Mais Um Movimento Extraordinário

     E pronto, a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) acaba de anunciar aquilo que já vinha insinuando, isto é, a realização de uma segunda volta de colocações na forma de um novo movimento extraordinário.


     Assim, após a incompleta colocação do movimento extraordinário de julho, aqui vem um novo movimento extraordinário de setembro.


     Neste segundo movimento extraordinário anunciam-se algumas vagas, sem especificar o número concreto em cada núcleo, não se fazendo desta vez qualquer referência a colocações oficiosas para o caso de estas vagas anunciadas não serem preenchidas. Assim, caso tal aconteça e restem candidatos por colocar até às 600 entradas possíveis e tendo em conta a nova conceção da DGAJ manifestada no anterior movimento, certamente terá que fazer um terceiro movimento extraordinário ou mais, até conseguir colocar, por esta via, todos os 600 candidatos, sem recorrer às colocações oficiosas que recentemente foram consideradas inapropriadas. Ou será que agora deixarão de ser inapropriadas? O despacho nada diz, pelo que o mais provável é não ser utilizada esta forma de colocação, pois se no outro movimento o diretor-geral disse que procederia às colocações oficiosas e não o fez, agora que nada disse, certamente que também não o fará.


     Ora, esta ausência de indicação sobre as colocações oficiosas vai obrigar os candidatos que queiram ingressar seja lá onde for, sem quaisquer limitações de distância, a ter que realizar requerimentos onde constem todos os núcleos e demais possíveis colocações, como os tribunais administrativos e fiscais, do país inteiro.


     No caso da existência de colocações oficiosas, os candidatos teriam apenas que colocar as suas verdadeiras preferências, deixando as demais possíveis colocações para a forma oficiosa e beneficiando de antecipação de poder concorrer a movimentos, ao invés das colocações a pedido que os obrigarão a permanecer pelo menos dois anos no lugar que nunca quiseram.


     Assim, o mais provável é que estes restantes cerca de centena e meia de candidatos elaborem requerimentos nos quais constem todos os locais do país, pois não sabem onde surgirão vagas e caso não sejam colocados nas opções colocadas, não havendo colocações oficiosas, nunca serão colocados. Também não podem acreditar que venha a existir um terceiro movimento extraordinário dentro de um ou dois meses, para ir colocando os que restem, pois desta vez haverá candidatos a colocar todo o país, assim sem mais nem menos, porque pretendem mesmo ser colocados.


     Esta nova conceção da DGAJ de não utilização das colocações oficiosas só vem complicar a vida aos candidatos, pois serão colocados onde não querem e aí deverão permanecer durante muito mais tempo, como se de facto essa fosse a sua vontade.


     Atenção que este movimento extraordinário está aberto a todos os Oficiais de Justiça já em funções que estejam em condições de a ele se candidatar e aos candidatos que não foram colocados no movimento extraordinário de julho.


     Todos os interessados devem efetuar um novo requerimento para ser considerado a este movimento de setembro, detendo o prazo de 10 dias úteis para o fazer, após a publicação do aviso no Diário da República, o que está previsto venha a acontecer no próximo dia 17SET, pelo que, a assim acontecer, os requerimentos deverão ser efetuados até ao dia 01OUT.


     Este movimento está limitado a primeiras colocações, transferências e transições das categorias de Escrivão Auxiliar e de Técnico de Justiça Auxiliar.


     Mais uma vez se alerta que os requerimentos deverão ser efetuados de acordo com os interesses dos candidatos e dos Oficiais e Justiça, independentemente das anunciadas vagas, pois para além destas, serão consideradas todas as vagas que venham a surgir durante a realização do movimento, vagas estas que são imprevisíveis. Por este motivo, as vagas indicadas são meramente indicativas e nem sequer há a garantia que estejam corretas, pois no anterior anúncio foram anunciadas vagas que depois a DGAJ veio a dizer aos reclamantes que eram lapsos e que não existiam, pelo que esta indicação das vagas não serve para nada.


     Veja na seguinte hiperligação as vagas constantes do despacho do diretor-geral DGAJ e demais informações: "Despacho".


     Pode também aceder à divulgação geral na seguinte hiperligação: "Ofício-Circular".


     Por fim, avisar os candidatos que podem aproveitar os requerimentos anteriormente apresentados, importando para o novo que irão fazer as opções listadas no anterior, acrescentando agora as novas opções ou eliminando as anteriores.


     Avisar ainda aqueles que depois das opções ordenadas estejam dispostos a inserir todas as demais possibilidades do país inteiro, salvaguardando assim que não será por falta de colocação da opção que não serão colocados, que não necessitam de conhecer todas as possibilidades, basta, por exemplo, colocá-las por ordem alfabética. Em vez de escrever o nome da localidade, coloque só uma letra e pesquise, a aplicação mostrará todas as possibilidades que se iniciem por essa letra, escolherá uma das opções exibidas e repetirá a letra, mostrando a aplicação as possibilidades restantes já sem aquela que escolheu e assim sucessivamente até esgotar as possibilidades dessa letra, passando depois de outra e outra até inserir o país inteiro se essa for a vossa intenção.


     Notem que a falta de colocações oficiosas implica que só serão colocados nas vagas quem de facto as indicar. Para além disso, da cerca de centena e meia de candidatos que agora aguardam a colocação e que irão apresentar requerimento, haverá sempre quase meia centena de candidatos que não terão hipótese alguma de serem colocados e estes serão os que estiverem na lista de graduação em lugar mais baixo, só podendo estes alterar este desígnio pela certeza da colocação de mais opções e esperar que haja desistências, outros candidatos com requerimentos mais curtos e limitados nas opções.


ViasCaminhosMovimentacao.jpg

Comentários

  1. alguma maneira de termos acesso ao mapa com os núcleos atualizados?
    quando fui fazer o 1 requerimento os colegas tinham lá, gostava de já levar a lista preparada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem quiser consultar os núcleos/comarcas do país veja na coluna da direita sob a designação de "Ligações a Documentos", o documento designado "Index 1ªInst 01SET2014".

      Nesse documento (que é preciso baixar para aceder às várias páginas) estão, para além dos núcleos que compõem as comarcas, todos os contactos e moradas dos mesmos.

      Eliminar
  2. Quem ingressou no movimento extraordinário de julho não pode concorrer a este novo movimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o que entendi não. Só os que ficaram de fora e os que podem pedir transferência, ou seja,os mais "antigos".

      Eliminar
    2. Tal como "TF" refere, este movimento extraordinário de setembro destina-se apenas aos candidatos em reserva, ou seja, que não foram colocados e aos Oficiais de Justiça em serviço que igualmente não foram colocados no anterior ou que a ele nem sequer concorreram, desde que estejam em condições de concorrer a este, designadamente, detendo, pelo menos, os dois anos sem terem sido movimentados.

      Eliminar
  3. Daqui só se extrai uma coisa: este concurso é uma vergonha! É ridículo! Mas que falta de transparência. Desde o momento em que não houve colocações oficiosas e agora abertura de vagas mesteriosas? Onde andavam estas vagas no movimento anterior!? Então eu entrei no movimento de Julho 1 colocação, tive 16 e fui parar a Lisboa e agora vejo que existem vagas que tinha colocado no meu requerimento perto da minha residência e antes de Lisboa? Como é que eu posso reclamar? Isto é completamente injusto! Quer dizer que agora um candidato em reserva com nota inferior a minha vai para uma vaga que eu tanto queria e pus como opção? Não entendo este país nem a justiça que temos! Enfim só me apetece desistir disto tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este concurso não é uma vergonha, é uma merda.

      Eliminar
    2. E dizer que é uma merda é um elogio! Pais de cunhas e interesses é só isto que vos digo. Os lugares estavam guardadinhos! Senhor oficial de justiça como podemos reclamar?

      Eliminar
    3. Não desista. Vai ser um@ bom@ colega !

      Eliminar
    4. Podemos reclamar para a DGAJ, ainda está em curso o prazo para recurso administrativo das colocações em DR, são 10 dias após publicação, quem se sente lesado deve de reclamar e também reclamar junto dos sindicatos!!!

      Eliminar
  4. ░░░░░▄▄▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▄▄░░░░░░░░░ ░░░▄▀░░░░░░░░░░░░░░░▀▀▄▄░░░░░ ░░▄▀░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░▀▄░░░ ░▄▀░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░█░░ ░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░█░ ▐░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░█ █░░░░▀▀▄▄▄▄░░░▄▌░░░░░░░░░░░░▐ ▌░░░░░▌░░▀▀█▀▀░░░▄▄░░░░░░░▌░▐ ▌░░░░░░▀▀▀▀░░░░░░▌░▀██▄▄▄▀░░▐ ▌░░░░░░░░░░░░░░░░░▀▄▄▄▄▀░░░▄▌ ▐░░░░▐░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░▄▀░ ░█░░░▌░░▌▀▀▀▄▄▄▄░░░░░░░░░▄▀░░ ░░█░░▀░░░░░░░░░░▀▌░░▌░░░█░░░░ ░░░▀▄░░░░░░░░░░░░░▄▀░░▄▀░░░░░ ░░░░░▀▄▄▄░░░░░░░░░▄▄▀▀░░░░░░░ ░░░░░░░░▐▌▀▀▀▀▀▀▀▀░░░░░░░░░░░ ░░░░░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░ ░░╔═╗╔═╗╔═╗░░░░░║░║╔═╗║░║░░░░ ░░╠═╣╠╦╝╠╣░░░░░░╚╦╝║░║║░║░░░░ ░░║░║║╚═╚═╝░░░░░░║░╚═╝╚═╝░░░░ ║╔═░╦░╦═╗╦═╗╦╔╗║╔═╗░░╔╦╗╔═╗╔╗ ╠╩╗░║░║░║║░║║║║║║═╗░░║║║╠╣░╔╝ ║░╚░╩░╩═╝╩═╝╩║╚╝╚═╝░░║║║╚═╝▄░

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode reclamar para a DGAJ, ainda está em curso o prazo para recurso administrativo das colocações em DR, são 10 dias após publicação, quem se sente lesado deve de reclamar e também reclamar junto dos sindicatos!!!

      Eliminar
  5. Burocracia à portuguesa. Era tão mais simples terem feito colocações oficiosas, por ordem de classificação de cima, vagas e local de residência dos candidatos. A não ser que a ideia inicial fosse atrasar a entrada de alguns candidatos, como meio de poupança.

    ResponderEliminar
  6. ████▀░░░░░░░░░░░░░░░░░▀████ ███│░░░░░░░░░░░░░░░░░░░│███ ██▌│░░░░░░░░░░░░░░░░░░░│▐██ ██░└┐░░░░░░░░░░░░░░░░░┌┘░██ ██░░└┐░░░░░░░░░░░░░░░┌┘░░██ ██░░┌┘▄▄▄▄▄░░░░░▄▄▄▄▄└┐░░██ ██▌░│██████▌░░░▐██████│░▐██ ███░│▐███▀▀░░▄░░▀▀███▌│░███ ██▀─┘░░░░░░░▐█▌░░░░░░░└─▀██ ██▄░░░▄▄▄▓░░▀█▀░░▓▄▄▄░░░▄██ ████▄─┘██▌░░░░░░░▐██└─▄████ █████░░▐█─┬┬┬┬┬┬┬─█▌░░█████ ████▌░░░▀┬┼┼┼┼┼┼┼┬▀░░░▐████ █████▄░░░└┴┴┴┴┴┴┴┘░░░▄█████ ███████▄░░░░░░░░░░░▄█████

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquele grupo do facebook é do mais ridículo que existe, o ppl agora fala que vão impugnar o concurso todo??e até existiu quem tentase interpor uma providencia cautelar, com que fundamento não tem a mínima hipótese, nem com providencias cautelares lá vão, a falta de sensibilidade jurídica dessa gente é gigantesca,não percebem que estão a tentar mexer com a velha guarda do sistema que vos vai quebrar num instante...vocês quando chegarem lá dentro vão ver como a bola rola,obviamente que não concordo na qualidade de candidato com o que se está a passar...mas meus amiguinhos tenham juízo e cuidado da forma como estão a dar a cara.Por isso é que comento aqui o que penso assim ninguem me queima

      Eliminar
    2. Ridícula parece a sua opinião e a sua qualidade de candidato deve ser tanta que aposto que está de fora ;)

      Eliminar
    3. Existiu quem tentasse intentar uma providencia cautelar? Não sei onde viu isso nesse grupo! Ninguém falou que tentou intentar nada, apenas comentavam as possibilidades de reclamarem face à atual situação, e a impugnação que falaram foi uma expressão mal utilizada e é óbvio que não era o concurso todo!! Basta ler e saber interpretar!!!
      Mas nesse grupo só lá está quem quem, quem não quer ou acha ridiculo e completamente inutil a existência do tal grupo, sempre pode sair ;-)

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Mas eu gosto de estar lá inserido para depois poder vir para aqui criticar, por isso vou continuar feito um espião no meio do grupo, contudo qualquer pessoa minimamente instruída, consegue perceber que o concurso preenche os requisitos legais não existe qualquer ponta solta no mesmo, vão impugnar o que????só podem querer brincar, é ridículo a falta de noção, e até mesmo preocupante, uma coisa é a DGAJ prometer coisas e não cumprir, outra coisa é o cumprimento da Lei, ou será que meia dúzia de pirralhos descobriram uma nova lei e quem lida com isto a anos não sabe nada?Amigas e amigos pede-se menos pro-potencia, vamos nos indignar com o que efeitivamente vale a pena.

      Eliminar
    5. Caro anónimo
      Pelo que entendi ninguém vai impugnar nada!!! Foi uma expressão mal utilizada, vão sim fazer uma reclamação/exposição à DGAJ, é certo que pode não dar em nada, mas estão no seu direito de a fazerem se se sentem lesados!!!

      Eliminar
  7. 。◕‿◕。12/9/15 19:49

    (͡๏̯͡๏)(͡๏̯͡๏)
    ( , ,)( , ,)
    ¯**´¯**´¯`•.¸¸.ღ´´¯`•.¸¸.

    ...

    É claro que em cada movimento certas vagas são preenchidas e outras ficam assim disponíveis. Compreende-se que as colocações são feitas simultâneamente com as transferências, e daí que vagas aparecem e desaparecem.

    Quem se achar mal colocado poderá tentar uma nova vaga no movimento ordinário de Outubro.

    ...

    650

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha mesmo??? Agora era o festival das trocas, todos aqueles que foram colocados só passado 2 anos poderam trocar, tão simples quanto isso no máximo farão permutas se as mesmas forem concedidas.

      Eliminar
  8. O que se passa é o seguinte. Cada vez que há um concurso, ele é seguido de um movimento (ordinário ou extraordinário).
    Seguidamente fazem-se colocações nas vagas disponíveis. No entanto essas vagas também são disponibilizadas a funcionários em funções, e é lógico que esses têm todo o direito a concorrer a uma vaga pela qual lutaram duram-te anos de dedicação e esforço profissionais.
    Com isto, é normal que no fim de cada movimento novas vagas apareçam disponíveis pois anteriormente estavam ocupadas.
    Neste concurso não há cunhas nem ilegalidades. Devemos apenas compreender que quando aparece uma vaga disponível os funcionários têm o seu direito mais do que legitimo a preenche-la.
    Estes movimentos estão a ser feitos com carácter de urgência e transparência e no fim respeitarão todos os critérios de justiça do ponto de vista concursal para candidatos e funcionários.

    A tolerância ás formas de expressão permanecerá vigente e os rótulos verificar-se-ão apenas durante avaliações e inspecções.
    Lutemos apenas pela união dos Funcionários de Justiça.

    Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  9. (͡๏̯͡๏)(͡๏̯͡๏)12/9/15 22:05

    Agora fiquem com a net, que eu fico com a minha vaga !

    。◕‿◕。

    ResponderEliminar
  10. Isto é tudo muito giro, mas, mais importante que tanto blá blá, quanto é que um oficial ganha em inicio de carreira já livre de impostos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 。◕‿◕。14/9/15 12:34

      Isso é entre mim e ela... não tens nada a ver com isso !
      ...
      ……(\_/)
      ……( ‘_’)
      …./”"”"”"”"”"”"\======░ ▒▓▓█D
      /”"”"”"”"”"”"”"”"”"”\
      \_@_@_@_@_@_/

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ