Em defesa do superior interesse dos Oficiais de Justiça

      Já aqui anunciamos a intenção do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) em, para além dos anúncios pagos que vem colocando no jornal Público, colocar também uns “outdoors” com mensagens sindicais.


      Logo depois, anunciamos também aqui que o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) colocara um “outdoor” perto da Assembleia da República.


      E hoje voltamos ao assunto porque na semana passada o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) voltou a anunciar que as negociações que vinha tendo com uma empresa de publicidade não se mostrou viável, pelas propostas e orçamentos apresentados.


      Diz assim a informação sindical:


      «O SOJ informou aos Oficiais de Justiça, dia 27 de janeiro, que se encontrava a negociar com empresa de publicidade exterior “outdoors” com mensagens sindicais.


      Concretizar o projeto, no modelo determinado por este Sindicato – colocar 4 a 5 “outdoors”, em simultâneo, junto ao Ministério da Justiça, Conselho de Ministros, OIT-Portugal, Provedoria de Justiça e Presidência da República –, não se mostrou praticável, nesta fase, perante as propostas e orçamentos apresentados.»


      Prosseguindo a informação sindical, o SOJ diz que aquela ideia inicial tem que ser posta de lado e seguir outra via com um orçamento mais razoável e consta assim:


      «Não dispondo, por ora, dos meios necessários para desencadear ouras estratégias, conducentes aos objetivos que a carreira persegue, cumpre ao SOJ reajustar a sua ação.


      Neste contexto, iremos recorrer a este “instrumento” – “outdoors” –, não de forma concertada, como se pretendia, mas colocando a mensagem de forma isolada em espaços detidos por empresas de menor dimensão.»


      Portanto, vemos como os Oficiais de Justiça representados por este Sindicato, não dispondo este de um orçamento amplo ou ilimitado, veem cerceada a vontade e a ideia, tendo que optar por ações mais baratas.


      É uma pena e é uma pena que os Oficiais de Justiça não consigam organizar-se e cotizar-se no sentido de prosseguir com essa ideia e mesmo outras que pudessem ser suportadas por um fundo próprio para ações deste género.


      Continua a informação sindical assim:


      «Ainda sobre a matéria, salientar que, posteriormente à comunicação do SOJ, outra entidade sindical colocou nas proximidades da Assembleia da República um “outdoor” com mensagens que à carreira interessa. Foi uma ação bastante positiva e que deve ser realçada. É assim, sem sectarismos, que se realiza o sindicalismo.»


      O SOJ considera que a iniciativa do SFJ é, obviamente, “bastante positiva” e que “deve ser realçada”, concluindo que é mesmo “assim, sem sectarismos, que se realiza o sindicalismo”. E é isso mesmo que a classe dos Oficiais de Justiça espera e aprecia: que a defesa da classe constitua o superior interesse dos trabalhadores e seja este o foco de toda a atenção.


      Concluindo, o SOJ diz que, pese “os meios e condições de que dispõe, não se desinveste de lutar, com rigor e estratégia, em prol da carreira que representa” e é isto mesmo que cada um deve fazer apesar dos meios e das condições de que dispõe, ninguém pode desinvestir-se de prosseguir os seus objetivos que, em suma, são os objetivos de todos os Oficiais de Justiça.


      Mesmo com menos meios, designadamente financeiros, é possível realizar ações de luta, alternativas, ajustadas às possibilidades mas, de todos modos, fazê-las.


      Em defesa do superior interesse dos Oficiais de Justiça, todas as ações se mostram válidas, independentemente do custo e da bolsa de cada um, e todas essas ações contribuem para o propósito único que se sobrepõe a todas as questiúnculas: a defesa do superior interesse dos Oficiais de Justiça.


Outdoor-2-SomaAnosNada.jpg


      Fonte: “Info-SOJ”.

Comentários

  1. Anónimo9/3/21 08:22

    Porque não se juntam os dois sindicatos na questão dos outdoors?
    Era uma iniciativa que só traria benefícios pois permitiria colocar uma grande quantidade de outdoors nos locais indicados e noutros. Além disso poderia promover uma ligeira união entre os funcionários judiciais.
    Só uma observação, atenção ao teor dos outdoors. Tem de ser uma mensagem dirigida para a população e que seja por eles entendiveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/3/21 09:49

      A população não vai resolver a vossa situação.
      Dá a sensação que é uma carreira a abater.

      Eliminar
  2. Anónimo9/3/21 08:31

    Já repararam que o SF ,em matéria de luta sindical, apenas age quando confrontado com as iniciativas do SOJ?
    Vamos desconfiar para o final do mês. Mais um praZo que passou, mais uma promessa adiada, e o SFJ, nada, nadinha de nada. Tristeza penetra.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/3/21 09:34

    Como é possível! Ter que mendigar o que é de direito.
    Só na Justiça....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/3/21 13:13

    Uma sugestão para uma mensagem a ser colocada num outdoor:

    A JUSTIÇA SOMOS NÓS!!

    Valorizem-nos!!!!


    Creio que iria causar muito incómodo e impacto em toda a esfera judicial, nomeadamente junto das magistraturas e dos senhores advogados.
    Na verdade, sem nós a justiça pára!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/3/21 16:58

      Sem nós a justiça pára? Acha mesmo? Isto agora é só carregar em botões. Aqui ou na China . Infelizmente este discurso está plantado em grande parte dos oficias de justiça, nomeadamente dos que seguiram a carreira sindical. Os resultados estão à vista.

      Eliminar
    2. Anónimo9/3/21 20:35

      Consegue imaginar um Tribunal sem Oficiais de Justiça?

      Consegue imaginar um Tribunal só com Magistrados e/ou Advogados?





      Eliminar
    3. Anónimo9/3/21 21:44

      Para onde se distiliraria o veneno?

      Eliminar
    4. Anónimo9/3/21 21:50

      A situação tem capa grossa, não é permeável a frases. Já a ações!

      Eliminar
  5. Anónimo9/3/21 23:06

    Deixem-se ficar nos sindicatos.....Em 2060 já tudo estará resolvido!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... ora 0.75% do ordenado X 40 anos = a muitos €'s poupados. É fazer a conta.


      Mas seria razoável?

      Pondere-se.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ