A Exposição Itinerante nos Palácios de Justiça

      Foi recebida comunicação da Gestão da Comarca de Porto Este, informando que a exposição itinerante de fotografia do Procurador Adjunto (do Ministério Público) Alberto M. Carneiro, iniciada no ano passado, se aproxima do seu fim.


      Na comunicação recebida lê-se que “Dado que estamos perante uma iniciativa inédita na atividade jurisdicional dos Tribunais e inovadora pelo facto de percorrer todos os Palácios da Justiça, sendo objeto de várias referências noticiosas nas redes sociais dos municípios por onde esteve exposta, na comunicação social local, bem como no vosso blogue, convidamos todos os Oficiais de Justiça a participarem nesta atividade e solicitamos a sua divulgação.”


      Assim, e porque já antes divulgáramos esta iniciativa, no ano passado, com o artigo de 17SET2017, intitulado “Exposição Fotográfica Percorre Palácios da Justiça”, dando aqui notícia desta iniciativa inédita no âmbito dos tribunais, cumpre hoje aceder à solicitação da Gestão daquela Comarca, divulgando o encerramento da inédita iniciativa.


      Se é certo que outras exposições ocorrem pontualmente em vários palácios da justiça, a originalidade desta é a sua itinerância por todos os palácios da justiça da comarca, o que constitui uma excelente iniciativa que deveria ser habitual em todo o país.


      A maioria dos palácios da justiça possuem condições para realizar exposições e mesmo outras atividades, sendo esta uma excelente forma de aumentar ou até iniciar um entrosamento com a comunidade local, humanizando e socializando os espaços judiciais.


      Por isso, aqui se divulga a iniciativa, que se aplaude, com o intuito de semear algo que se possa colher no futuro, por todo o país, no sentido de deter espaços judiciais mais humanizados e mais próximos das populações.


      O referido Procurador Adjunto, que diz que “os gabinetes também têm janelas”, apresenta uma exposição de fotografias itinerante que percorreu os palácios da justiça e núcleos da Comarca de Porto Este, desde a primavera do ano passado, para terminar um ano depois, no próximo dia 23 de março, em Penafiel.


      A iniciativa detém ainda um caráter caritativo, uma vez que as obras fotográficas estão à venda, mediando no negócio o Gabinete de Apoio Técnico da Comarca de Porto Este, resultando o produto da venda num donativo para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens dos respetivos municípios da Comarca.


      A exposição tem por título: «Homem/Natureza: A “arte” de Deus»


      O autor é magistrado do Ministério Público, natural de Ermesinde (Valongo), exerce atualmente em Penafiel (desde há 17 anos), tendo estado antes colocado nas extintas comarcas de Povoação e São Miguel (da atual Comarca dos Açores) (em 1997 e 1998) e depois no Porto (1999 e 2000).


      No folheto da exposição, refere que a fotografia é uma paixão e o seu passatempo, “surgindo-lhes as fotografias de modo espontâneo e espelhando a forma como observa o mundo que o rodeia”. Frase e afirmação que não deixa de ser um lugar-comum, diz ainda que “A fotografia é, por definição, essencialmente, a técnica de criação de imagens. Criar, que não apenas captar ou reproduzir. Cada fotografia é “um certo olhar” sobre a realidade.”


      O Procurador fotógrafo cita ainda Teixeira de Pascoaes: «As coisas são possibilidades realizadas contendo inúmeras possibilidades realizáveis».


Fotografia(ExposicaoPortoEste2017)ProcAdjAlbertoMC


      Pode consultar o “programa de encerramento”, o “folheto da exposição” e a “comunicação à imprensa”, seguindo as hiperligações aqui inclusas.


Fotografia(ExposicaoPortoEste2017)ProcAdjAlbertoMC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ