“É preciso dignificar e galvanizar a carreira dos Oficiais de Justiça”

 


      Esta semana a Agência Lusa difundiu pelos órgãos de comunicação social a notícia que a seguir vamos reproduzir, na sequência de uma reunião dos presidentes do PSD e do SOJ.


      «O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) exigiu esta segunda-feira que sejam criadas condições para “mitigar uma enxurrada de processos nos tribunais” e que a carreira destes profissionais “essenciais na linha da frente” seja “dignificada e galvanizada“.


      “A senhora ministra antecipou já uma enxurrada de processos e para isso os tribunais precisam de condições robustas. Os Oficiais de Justiça querem que sejam criadas condições para que seja mitigada essa enxurrada. Os tribunais não vão resolver todos os problemas do país, mas podem dar uma grande ajuda”, disse o presidente do SOJ, Carlos Almeida após uma reunião no Porto com o líder do PSD, Rui Rio, para “expor os problemas da Justiça e da carreira dos Oficiais de Justiça”.


      Questionado sobre quais as dificuldades que a classe profissional enfrenta, Carlos Almeida disse que “os oficiais de justiça sentem na pele que são o parente pobre da Justiça“, dando como exemplo o processo de vacinação contra a Covid-19.


      O processo iniciou-se e excluiu os oficiais de justiça. Protegeram-se os senhores magistrados e não se protegeram os oficiais de justiça que estão na linha da frente”, criticou Carlos Almeida.


      O SOJ também lamentou que “enquanto as reformas (das carreiras) dos magistrados judiciais e dos magistrados do Ministério Público foram feitas, a reforma da carreira dos Oficiais de Justiça continua adiada” e acusou o primeiro-ministro de “não estar esclarecido” sobre a discussão em torno da reforma neste setor.


      Carlos Almeida vincou que “é preciso dignificar e galvanizar a carreira dos Oficiais de Justiça” que estes “têm de estar motivados para dar o contributo para enfrentar o momento que o país atravessa”, O sindicato, que segundo referiu esta segunda-feira o presidente já reuniu com outros partidos, aguarda ser recebidos pelo Presidente da República. Quanto a respostas, Carlos Almeida disse que “o PSD comprometeu-se a acompanhar a problemática“.


      Não houve compromissos, mas foi-nos dito que seria analisado e seriamos chamados a participar na revisão da Constituição se for esse o entendimento de todos os partidos”, concluiu.


      O presidente do PSD, Rui Rio, disse que esta é “uma classe muito importante para desenhar a reforma da Justiça” por se tratar de uma “classe profissional altamente conhecedora dos pormenores da Justiça”.»


ArvoreRaiz.jpg


      Fonte: “SOJ/Lusa”.


Comentários

  1. Anónimo8/5/21 09:25

    Rui Rio, também ele com "conversa de circunstância".

    Todavia, o benefício da dúvida poderia, eventualmente, ser-lhe dado em virtude da sua postura ao longo da sua liderança dos TSD'S e se tivesse assinado, nesta reunião, uma carta compromisso pré eleitoral.

    Assim, por si só, vale o que vale.

    Não nos esqueçamos, pois o português teima em ter memória curta, do esvaziamento funcional a que os OJ foram sujeitos, protagonizado pelo "desgoverno" Judiciário de Passos Coelho e da Dona Maria Von Hafe, benéfico para a justiça privada e, a partir daí, economicamente funesta para o Cidadão.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/5/21 10:42

    Muitos parabéns ao SOJ que também nos representa, nós Oficiais de Justiça!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/5/21 14:18

    O SFJ apresentou uma queixa à Senhora Provedora de Justiça motivada pela discriminação a que os Oficiais de Justiça foram alvo no processo de vacinação.

    Já é conhecida alguma resposta?...

    Não seria de colocar também, mais um outdoor em frente ao edifício da Provedoria da Justiça?!...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/5/21 22:13

    Um circuito legislativo sem fim à vista.

    Temos que promover mais uma corrida entre um Ferrari e um burro, desta vez, para provar os difíceis acessos do circuito legislativo.

    Passadeira vermelha para uns, terra batida para outros, em função da classe social e profissional a que pertencem!...



    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/5/21 22:32

    Greve de zelo já. Desvinculo com sindicatos já. Não há outro caminho.....todos se virão para os partidos e sindicatos e os anos passaram e o que ganhamos? Como alguns OJ podem ser tão ........que continuam com os sindicatos. Façamos um união entre nós, sem sindicatos, e todos serão bem vindos se vierem com coragem, ideias e compromisso. Não existem só sindicatos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/5/21 08:42

      Ocorreu já a segunda reunião para a criação da comissão instaladora da Ordem dos Oficiais de Justiça, alheia a isso tudo.

      Empenho não falta.

      Já foram sugeridos estatutos bem como nome para Bastonário.

      Eliminar
    2. Anónimo9/5/21 08:50


      "Segundo António Costa, a reforma das profissões reguladas — profissões em que a verificação do cumprimento de requisitos profissionais é atribuída a uma associação pública profissional — é outro dos pontos assentes no plano, que como tal foi referido por diversas vezes, em momentos diferentes da apresentação pública do PRR.

      “No relatório fundamental com o Plano de Recuperação e Resiliência entregue em Bruxelas”, “fala-se das reformas, quer das profissões reguladas, quer da segmentação do mercado de trabalho”

      in Observador

      Eliminar
    3. Anónimo9/5/21 14:01

      "todos se virão". Infelizmente é isto o que mais temos... quanto mais ignorantes, mais afoitos. Se nem escrever, como seremos reconhecidos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ