Juízes vão presidir comarcas sem curso concluído
No início do ano, no dia 05JAN, tomarão posse os novos juízes que o Conselho Superior de Magistratura (CSM) nomeou para presidir às Comarcas. No entanto, os candidatos que foram excluídos já impugnaram a decisão do CSM.
“O Conselho Superior da Magistratura escolheu e nomeou juízes para a presidência de comarcas antes destes concluírem uma formação criada para o efeito. Segundo o Jornal de Notícias, tal aplica-se a seis dos 18 juízes que vão assumir a presidência já em janeiro.
O CSM garante que agiu dentro da legalidade, mas vários candidatos excluídos já impugnaram a decisão junto do Supremo Tribunal de Justiça mas tal não impede a tomada de posse dos nomeados.
Elementos do júri do Centro de Estudos Judiciários, que tinham a função de avaliar os juízes em formação, optaram mesmo pela demissão destas funções. Já o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), Manuel Soares, critica a falta de transparência do Conselho Superior da Magistratura.
O procedimento de seleção e nomeação dos juízes foi aberto em março. Já antes as regras ditavam que podiam concorrer juízes que tivessem feito o curso no passado ou que já tivessem sido admitidos no curso que seria concluído esta semana – em causa está o Curso Específico de Formação dos Órgãos de Gestão do Tribunal de Comarca. Uma terceira via foi considerada a pensar nos juízes que não tivessem frequentando o curso, mas que poderiam ser admitidos em caso de “urgente conveniência de serviço” e caso fosse “deliberado não nomear nenhum dos juízes com aquele curso”.
Um dos juízes foi nomeado para a comarca de Lisboa sem ter iniciado esta formação, somente com o compromisso de a realizar logo que possível. Aconteceu ainda o CSM nomear outros candidatos, que já tinham frequentado e concluído cursos anteriores, deixando de lado juízes que estavam na fase final do mais recente curso.”

Fonte: “Observador”.
O Juiz que foi nomeado para a Comarca de Lisboa é muito competente e certamente irá fazer um excelente trabalho!
ResponderEliminarNão se entende é porque que esta questão sobre os Juízes Presidentes das Comarcas vem para o blog dos Oficiais de Justiça...
Juízes são órgãos de soberania, entendam isso!
E estudar um pouco de Direito? Órgão de soberania são os tribunais.
EliminarOh, nao diga isso, estudar é trabalho!
EliminarCromo, arranje uma vida.
Eliminar