A primeira reunião negocial do novo Estatuto é esta manhã

      Esta manhã decorre a primeira reunião do Ministério da Justiça com os dois Sindicatos que representam os Oficiais de Justiça para a negociação formal do novo Estatuto dos Oficiais de Justiça.


      Não se trata de uma conversa informal ou só com um dos sindicatos, como tantas que têm acontecido. Finalmente se inicia um processo formal para discutir o último dos estatutos que está por atualizar no âmbito da Justiça.


      O projeto apresentado pelo Ministério da Justiça foi imediatamente rejeitado pela esmagadora maioria dos Oficiais de Justiça e esta perceção é a mesma dos dois sindicatos que já manifestaram a sua posição no sentido da rejeição do projeto apresentado.


      Desconhecemos os pareceres emitidos pelo Conselho dos Oficiais de Justiça e pelo Conselho Superior do Ministério Público mas conhecemos os pareceres dos dois conselhos que representam a magistratura judicial.


      Enquanto que o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais apenas se focaram no seu umbigo e na necessidade de abundância de recursos humanos, o Conselho Superior da Magistratura fez uma análise do projeto de diploma, apontando diversas incongruências e inconstitucionalidades que não permitem que o projeto apresentado possa prosseguir, ainda que as demais entidades não se foquem, não se apercebam ou não queiram abordar estes mesmos assuntos.


      Os Oficiais de Justiça estão ansiosos por conhecer, não só os demais pareceres, mas também o decurso e o resultado da reunião de hoje.


      No passado dia 08JUL aqui referíamos que “Desta primeira reunião não deverá surgir nada de relevante a não ser que os elementos do Governo desta área da Justiça comuniquem aos sindicatos que desistem do projeto, por ser tão mau, e que se vão demitir no curto prazo ou, o mais tardar, em outubro.”


      A reunião decorre durante a manhã, pelo que os sindicatos deverão comunicar algo na parte da tarde, o que, com impaciência, se aguarda.


Reuniao8Elementos.jpg

Comentários

  1. Qual negociação qual quê!

    "... Com as saídas de Van Dunem, Brandão Rodrigues, Pedro Nuno Santos, Eduardo Cabrita e Alexandra Leitão, o Primeiro-Ministro procura dar sinais de que o Governo vai procurar corrigir erros intoleráveis...."

    in Observador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá continuam os "palhaços" dos OJ a desempenhar o seu papel neste "circo" sem dono!

      Eliminar
  2. Bora lá concorrer a mobilidade para perto de casa, (Carreira de Assistente Técnico), farto estar há anos longe de casa sem apoio familiar, esforço que nunca foi recompensado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, esforço não compensado para quem teve de sair para longe de casa

      Eliminar
    2. Já agora o pode fazer.

      Mais, se for para fora das áreas metropolitanas não carece de acordo.

      Eliminar
  3. Já é um mau sinal ter sido marcada apenas para as 11:00 horas.

    ResponderEliminar
  4. Aquilo é capaz de ser entrar e sair logo de seguida.

    Veremos.

    ResponderEliminar
  5. O que eu aguardo com impaciência é a divulgação do Movimento!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois.

      Mas deste lado, com serenidade.



      P. s.

      O povo é sereno, O povo é sereno! Mas não é manso.

      Eliminar
  6. A Ministra e a sua trupe já estão de malas aviadas e vai negociar o quê?

    Fico perplexo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao me parece que esteja de malas aviadas, está bem protegida, pois com tanto caso de suspeição desde a dita nomeação do procurador europeu, ao caso da nomeação no igfej, etc, etc, etc e mantiveram-na sempre

      Eliminar
    2. E estas irregularidades já se espalharam por todo lado. Mesmo a nível de comarcas.
      Há recém adjuntos sem curso de escrivão a ser promovidos a escrivães, porque alguém assim o entendeu.
      E os lesados caladinhos. Há pois é...
      Mais vale cair em graça.

      Eliminar
    3. CADA VEZ SE PERCEBE MENOS! AFINAL OS LESADOS NÃO SE QUIXAM?

      Eliminar

  7. Próxima reunião a 15/9????
    Vão gozar com o *******!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um reunião que serviu apenas para desejarem boas férias uns aos outros.

      Enfim...

      Eliminar
    2. Parece que está com pressa que o novo estatuto seja aprovado.
      Leu o projecto de estatuto?
      Está com pressa????

      Eliminar
  8. Se fosse essa a real diferença...

    ResponderEliminar
  9. 65 anos de idade jubilação
    - 100% do vencimento incluindo subsídio de renda de casa 14 meses por ano.

    66 anos e 7 meses de idade, sujeitos a um dever de permanência e de disponibilidade permanente, não remunerada - 80% do vencimento.

    "Estudasses"! Ja não é argumento válido.

    Eu diria "negociasses"!...

    A frase da Senhora Ministra da Justiça, em resposta ao Prof. David Justino "a morte da decência" começa a não fazer sentido algum e, aparentemente, a virar-se contra a sua autora e a legitimar as criticas que lhe foram feitas pelo Professor David Justino!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! é sistema de castas puro! uns com 80% para ficarem com velhice na miséria humana

      Eliminar
  10. São 22.28h e o SOJ ainda não proferiu qualquer esclarecimento ao Oficias de Justiça, melhor, aos seus apaniguados associados. Prevejo que o Sr. "Oficial de Justiça" amanhã só tenha matéria para opinar sobre o comunicado do SFJ! Mas a famigerada lucidez do SOJ/Carlos Almeida/comunicados há-de aparecer, sempre oportunamente, na tal estratégia, deixa os "outros" opinarem e a seguir aqui estamos "nós" para aproveitar as "deixas". Com tanto desprezo institucional a que erguendo bandeira, era expectável que o soj fosse o primeiro a informar os Oficiais de Justiça sobre o ocorrido na reunião e qual a sua perceção do discutido. Mas...nada como esperar pelo seu "órgão de comunicação"! Vá lá, tenham seriedade intelectual! O Carlos Almeida, no interesse efetivo da classe, amanhã reúne com? e depois? Pois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a dita lucidez e serenidade anunciada pelo SOJ acaba de se comprovar. Quando o SOJ disse para se ter calma e que nada seria decidido no imediato, disse-o com uma lucidez que o SFJ não tem. O SFJ mantém um aspeto lúdico de circo, mantendo o pessoal ocupado, mas também incute stress e medo, assim mantendo o seu povo controlado, atemorizado e participante das atividades circenses.

      Eliminar
    2. Como se comprova: já se marcou 15-09-2021 e nada vai ficar decidido nessa data.

      Eliminar
  11. São quase 3 da manhã e o movimento ainda não saiu.

    Vou dormir.

    ResponderEliminar
  12. ehehe! para negociar os tais 10% já lá vão mais de 20 anos. talvez num setembro daqui a mais 20 anos esteja tudo na mesma ou parecido com o diferente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário