No 2º Dia, a Análise do Primeiro Dia
No primeiro dia da greve ontem iniciada, pese embora todas as pressões em sentido contrário, seja pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), que se esforçou imenso por todo o país para que esta greve fosse um insucesso, com reuniões e usando mesmo os meios comunicacionais oficiais através da hierarquia das comarcas, como ocorreu com o caso dos e-mails, seja pelas interpretações díspares dos serviços mínimos que, em cada comarca, aumentaram em demasia e excesso as presenças desnecessárias nas secções, seja até pelo inusitado bloqueio do acesso à página do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ); apesar de tudo isto, o primeiro dia de greve foi um rotundo sucesso, esperando-se que hoje e amanhã haja ainda uma maior adesão.
Houve muitas secções em que se verificou uma adesão de 100% e, noutros, embora tal percentagem não tenha sido atingida, ficou muito próxima, com resultados superiores a 90% e estes valores não se verificaram apenas em secções mas em núcleos inteiros.
Noutros locais estes valores rondaram os 60% e outros houve em que a adesão foi de 0%.
Do que se apurou, a percentagem mais elevada de adesão neste primeiro dia verificou-se a norte. Em média, de acordo com o SOJ, em declarações à agência Lusa, a norte, a adesão à greve no primeiro dia situou-se nos 70 a 75%, enquanto que a sul a adesão rondou os 55 a 60%.
Em muitos locais, os Oficiais de Justiça que aderiram à greve, compareceram nos locais habituais de trabalho para se concentrarem nas entradas dos edifícios onde laboram. Não compareceram obviamente todos, em face das deslocações que teriam que realizar desde as suas residências, muitos residindo a muitos quilómetros de distância. Ainda assim, foi possível realizar algumas concentrações e, dessas, foram retiradas algumas fotografias que a comunicação social publicou, havendo outras que nos foram enviadas por e-mail com o propósito de serem publicadas e, por isso, a seguir se publicam algumas das fornecidas ou colhidas na comunicação social.
Como se disse, note-se que as concentrações na entrada dos edifícios não representam as adesões mas apenas as concentrações de aqueles que a isso se dispuseram e que são, obviamente, menos, do que as adesões. De todos modos, aqui fica o registo fotográfico possível.
No Porto:







Em Aveiro:

Em Guimarães:



Em Loures:

Em Penafiel:

Em Paredes:

E os da Maia no Palácio do Porto:

A greve dos Oficiais de Justiça foi abordada em muitos meios de comunicação social e a seguir se indicam alguns dos consultados e até aqui citados ou de onde foram extraídas imagens: “Verdadeiro Olhar”, “Guimarães Digital”, “Porto Canal”, “TSF”, “Observador”, “Jornal do Centro”, “Correio da Manhã” e “TVI24”.
Que engraçado: já viram que em Penafiel e em Paredes as pessoas são as mesmas?
ResponderEliminarUnidade. Solideriadade.
EliminarA unidade e a solidariedade dos funcionários que infelizmente no mesmo núcleo têm razões acrescidas para estarem unidos.Só é pena que nos outros Tribunais deste núcleo não exista este espírito de união contra a prepotência da gestão.
Eliminar