A Promiscuidade entre a Justiça e a Política resulta num Polvo
«Esta semana, soubemos mais uma novidade da parte da ministra da Justiça [Francisca van Dunem], que é uma “caixa de Pandora”», que foi “a colocação da sua adjunta no DCIAP”, ou seja, no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, disse o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos este último sábado numa intervenção de apresentação de candidatos autárquicos.
Francisco Rodrigues dos Santos aludiu a este exemplo para defender que é preciso “acabar, de uma vez por todas, com esta promiscuidade que existe entre a magistratura e a política”.
“E temos que acabar com esta “dança de cadeiras” entre aqueles que estão na justiça e depois vão para a política e da política se transferem para a justiça para assim fazerem os favores ao partido que está no poder”, sublinhou.
A revista Sábado divulgou, esta última quinta-feira, que a procuradora Carolina Menéres Pimentel Berhan da Costa, “que esteve no gabinete” de Francisca van Dunem, foi “colocada no DCIAP”, ou seja “foi escolhida para o órgão que está a investigar vários membros do Governo”.
O presidente do CDS-PP defendeu que “a justiça tem de ser cega”, para poder “ser forte com os fortes e não apenas com os fracos”, mas “não pode ser assim tão cega que feche os olhos a esta pouca vergonha, esta falta de ética e de moral na separação entre a política e a justiça”.
“Porque a justiça não pode ser um problema no combate à corrupção. Tem de ser uma solução e, se a justiça se começa a politizar com os amigos do PS, a quem o PS deve favores, nós estamos a quebrar um pilar fundamental do nosso Estado de direito democrático, que é precisamente o caráter independente da justiça”, argumentou.
Para o líder “popular”, esta “dança de cadeiras” é “altamente perigosa” e “grave e revela uma estratégia” que “é muito simples” do PS. “Passa por o PS tomar conta dos órgãos que devem ser independentes para cumprir a sua missão, como é o caso dos tribunais. O PS ocupa o Estado através das pessoas da sua confiança, como já aconteceu várias vezes ao longo desta legislatura”, acusou.
Francisco Rodrigues dos Santos disse que “aconteceu assim no Tribunal de Contas, na Procuradoria-Geral da República, no Banco de Portugal, no procurador europeu e, agora, vai acontecer também na AMT [Autoridade da Mobilidade e dos Transportes], onde Ana Paula Vitorino, com um inenarrável parecer positivo da CRESAP, se prepara para ser a nova presidente”.
O PS, criticou, não está já “preocupado com o país”, mas “apenas com o partido”. “O PS está a ocupar a máquina do Estado, muito semelhante àquelas ocupações que aconteceram no Alentejo aqui há 40 anos. Querem ser donos do aparelho burocrático do Estado, colocando os amigos, os familiares, para dessa maneira estarem mais aptos a comandarem de forma completamente absoluta a vida do país e das instituições democráticas”, afirmou.
Os tentáculos com gente de confiança por todo o lado, nomeada para cargos que ocupam enquanto se mantiverem fiéis, pretende chegar agora também às chefias de todas as secções dos Tribunais e dos Serviços do Ministério Público; é isto que o projeto de Estatuto do Governo PS propõe para os Oficiais de Justiça, isto é, o crescimento do polvo até estas pontas. É o domínio total da sociedade; o poder absoluto eternizado; o fim de um Povo Livre.

Fonte reproduzida: “Público - artigo de 19JUN2021”.
Pois sim. Esta narrativa tem o seu fundamento.
ResponderEliminarMas por um lado fez-me lembrar o chip do Bill Gates nas vacinas.
Sabem onde consigo arranjar as apps para instalar?
Aqueles que encabeçaram as manifestações pela liberdade enquanto estudantes e/ou os seus filhos, preparam-se para tornar refém a justiça, como já fizeram de uma forma generalizada com vários setores da sociedade.
ResponderEliminarAfinal não queriam liberdade para todos. Queriam liberdade para tomar o poder e com ele, alimentar a poderosa máquina partidária, apenas.
Atenção!! Liberdade sim, desde que o maior proveito nos toque a nós !!
Direto à indignação e a fazer manifestações? Claro!! Somos governantes democráticos !!
Mas só dentro daquela caixinha policial que vos preparámos, ok??
É que senão...
TRISTE VERDADE!
EliminarDepois digam chega-te CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarPor mim nao Chega.
EliminarVao falando enquanto nao se evaporam. Voces nao passam de um mau habito.
CHEGA dá-vos cabo do hábito
EliminarOlhem que a historia pode nao se repetir. O povo foi meigo demais com os vossos tios da Rua Antonio Maria Cardoso na manha de 25.4.74, mas nao quer dizer que vocês tenham a mesma sorte.
EliminarPor muito que façam convenções MEL para branquear os crimes de homicidio e tortura do passado, o povo nao esquece.
Isto nao é a Bielorrússia. Metam mas é a viola no saco e ponham-se ao fresco antes que seja tarde.
E acrescento que respondo educadamente em respeito a este blogue e aos seus seguidores, e nao a ti como é obvio!
EliminarA vocês metia-os todos nas ilhas selvagens a pregar às cagarras!
Boas,
EliminarParece-me que o líder Karl Marx dizia que a história repete-se sempre duas vezes: uma como comédia e outra como tragédia.
No entanto carece de verificação, mas pelo evoluir da situação, a comédia é a forma como SFJ está a lidar com a situação, -Já fomos vendidos, há muito tempo-; a tragédia é como os que ficam, e que não são Doutores vão exercer funções.
Com comissários politicos ?
Estou para ver.
Cumps.
João Nabais
Ainda vais mas é tu para lá pregar, se é que já lá não andas há muito
EliminarTem toda a razão esse sr. deputado do cds, frs. Porém, se a hipocrisia fosse taxada, o senhor deputado e o partido que o sustenta estavam sem espaço para mais carimbos.
ResponderEliminarQuantos dias faltam para o fim do prazo?
ResponderEliminare.....
..... Nada.
Que passem depressa os dias que faltam ...
EliminarFarto de ler e ouvir tretas.
Já todos sabemos que nada vai mudar.
Olhe que não. Olhe que não.
EliminarEntão, não está com medo?!
Olhe a nota!
uuuuuuuu....
Então isto é a República das bananas.
EliminarVeja-se a soberba do SFJ . Na altura em que era para chamar o SOJ, e juntos,,cativaram toda a classe para a luta dura e longa. Nada disso fazem, só fazem um pouquito de folclore para demonstrarem estar vivos.
ResponderEliminarÉ pouco, poucochinho, como já nos habituaram, são espécie de coisa mas não chegam a tal. Que pena
O plenário a realizar em Santarém faz todo o sentido.
ResponderEliminarDe preferência com um cravo vermelho ao peito de todos os participantes.
Os Direitos, liberdades e garantias são universais e não apenas de algumas castas ou classes sociais.
"Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo.
Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construír
Salgueiro Maia"
E o que nós Oficiais de Justiça, ajudamos e continuamos a ajudar a construir, com sacrifício dedicação, lealdade e espírito de missão, para garantir direitos liberdades e garantias dos cidadãos!...
A ingratidão daqueles que querem sepultar o que nós ajudamos a construir tem que ser repudiada!...
Plenário sim e com cravo vermelho ao peito.
As Leis do Orçamento de Estado são para cumprir.
Haja muito mais respeito pelas decisões aprovadas no Parlamento, para que se promova um verdadeiro Estado de Direito Democrático.
Nós cumprimos as Leis, regulamentos e as decisões dos Tribunais, mas está na hora de exigirmos que o poder executivo também as cumpra!....
"Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construír
Salgueiro Maia"
Metam os cravos vermelhos no olho do c*
EliminarAs políticas dos cravos vermelhos e afins é que nos tem lixado a vida desde sempre.
Vivo pior,mas muito pior agora, do que há vinte anos atrás.
Aproveitem e metam os plenários no mesmo sítio.
EliminarAinda não perceberam que a versão final, a que vai ser aprovada, é esta que foi apresentada. Ingénuos.
Até vos digo mais, este novo estatuto estará pronto a vigorar no início de setembro.
Todos estes paneleirários só servem para distrair o pessoal e para passar a ideia que lutaram contra a sua aprovação, quando na verdade já sabem que nada há a fazer.
Mais uma razão para repudiar aqueles que querem sepultar o que o colega ajudou a construír!...
EliminarNão basta invocar abril e endeusear os valores da esquerda, quando estes são vazios de conteúdo e promovem um socialismo de "caviar"!...
Chegou a hora de separar os verdadeiros dos falsos e de verificar de que lado estão!...
Confrontados com um plenário de trabalhadores com um cravo vermelho ao peito, os defensores e promotores da "geringonça" de uma vez por todas têm que assumir de que lado estão.
Exigem o cumprimento das Leis, que eles mesmo aprovaram no Parlamento ou então a farsa está desmontada!...
"... A ingratidão... "
EliminarQuerem ver que o fizeram, se o fizeram, pois aparenta que o que existe é mais fruto da ordem natural e da bonomia governamental do que da ação sindical, foi "de borla e a papo seco"!
Ora quase meio milhão de euros por ano em quotas sindicais daria para um bocadinho mais!
Para onde foram eles?
Para pareceres técnicos?
Para compensação aos grevistas pela greve a que aderiram?
Para modernização das formas de luta?
Onde está investida tamanha verba sindical apurada ao longo de décadas, perante tão sofriveis resultados?
Acórdão do Tribunal Constitucional
ResponderEliminarAquilo que nós ajudamos a construir não se pode transformar num Socialismo Venezuelano!...
ResponderEliminarJornal o público:
ResponderEliminar"Associação sindical quer que juízes em cargos políticos não possam voltar à magistratura
Se estivesse em vigor, medida faria com que dois secretários de Estado deste Governo não pudessem regressar à judicatura. Pacote para reforço da transparência sugere publicação obrigatória de todas as decisões dos tribunais.
Mariana Oliveira
10 de Dezembro de 2020, 7:01
ISSO SIM SERIA TRANSPARÊNCIA! FORÇA COM ISSO!
Eliminar