Vem aí outro Plenário e mais greves
Depois do cancelamento decidido na quinta-feira do Plenário de sexta-feira na Praça do Comércio (Terreiro do Paço) em Lisboa, em frente ao Ministério da Justiça, ontem, sexta-feira, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), decidiu marcar outro Plenário, noutro dia e noutra localidade.
Como alternativa, o SFJ marcou o próximo dia 29 de junho (terça-feira) para realizar o Plenário Nacional, concentrando os trabalhadores em Santarém.
Claro que não é a mesma coisa, Santarém não é Lisboa nem tem o Ministério da Justiça numa praça que tão bem se vem proporcionando a todas as manifestações. E perguntam-se os Oficiais de Justiça: porquê Santarém?
O SFJ explica que procurou “uma cidade com índices mínimos de casos e Rt (covid19).”
Mas a questão coloca-se de novo: por que razão foi aquela concreta cidade escolhida e não outra com semelhantes “índices mínimos de casos e Rt”?
Talvez a resposta seja, ela própria, também simples. A reunião plenária nacional de trabalhadores realizar-se-á no próximo dia 29JUN em Santarém mas por conveniência dos dirigentes sindicais que, no dia seguinte, 30JUN, para ali já têm agendada uma reunião, podendo assim ficar já alojados na área de véspera. (Ver nota de atualização no fim do artigo)
Há, portanto, uma motivação relativa à transmissibilidade, não concretamente do índice do vírus, mas da transmissibilidade da conveniência dos dirigentes e representantes sindicais, de um dia para o outro.
Os Oficiais de Justiça ficaram também a saber que, depois desse plenário, haverá uma iniciativa de greve, “já decretada ao Juízo de Execução de Lousada, que se realizará entre os dias 01-07-2021 e 15-07-2021”. Sim, apenas para o Juízo de Execução em Lousada, refere a informação sindical.
Depois dessa greve na primeira quinzena de julho, haverá “uma greve alargada, que compreenderá o período compreendido entre o dia 01-08-2021 e 30-10-2021.” Em agosto, setembro e outubro é "alargada".
Assim, vamos agora recapitular, sinteticamente, as três iniciativas que o SFJ acaba de anunciar:
–1– Dia 29JUN: Plenário Nacional em Santarém.
–2– De 01JUL a 15JUL: Greve no Juízo de Execução de Lousada.
–3– De 01AGO2021 a 30AGO2021: “Greve Alargada”.
Na mesma informação sindical, o SFJ refere ainda que, para o plenário cancelado, contava com a presença em Lisboa de 2500 pessoas, concluindo com as habituais e várias frases batidas e ainda a seguinte afirmação: “O SFJ continua implacável na defesa dos direitos dos Oficiais de Justiça.”
Ora, "implacável" quer dizer que não se pode "aplacar", que não se abranda nem perdoa, que é algo inexorável, que tem mesmo que acontecer e o que é que tem mesmo que acontecer dessa forma implacável? “A defesa dos direitos dos Oficiais de Justiça”!
NOTA DE ATUALIZAÇÃO (20210619-15H45): A reunião do Conselho Nacional do SFJ será no dia seguinte, 30JUN, em Anadia e a pernoita está prevista ser na área/distrito de Coimbra.

Fonte: “SFJ”.
O Conselho Nacional do SFJ será em Anadia.
ResponderEliminarA escolha de Santarém, como bem refere, teve em consideração o número de casos diários e o Rt (Covid19) mas também uma vertente simbólica ligada ao 25 de Abril e à Praça do Comércio, SALGUEIRO MAIA
O RT (covid-19), em Lisboa, era conhecido antes da decisão tomada. Mais, os plenários podem ser realizados. A, todas as iniciativas sindicais, excepção à greve durante um período, puderam realizar-se durante o estado de emergência, portanto a razão do adiamento será outra. Agora há que tentar arranjar forma de servir dois senhores: tutela e a quem paga as cotas, pelo que Santarém serve esses interesses. Anadia é uma bela região e só se deseja a todos os dirigentes um bom almoço.
EliminarMais uma almoçara no Rei dos Leitões...
EliminarQuem pagará a conta?
Deve ser o sindicato, aliás como várias vezes aconteceu comigo, mas mas preferia que em vez de gastarem dinheiro, o nosso dinheiro em almoçaradas, jantaradas, copos, etc, nos pagassem 20% , 50% de cada dia que fizermos greve, isso é que era de homem e não como vem acontecendo, pois são camelos e poem a cabeça no buraco (não é nada connosco, não é nada connosco) - cobardes (sei muito mas não posso contar), pois a PIDE ainda existe nos Tribunais
EliminarTribunais = local de trabalho por onde passei e onde constatei a existência do maior número de gente que não sabe estar.
EliminarCertamente será fruto da convivência com os processos e suas histórias intrínsecas das quais constam incompetentes, recalcados, bufos, arrogantes, bajuladores, alcoviteiros, promíscuos, merdeiros, neuróticos, depressivos, intrometidos, falsos e de não confiança.
Certamente.
P. s.
Só um exemplo,
Na Alemanha atual (para não existirem erros interpretativos) um trabalhador que faça horas extraordinárias tem de as justificar, pois o empregador vê as horas extraordinárias como consequência da falta de produtividade ou de formação do trabalhador que no tempo normal de trabalho não desenvolveu a tarefa que lhe estava confiada. De emediato, em regra, esse trabalhador é colocado em formação.
Depois de todos estes anos de fracassos estratégico/ negociais, vem-nos à memória uma frase batida:
ResponderEliminarHoje é o primeiro dia do resto da tua(SFJ) vida!
Tantas greves e nunca vi resultado nenhum. Zero!!
ResponderEliminarSó vejo dinheiro fora do bolso, isso sim.
Não. Obrigado.
ResponderEliminarDe 01JUL a 15JUL: Greve no Juízo de Execução de Lousada.
ResponderEliminarO que quer dizer com isto ? só em lousada irá haver greve ?
Pelos vistos, sim.
EliminarMas qual é o sentido disso ?
EliminarE a queixa apresentada pelo SFJ a Provedora da Justiça?...
ResponderEliminarJá existe alguma resposta?...
Será que existiu, de facto, alguma queixa?...
Ninguém nos dá uma resposta?!....
Não é um comentário... então este BLOG começou a gravar os IPs dos computadores, tlm etc para nos meter em processos disciplinares, pelo que escrevemos.... vamos ser bem apanhados PIDE não contem mais comigo.... façam o que quiserem, acabem com a carreira.... se o estatuto for aprovado, sairei para outro Ministério. Para não dizer uma asneira digo TRETAS PARA TODOS, sindicatos, blog, etc
ResponderEliminarEsta página não começou a gravar os IP, já os grava há quase dois anos. O objetivo é o de manter os comentários limpos de "spam". Esta página está constantemente a sofrer ataques que são debelados e a maioria dos leitores não se apercebe, mantendo-se a página funcional e limpa.
EliminarA treta de que os IP servem para processos disciplinares é uma estupidez.
Ok percebi, obrigado
EliminarJá agora os IPs até servem para saber quem foi e colocar um processo.
Se eu dizer muito mal da Ministra com asneira, etc, ou o Marçal, para eles num processo contra mim por exemplo difamação, vão pedir ao Juiz de Instrução para verificar o IP de que fez isso e não existe nenhuma lei de proteção de dados que lhe valha..... Boa sorte a todos.
SE eu não fizer qq greve não é porque não quero ajudar a carreira, é sim porque acabei de sair de uma situação muito aflita a nivel financeiro e não posso voltar a cair, pois já não aguento outra igual.... agora quero viver e não tentar acabar com a vida...
Reiteramos que a possibilidade dos IP servirem para processos é uma estupidez. Mesmo no caso de algum comentador dizer disparates relevantes que possam eventualmente vir a constituir algum tipo de processo, disciplinar ou criminal, os Administradores desta página seriam co-responsáveis pela simples manutenção desses comentários e, por isso, sempre que existem comentários excessivos e de risco são suprimidos, dessa forma salvaguardando quem os colocou e a própria página. Por outro lado, estando os IP apenas disponíveis para os administradores da página, teriam que ser estes a fornecer os IP a quem os requisitasse e isso é coisa que nunca acontecerá, mesmo que por imposição judicial, tal não será nunca possível porque os comentários e os IP podem desaparecer em qualquer momento e nunca haveria recusa mas impossibilidade.
Eliminar