Sem ADSE de um dia para o outro

      Tivemos notícia de que estão a acontecer coisas surpreendentes com a ADSE. Um dos casos de que tivemos conhecimento é o de um beneficiário da ADSE e utente em tratamento num prestador de serviços médicos que, de um dia para o outro, sem aviso prévio, recebe uma mensagem escrita no telemóvel a informar que logo “a partir de amanhã” o hospital passa para o regime livre e se quiser continuar com os tratamentos terá que pagar o valor dos mesmos pela tabela e por inteiro.


      O acordo do prestador de serviços com a ADSE é rasgado de um dia para ou outro?


      Não são salvaguardadas as pessoas que estejam num regime de tratamento?


      Não deveria haver um aviso prévio com mais tempo de forma a permitir que os utentes pudessem decidir o início ou a interrupção programada do tratamento?


      Abaixo pode ver a imagem da dita mensagem telefónica.


SMS-ADSE.jpg


       Há ainda outras notícias com especialidades médicas que, de um dia para o outro, passam dos 3,99 para o valor da tabela de 60, 70, 80 euros… e caso há que, por especial favor, decidem fazer um preço promocional temporário, a quem tenha a ADSE, de 35,00.


      Claro que um sistema que permite receber uma SMS no telemóvel a dizer que, afinal, ou paga tudo ou deixa de ser acompanhado ou tratado já amanhã, é um sistema que não está a pensar nas pessoas suas beneficiárias ou utentes.


      Mensalmente, aliás, catorze vezes ao ano, as pessoas pagam para manter um sistema que pressupõem seguro mas que, afinal, não é um sistema que aporta segurança e tranquilidade às pessoas, logo, não é credível, e, por isso, prosseguindo este caminho, certamente colapsará, quando os beneficiários se retirarem do sistema, como vem acontecendo e as tentativas de captação de novos não surtirem o efeito pretendido de ter mais pagadores que suportem o sistema.


      Hoje em dia, as companhias de seguros oferecem pacotes de seguros de saúde muito diversificados, com custos muito competitivos e serviços que nem sequer impõem limites de idade.


      O número de beneficiários da ADSE tem vindo a descer sempre, conforme pode ver no gráfico abaixo e, com este tipo de sucessos e segurança, a previsão não será de inversão da tendência, pelo que é bem possível que estejamos a assistir aos últimos momentos da ADSE.


      O fim da ADSE, no entanto, não constituirá nenhum problema para os beneficiários, uma vez que esse fim será automaticamente aproveitado pelas companhias seguradoras para se substituírem ao sistema, captando tantos funcionários do serviço público, aliás, como já hoje vão fazendo.


      Nas redes sociais, podia ler-se o seguinte comentário sobre este assunto: “Adormecemos com a anestesia convencionada e acordamos com ela em regime livre”.


ADSE-BeneficiariosEvolucao10Anos(2006-2016)-Grafic


      Fontes: “Facebook – Grupo de beneficiários da ADSE” e “Pordata”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ