2021 traz ingresso de 150 Oficiais de Justiça
O Ministério da Justiça anuncia para o próximo ano 2021 o ingresso de 150 Oficiais de Justiça, isto é, cerca de 10% do número em défice.
Este anúncio não está realizado de uma forma oficial e formal mas de uma forma ténue numa publicação no Twitter.
A rede social Twitter tornou-se a rede escolhida por tantos governantes, nacionais e estrangeiros, para passarem as mensagens oficiais.
A propósito do Orçamento de Estado para 2021, o “Tweet” faz referência a vários aspetos, entre eles constando a afirmação: “Mais 150 Oficiais de Justiça”.
Pese embora o Estatuto ainda não esteja revisto e, consequentemente, alteradas as condições de acesso à carreira, este número apontado, com as condições atuais, deverá ser difícil de conseguir.
Recorde-se a enorme dificuldade em colocar 100 candidatos no último concurso que obrigou a sucessivas colocações impostas contra a vontade dos candidatos; as colocações oficiosas, mesmo àqueles que nem sequer concorriam aos movimentos e, mesmo assim, tantos foram os que desistiram e não aceitaram as colocações.
Abrir novo concurso sem alterar as condições de acesso, permitindo alargar o número e a variedade de concorrentes, significa perder tempo em tentar conseguir um número que, apesar de baixo, em face das carências, é inalcançável por ser grande demais para as atuais condições estatutárias.
Por outro lado, os candidatos acabam a fazer contas à vida, com a tabela salarial, considerando os 785 euros brutos (antes de impostos) de vencimento e as despesas do novo alojamento e alimentação, longe do seu domicílio, família e amigos, durante anos.
Ano sim, ano não, vão abrindo concursos para ingresso e, com números destes, lá para o ano 2033, daqui a mais de dez anos, atingir-se-ia o número hoje em falta mas, por essa altura terão já ocorrido tantas aposentações que, por este andar, jamais se suprirão as carências.
O anúncio dos 150 Oficiais de Justiça que podem ingressar no próximo ano é, desta forma, uma má notícia; não é péssima, é apenas má.

Fonte: “Twitter MJ”.
eheheh então e o movimento deste ano para promoções?
ResponderEliminarO SFJ nunca esclareceu se a sua reivindicação recente da pré-reforma substitui a anterior de um estatuto diferenciado da aposentação.
ResponderEliminarE é esse o esclarecimemto que se impõe!
O SOJ, no seu comunicado de hoje esclareceu a sua posição, estatuto diferenciado da aposentação + pré-reforma.
Do SFJ continuamos a aguardar, para além de uma luta dura e longa, esse esclarecimento!
O SFJ mais uma vez meteu os pés pelas mãos...
EliminarAs pré-reformas serão para a função pública em geral...
Bem mais importante é um estatuto de aposentação diferenciado, tal como o SOJ reivindica! Tal como tínhamos e nos foi roubado!
Informação sindical do SOJ
ResponderEliminar"O SOJ reuniu-se com os Grupos Parlamentares do PSD, Bloco de Esquerda, PCP, CDS-PP, “Os Verdes” e ainda com o Partido de Deputado único, Chega – o PS e o PAN não responderam aos pedidos de reunião..."
Porque será que o PS e o PAN não recebem o SOJ?!...
Porque os direitos das pessoas não devem ser uma prioridade do partido dos animais e da natureza?
EliminarO PS deve ser por vicissitudes alheias...
A abertura de concurso para 150 auxilares não estará dependente de promoverem 150 Adjuntos.
ResponderEliminarPorque não se realiza este ano um movimento extraordinário?
As vagas existem e o curso de secretário ainda está válido.
Ou será que já não existe orçamento da DGAJ por estar cativado para as promoções dos Procuradores, que irão ser muitas.
Até os Magistrados estagiários recebem mais de subsídio de renda de casa, isento de IRS, do que um Oficial de Justiça no ingresso recebe de vencimento sujeito a impostos!...
EliminarBELA SINA A DOS OJ a ganhar cada vez menos
Eliminaralguém come tudo, como dizia o Grande ZECA! tão actual!
EliminarPara quando a abertura de concurso para Oficiais de Justiça??
ResponderEliminar