Candidatos Para Ingresso

     Começaram ontem a ser recebidas as cartas da DGAJ dirigidas a cada um dos candidatos aprovados na prova de conhecimentos.


     Esta carta, abaixo reproduzida, para além da indicação, para cada um, do seu número mecanográfico, numero este que usará para o resto da sua vida profissional nesta carreira, informa que brevemente irá ser remetido para publicação no Diário da República o aviso de abertura do movimento extraordinário de Oficiais de Justiça, o qual também será divulgado na página da DGAJ.


     As regras para ingresso estão previstas nos artigos 16º e seguintes do Estatuto dos Funcionários de Justiça (EFJ).


     A forma de efetuar o requerimento, após a publicação do aviso de movimento extraordinário, indicando os núcleos da sua preferência, será dirigindo-se a qualquer secretaria, solicitar autorização a quem a chefiar, exibindo a comunicação, para efetuar, num computador de alguém dessa secretaria, o requerimento.


     Na secretaria indicar-lhe-ão a página (Intranet) para realizar o requerimento. Entrará com o seu número mecanográfico e um código inicial comum a todos. Logo depois de entrar deverá alterar esse código para um código pessoal.


     Veja instruções mais pormenorizadas sobre a aplicação onde efetuará o requerimento na seguinte hiperligação: “Oracle”.


     Atenção que os locais a indicar no requerimento de preferências deverão ser os locais que efetivamente pretende e não apenas aqueles que irão ser divulgados como existindo vagas. Isto é, independentemente das vagas divulgadas, uma vez que a este movimento extraordinário concorrem também os Oficiais de Justiça já em funções, vagas novas poderão surgir.


     Assim, o requerimento a apresentar pelos candidatos devera deter os locais onde de facto pretendem ser colocados, independentemente de para aí serem divulgadas quaisquer existências de vagas. Deverão, pois, realizar uma verdadeira lista de preferências e pela ordem decrescente de preferências.


OficioDGAJNovosIngressos.jpg

Comentários

  1. Dirigimo-nos à secretaria só depois de sair o aviso ou pode ser antes?
    Pelo que entendi devemos esperar pela publicação do aviso e só depois, em oposição ao movimento, nos dirigimos à secretaria para preenchimento do dito requerimento.. Estou correcta ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, está correta. Só pode concorrer a um movimento depois da abertura do mesmo e não antes.

      Eliminar
  2. O que está a meter-me mais dúvidas vão entrar os 600 em Setembro. A nossa situação profissional e familiar quando vamos começar a resolver. Algum de vós sabe responder a essas questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estas questões também me estão a afligir, principalmente o tempo de espera porque eu estou empregada com contrato a termo certo e tenho que cumprir o aviso prévio de 30 dias. Tenho receio de entregar a demissão e depois não ser colocada em Setembro ou então não obter a informação quanto à colocação com 30 dias de antecedência.

      Eliminar
    2. Pois colega a minha preocupação assenta no mesmo, estou na mesma situação. espero que DGJA nos faculte esta informação. para podermos resolver as nossas vidas.

      Eliminar
  3. Um Zé QLQ13/7/15 13:01

    Boa tarde;

    Eu tambêm me encontro na mesma situação eu estou efectivo na minha empresa á 7 anos tenho de dar 60 dias, não sei quando e que tenho de por a carta pois tambêm não quero perder dinheiro.

    Isto tudo é um pouco constrangedor e provoca ansiedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma situação constrangedora a que a DGAJ não é sensível. Quem tenha que avisar com 60 dias de antecedência já não os consegue cumprir (a entrar a 01SET).

      Quem sempre trabalhou no Estado não tem consciência nem sensibilidade alguma para apreciar e solucionar questões como esta, nem se espere que venham a ter, pois nunca a terão.

      A única possibilidade de minimizar os problemas será cada um dos candidatos ir preparando a sua entidade patronal para a possibilidade de terem que sair e apresentar-lhes a situação clara, tal qual ela é; a indefinição atual e a incerteza. Digam que existe a possibilidade mas ainda sem certeza, que lamentam não dispor de mais dados mas que o Estado é mesmo assim e peçam compreensão para a vossa situação de possibilidade de deter um emprego público estando no entanto nesta indefinição. As vossas entidades patronais atuais serão, sem dúvida, muito mais compreensivas e facilitadoras do que qualquer entidade pública e poderão passar por cima dos formalismos. No entanto, se ainda não o fizeram devem ir preparando desde já e imediatamente a entidade patronal para que isso seja interpretado, de certa forma, como um aviso, ainda que informal, pois a nível particular, virá a ser considerado aviso formal e, na maioria dos casos, não terão qualquer problema com uma súbita saída.

      Para aquelas pessoas que possam ainda prestar algum serviço após as 17H00 ou nos fins-de-semana, em casos extremos, digam que, a título excecional, até poderiam compensar dessa forma até perfazer as horas devidas, mas só proponham isto numa situação limite.

      Não há qualquer problema em não comunicar com a devida antecedência desde que a entidade patronal o aceite. O formalismo pode ser ultrapassado e as pessoas do setor privado sabem como fazê-lo e compreenderão perfeitamente a vossa situação mas exponham-na já.

      Eliminar
  4. O meu problema é exactamente o mesmo!! A minha solução foi entregar a carta para respeitar os 60 dias mas apelar à compreensão da chefe que poderia não ser para entrar em setembro como esperado... É esperar que tudo corra pelo melhor e que se correr pelo pior que haja compreensão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou como tantos outros aqui.
      Trabalho há mais de três anos num local onde estou efectiva e o meu prazo de pré-aviso já terminou no dia 03 de Julho (tendo em conta que seria para entrar no dia 01 de Setembro).
      Optei por falar directamente com o patrão, explicando-lhe a situação, colocando a possibilidade de uma saída mas sem dar nenhuma certeza.
      Facilitou, é verdade mas tenho ainda férias para tirar e queria tirá-las na última semana de Agosto de forma a organizar a minha vida antes da, eventual, entrada no tribunal mas assim torna-se difícil saber o que fazer.

      Eliminar
  5. Tendo em conta concurso anteriores, alguém me sabe dizer depois do movimento definitivo quantos dias nos dão para nos apresentarmos ao serviço?
    E se já tivermos por exemplo uma viagem marcada em setembro, podemos justificar e entrar uns dias mais tarde?

    ResponderEliminar
  6. Estou a adorar o fato da Dgaj andar a notificar quem ficou acima do lugar 600, penso que fazem muito bem..pois a ver por certos comentários existe algumas meninas ou meninos ( bebés ), que já alegaram que se forem colocados longe da sua área de preferência não iam..ou iam protestar..aqui está uma excelente solução quem não quer ficar, não faz falta nenhuma, e entra os que estão acima do lugar 600...muito bom mesmo.Ou seja existe 50 potenciais candidatos que poderão substituir os outros..este também é um indicio muito forte de que entrarão 600 já em Setembro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas pessoas deviam ter vergonha de usar a internet apenas e só para destilar veneno. Sinceramente...

      Eliminar
    2. Vou pa onde precisarem e até quem sabe para onde eu quiser. E os outros também.
      Esse tal veneno mói mas não mata.......dá vida á net !
      Vocês tão sempre zangados com alguma coisa. Isso faz mal á saúde.
      Eu só sei que a minha carta era mais bonita do que a vossa.
      Bem Feito ! =)

      Eliminar
    3. Cartas de amor..........
      Quem não as tem...........
      Cartas de amor..........
      LA LA LA LA :::::::::::::

      Eliminar
    4. Isso das cartas de amor soa-me familiar, caro sr. Calix. Se calhar é um comentador assíduo do outro grupo...

      Eliminar
    5. Qual grupo?

      Eliminar
    6. Existe outro grupo?

      Eliminar
    7. O grupo dos candidatos no facebook.

      Eliminar
    8. Olá! Isso quer dizer o quê?

      OficiaisJustiça-GrupoPT
      OficiaisJustiça-GrupoDos

      Isto ? Eu não tenho Facebook ! Não gosto de fotos pirosas.
      Mas este blog agrada-me !
      Se falarem sobre permutas eu prometo que não me meto na conversa.
      Boa tarde. e + 50 para Setembro.

      Eliminar
    9. Não gosto de Facebook!
      Agora fiquem á vontade!
      Se quiserem tenho umas musicas fixes no meu blog!
      Vou beber uma mini!
      Saudações para todos. Já sabem o meu email !
      Sou o Chavecas !
      Boa sorte nas vossas transferências. +50

      Eliminar
    10. +50? porque? estás para lá dos 600? cada um com o que merece

      Eliminar
    11. Os 50 é apenas para combater os meninos mimados que se recusam a sair de opé de casa, para ir trabalhar para o local que forem notificados oficiosamente..ou seja é pessoal que vai ficar de reserva...para o caso de haver desistências...esses avançam.Ou seja quem não quer dança na rua...

      Eliminar
    12. Calix fazes bem em não gostar do Facebook..não perdes nada com aquele grupo que mais parece um centro de engate, onde já dá para ver o perfil de certos candidatos..altamente problemáticos, e violentos.

      Eliminar
  7. Não diga que são meninos mimados, que não querem sair de casa.
    É que, nem todas as pessoas, têm condições financeiras para irem para longe da sua área de residência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a parte que não percebeu que se aceitarem o trabalho terão um salário...e estabilidade pelo que em curto prazo de tempo poderão combater a falta de condições financeiras??sacrifício toda gente vai ter que fazer...

      Eliminar
    2. Cada um sabe da sua vida.
      E lá por darem um salário razoável e algumas condições, nem todas as pessoas acham que compensa irem para longe. Porque como sabe, é preferível estar perto da área de residência, do que estar a 200 ou 300km.
      E apesar de existirem depois movimentos, para se pedir aproximação, esses movimentos demoram sempre algum tempo....
      Mas, é claro que quando se se inscreve em concursos públicos, tem que se estar sujeito a várias coisas/situações. Que nem sempre são ao agrado de todos...

      Eliminar
    3. Tou no " meio" da tabela de classificações.
      Já toda a gente sabe quem é o 409.
      Basicamente tenho uma alcunha diferente em cada freguesia.
      Defendo sempre o 50 +. Se por acaso eles forem mimados deicharão de o ser qd adquirirem experiência nos tribunais.
      É meu dever estar do lado deles. Pois também já estive numa lista de reservas 3 anos e quem fica nessa lista não vai contribuir nem aprender nada sobre a profissão de funcionário judicial.
      E os conhecimentos que são adquiridos nas formações vão-se perdendo com o tempo !
      Assumo a minha culpa por não me ter esforçado mais nessa época, mas se eu estou convicto e preparado para o que der e vier acho que os 50 + também estarão .
      Só precisamos todos do apoio das pessoas mais experientes.
      Saudações a todos e Bom fim de semana oficiais e candidatos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ