SOJ Apresenta esta semana Aviso Prévio de Greve
O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) apresentou ontem uma comunicação na qual anuncia a apresentação, esta semana, de uma aviso prévio de greve.
A seguir vai reproduzida a informação do SOJ.
«O SOJ, integrado na FESAP – é Sindicato fundador dessa Federação –, reuniu-se, dia 13 de maio, no Ministério das Finanças, com a Sra. Secretária de Estado da Administração e Emprego Público.
A reunião, agendada dias depois do nosso comunicado, datado de 12 de abril, teve como ordem de trabalhos a discussão de algumas medidas do “Programa 3 em Linha – Programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar” e o “Programa de Capacitação Avançada para Trabalhadores em Funções Públicas (CAT)”. Outras matérias, como sejam as dos aumentos salariais, do descongelamento das carreiras ou da revisão das carreiras não revistas – onde se inclui a dos Oficiais de Justiça – foram igualmente abordadas, porém sem que o Governo avançasse com qualquer resposta.
No contexto em epígrafe, e tal como determinado – comunicado datado de 12 de abril –, o SOJ vai cumprir um plano de ação que envolve todos os Oficiais de Justiça, assim queiram defender não só a dignidade da carreira, no seu todo, como também a sua dignidade e o respeito devido, independentemente de serem sindicalizados, ou não, no SOJ ou em qualquer outro sindicato.
Os Oficiais de Justiça não podem voltar a cair na “armadilha” – como ocorreu num passado recente (janeiro de 2018) – em que alguns optaram por apoiar o Governo, obstaculizando a ação que se impunha, desencadeada pelo SOJ – 3 dias de Greve –, na luta abnegada, pela dignificação da Carreira.
O SOJ privilegia a negociação, como sempre o fez; todavia, quando não é possível negociar há que lutar, com as “armas” próprias da Democracia.
Por outro lado, não vale a pena alguns insistirem na afirmação de uma greve virtual, com anos de existência; aliás, o SOJ apoiou-a, ao desistir da sua greve e apelar à adesão à mesma, numa iniciativa de boa vontade que obteve, por parte de quem a sustenta, um silêncio revelador da “natureza” dessa greve.
Assim, o Sindicato dos Oficiais de Justiça vai entregar, durante esta semana, Aviso Prévio de Greve.
O SOJ não se desinveste de lutar por uma Carreira digna e dignificada, com valor e valorizada, denunciando sempre a existência de trabalho não remunerado, nem compensado, o qual grassa nos tribunais, desde há demasiado tempo, com total complacência de Sua Excelência, a Senhora Ministra da Justiça, parecendo mais interessada em defender fatores de índole económica, do que em cessar com o trabalho que a OIT classifica de “escravo”.»
E assim termina a informação do SOJ, restando agora aguardar para comprovar como será a greve que irá ser marcada. Serão dias consecutivos ou intercalados? Serão horas diárias?
Seja lá o que for, aplaude-se esta ação determinada do SOJ que já há muito se ansiava. As ditas “armas próprias da Democracia” têm mesmo que ser armas e não brinquedos que parecem armas, como as mini-manifs em eventos ou as vigílias às portas fechadas.

Parabéns pela anunciada iniciativa.
ResponderEliminarTemos que estar unidos.
Apelamos para que o SOJ se junte também à Vigília promovida pelo SFJ, para o próximo dia 20 de Maio e que o SFJ adira ao aviso prévio de greve que vier a ser apresentado pelo SOJ.
Espero ainda que uma das reivindicações seja a revisão do estatuto da aposentação.
Os oficiais de justiça, a par dos vigilantes da natureza, foram as carreiras profissionais que, em período de crise, tiveram, de forma desproporcionada, o maior aumento da idade da aposentação.
Em poucos anos, viram agravada a idade de aposentação em mais de 11 anos, enquanto as demais carreiras, tiveram em média, um agravamento em cerca de 5 ou 6 anos.
A estagnação na progressão na carreira também tem como causa direta este aumento desproporcional da idade da aposentação.
Alguns (válido para o feminino) são vigilantes e não passam disso...vigiam...vigiam....perseguem..perseguem... e perseguem (até um dia)...e assim vão administrando.
Eliminar