Mais 414 Oficiais de Justiça sobem de escalão
Foi publicada no último dia do mês de outubro, no passado sábado, mais uma lista mensal com os Oficiais de Justiça que avançam mais um escalão na carreira.
Esta lista mensal diz respeito aos Oficiais de Justiça que subiram em um escalão – e alguns até já vão na segunda subida –, de acordo com o descongelamento parcial que desde o início de 2018 se vem verificando.
Esta última lista diz respeito àqueles que adquiriram no mês de agosto o direito ao vencimento por novo escalão, isto é, que completaram nesse mês um período de três anos, sendo devido o pagamento respetivo pelo novo escalão a partir do primeiro dia do mês seguinte, ou seja, neste caso, do primeiro dia de setembro.
Esta atualização remuneratória ver-se-á refletida (previsivelmente) no vencimento a auferir no corrente mês de novembro, com o pagamento dos retroativos a 01SET.
Mês a mês, desde o início de 2018, temos vindo aqui a dar notícia destes descongelamentos do período recente, conforme a DGAJ os vai divulgando e, também, mês a mês, vamos contabilizando o número de Oficiais de Justiça descongelados.
Esta última lista ora divulgada é a 31ª lista publicada desde o reinício da contagem do tempo que se iniciou em janeiro de 2018 e todas elas foram aqui divulgadas e contabilizadas.
Esta última lista abrange 414 Oficiais de Justiça.
Até este momento, e desde 2018, temos agora um total de 7523 subidas de escalão de Oficiais de Justiça que descongelaram na carreira reiniciando a normal progressão que esteve parada e, portanto, omitida, durante cerca de uma década. Este número comporta também aquelas subidas por efeito da aplicação da compensação parcial que, em alguns casos, constituíram alguns beneficiários numa segunda subida de escalão alcançada de forma mais rápida.
Com este último descongelamento (parcial) e tendo em conta as últimas listas de antiguidade publicadas, com referência a 31DEZ2019, onde se contavam 7876 Oficiais de Justiça; hoje temos uma abrangência (ainda que em alguns casos duplicada) já de cerca de 100% de Oficiais de Justiça que viram o seu tempo de serviço voltar a ser contado como sempre deveria ter sido. Note, no entanto, que não são realmente cerca de 100% de descongelados mas cerca de 100% de descongelamentos em relação ao total de Oficiais de Justiça, sendo os abrangidos de facto em número e percentagem inferior a esta.
A cadência deste descongelamento, ao longo destes mais de dois anos – já quase três anos – tem permitido que todos os Oficiais de Justiça (com exceção dos promovidos) tenham subido, pelo menos, um escalão. Esta subida tem sido fracionada da forma que a seguir se apresenta, com o número de Oficiais de Justiça abrangidos em cada lista divulgada.

Destes 414 Oficiais de Justiça, constantes desta última lista, a esmagadora maioria sobre para os últimos escalões da carreira.
Para o 2º escalão sobem 8; para o 3º escalão sobe apenas 1; para o 4º escalão sobem 38 mas já para o 5º escalão sobem 268 e para o 6º escalão são 99 os Oficiais de Justiça que o alcançam.
Pode verificar os valores (ilíquidos, isto é, antes de impostos) da diferença entre escalões, consultando a Tabela Remuneratória atualizada dos Oficiais de Justiça que elaboramos e vos disponibilizamos, de forma permanente na coluna da direita, na secção dos documentos, com as ligações por ordem alfabética, e também aqui pela seguinte hiperligação: “Tabela Remuneratória OJ 2020”.
Nessa tabela está indicado apenas o valor do vencimento mas deverá contar também com mais 10% do suplemento remuneratório para cada valor mas apenas em 11 pagamentos/meses do ano e não nos 14 pagamentos de vencimentos anuais.
Não vale a pena dizer que desde há cerca de duas décadas que se reivindica a integração deste suplemento no vencimento, no entanto, com uma extraordinária e muito hábil resistência dos sucessivos governos e uma estrondosa inabilidade dos Oficiais de Justiça, o mesmo ainda se encontra por integrar.
Pode aceder a esta última lista publicada, através da ligação direta da seguinte hiperligação: “Lista de Progressão de AGO2020 com efeitos a 01SET2020”.

Onde pára o SFJ.
ResponderEliminarAlguém os viu?
Estão a banhos?
Estão doentes e isolados?
Começo a estar preocupado com os rapazes, não dão sinal de vida.
Se calhar estão a fazer o quê deveriam, cumprir processado e deixar as lides sindicalistas para quem queira e saiba.
eheheh
EliminarDo SFJ, pela negativa, já nada admira.
EliminarAgora do ministério esperavam-se atitudes bem mais responsáveis...
Seria muito interessante fazerem uma reflexão sobre aquelas situações, que são muitas, de escrivães auxiliares, com exactamente o mesmo número de anos na carreira, ganharem muito mais do que muitos adjuntos. Já que os sindicatos nunca revelaram qualquer interesse por esta temática, debruçando-se sempre sobre os mesmos assuntos, seria muito útil levantar esta questão e expô-la, pelo menos aqui.
ResponderEliminarEu sendo auxiliar há 20 anos, tendo mudado para o 3º escalão apenas este ano e como eu muitos a quem o sistema fêz terra queimada, em todos os sentidos, não serei um desses privilegiados, mas também é interessante falarem sobre nós (estes auxiliares) que foram anos e anos, a começar pelo período de eventual de 4 anos, simplesmente roubados e explorados, comparativamente!!! claro!
EliminarA questão dos escrivães que foram promovidos em 2016 é uma das mais complexas, e que a Dgaj não sabe exactamente o que fazer. Foi já contactada por inumeros colegas e desconhece como fazer a contagem para efeitos de mudança de escalão. Note-se que já houve casos de OJ que já mudaram de escalão duas vezes, enquanto estes não.
ResponderEliminarE quem subiu de categoria nestes últimos movimentos, nomeadamente desde setembro do ano passado, perdeu direito à bonificação de 2 anos e 1 mês atribuida por ter mudado de categoria já após a lei ser publicada? ou vai ser contabilizada na mesma já na nova categoria, e se sim de que forma? Também não me lembro de ver esta questão abordada nem esclarecida...
ResponderEliminarJá aqui foi abordado e ainda agora neste artigo se refere que os promovidos não beneficiam da compensação-bonificação, porque assim foi decidido pelo Governo quando implementou este mecanismo (cfr. artº. 3º, nº. 3, do DL. 65/2019 de 20MAI). Ou seja, quem foi promovido após 01JAN2018 só beneficia (se a isso tivesse direito) antes da promoção, depois o tempo decorre normalmente até perfazer 3 anos na nova categoria.
EliminarE quem foi promovido em 2016?
EliminarAlô, Alô, SFJ, contactos precisam-se, estamos a 3 de novembro, falta pouco mais de um mês para o fim do ano, e a luta ainda tem que ser pensada.
ResponderEliminarAlguém sabe se o ano como provisórios conta para subida de escalão
ResponderEliminarA progressão na carreira e as promoções estão dependentes do regime diferenciado da aposentação.
ResponderEliminarMas o SFJ parece ter abdicado dessa reivindicação prevista no Orçamento de Estado deste ano, em troca de um regime de pré-reforma, muito mais penalizador para os Oficiais de Justiça e, assim, as promoções podem esperar mais uns anos!
"Para pior já basta assim!"
Informação sindical do SFJ:
ResponderEliminar«Assim, e como já referimos na anterior Nota – Negociações / Greves de 20.09, face ao (des)tratamento que o Governo tem dado aos Oficiais de Justiça –, o SFJ entende que teremos de endurecer a luta. Para que fique bem claro, daremos início a um processo de luta duro e longo (Greve), a iniciar no mês de outubro.»
"Para que fique bem claro" !..
Nem com recurso a faróis de nevoeiro se consegue ver nada!...
Pediram aos Oficiais de Justiça para se prepararem para uma luta dura e longa.
Acreditando, abrimos trincheiras, vestimos coletes à prova de bala e colocamos os capacetes, acreditando que a ameaça era séria e que finalmente iam utilizar a bomba inteligente.
Mas para espanto generalizado verificamos tratar-se de mais uma sessão humorística de "apanhados"!
Bombas inteligentes e lutas duras e longas encenadas por um sindicato promotor de eventos
Devido ao vírus, devem estar a negociar com o governo as festas de natal...
Eliminar