Alerta para a falta de Oficiais de Justiça no Algarve

      «O grupo parlamentar do PCP alertou para a carência de Oficiais de Justiça nos tribunais algarvios, pedindo ao Governo medidas rápidas para ultrapassar o problema.


      Seis meses depois de terem questionado o Governo sobre a matéria – que reconheceu o problema e informou da intenção de contratar mais profissionais –, os comunistas apuraram que se mantém “uma acentuada carência de Oficiais de Justiça nos tribunais algarvios, nas carreiras judicial e dos serviços do Ministério Público”.


      De acordo com o requerimento enviado pelos deputados Paulo Sá, eleito pelo círculo de Faro, e António Filipe, na categoria de Escrivão Adjunto, o quadro da Comarca de Faro prevê 102 funcionários, mas em julho de 2018 estavam por preencher 29,5% dos lugares desse quadro.


      “Com a entrada de novos funcionários em outubro de 2018, esta percentagem desceu ligeiramente para 25,5%. Ou seja, está ainda por preencher um quarto dos lugares do quadro”, salientam os comunistas.


      Esses progressos são considerados “insuficientes e muito limitados” pelo PCP, acrescentando que, em relação a Secretários de Justiça, apesar de preenchido, o quadro está “manifestamente subdimensionado, obrigando a que Secretários de Justiça acumulem funções em vários tribunais”.


      “A carência de Oficiais de Justiça traduz-se num volume de trabalho exacerbado, numa grande pressão e numa necessidade recorrente de prolongamento do horário normal de trabalho. Só a dedicação e empenho destes trabalhadores permite que, numa situação de carência de recursos humanos, se vá dando resposta às exigências do serviço”, asseveram os deputados do PCP.


      Paulo Sá e António Filipe pediram ao Governo para “adotar medidas urgentes” para ultrapassar este problema, “quer por via de promoções, quer por via de contratação de novos funcionários”.»


      Fonte: Reprodução do artigo publicado no “Diário Online Região Sul”, aqui diretamente acessível através da hiperligação incorporada.


TJ-Faro.jpg

Comentários

  1. Anónimo8/2/19 20:51

    Não é novidade nenhuma, na parte que aos SJ, o artigo diz respeito. O problema é transversal a todas as comarcas, sem excepção, e já se arrasta desde a implementação do novo mapa judiciário que entrou em vigor em 2014.
    O artigo peca, apenas, por tardio.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/2/19 21:07

    Existem SJ a acumular funções em 4 Núcleos, sendo certo que apenas foram nomeados pela DGAJ para o Núcleo da Comarca onde tal cargo existe.
    A missão torna-se muito difícil, assim. Ambos os Sindicatos deveriam estar atentos também nesta matéria.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ