outra, vital até, considerada imprescindível. O que atualmente não acontece, daí ao recurso anterior ao concurso interno na administração pública.
EliminarEntão diga-me pff. que mais saidas profissionais o SJ tem? por exemplo administrarivos em sociedades de advogados, ae´s e administradores de insovlencia? é isso...
EliminarMuito obrigada pela sua informaçao, foi valiosa e eu de fato nao tinha qualquer noçao dessa informaçao!
EliminarTem conhecimento de quantos pessoas vao entrar em Setembro? ou estao programados entrar? os 600?
Isso é que estaria correto, e é obvio que vai acontecer pois tudo evolui, e está na hora de a justiça evoluir finalmente!
EliminarSJ tem como saídas profissionais funções em escritórios de profissionais liberais, em todo o seu apoio administrativo, escritórios de advogados, solicitadores, etc. É um curso profissional como os outros, que através da Portaria n.º 217/2000, de 11 de abril, que reconhece o curso técnico de serviços jurídicos, aprovado pela portaria n.º 948/99, de 27 de outubro, como requisito habilitacional de ingresso de pessoal oficial de justiça nas secretarias judiciais.
EliminarNo entanto, é apenas um curso de duplo reconhecimento, técnico profissional e mais importante, da atribuição do 12 ano de escolaridade. Esta é a realidade.
De futuro com as propostas de estatuto, tanto dos sindicatos como da DGAJ, será exigido uma licenciatura. E quando assim for, os sindicatos terão de assumir uma posição de força, grande união, e exigir posição remuneratórias no mínimo idênticas à carreira geral de Técnico Superior, ou outras superiores porque trata-se de uma carreira especial da AP. Assim será a única forma de garantir que não exista a sangria de saídas de OJ licenciados para outros ministérios tal como se verifica atualmente. Vão-se embora porque ganham mais noutras carreiras.
Ainda muito recentemente aproximadamente 300 OJ licenciados nas áreas de finanças, gestão e economia, saíram para a AT, ingressaram na carreira de inspetor tributário estagiário, e quando forem nomeados (ou assinarem CTFPTI), a primeira posição remuneratória será idêntica à de escrivão de direito/TJP, e isto sem contar do o FET-Fundo de estabilização tributário que é um subsidio. Ou seja, passam a ganhar mais por mês do que ganhariam se estivessem e continuassem nos tribunais.
E também não esquecer os OJ que ingressaram em 2010, que ingressaram no inicio deste ano na Polícia Judiciária, como especialistas auxiliares. Aí não ganham muito mais, mas trabalham menos e possivelmente ficaram mais próximos de casa.
Desculpem o mau português, escrever num tlm com escrita inteligente é complicado. Ninguém sabe quantos vão entrar, isto é uma reserva de recrutamento o que significa que os candidatos poderão entrar gradualmente. No entanto é assumido oficialmente pela DGAJ, através do despacho do movimento ordinário de junho que os recursos humanos são escassos.
EliminarPara quem não saiba, em 1995 foi aberto um concurso de reserva de recrutamento que se manteve válido durante anos, até porque o atual EFJ de 1999 num dos últimos artigos faz referencia à manutenção da validade da prova de admissão, e até depois de 2000 continuaram a haver ingressos devido ao mesmo.
Mas isso não vai acontecer com este concurso, convicção é algo que não me falta e tenho a certeza que vão todos entrar durante este ano judicial. Até pode ser logo em setembro.
Esta reserva de recrutamento só peca por fazer referencia a 600 vagas. Não devia constar no aviso. Devia ser como na reserva de 1995, ou nos atuais concursos para a PSP ou GNR, primeiro abrem concurso de reserva de recrutamento e depois consoante as necessidades o MAI e o MF abrem vagas de admissões para a frequência dos respetivos cursos ao longo dos 2 ou 3 anos imediatos.
Balanço Social 2013
EliminarQuadro 4: Nível de Escolaridade
Pessoal Oficial de justiça
<b>-4 anos esc: 0 M 0 F
4 anos esc: 1 M 0 F
6 anos esc: 31 M 26 F
9.º ano ou equiv : 314 M 707 F
11.º Ano : 1.687 M 2.821 F
12.º Ano ou equiv: 382 M 821 F</b>
Bacharelato: 26 M 29 F
Licenciatura: 188 M 253 F
Mestrado: 9 M 8 F
Doutoramento: 0 M 0 F
Total OJ: 2.638 M 4.665 F
Total OJ M/F: 7.303
A ideia de alguns representantes dos OJ é, de fato, passar a ser exigida uma licenciatura.
Isso coloca , pelo menos, uma questão: que fazer com os que entraram com habilitações inferiores? Vão passar de um dia para o outro a técnicos superiores?
Quando se passou a exigir licenciatura para admissão à PJ não tiveram os que já lá estavam sem esse grau académico que ser submetidos a um processo de reclassificação? E, consequentemente, não foram submetidos a formação e à prestação de provas?
No caso dos tribunais terá que se passar algo desse género mas num universo de trabalhadores muito maior.(ver dados supra que já estão desatualiuzados com os licenciados que saíram para as AT e para adm judiciários e eventualmente ...para casa)
Pessoal, sabem se existe muita gente interessada para a zona de Braga?
ResponderEliminarEu tenho interesse na zona de Braga, mas não conheço mais ninguém...
EliminarAlguém sabe se irão abrir vagas para a zona de Trás-os-Montes?
ResponderEliminarestou tão nervosa, acho que o meu 16 não vai ser suficiente, tenho visto pelos meus colegas, muito boas notas :-(
ResponderEliminarnão vi até agora ninguém com negativa!
Há notas assim tão boas?
Eliminarem lisboa ha acima de 19,5
EliminarEstudaram para isso! A prova era relativamente acessível! Vamos ver a lista de classificação final!
Eliminarsim, a prova era acessivel mas com muitas rasteiras...quem nao estivesse atento muito facilmente escorregava.
Eliminarserá que é tudo pra cima de 19,5, bem sendo assim já posso "arrumar as botas"!
Eliminarnão se vê muitos comentários da notas aqui...
há notas boas mas também as há baixas, é relativo! Foram 900 e tal não se sabe. Sei de pessoal com 9.5..é aguardar!
ResponderEliminare com negativa!... :(
EliminarConheço umas pessoas com 18 mas tambem com 14. muitos 13 e 14!!!
Eliminarok, eu é que sou uma grande stressada
ResponderEliminaristo eu posso dizer que tive 20 e acabo por ter 10...
Eliminarvamos é esperar pois ha lugar para TODOS o que tiveram acima dos 9,5!
eu do que tenho ouvido é tudo pra cima de 17
ResponderEliminare quanto tiras-te?
Eliminar16 :-(
EliminarEu vou abrir com esta grande verdade! Da primeira vez que corrigi contei 17,5val, depois com mais calma verifiquei que só tive 17val.
EliminarEsta é a minha nota final! Sou de Lx!
E és de que zona? 16 é bom e depende das pessoas que concorrerem para a tua zona...até podem abrir 200 vagas e entrares na mesma... calma :)
Eliminarque seja 50% notas boas e 40% médias os outros 10% abaixo de 12 há que pensar positivo, não me parece que haja 50% 19 valores não sei
EliminarPelo que vejo há aqui muita gente de Lx
EliminarVoces tao muito stressados... não ha mais q 100 19, nem deve haver tantos...é muita gente....calma
Eliminareu queria apenas entrar, nem me interessa a zona!!!
EliminarHá muitos 19, 19,5 e 20!
EliminarConheço pelo menos 10 pessoas com 20 e muitas mais com 19
então entras na boa, conheço muita gente que só quer a área onde vive, se não entrar ai não vai. Por isso penso que quem quiser ir para qualquer lado entra na boa
EliminarHá notas para todos os valores. São 900 candidatos por isso as notas variam, uns estudam mais outros menos, etc...
ResponderEliminarExiste notas muito boas, boas, e más...
Agora penso que o importante é saber o numero de vagas. Porque se nos candidatamos para um sitio que haja apenas 2 vagas, e tenhas 19,5, se alguém com 20 concorrer para o mesmo sitio, ele passa a frente. Mas também é menos uma pessoa com 20 valores que vai concorrer depois para outro sitio...ou seja, vai eliminando. Por isso é que é importante saber o numero de vagas para cada sitio.
E acham que vai abrir para todo o lado?
Eliminareu sou da zona de Aveiro, muita gente claro!!!!!!!
ResponderEliminarui para ai muita concorrência. Tens boa nota?
Eliminarnão, 16!!!
Eliminarmas acho que também por agora só queria entrar...
estamos a falar em suposiçoes...pff...
Eliminarninguem sabe de nada! duvido que muitos tenham tirado 20! esperem pelas notas!
O engraçado é que não vejo aqui ninguém a dizer que tirou 20 ou 19,5.
EliminarMas dizem que há muitos :-)
Lool estava a pensar o mesmo. E até sair a lista toda a gente pode dizer o que apetecer...
Eliminar:-) exacto.
Eliminareu tirei 20 e sou de TSJ eu e mais uns 11 do meu curso! lamento
Eliminarai tanta aldrabice....
Eliminarporquê que eu não acredito nisso...
Vou entrar em depressão, só faltam 590...meu deus!!!
Eliminaresperem la que eu tirei 15 e tenho a certeza que vou entrar...portanto nada de ficarem tristes!!!! lamento....mas nos lutamos por isto e vamos entrar!!!!!!
Eliminaro que vale é que em aveiro todos tem 20 valores! é o que vale!!! :P
EliminarClaudia, claro, estava a ser sarcástica, não houveram 600 com 20 valores, mais alguém terá hipoteses, se houveram boas notas, ainda bem agora não precisam deixar os outros ainda mais nervosos e se sentir inferiores porque não foi uma frase inicente, toda a gente quer entrar e muitos até precisam mesmo disto.
Eliminarfonix, são de aveiro e só tirei 16
Eliminarfonix, sou de aveiro e só tirei 16
EliminarTenho pena de quem tenha o azar de ser sua colega! Ninguém a atura... que gentinha...
Eliminar:-) alto afinal sempre estão aqui pessoas que tiraram 20 valores :-)
EliminarNão sei o porque do silêncio :-)
Isto aqui neste blog da para ver como esta o mercado de trabalho. As pessoas fazem e dizem de tudo para deitar os outros abaixo, seja de que forma for.
Eu nem sequer fiz exame, nem sou desta área, apenas estou a informar uma pessoa o desenrolar da situação e informações UTEIS que possam dar, uma vez que ela não tem disponibilidade. E uma pessoa de fora deste concurso dá para ver o que as pessoas dizem sem lógica nenhuma.
Incrível :-)
o sentimento é reciproco!
Eliminarbeijinhos
As vezes nem é uma questão de estudo, basta uns serem mais nervosos que outros e com dificuldade em se concentrar para estragar tudo, haviam rasteiras que careciam de muita atenção e até eram perguntas fáceis!
ResponderEliminarAdorava que o exame tivesse sido mais difícil... assim vai ser uma confusão
EliminarBom.... eu apanhei 12 valores... estou tramada :(
ResponderEliminarvoce vai entrar! acredite!
Eliminar