A Próxima Quinta Será Grande

      Esta quinta-feira que vem (11OUT) realiza-se o Plenário Nacional convocado pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) em Lisboa.


      Todos os Oficiais de Justiça, mesmo que inscritos noutro sindicato ou em nenhum, podem deslocar-se a Lisboa para participar nesta iniciativa do SFJ.


      Na semana passada, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) manifestou apoiar esta iniciativa. Disse assim:


      «Antes de mais, cumpre informar que o SOJ apoia todas as iniciativas que visem denunciar a situação em que se encontram os Oficiais de Justiça. É o caso, pensamos, desta ação.»


      Não há, pois, qualquer divisão de opinião mas, pelo contrário, uma confluência, porque, como é óbvio, e como diz o SOJ, todas as ações que “visem denunciar a situação em que se encontram os Oficiais de Justiça” deve ser apoiada por todos.


      O único óbice que existe é a localização do plenário e a dificuldade de todos se deslocarem a Lisboa. Mesmo com a disponibilização de autocarros por parte do SFJ, ainda assim, nem todas as distâncias são possíveis de superar em tempo que não exceda um grande sacrifício, e se isto se verifica no continente, muito mais se verifica nos Oficiais de Justiça que se encontram nas ilhas (Madeira e Açores) ou mesmo os destacados em Macau, os quais se encontram, na prática, impossibilitados de comparecer.


      Ainda assim, pese embora essas ausências forçadas, pela dificuldade de deslocação e da distância, ainda assim, espera-se que todos os demais – e que são a maioria – compareçam massivamente nesta reunião plenária do próximo dia 11.


      Na próxima quinta-feira, muitos tribunais e serviços do Ministério Público ficarão reduzidos aos serviços mínimos, contando-se com adesões massivas que encerrarão muitos serviços, adiarão muitas diligências agendadas, concluindo numa grande manifestação nacional que deve demonstrar não só o sentimento de desgosto e desânimo que todos possuem mas também o espírito de união que existe em todos os Oficiais de Justiça, espírito este e união esta que é capaz de tomar as decisões mais drásticas para defender a depauperada classe; união esta que será capaz de demonstrar ao Governo que o tempo dos mansos já lá vai e que, por fim, todos estão mobilizados e consciencializados da necessidade desta mobilização.


      Isto não é uma greve, é uma reunião. Não é no local de trabalho de cada um mas num local comum e único nacional. Há ainda alguma dúvida sobre a marcação da falta e, consequentemente, sobre a remuneração do dia, no entanto, apesar de alguma incerteza, os Oficiais de Justiça, desde a primeira hora, inscreveram-se sem hesitar. Estão, pois, lançadas as bases para uma grande manifestação nacional.


Basta-MJ-(OJ).jpg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ