Uma "pessoa" com Covid19 no Palácio da Justiça de Ponta Delgada e + 6 isolados

      O juiz que preside ao Tribunal Judicial da Comarca dos Açores emitiu ontem uma nota de imprensa com o título: “Caso Covid19”.


      A nota de imprensa começa assim: “Faz-se saber que...” – e faz lembrar os anúncios ao povo de há séculos atrás – prosseguindo a nota de imprensa fazendo então saber que há uma pessoa que exerce funções em Ponta Delgada que acusou positivo num teste da Covid19.


      Essa pessoa, que exerce funções naquele edifício em Ponta Delgada, tinha contacto com mais 6 pessoas que ali exercem funções – nos serviços judiciais ou nos serviços do Ministério Público; não se sabe – e estas seis pessoas, por serem contactos próximos daquela outra pessoa que resultou estar infetada, ficaram em isolamento profilático nos seus domicílios e aguardam, “para já, o resultado do teste”, supondo-se que o que aguardam é o resultado dos seis testes, isto é, de um teste por cada uma das seis pessoas que contactavam com a tal outra pessoa.


NotaImprensaTJCAcores20200908.jpg


      Esta nota de imprensa, que quer dizer o que diz mas sem dizer mais do que isso mesmo, foi usada para dar a notícia na publicação regional “Açores 9”, dizendo a notícia o seguinte e logo em título: «Funcionário do Tribunal Judicial da Comarca dos Açores acusou positivo à Covid-19»


      A tal pessoa, diz a publicação regional, será um Funcionário e tal afirmação é realizada tendo por base a mesma nota de imprensa que apenas refere ser uma pessoa e não indica se é um Funcionário, Oficial de Justiça ou magistrado. Aliás, de seguida, a publicação refere o seguinte: «Em comunicado divulgado hoje, o Tribunal Judicial da Comarca dos Açores, em Ponta Delgada, informou que uma pessoa, sem mencionar se é homem ou mulher e que exerce funções naquele Tribunal, “acusou positivo em teste para determinação da COVID-19”.»


      Embora o título da publicação refira que é um Funcionário, logo de seguida diz-se que não se sabe o género, podendo, portanto, ser uma Funcionária, e, como se afirma que a informação provém da mesma nota de imprensa, e como nesta nada se diz sobre a categoria profissional, então, desconhece-se se de facto é um Funcionário como se anuncia.


      Portanto, faz-se saber que é uma pessoa infetada e mais seis pessoas sinalizadas por serem contactos próximos da primeira.


      Este tipo de anúncio público, em que se começa por dizer que se faz saber mas depois se omite tanta informação que pode ser prestada com toda a naturalidade, é desnecessário. Já todas as pessoas que ali exercem funções, seja nos serviços judiciais, seja nos serviços do Ministério Público, sabem perfeitamente quem é a pessoa e quem são as outras seis pessoas e esta informação ate já saiu de Ponta Delegada.


      Esta pessoa que foi atingida pelo novo coronavírus não tem a peste bubónica nem estamos na época das trevas. Todos os dias é notícia em todos os meios de comunicação social os novos casos de infeção e os milhares em Portugal e os milhões no Mundo já afetados pela pandemia em curso. Já todos sabem como decorrem as infeções e não se fala de outra coisa, todos os dias e em todo o lado. Não vale a pena tanto secretismo e tanta omissão, bem pelo contrário, só com o conhecimento total se podem combater os surtos locais de forma mais eficaz.


      A tal pessoa de Ponta Delgada padece, com toda a naturalidade, da doença do presente, a par de mais de 60 mil pessoas em Portugal, neste momento, subindo os casos confirmados por teste todos os dias na ordem das várias centenas.


      As pessoas que sejam infetadas com o novo coronavírus não têm que ser assim consideradas e estigmatizadas. Deter a doença Covid19 é algo perfeitamente natural e é muito conveniente que nada se esconda e que as pessoas também não sintam a necessidade nem a pressão de terem que se esconder, porque tal postura não é nada conveniente para o interesse comum, isto é, para todos os demais cidadãos.


TJ-PontaDelgada1.jpg


      Fonte: “Açores 9”.

Comentários

  1. Anónimo9/9/20 12:28

    Mas vão existir mais. Suscrevo na integra o comentário de um colega no artigo de ontem. Retrata a situação atual. Em Lisboa vê-se apenas o uso de máscara nos corredores. "está muito calor para trabalhar de máscara..."

    ResponderEliminar
  2. Donzília Santos10/9/20 00:04

    Nāo se trata de secretismo ou omissão.Pelo contrário: trata-de de nota de imprensa a dar conhecimento público, sucinto, de um surto da infeção num determinado local.
    Estar infetado e ter a doença Covid -19 é certo que não é ter lepra ou ter peste, mas também não é motivo para ter nome, profissão, morada, etc. etc. etc. aí pelos escaparates.
    É uma nota de imprensa de bom senso, que cumpre o objetivo de informar, não satisfazendo curiosidades doentias!
    Também só alguém com muito sentido prático, justo e de bom senso a elaborou e assinou.-

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por este extraordinário blog. Esclarecedor e não deixa quaisquer dúvidas perante as perguntas que são expostas. Parabéns! Um blog com utilidade pública!

    ResponderEliminar
  4. num dia bate-se o "record" de teste realizados .
    no dia seguinte, bate-se o "record" de novos casos positivos ativos desde abril.
    coincidencia!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ