A greve horária de todo o mês corresponde a apenas 3 dias de vencimento

      Publicou ontem o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) uma nota informativa relativa à Greve a iniciar na próxima segunda-feira, 17MAI.


      Como já todos sabem, esta Greve de 1 hora por dia, tem a duração de 1 mês, de 17MAI a 17JUN, entre as 10 e as 11 horas de cada manhã.


      Esta Greve destina-se a todos os Oficiais de Justiça, sejam filiados neste Sindicato ou no outro ou em nenhum; todos podem (e devem) aderir a esta Greve.


      Quanto ao custo individual da Greve, convém notar que o registo da adesão é diário e apenas 1 hora, pelo que a equivalência a 1 dia de trabalho só ocorre ao fim de 7 dias, isto é, cerca de uma semana e meia.


      Quem aderir a esta Greve durante todo o mês, todos os dias, verá descontado apenas 20, 21 ou 22 dias úteis. Note-se que este período da Greve detém 2 feriados nacionais e, portanto, corresponde a 22 dias úteis, sem contar com o feriado regional da Região Autónoma da Madeira e de tantos feriados municipais que ocorrerão neste período em 34 municípios.


      Assim, todo o mês inteiro de Greve corresponderá a apenas 3 dias de trabalho.


      Por outro lado, cerca de metade do período decorre no corrente mês de maio e a outra metade no mês de junho, o que significa que os descontos ocorrerão também em dois meses diferentes: em julho e em agosto.


      É lamentável que para esta Greve, tal como para outras, seja sempre necessário realizar esta contabilidade para justificar e apelar à sua adesão mas as circunstâncias, as restrições, os baixos rendimentos e as crescentes despesas da maioria dos Oficiais de Justiça a isso obriga.


      Claro que seria ideal que a adesão à Greve ocorresse apenas pela vontade e pela força dessa vontade, por uma firmeza irredutível perante a injustiça mas, lamentavelmente, a crueza da realidade impõe-se todos os dias, a par do vazio e da falta de esperança.


      É óbvia a justiça e a necessidade desta Greve mas se a isso se pode aliar um baixo impacto na remuneração, tanto melhor.


      Diz assim o SFJ na nota informativa de ontem:


      «Perante a falta de diálogo por parte do Ministério da Justiça e em face do não cumprimento de todas as promessas efetuadas pelo Ministério da Justiça e pelo Primeiro-Ministro, bem como o não cumprimento das Leis do Orçamento de Estado de 2020 e 2021, o Sindicato dos Funcionários Judiciais decretou greve para o período de 17.05.2021 a 17.06.2021 das 10.00 às 11.00 horas.


      Os Oficiais de Justiça sentem-se defraudados nas suas legítimas expectativas, desrespeitados pelas promessas não cumpridas e cansados de ter de assegurar os direitos dos nossos concidadãos que necessitam de recorrer ao Sistema de Justiça – Tribunais e Serviços do Ministério Público – sem a devida compensação.


      O Ministério da Justiça tem de respeitar os Oficiais de Justiça.»


      De seguida, a mesma nota reproduz os tópicos reivindicativos:


      «Grau de complexidade funcional 3 para todos os atuais Oficiais de Justiça; Titularidade do lugar nas categorias de chefia; Regime específico de avaliação em consonância com a natureza das funções e em face da previsão do artigo n.º 218.º da Constituição da República Portuguesa; Formação especializada; Redefinição das regras de Mobilidade e do Regime de Substituições; Tabela salarial adequada às funções; Regime específico de aposentação; O preenchimento integral dos lugares vagos; A abertura de procedimento para acesso a todas as categorias cujos lugares se encontrem vagos: Escrivão / Técnico de Justiça Adjunto / Escrivão de Direito / Técnico de Justiça Principal e Secretário de Justiça; A inclusão no vencimento do suplemento de recuperação processual, com efeitos a 1 de janeiro de 2021, ou seja, o pagamento do valor mensal nas 14 prestações anuais; A regularização das situações de progressão profissional por força das decisões judiciais já proferidas que é mais que justo.»


      Conclui a nota do SFJ comunicando que «Estamos a comunicar aos Conselhos Superiores, OA, à ASJP, ao SMMP, aos Juízes Presidentes, Magistrados Coordenadores de Comarca e Administradores Judiciários as razões desta Greve.»


      Todos avisados e sensibilizados para a Greve, pelo que só falta a firme adesão de todos os Oficiais de Justiça.


EquilibrioConfuso2.jpg


      Fonte: “Nota informativa SFJ de 12MAI” e “Aviso Prévio de Greve”.

Comentários

  1. Não desistir!

    ResponderEliminar
  2. 1° se eu quiser parar 1 hora paro e essa hora é me paga à mesma. 2° parar uma hora não causa adiamentos ou transtornos a quem irá esperar por essa hora, os utentes já esperam várias horas quando se dirigem ao Tribunal. Está greve causará apenas atrasos no trabalho de cada um e perda de remunerações. Foi uma iniciativa infeliz do sindicato, errar todos erram mas parece que o sindicato não tem a mínima noção de como realmente funcionam os Tribunais. Uma maior reflexão e discussão com os sindicalizados deveria ter sido feita. De que serviram todos estes plenários.?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os plenários serviram e servem para as nossas reivindicações não serem esquecidas... Todos os dias temos aparecido nos orgãos de comunicação social. "Água mole em pedra dura.....ou " o pica miolos".
      Só os OJ podem lutar pelos seus direitos.Os Sindicatos dão visibilidade mas só nós, cada um de nós, pode vencer estas adversidades.
      O que nos une é bem maior do que o que nos separa!!!!

      Eliminar
    2. para próxima corre melhor (ou não)

      Eliminar

    3. “Mentes pequenas são controladas pela desventura e submissas a ela. Grandes mentes crescem acima delas.”

      WASHINGTON IRVING

      Vamos apoiar a greve decretada pelo SFJ e os plenários, para de uma vez por todas nos libertarmos desta servidão sem direitos!...

      Eliminar
    4. Uma hora não adianta?!

      Bem, vejamos,

      . Se estiver a iniciar uma chamada de testemunhas, parou.
      . Se estiver para colocar alguém numa sala para ser ouvido por videoconferência, parou.
      . Se estiver agendada uma diligência, parou.
      . Se estiver agendado um atendimento, parou.
      . Se estiver algo a prescrever, parou.
      . Se estiver a atender telefone, parou.
      . Se.....

      Moral da história,

      Todos os dias, dia sim dia não, de dois em dois dias, quando se entender, das 10h às 11h, GREVE.

      Eliminar
  3. Este socialismo de caviar, servido de avental, mina a confiança das instituições e dos principios fundamentais do Estado de Direito Democrático.

    A máxima de Calpúrnia, segundo a qual à mulher de César não basta ser honesta, tem também de parecê-lo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ