Proposta de Estatuto pronta e a publicar
Na intervenção da ministra da Justiça, na passada segunda-feira (09NOV), na audição parlamentar no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, para além das alegadas vicissitudes alheias ao Governo que emperram a revisão do Estatuto e, supomos, tudo o mais que tenha a ver com os Oficiais de Justiça, a ministra disse ainda que a “proposta de Estatuto dos Oficiais de Justiça foi enviada para publicação no BTE, com vista ao início da negociação sindical.”
O BTE é o “Boletim do Trabalho e Emprego”, publicado semanalmente pela DGERT, Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e desde aqui pode aceder diretamente aos boletins através da hiperligação incorporada.
Ou seja, ao que parece, o projeto do novo Estatuto está já pronto e até terá sido enviado para publicação para se seguir a negociação com os sindicatos. Este projeto poderá ser o mesmo projeto cuja discussão se iniciou o ano passado e acabou interrompida, não por uma qualquer pandemia, epidemia ou surto mas porque o Governo resolveu adiar as negociações contrapondo umas Linhas gerais e fulcrais que deitaram por terra a pouca negociação iniciada, para a reiniciar ou conversar ou para aquilo a que temos assistido: nada!
Os Sindicatos mantêm-se em silêncio e a aguardar, atitude que esta que é sempre objeto de grande contestação pelos Oficiais de Justiça.
Mas vejamos o que a ministra da Justiça disse concretamente na sua intervenção, com respeito aos Oficiais de Justiça:
«A revisão dos estatutos das magistraturas, do pessoal das carreiras da Polícia Judiciária e de outras, revalorizando carreiras na área da Justiça, assegurou respostas tendentes ao reconhecimento da relevância social e institucional de específicos exercícios funcionais em áreas de soberania, esperando-se que constitua um estímulo à captação e retenção dos melhores.
O Governo não esqueceu, nem esquecerá, os Senhores Oficiais de Justiça, cuja indispensabilidade ao funcionamento dos tribunais não sofre contestação, tal como é inquestionável o seu dedicado contributo para os resultados já alcançados.
A Proposta de Estatuto dos Oficiais de Justiça foi enviada para publicação no BTE, com vista ao início da negociação sindical.»
E agora? Apenas se aguarda o BTE? O próximo Boletim BTE estará disponível a partir do próximo domingo 15NOV. Veremos nessa data se a proposta de Estatuto é publicada nessa altura ou se vai ser necessário aguardar mais. E aguardaremos. Afinal, os Oficiais de Justiça são pacientes; ou melhor: não têm outro remédio senão ser pacientes.
ATUALIZAÇÃO: Em 19NOV2020 conhecemos a carta da ministra da Justiça em que afirma que o que está escrito no discurso, afinal, não corresponde à realidade e a proposta não foi enviada para o BTE. No artigo de 20NOV2020 esclarece-se este assunto.

Fonte: “Governo - intervenção da ministra da Justiça na AR 09NOV2020”.
Nunca desistir!
ResponderEliminarNão deverá ser a 15 de novembro pois o indice dos documentos enviados para publicação já se encontra disponivel e não consta lá nenhuma indicação a estatutos de Oficias de Justiça...
ResponderEliminarMais uma "banhada"!...
EliminarDevem ter sido vicissitudes alheias...
EliminarComo diz o Tone, "até vão ficar pan*leiros dos olhos" quando virem o que aí vem .... Ahahahahahahahah
ResponderEliminarA culpa é do Boletim do Trabalho e Emprego.
ResponderEliminarQuerem lá saber!
O documento foi enviado para publicação mas por vicissitudes alheias ao Governo não consta do sumário dos documentos enviados para publicação.
Aí os malandros, pregaram-nos mais uma partida!
A carreira profissional mais azarada da administração pública.
As vicissitudes acontecem-nos sempre a nós!
Cruzes canhoto, para ver se o feitiço desaparece.
Aguardemos mais uma semana, ou duas, ou três, ou quatro, ou .... talvez um ano, ou dois, ou três. Porra de vida está, que miséria, que passividade.
EliminarO que vao ver no BTE é a versão definitiva que vai sair de qualquer negociação, á excecao de uns retoques de cosmética, e espero estar enganado, mas quem tanta pressa tinha, muitas saudades ira ter do atual estatuto.
ResponderEliminarPior do que está?
EliminarComo, com trabalho escravo e obrigatório, sem horas de saída e obrigados a colaborar para a normalização do serviço!!!!!
Lá está um colega a queixar-se.
EliminarColegas o muro das lamentações é em Jerusalém.
O sindicato que organize uma visita até lá, assim fazem lá as vossas lamentações!
Afinal ainda não é esta semana.
ResponderEliminarJá estava a ficar preocupado com tanta sinceridade e celeridade.
Não vai ser com greves e bandeiras que conseguiremos vergá-los..., uma acção judicial já vem tarde.
ResponderEliminar