Coronavírus contagia mais um Oficial de Justiça

      Uma Oficial de Justiça que exerce funções no Palácio da Justiça de Sintra, do Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste, teve resultado positivo no teste à infeção por Covid-19 e tal notícia fez encerrar a ala do edifício onde exercia funções (criminal, 1º piso), colocando ainda em isolamento profilático todos os demais Oficiais de Justiça que mais próximo com ela trabalhavam.


      António Albuquerque, do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), referiu que a Oficial de Justiça apresentava sintomas compatíveis com a doença e que o caso foi divulgado no final do dia de terça-feira.


      O Palácio da Justiça de Sintra, onde trabalham mais de 200 profissionais de Justiça não foi encerrado, mas houve necessidade de adiar várias diligências que estavam marcadas para o dia de ontem.


      Todo o edifício será sujeito a uma ação de desinfeção por iniciativa da Câmara Municipal de Sintra.


      «Já determinamos a imediata desinfeção, através das equipas da Câmara Municipal de Sintra, daquela ala do tribunal e faremos os testes para que todos fiquem descansados e tranquilos», afirmava o presidente daquele município.


      O dirigente sindical informou que não foi apurado o local onde ocorreu o contágio, mas informou que a Oficial de Justiça se deslocava diariamente para o local de trabalho no comboio da Linha de Sintra, a horas em que existe uma maior taxa de ocupação.


      Albuquerque explicou ainda que o Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste adotou um plano de contingência onde metade dos Funcionários estão em casa em teletrabalho e que “Perante a necessidade de colocar vários funcionários em quarentena, foram chamados os que estavam em teletrabalho e desta forma nunca esteve em causa o funcionamento da justiça”, explicou.


      Recorda-se que esta página já divulgou um lote de medidas e ideias propostas pelos leitores que constituem sugestões de proteção prática para Oficiais de Justiça.


      Nesta nova iniciativa, com ligação junto ao cabeçalho, encontra uma compilação aberta, onde se vão colocando as ideias recebidas. Neste momento são já 26 as sugestões e etas sugestões são importantes conselhos e medidas muitas delas facilmente implementáveis nos seus locais de trabalho para que a possibilidade de contágio seja, não igual a zero, mas menor, o mais menor possível.


      A possibilidade de contágio é bem real, embora nesta fase de desconfinamento muitos tenham iniciado um processo de desconfinamento físico e também mental.


      Há uma nítida falta de rigor nos cuidados para prevenir o contágio e todas as regras são agora quebradas, aqui e ali, intermitentemente, mas quebradas. Perdeu-se o rigor, o ímpeto e o entusiasmo inicial em combater a propagação do vírus que, note-se bem, ainda não tem um tratamento eficaz nem uma vacina que evite o efeito do contágio.


      É possível que mais para o final do ano ou no início do próximo venha a haver uma vacina ou mesmo algum medicamento eficaz para o tratamento da infeção, pelo que se torna fulcral aguentar a propagação da doença até essa altura.


TJ-Sintra1.jpg


      Fontes: “Jornal de Notícias”, “Eco”, “Correio da Manhã” e “Sintra Notícias”.

Comentários

  1. Anónimo9/7/20 17:34

    Os contágios vão aumentar, uma vez que os Srs. Administradores estão a ordenar o regresso, de todos os que estavam em teletrabalho, sem acautelar que são salvaguardadas as distâncias fisicas.
    Por outro lado, não estão a ser fornecidas máscaras, cada um que leve a sua...
    Veremos o que acontece e que cada uma assuma as responsabilidades pelas decisões que toma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/7/20 17:38

      Isso vai acontecer. É inevitável.
      Só espero que aconteça aqueles que defenderam aqui, a teoria da "gripezinha", estilo Bolsonaro.
      Lembrem-se das palavras do nosso PM "isto é uma luta pela nossa sobrevivência." e que nós confinamos quando haviam menos casos diários.
      Boa sorte

      Eliminar
    2. Anónimo9/7/20 23:35

      Estão enviar e-mails, desde casa, porque nos Tribunais nem vê-los .

      Eliminar
    3. Anónimo9/7/20 23:46

      Administradores nos tribunais? Oh oh. Estão lá os Secretários para darem a cara pelas decisões deles. Não se percebe o porquê desta figura. As coisas funcionavam melhor antes... Sem vice-reis....
      Protejam-se.

      Eliminar
    4. Pelo menos uma é uma autêntico obstáculo que numa deveria ter saído de oficial de diligências. Basta-se a si própria.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ