Polémica no IGFEJ
Esta sexta-feira, 05JUN, o programa da RTP, Sexta às 9, abordou uma recente nomeação da ministra da Justiça para o Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça (IGFEJ).
Na página da RTP pode ler-se o seguinte:
«IGFEJ. Nomeação sem concurso público suscita polémica.
Há três meses, sem concurso público, a ministra Francisca van Dunen nomeou Rosa Tobias Sá para presidente do Instituto que gere os sistemas informáticos da Justiça.
A nomeação teve lugar apesar de esta economista ter enfrentado um processo-crime por corrupção e um processo disciplinar por alegado acesso indevido ao sistema informático do Organismo de Luta contra a Fraude e de ter acabado reformada por invalidez, total e permanente, em 2016 pela Comissão Europeia.
A invalidez, segundo a nova presidente do IGFEJ, deveu-se à depressão que enfrentava na altura e que terá passado ao fim de dois anos.
Acontece que o Sexta às 9 descobriu que, nesse mesmo ano de 2016, Rosa Tobias Sá foi a um concurso na CRESAP para este mesmo cargo. A ministra da Justiça entende que, se foi selecionada, é porque estava clinicamente apta. Mas uma junta médica da Comissão Europeia entendeu precisamente o contrário.
A CRESAP garante que não avalia a situação clínica dos candidatos. Mas a ministra da Justiça, que é procuradora de carreira, mantém plena confiança na estranha nomeação feita em período polémico. A investigação do Sexta às 9 já levou o sindicato dos magistrados do Ministério Público a pedir a demissão desta alta dirigente da Administração Pública.»
Pode ver o artigo e o vídeo desta reportagem no extrato do programa acessível na seguinte hiperligação: “RTP-SextaAs9”.

As prioridades e as posterioridades, da política de recursos humanos deste Ministério da Justiça!...
ResponderEliminar